MENU

28 de setembro de 2008 - 13:41Notícias

O funcionamento do "pirulito eletrônico"


Citei no post das rapidinhas do GP de Cingapura que a liberação dos carros da Ferrari é eletrônica, o que gerou alguns e-mails de leitores querendo mais informações sobre o funcionamento. Assim, catei uma explicãção de Stefano Domenicali, diretor da equipe italiana, detalhando como o artefato funciona.

“Quando a mangueira de combustível é conectada ao carro, uma luz vermelha se acende. Em um certo momento, uma luz amarela pisca indicando ao piloto que ele precisa estar preparado. Então, assim que a mangueira é retirada, a luz fica verde a menos que o mecânico que controla o pit stop a desabilite manualmente, caso haja alguém passando no pit lane e ele precise segurar o carro por mais um tempo.”

Assim, fica claro. Há um sensor e o carro é liberado automaticamente, a menos que o mecânico-chefe perceba que precisa manter o carro no pit. Só nestes casos ele passaria a controlar a luz manualmente.

Ou seja: a luz verde só aparece de forma manual caso seja necessário segurar o carro na pista. Num problema como o de hoje, no qual o verde apareceu antes da hora, o problema foi eletrônico. A menos que o mecânico-chefe já tivesse passado para o modo manual antes, o que parece pouco provável.

Para ler a declaração original de Domenicali, clique aqui.

Atualização: Seixas e Ico informam que a Ferrari mudou o procedimento do pirulito eletrônico para manual por ser um pit stop confuso e com muitos carros no pit lane, justamente pare evitar novos problemas. Isso explica o caso e, ao mesmo tempo, prova que a emenda dos italianos saiu pior do que o soneto.

Comentários do Facebook

comentários

24 comentários

  1. Correto Hugo! disse:

    Correta sua informação, Hugo.

    Telecinco
    http://br.youtube.com/watch?v=lYOnnkPV5SY

  2. bob halley disse:

    voyeg3r, você se decepcionou ontem com a corrida só porque torce pra um piloto decepcionante, tivesse torcido pro Alonso tava dando pulo de alegra ;)

  3. Sambrunell disse:

    Compartilho a opinião do Bruno, apesar de eu não programar nada além de microondas, o lógico seria não liberar enquanto não se findar o reabastecimento independente da vontade do cidadão pressionar o botão “verde”.

  4. igor otoni disse:

    Po Bruno, e não é que você tem razão? To burro igual a Ferrari!!!
    Nao tinha pensado assim ainda.

  5. Bruno disse:

    cagada fenomenal da ferrari.

    po. se o treco é eletrônico, mas PODE ser acionado manualmente, que custa programar o semáforo pra que, mesmo com acionamento manual do “verde” a luz simplesmente não se acender se a mangueira tiver conectada???? caralho, se o sistema é pra isso, a primeira coisa que eu programaria era justamente isso, pra zerar a possibilidade de falha.

    isso é B U R R I C E das brabas.

  6. Hugo disse:

    Alguns trechos da narração da TV espanhola Canal 5:

    “…semaforo amarillo, amarillo, amarillo, amarillo, verde, verde…”
    “… non sea culpa de Massa…”
    “… non desarrolo de Massa…”
    “… non ser error de Massa…”
    “… desarrolo da equipo y famoso semaforo…”

    Quem está com o controle remoto é um mecânico gordinho, que está a esquerda do vídeo.
    Só para calar a boca de quem tá colocando como erro de Felipe!

  7. voyeg3r disse:

    Ontem me dei conta de uma dura realidade, a Fórmula 1 consegue ser mais injusta que o Futebol. No futebol clubes grandes recebem mais de 20 milhões por ano enquanto times menores não chegam a receber 2 milhões, na fórmula 1 o cara se esforça pra caramba pra conseguir uma pole, larga super bem, e num piscar de olhos vê uma regra inbecil de reabastecimento lhe tomar um possível campeonato, pareim com fórmula 1, até porque agente assite um filme, um jogo ou seja lá o que for para se divertir e não para se decepcionar sempre.

  8. Jean-BH disse:

    Massa perdeu 30 pontos neste campeonato por erros da Ferrari ( Monaco,Canadá,Hungria,Cingapura). Há.. mas ele tb errou(Inglaterra, Malasia)? Sim… O Hamilton tb errou no Canadá e na Bélgica.
    O Massa estaria 23 pontos a frente do inglês. E o Kimi? Esse sim deveria ser demitido da Ferrari.
    Pode parecer maluquice, mas acredito na possibilidade da Ferrari dar ordens pro Kimi se enroscar com Hamilton (que lhe deve no mínimo uma, após o GP do Canadá e a cortada de chincane na Bélgica).Pra uma equipe que já fez o fez na era Dick Vigarista tudo é possivel.Pq só assim conseguirão de fato fazer halgo mais pra recolocar Massa de volta na briga de igual pra igual pelo título!
    A MacLaren não permitirá que Hamilton cometa erros como em 2007.
    Fica uma pergunta: Qual é pior 2º piloto, Kimi ou Kovalainen?

  9. 86 segundos disse:

    Ao ver o sinal verde, Felipe Massa acelerou e arrancou a mangueira de combustível. Parou no final do Pit Lane, aguardando o socorro de sua equipe. Foram intermináveis 86 segundos (1 minuto e 26 segundos).

    O olhar de Felipe diz tudo:
    http://youtube.com/watch?v=1-JuiJOOEI0

    #86

  10. Anonymous disse:

    Mas o fato é que a Ferrari no ano passado tirou o Massa da briga pelo título. E está repetindo de novo esse ano. Nunca vi tanta besteirada feita num ano como nesse. Ela quer se modernizar, mas a impressão que dá é que els não treinaram, ou estão despreparados para uma situção como aquela da corrida.
    Pra mim, eles deveriam voltar com o pirulito. Ia acontecendo o mesmo com o Davisd Coulthard, mas ele levou uma pirulitada na cara e parou. Se fosse no caso do massa, ele poderia ter voltado até atrrás, mas brigaria pelas posições da frente e até marcaria pontos.
    Abraços a todos.
    Paulo Santos/RJ

  11. igor otoni disse:

    Eu acho que o pirulito pode ajudar sim, mas nem sempre. A vantagem com o tradicional podia ser no fato da velocidade em arrancar o pedaço de mangueira, pois haveria uma chance maior do massa, mesmo arrancando a mesma, frear ainda no seu espaço de pit e o mecanico remover aquilo. Perderia tempo sim, mas bem menos do que como foi. Em compensação, o Kimi seria mais prejudicado.
    Eu pessoalmente, prefiro o metodo tradicional, mesmo porque, as vezes é engraçado ver o piloto tomando uma “pirulitada” no casco.

  12. Gustavo disse:

    Não é o mecanico chefe, é o “mecanico responsavel pela liberação docarro”, mas esse aí tb é o mecanico chefe?

  13. Eduardo disse:

    O Igor Otni viu o mesmo que eu…
    Se vcs prestarem atenção mas imagens do pit do massa, vão poder ver um mecanico segurando um “controle remoto” bem a direito do carro do Massa… Reparem que quando ele levanta o dedo a luz fica verde e quando ele percebe a cagada ele volta a apertar o botão e a luz volta a ficar vermelha… Acho que se ele estivesso com o pirulito na mão, ia dar na mesma… E não adianta falar que o pirulito é melhor, quantas vezes aconteceu o mesmo com o pirulito… Lembro até de uma que o mecanico levanta o pirulito e depois abaixa no capacete do piloto como que tentando segurar o cara com o pirulito…
    Merdas acontecem…
    Prestem atenção no vídeo, do lado direito do carro, em pé, quase na pista de rolagem dos carros…
    Abraços…

  14. Caio Signorelli disse:

    É só ver o pit de uma Red Bull logo depois, a mangueira de combustivel ainda estava no carro quando o cara do pirulito levantou, ele viu o erro abaixou e na hora o carro parou, com o pirulito a margem de erro cai bastante, a luz da Ferrari fica no alto, o piloto fica olhando pra cima e quando da verde ele olha pra frente e vai, ele precisa olhar pra cima pra saber se tem algo errado, ai acontece o que aconteceu hj.

  15. Ron Groo disse:

    Quer dizer então que só deu aquela falha toda porque trocaram para sistema manual de acendimento de luzes?
    Bem, ainda assim prefiro o bom e velho pirulito nas mãos de um sujeito atento.

  16. Capelli disse:

    Obrigado, Ico. Corrigi a informação.

  17. Ico (Luis Fernando Ramos) disse:

    A informacao nao é completamente correta, Capelli. A Ferrari reverteu para o sistema manual por se tratar de uma parada com muitos carros entrando nos boxes, num momento de abertura do pitlane, o que foi confirmado pelo ilustríssimo assessor da equipe. Nao tem relacao com o que houve em Valencia.

  18. igor otoni disse:

    Taí o link do vídeo que não deixa duvidas:
    http://www.youtube.com/watch?v=ThKtWzzpUXY

  19. Igor Otoni disse:

    Capelli, realmente foi o mecânico que errou, revendo o vídeo, é o barrigudo que estava na frente da roda dianteira, na posição que ficaria o responsável pelo pirulito tradicional. Dá pra perceber ele com um controle na mão, e soltando o botão para a luz verde acender, e logo depois apertando novamente (o que faz a luz fermelha funcionar) quando viu que fez cagada. A imagem é nítida!

  20. MArcelo ALvarenga disse:

    Capeli,veja o vídeo e repare que aluz fica verde e logo depois volta a ficar vermelha como se a pessoa que a acionou voltasse atrás(estranho que ninguém comentou isto na tv} por isso quando li a informação que era um dispositivo eletrônico que liberava estranhei,mas agora está tudo esclarecido.

  21. Herik disse:

    Massa deixou bemclaro após a corrida que o erro foi humano, de um mecânico que controla o aparelho.

  22. Delta Alfa disse:

    Acho q ao ver o Sutil saindo dos boxes, o mecânico tentou colocar no manual para evitar uma possível punição ao Massa na sua saída, no entanto, mais q colocar no manual, ele acabou acionando o sinal verde na hora errada, ou seja, falha humana.
    Capelli,
    Vc n vai comentar a furada de gincane do Alonso ganhando duas posições?

  23. Anonymous disse:

    Capelli,
    É verdade que o Alonso cortou a chicane na primeira curva, ultrapassando dois carros, sem devolver a posição? Se ele levou vantagem, não merecia ser punido?
    Abraços,
    Luis.

  24. flavio_bsb disse:

    Vixe, calou a boca de vários agora. E de volta ao pirulito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>