MENU

28 de setembro de 2008 - 22:50Análises

Alonso cortou chicane, mas não se beneficiou

Na largada do GP de Cingapura, Fernando Alonso ganhou três posições, saltando de 15º para 12º. Até aí, nada de mais. O problema é que, para evitar um toque com a Williams de Kazuki Nakajima, o espanhol andou cortando uma chicane.

Os comissários, no entanto, nem investigaram o caso, justificando que o espanhol não levou vantagem com a manobra. Confira abaixo.


1) Alonso está disputando posição com Jenson Button. David Coulthard, que também havia largado à sua frente, já ficou para trás. É ele o carro escuro atrás da Honda de Button. Mark Webber está na parte externa da curva, atrás da linha branca. Ou seja, até aqui, Alonso já ganhou duas posições e está disputando uma terceira.

2) O espanhol fica sem traçado para completar a manobra sobre Button, já que Nakajima, à frente, está fechando o espaço na chicane.

3) Alonso escapa pela chicane e ultrapassa também a Williams de Nakajima.

4) O espanhol está à frente de Nakajima, mas começa a reduzir para que o japonês recupere a posição.

5) Com a redução, Nakajima já está à frente de Alonso novamente. Mais embalado, Webber (sobre a faixa verde) tenta também ganhar a posição.

6) Mas Alonso faz o traçado interno na curva seguinte e divide com Webber, levando a melhor.

Posto tudo isso, fica claro que Alonso, embora tenha de fato cortado a chicane, não levou vantagem. Escapou para não bater, depois reduziu, devolveu a posição que havia ganho indevidamente e tocou a vida adiante.

Em resumo: sem polêmicas.

Comentários do Facebook

comentários

36 comentários

  1. Adriano Australiano disse:

    ele não levou vantagem alguma nesse lance.

  2. Anonymous disse:

    Nao Concordo. Eu entendo que Alonso levou vantage sim:
    1o) Se nao tivesse cortado caminho ele teria, na melhor das hipoteses, ficado atras de mais 2 ou 3 carros que vinham atras. (Button e Coulthard, no minimo)
    2o) Alem disso, cortar caminho evitou com que ele fizesse alguma besteira como acetar a traseira de alguem ou, pior, freiar forte e receber uma pancada na traseira do Piquet.
    3o) Ao cortar caminho, mesmo devolvendo a posicao pro Nakajima, ele ficou numa posicao melhor pra brigar com o Webber, que teve que passar pelo infernal tumulto com outros carros.

    Portanto, levou vantagem sim! Agora, se isso deveria ser passivel de punicao: claro que nao! Acho que isso eh parte do esporte. Assim como foi a manobra do Hamilton sobre o Kimi…injusta punicao pra ele.

    Abracos: ViniBene

  3. terramex disse:

    De fato a colocação de sambrunell dizendo que Massa é um piloto mediano é maldade ou ignorância.

  4. Ron Groo disse:

    Isto foi na largada, não?
    Acontece sempre não acontece? Onde as primeiras curvas são chicanes ou cotovelos. Achei tudo normal.
    Estou ansioso para gravar o Pod casting amanhã com sua presença.
    Até!

  5. dado andrade disse:

    Voltei. Saiu um JLUU que nao sei o que eh Abs.Dado Andrade.

  6. dado andrade disse:

    Sambrunell, QUE MALDADE,ou ignorancia.Abs.Dado Andrade.O carro eh merdiano HOJE.O Massa nao cabe nesta sua observacao.jluu

  7. sambrunell disse:

    dado andrade, não vejo como a renault (carro mediano) pode vir com tudo em 2009 com o Massa (piloto mediano). A notícia é bem absurda, a Renault não ia querer um piloto só para pistas secas. Abraços

  8. dado andrade disse:

    Capelli.Voce que eh campeao em furos de reportagem,pesquise o que ouvi de amiga minha da RAI de Roma.Ela confidenciou que a Renault fez proposta milionaria para o Massa sentar no carro do Alonso caso ele va para a Ferrari.Vai ser um sarro pois a Renault sempre que quiz vencer em quaquer categoria do Automobilismo Mundial,venceu!!!Quero muito ver o Alonso fantasiado de vermelho tomar chapeu do Massa na Renault.Nao se iludam que em 2009 a Renault vem com tudo Abs.Dado Andrade.

  9. terramex disse:

    ei ricardo cps, acho que o Capelli podia fazer um post falando das cortadas de chicane históricas, alguém aqui se lembra se esta cortada do Schumacher rendeu punição? Video: http://br.youtube.com/watch?v=-5UnPeyzcHM

  10. dado andrade disse:

    O Alonso eh bandido como tem que ser o cara que esta guiando um F1 a peso de ouro. Nao tem santo!!!O cara eh mais ou menos esperto em funcao do tamanho da maldade que ele possa fazer para o seu oponente sem que um fiscal bobao usando de sua AUTORIDADE o puna.O resto eh estoria.Ou esqueceram-se do Ayrton,Shumacher,Prost,Gillenuve,Arnoux.Abs Dado Andrade.

  11. Anonymous disse:

    Sem polêmica o cass…., na foto já se nota que com aquela tomada de curva ele não faria pela pista e que na foto 3 deve ser o Piquet Jr faz a mesma coisa. Os dois largaram lado a lado e foram se enfiar lá no cantinho por dentro. O Button é que se lascou.
    Abraços.
    Guto.

  12. ricardo - cps disse:

    Capelli, olhando este video, o Massa não retorna à pista sem segurança alguma e provoca um acidente? Vamos ser imparciais, ele roda, sai da pista, volta sem observar (dá pra ver o carro vindo no cantinho esquerdo do vídeo) e o Sutil desvia dele, vindo a colidir com a barreira. Video: http://br.youtube.com/watch?v=6-7hMNH1J6Q

  13. Kirk disse:

    Ney Faustini, acho que o Rubinho quis jogar uma das luvas pra torcida, por cima do alambrado, mas como dizem quando urubu ta com azar o de baixo… ele jogou a luva e o vento levou a dita na direcao oposta, pra dentro da marina. Ainda vai aparecer um pescador local usando ela essa semana. hehe.

  14. terramex disse:

    Sem essa de não levou vantagem, se ele não cortasse a chicane teria que freiar forte, logo levou vantagem sim. Extremamente subjetivo isso, e parece que quando é com o Hamilton o negócio fica mais rigoroso.

  15. Ney Faustini disse:

    Alguém sabe dizer quais são os GPs com circuitos anti-horário, além de Interlagos e Cingapura? Talvez isso, além da irregularidade do asfalto, ajude a justifica tamanho desgaste físico.

    E aquela imagem do Rubinho arremessando alguma coisa pro alto depois de abandonar a corrida, alguém tem idéia do que foi aquilo?

  16. Marcos "Guto" Souza disse:

    Tá muito chato essa história toda… Como o PG disse aí em cima. Era legal quando pilotos disputavam roda a roda, jogando carro um pra cima do outro sem que ninguém fosse chamado de “sujo” ou que levou vantagem por evitar uma batida…

    Quem assiste F1 hoje parece que é moça. Qualquer coisinha e já quer que o piloto pague punição. Vai assistir a F1 dos anos 80, vai…

  17. Sambrunell disse:

    Vocês estão meio alucianados discutindo os “se”, analisem os factos.

  18. Anonymous disse:

    ja enjoa isto do cortou nao cortou… sao situaçoes distintas, esta em que estamos numa largada e ha carros muito juntos, tanto lateralmente como a frente, muito diferente de Spa. Assisto assiduamente a corridas desde Malasia 99, apesar de antes disso ja assistir a algumas e sempre me lembro de por vezes na primeira curva haver pilotos a passar recto ou fora da pista e nao haver puniçoes, acho que mais vale passar recto que provocar um acidente (na minha opiniao claro), e ainda para mais se o Alonso devolveu a posição do Nakajima não tem porque de se atribuir vantagem

  19. Anonymous disse:

    Dá gosto de ver o Alonso pilotar.

    André Sb

  20. Renato disse:

    Edegar, qual campeonato de F1 você acompanha???

    Segurou o carro no box porque o FDP do Lewis desobedeceu a ordem do chefe da equipe de que a última volta rápida seria do espanhol. Aliás, além de segurá-lo no box, quando desceu do carro, devia era ter enfiado a mão na cara do inglesinho arrogante…

    E em Monza/2006 ficou mais que provado que, em momento algum, ele atrapalhou o Massa. Aquilo foi armação da Ferrari (com a cobertura da FIA, claro…) pra colocar o Schumacher na frente do grid, já que o alemão estava se aposentando e queria sair com mais um título mundial.

    Filho, presta mais atenção antes de falar bobagem….

  21. Anonymous disse:

    Em nenhum momento o Alonso quis tirar proveito de ter passado na chicane, msm porque em uma largada sempre acontece dos carros que estao mais atrás escaparem numa chicane pra nao bater em outro carro. Se houvesse punicao pra isso eu parava de ver F1. Porque uma coisa foi o que o Hamilton fez quando ultrapassou o Raikonen. Sao situações totalmente diferentes e o Alonso ainda devolveu a posição. Entao mesmo quem nao gosta do Alonso, por favor parem de ficar inventando punição pra ele, porque querendo ou não ele correu de acordo com as regras e venceu merecidamente.

  22. Anonymous disse:

    Ñ bater já foi um vantagem….pena q o keniano q entende pacas d automobilismo ñ era um dos comissários……

  23. Kirk disse:

    Discordo Cappelli.

    Eu acho que Alonso levou vantagem sim – como disse um anonimo antes, se ele tivesse de freiar pra evitar a batida na Williams os carros que vinham por fora teriam ultrapassado o Alonso, mas como ele cortou a curva nao perdeu nenhuma posicao e ainda saiu na cola de quem ja vinha no tracado.

    O proprio Alonso falou depois da Belgica “se tivesse uma parede ali Hamilton teria batido” – pois agora ele fez o mesmo e cortou a curva… cade a punicao dele?!? So porque ele estava em 14 lugar nao precisa mais?!?

  24. Anonymous disse:

    Perfeita Observação Capelli! e Alonso devolveu devolvida, completa a posição.

  25. Jean -BH disse:

    Estou ansioso pra ver a charge do Montovani sobre esta trapalhada da Ferrari!

  26. Edegar disse:

    Quem fala da “limpeza e honestidade” do Alonso provavelmente deve ter esquecido da Hungria/2007 em que ele sacaneou o Hamilton durante o treino de classificação, segurando o carro no box. Também não deve lembrar de Monza/2006 em que ele desacelerou na parabólica pra atrapalhar o Massa.

    São duas que lembro a princípio, mas provavelmente deve ter mais.

    Ninguém ali é santinho não.

  27. Anonymous disse:

    Levou vantagem sim! Ele justamente não foi ultrapassado pelo Webber (que vinha por fora) porque cortou o caminho. Veja as cenas 1 e 6. Se ele não tivesse invadido a chicane, teria que freiar, e o Webber iria passá-lo. Pô, vamos admitir: o Alonso é sim um ótimo piloto, mas em Cingapura ele ganhou na SORTE. Isso não é nenhum demérito, é só uma constatação. O Vettel, em Monza, NÃO ganhou na sorte. Ele saiu na pole e se manteve na frente o tempo todo.
    Luis.

  28. andre disse:

    prefiro F1 com áreas de escape e comissários julgando manobras indevidas do que F1 com pilotos morrendo na pista.

  29. PG disse:

    Pô, tá ficando muito chato essa história de “pisou fora da pista, tem que devolver posição”.
    Qualquer bobagem que se faz os comissários podem interferir.

    Bons tempos em que havia corridas inteiras só com carros na pista, às vezes até sem trocas de pneus! O piloto era quem resolvia toda a parada sozinho.

  30. Anonymous disse:

    Se o Alonso não corta a chincane, o Niko Rosberg venceria a corrida, pois ele ia dar uma cacetada no carro da frente, que parece o Nakagima. Ainda bem que ele não bateu, pois se não o campeonato poderia já estar decidido.
    Abraço a todos.
    Paulo Santos/RJ

  31. Anonymous disse:

    Desculpe amigos… mas aquele inglezinho eh muito metido para aprender qq coisa… vcs não viram ele falando no julgamento que era o melhor piloto da atualidade??
    Esse inglesinho tem um carro bom isso sim… de resto.. toma pau do massa e principalmente do Alonso.
    Quero ver o ano que vem, que todo mundo vai partir mais ou menos do zero… se o Alonso tiver um bom carro vai pras cabeça…
    []‘s

  32. Victor Hugo disse:

    E que Lewis Hamilton aprenda como se faz.

  33. KlauSS disse:

    Aí entra outra coisa que venho percebendo no Alonso desde seu primeiro campeonato conquistado em 2005: A limpeza, a honestidade em sua forma de guiar.

    Sua mudança para a McLaren gerou um monte de comparações com os campeonatos do Schumacher na época da Benneton e sua ida à Ferrari na época, e eu sempre disse uma coisa: “mesmo com tapetão, na história dos amortecedores de massa em 2006, ele ainda não precisou jogar o carro em cima de ninguém.”

    Então com todos os defeitos que ele possa ter, seu jeito anti-social e etc e tal, ao menos disso ele pode se gabar. O que talvez, se não justifique, talvez até explique o porque de sua fama de nervoso… Afinal qd se faz as coisas dentro das regras, é de se ficar possesso vendo os outros que as burlam, não?

  34. Pedro Ivo disse:

    em resumo: Alonso tirou leite de pedra e fez uma corrida única pra a carroça q ele tá pilotando esse ano

  35. Resumo do dia disse:

    Boa noite Capelli,

    Você, que é um enciclopédia do automobilismo, lembra-se do último campeonato em que 7 pilotos diferentes venceram corridas em uma mesma temporada? E a última vez em que 5 equipes diferentes venceram corridas?

    Abraço

  36. romeu disse:

    Não foi dito que antes da corrida houve uma reunião dos pilotos na qual ficou acertado que cortar naquela pequena área de escape não seria motivo de punição?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>