MENU

27 de setembro de 2008 - 12:18Análises

Rapidinhas da classificação – Cingapura


- Felipe Massa, pole position, sobrou no treino de classificação em Cingapura. Com uma volta espetacular nos minutos finais, ficou mais de meio segundo à frente de Lewis Hamilton.

- O inglês fez um treino bastante irregular. Terceiro na primeira fase e décimo na segunda – por muito pouco não ficou de fora da fase final -, recuperou-se na superpole com uma ótima volta no último minuto, tirando a primeira posição de Felipe Massa.

- Mas o brasileiro, endiabrado, pulverizou todas as parciais e retomou a pole para si numa volta alucinante. “A stunning lap”, nas palavras de Rob Smedley pelo rádio.

- A reação de surpresa do engenheiro pode apontar para uma diferença não tão grande de combustível, o que facilmente explicaria uma performance tão arrasadora. Sobrou a Ferrari, sobrou Felipe ou faltou peso no carro? Amanhã, a resposta.

- Kimi Raikkonen, com o interruptor desligado, foi o terceiro. A largada da corrida será decisiva e as duas Ferrari podem se ajudar. Já Hamilton não poderá contar com a ajuda de seu companheiro. Heikki Kovalainen, decepcionante, sai apenas em quinto.

- Enfiada entre os líderes, em quarto, está a BMW de Robert Kubica, eficiente como sempre. Seu companheiro Nick Heidfeld é o sexto.

- Sebastian Vettel, o “puto maravilha” (como o chamam nossos amigos lusitanos), ameaçou uma grande posição de largada, mas ficou apenas em sétimo. Ainda assim, está bom demais, considerando que os outros três pilotos Red Bull ficaram bem para trás: Webber 13º, Coulthard 14º e Bourdais 17º. O garoto é realmente fenomenal.

- Kazuki Kakajima foi a agradável surpresa da classificação, entrando pela primeira vez no grupo dos 10 da superpole. Sai em décimo, uma posição atrás de seu companheiro Nico Rosberg. Aliás, desde o GP de Mônaco de 2006 não acontecia de duas Williams saírem entre os dez primeiros.

- Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello, mais uma vez, caíram na primeira fase do treino. O piloto da Renault sai em 16º e o da Honda, em 18º.

- Fernando Alonso larga somente em 15º e teve praticamente um ataque de nervos ao descer do carro. A decepção é compreensível. Tinha grandes chances de largar numa ótima posição e foi vítima de uma quebra no carro antes mesmo que pudesse completar sua primeira volta rápida na segunda fase da classificação.

- Em tese, Felipe Massa tem meia corrida na mão. Se mantiver a ponta na largada, dificilmente deixará de vencer a prova. Pista estreita, ninguém deve passar ninguém. A exceção, é claro, está na variável do Safety Car. Em caso de entrada, deve embaralhar a corrida.

- O visual do circuito de Marina Bay é impressionante, com os carros passando inclusive por baixo de arquibancadas. Genial. Mas, com a iluminação do circuito de Losail na MotoGP na cabeça, achei a pista até um pouquinho escura. No Qatar, tinha-se a impressão de que era praticamente dia. Mas talvez seja apenas uma questão de regulagens de câmera.

- Reta final de campeonato empolgante. A McLaren dará o troco amanhã?

Comentários do Facebook

comentários

11 comentários

  1. Anonymous disse:

    “Já o comentário sobre “afinação” é totalmente sem sentido. Se o carro foi bem nos treinos livres é sinal que o acerto era bom. Como ficou em 16º faltou muito pouco.”

    E hoje, na corrida, também foi a afinação… Aliás, o problema dele só pode ser esse, claro, porque é muito bom piloto.

  2. Robson Moraes disse:

    “Kazuki Kakajima”, Capelli? Foi de propósito? Se foi, está de parabéns. Se não, será cozido em óleo de camelo. Abs.

  3. Lucas Israel disse:

    Nakajima em 10? Aiaiaiaiiii será que vamos ter strike na largada? Aquela 3 curva se não me engano é bem fechada vai ser um “Deus nos acuda” lá no meio do pelotão.

  4. Ripax disse:

    Concordo com um dos comentários acima. A estratégia da Renault para os treinos é muito estranha. Nelsinho quase sempre é um dos últimos a sair e fica muito tempo no box.

    Já o comentário sobre “afinação” é totalemnte sem sentido. Se o carro foi bem nos treinos livres é sinal que o acerto era bom. Como ficou em 16º faltou muito pouco.

  5. Anonymous disse:

    O Piquet nem com uma afinação decente lá ia… Aposto que se lhe mudaram a afinação é porque não percebe nada do assunto. E assim, foi igual a si próprio.

  6. Aderson disse:

    Deviam mudar o nome de Renault para BURRAULT.
    Qual motivo de fazer alterações num carro afinado pra classificação??
    Ignoraram os pedidos do nelsinho pra não alterar e fizeram modificações.
    Espero que não pontuem amanhã e vejam a Toyota disparar no 4º Lugar dos construtores.

  7. RodolffoGF disse:

    A Renault tá de brincadeira! Em termos de treinos é a pior estrategista, pois demora para colocar seus carros na pista, deixando os pilotos sempre “espetados” com o limite de tempo do treino. Podem reparar que os pilotos da Renault, invariavelmente, são os que mais demoram pra entrar e , normamlmente, conseguem ter menos tentativas que os das outras equipes. Depois, resolve alterar o acerto que tinha dado certo (T. livre 3) pouco antes do treino classificatório, não respeitando a opinião do piloto.
    O carro quebra sem possibilitar nem uma volta rápida!
    Aposentem o Briatore! Tragam o Ross Brawn da Honda! rsrs

  8. andre disse:

    triste essa renault. quando o carro parece que combina com a pista, a equipe erra acerto e o carro quebra no meio da reta. acho que vou vender meu clio.

  9. Ivan Grycuk disse:

    Vi a classificação toda em preto e branco, então do tema iluminação não tenho muito o que falar.

    Acredito que, se não der zebra, a emoção da carrida fica por conta de hoje – desde Hamilton quase ficando em 11º até Alonso brigando com Deus.

    Mas nesse campeonato o que não falta é zebra. Só tomara que, se ela acontecer, prejudique um certo inglês.

    Um abraço

  10. Ricardo disse:

    Tam bem achei a pista um pouco escura, principalmente em algumas chicanes.

    Esperava um pouco mais. Mesmo assim, o visual está espetacular.

  11. Anonymous disse:

    o rubinho foi atrapalhao por um carro da bmw no final da sua volta rapida… ele entrou nos boxex passou pelo box da bmw acenando com a mão… acredito que ele passaria para o q2.

    e nelsinho deu uma entrevista para a globo, disse que ele tinha feito um acerto que deu certo no ultimo treino, e ele queria repetir o mesmo acerto, mas os engenheiros nao deixaram e mudaram seu acerto na ultima hora. o acerto foi furado e nao deu certo. ele tava puto da vida.
    acredito que passria também para o q2.

    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>