MENU

2 de julho de 2008 - 23:32História, Vídeos

Para a história

Já que é semana de GP da Inglaterra, vale a pena relembrar um dos melhores duelos da história da F1. Em 1987, Nigel Mansell e Nelson Piquet, companheiros de Williams, disputavam a vitória em Silverstone numa época ainda sem a chatice do “tragam as crianças para casa”.

O Leão saiu em segundo e tentou passar Piquet durante toda a prova, sem sucesso. Destruiu seus pneus e foi para os boxes trocá-los, ficando cerca de 30 segundos atrás do brasileiro. Em menos de 25 voltas, marcou nove vezes a volta mais rápida, acabou com a diferença e partiu para o ataque.

A três passagens do fim, o lance memorável.


Mansell venceu e a inglesada invadiu a pista numa festa inesquecível.

Comentários do Facebook

comentários

20 comentários

  1. Anonymous disse:

    Piquet 3 títulos lutando contra adversários de peso, com carros que não eram o melhor da temporada e ate mesmo contra a própria equipe.

    Mansell 1 título com um carro imbatível, sem adversários e mesmo assim teve apenas 9 vitórias na temporada.

    Não precisa nem dizer quem é o melhor né ???

  2. Anonymous disse:

    Se o campeão fosse o piloto com mais vitórias na temporada seria ate interessante. Em 87 Mansell andou muito realmente mas só ser rápido não resolve muita coisa,o piloto ser constante é mais importante, Emerson e Prost que foi seu seguidor que o digão.

  3. Lg disse:

    Naquela época os carros de F1 quebravam muito mais que atualmente, era comum uma prova terminar com apenas 5 ou 6 carros. Este ano tivemos uma prova que apenas um carro abandonou. Mansell dirigia de forma agressiva e não poupava equipamento, por isso quebrava tanto. Isso é diferente de ser azarado como no caso da porca.

  4. Anonymous disse:

    Vencer corridas é ótimo, mas os bons pilotos correm com a cabeça e pensam no campeonato. Foi isso que Piquet fez, já que além de não estar 100 % ainda brigava com a equipe que era inglesa, com patrocinador inglês e sonhando com um título para um piloto inglês.

  5. Carlão disse:

    Dizer que o Mansell é melhor que o Piquet? Acho que estão comparando com o filho …

  6. Anonymous disse:

    A ” CHIFRADA ” do Mansell, foi no GP da Áustria. O Teo Fabi correu pra fazer carinho, e o Piquet ficou só olhando.

  7. Anonymous disse:

    E no final do ano, Mansell dá um PANCÃO, e Nelson Piquet é TRI-CAMPEÃO. Simples assim.

  8. Anonymous disse:

    Não foi nesse GP que ele deu uma “testada” ao passar comemorando, encima de uma caminhonete, por baixo de uma ponte ou viaduto a caminho do pódio?

  9. Ripax disse:

    E o Gp de San Marino onde Piquet teve o acidente nos treinos (por culpa dos pneus) e não correu? Mansell ganhou e se Piquet tivesse corrido quem garante que ele não teria vencido? Ou mesmo feito alguns pontos? Mande um e-mail para a Fia para que eles mudem as regras da F-1 e o título seja dado ao piloto que tiver mais vitórias e não o maior número de pontos e se possível que esta regra seja retroativa a 1987 pois assim o Mansell seria ccampeão para sua alegria.

    Mansell não era apenas azarado mas sim incopetente, não sabia preservar seu equipamento por isso quebrava tanto. Bons pilotos são completos, sabem ser rápidos quando precisam e correm com a cabeça e não apenas com o pé direito. Se não fosse o tal carro do outro mundo Mansell não teria um título sequer, tá certo que contra os vovôs da Indy ele ate se deu bem.

    Eu só conheço 2 pessoas que são apaixonadas pelo Mansell e insistem em dizer que ele é melhor do que Piquet, dois manes de uma comunidade do Orkut, um deles usa a foto de um Macaco em seu perfil.

  10. Frederico Cesar disse:

    O Leão foi o piloto que venceu GPs praticamente perdidos e perdeu alguns praticamente ganhos, sem dúvida falta um Mansel na F1 atual!

  11. Anonymous disse:

    Mansell quase sempre esteve a frente do Piquet em 87! Uma pena na Hungria ter soltado a porca da roda dele! Ele liderou a corrida com facildiade e a 6 voltas do fim aconteceu isso! Se isso não tivesse acontecido de nada adianteria os 6, ops.. seriam 7 segundos lugares do Piquet. Mansell teria sido o campeão mundial de 1987!

    Mansell era afobado sim, mas em 87 ele pilotou mais e acho que merecia o título, mas além de ser afobado, ele era sem dúvida o piloto mais azarado da sua época.

    Em 87 o Mansell moeu sim o Piquet, que foi mais inteligente e se tornou campeão! Agora… esse papo de correr sem vontade no fim da temporada é balela, pq ele abandonou as duas corridas.. então, mesmo com vontade de terminar, ele teria abandonado!

    Parece que foi vc quem não viu a temporada de 87. Mansell fez 8 a 4 em poles e 10 a 5 em grids e com aquela vitória merecida na Hungria marcaria mais 9 pontos e o Piquet menos 3 e terminariam empatados depois dos descartes e o Mansell com um caminhão a mais de vitórias seria o merecido campeão de 87!

  12. marcelo ivo disse:

    outros tempos!!!!!
    até bigode os pilotos tinham.

  13. Ripax disse:

    Mansell moeu Piquet em 1987 …

    Tem gente que não assistiu a temporada, vê apenas os vídeos no you tube ou lê alguma coisa e sai falando besteira. Piquet no início da temporada teve o mais grave acidente da sua carreira ate aquele momento e não estava bem, correu com a cabeça e foi campeão com 15 pontos de vantagem (com os descartes foram 12). Como um piloto que ganha o campeonato com esta diferença foi moido pelo outro? Não me venha com esta de que o Mansell não correu as 2 últimas corridas pois Piquet as disputou sem a minima vontade de vencer já era matematicamente campeão e não ligava para números e ainda por cima estava saindo chateado com a equipe. Ainda sobra a tal porca, como se ela estivesse soltado em todas as provas e não apenas em uma, por isso se chama campeonato onde leva o título quem faz mais pontos durante a temporada e não quem ganha mais corridas. Mansell teve 6 vitórias na temporada e também 6 abandonos … Piquet teve apenas 3 vitórias mas 6 segundos lugares, ai está a diferença para um piloto campeão e um apenas rápido.

  14. Anonymous disse:

    Mansell moeu o PIquet em 1987. Não fosse afobado e não caisse a porca da sua roda…. Iriam ser 7 vitória contra 2 do brasileiro…um massacre.

  15. r/t disse:

    Algumas coisas sobre esse video

    Mansell era um otimo píloto, mas era muito esquentado e pirado, não fosse por isso (e por algumas coisas do acaso que ocorreram com ele) teria sido campeão em 86 e 91 tambem

    Outra coisa, o som desses V6 Turbo era algo fantastico, um ronco sem duvida

    E a outra, Silverstone até a reforma era um circuito muito, mas muito mais interesante e rapido, a média era próxima a 250 km/h, em 1985 ou 1986 Rosberg chegou a fazer a volta mais rapida da história da F1, que só foi superada em 2002 pelo Montoya em Monza

  16. Anonymous disse:

    Passou porque tinha o carro melhor e porque era o Piquet, se fosse o Senna tinha ido comer grama ou beijar o muro, hehe.

  17. Anonymous disse:

    tudo sozinho??? comentário ridiculo!

  18. Anonymous disse:

    O Mansell era louco, mas um louco que vencia e ganhou seu título merecidamente. Nessa época, o s carros eram meros instrumentos de trabalho. Hoje em dia você senta num F1. Ligar a “chave” e ele anda quase que sozinho. Brincadeiras a parte, esta época nostalgica pode voltar um dia. No ano que vem teremos pneus sliks e sem controle de tração.
    Abraço a todos.
    Paulo Santos/RJ

  19. Anonymous disse:

    Nesta época, F1 era F1.

    Por isso sou contra reabastecimento, (corridas ganhas no box), eletronica etc.

    Se os carros fossem como na décade de 80, inicio dos anos 90 (com as devidas evoluções tecnicas, clara, mas valorizando a segurança e o talento dos pilotos).

  20. Edward disse:

    Não só passou como também deixou pra traz facilmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>