MENU

13 de outubro de 2008 - 12:28Análises, Estatísticas

A matemática do título

Passado o GP do Japão, repleto de polêmicas, incidentes e discussões, é hora de projetar a corrida que pode decidir o campeonato, na China, já no próximo domingo. Lewis Hamilton lidera o mundial de pilotos, com 84 pontos. Felipe Massa está em segundo com 79 e Robert Kubica, da BMW, tem 72. O único que pode levar o caneco por antecipação é o inglês da McLaren que, para isso, precisa de uma combinação de resultados.

Caso vença na China, Hamilton será campeão no domingo caso Felipe Massa chegue em quinto lugar, ou abaixo. Se for segundo colocado, Hamilton precisará torcer para que Felipe seja, no máximo, sétimo. Lewis também pode sair campeão de Xangai com um terceiro lugar mas, para isso, precisa que o brasileiro da Ferrari não marque pontos e que Robert Kubica não seja o vencedor.

Para Felipe Massa, o título passa por duas vitórias, na China e no Brasil. Mas Lewis Hamilton não pode ser o segundo nas duas etapas. Uma dobradinha da Ferrari com Kimi em segundo, em qualquer das duas corridas, dará o título ao brasileiro, independente da posição de Hamilton. Por isso a Ferrari faz questão da ajuda do finlandês, que não parece muito preocupado com o assunto. Aliás, Kimi não se preocupa com nada.

Robert Kubica é quem tem a missão mais difícil. Com 12 pontos de desvantagem, precisa vencer as duas etapas e torcer para que Hamilton não faça oito pontos, o que equivale a um segundo lugar, ou dois quintos. Além disso, também depende de Felipe Massa, que o eliminaria da disputa com 13 pontos (uma vitória e um sexto ou um segundo e um quarto).

Na prática, a briga é entre Lewis e Felipe. Porém, dada a irregularidade característica dos dois aspirantes a este campeonato, não é de se duvidar que Kubica ainda mantenha as chances até o final. A tendência é que a disputa se alongue até Interlagos.

Se Massa vencer na China com Hamilton em terceiro, entendo que montaria-se o melhor dos cenários. Separados por apenas um ponto (vantagem para o inglês), quem chegasse à frente do outro no GP do Brasil levaria o caneco, independente da posição. Seria um final de campeonato épico.

Comentários do Facebook

comentários

18 comentários

  1. Kaxorro disse:

    O melhor cenário para os que torcem por massa é aquele onde ele chegaria ao Brasil com 1 ponto de vantagem sobre Hamilton. No caso de quebra, haveria esperança ainda.

  2. Ricardo Reno disse:

    Gostei do último cenário, mas está confuso porque se um passar o outro os comissários entendenrão alguma manobra perigosa e punirão com uma parada nos boxes. Sei não pelo atual humor dos comissários melhor é sair na pole e sumir desde que não se ultrapsse nenhum adversário, excluindo-se o caso de Massa que pode passar de qualquer forma que depois da-se um jeito no tapetão com punições. Enfim Massa será campeão de qualquer forma independente do que Hamilton fizer.

  3. Paulo Ferreira disse:

    final de campeonato igual ao do ano passado: duas vacas loucas brigando entre si (Alonso & Lewis)e o caneco caiu no colo do impassível Kimi (q aliás acho q ano q vem vai ser forçado a trocar de cockpit com o Alonso. Nada há ver com o assunto, eu sei.) Embora eu torço pelo Felipe, ia ser legal ver Kubica & BMW comemorando o título…

  4. Rodrigo Vilela da Silva disse:

    Se a Ferrari fize dobradinha na China, o Massa leva. Ele não vai perder a prova de Interlagos, nem f…!!!

    Abraço, Capelli!

  5. KlauSS disse:

    O que dificulta a parada pro Kubica, é que a BMW fica atrás de McLaren e Ferrari de qq jeito, e nas últimas corridas anda tomando até da Renault. O carro não parece ser aquele mesmo carro aspirante a equipe de ponta como no começo da temporada…

    Maaaaasss, vai saber, né? Vamos ver se ele tem sorte… Depois daquela batida no Canadá e sair inteiro, acho que sim…

  6. Anonymous disse:

    Quer saber? Não vou explicar muito não porque escreveria uma coluna. A minha aposta é o Pato da Cracóvia!

    Lucas Rafael Chianello

  7. Anonymous disse:

    As pistas da China e do Brasil favorecem a Frrari. logo, a principio, o Massa tem vantagem. E olha que ele venceu em 2006 com sobras e em 2007 abriu para o kimi ser campeão, se não tinha vencido de novo.
    Mas como no esporte não há lógica, o Hamlton pode surpreender. Já o Kubica, fica difícil, pois a BMW não deve render muito bem nessas duas corridas. Mas milaghrs acontecem e o polonês é um excelente piloto.
    É esperar e ver o que acontece (Ô domingo que não chega!!!!!).
    Abraço a todos.
    Paulo Santos/RJ

  8. Bruno Lemos disse:

    Bom, eu torço pelo Massa mas não acredito que ele vá ganhar corridas daqui pra frente… e ainda arrisco dizer que o Hamilton vai cagar o campeonato dele e dar mais chances para o Felipe.

  9. EdisPJ disse:

    Se fosse pra apostar, eu gostaria que desse a dobradinha da Ferrari, na China, que daí a corrida no Brasil seria mais interessante ainda do que foi no ano passado…

    Agora uma dúvida, Capelli:
    com tanta conversa de mudança daqui, mudança dali, economia de custos e o escambau, não tem ninguém na FIA falando em acabar com esse sistema de pontuação que premia o segundo colocado e incentiva a falta de disputas nas pistas?

  10. Guilherme (RJ) disse:

    Pô Capelli,

    Tanta escrita pra mostrar o que todos já sabem.

    Só faltou ilustrar com gráficos e tabelas as variadas possibilidades e probabilidades de quem será campeão. Isso é questão matemática simples.

    Enrolou, enrolou… pra confirmar que os 3 estão ainda na disputa do título.

    Mas o seu blog é muito bom… eu que não resisiti a comentar… não me leve a mal, ok… hehehe

    Abraços!

  11. Cristiano disse:

    Hamilton com 84, Massa 79, Kubica 72.
    E se Kubica vencer na China(vai para 82), Massa 4º, 5º ou 6º (84, 83 ou 82), Hamilton fora dos pontos? Aí sim ia ser demais.

  12. Anonymous disse:

    capelli, esa charge do montovani merece ser publicada aqui, muito boa como todas. Alonso magico do circo, segundo o montovani, mas para mim parece tambem um professor dando una licao aos alunos. abraco capelli

    rafael bazzan
    barcelona

  13. Anonymous disse:

    Capelli, sobre o último parágrafo. A não ser que eles cheguem fora dos pontos em interlagos :)

  14. Anonymous disse:

    fico com o cauteloso
    kubica

    embora em 2006 era uma vaca braba
    tbm

    mas vamos lá força robert!!!!!!

    cassio

  15. Blog F1-V8 disse:

    Vamos rezar pela dobradinha da Ferrari na China! Interlagos pegaria fogo, seria uma última corrida à altura desta temporada tão disputada com tantas provas sensacionais!

  16. Rodrigo Tenfen disse:

    Capelli, você já reparou na foto o estado do pneu frontal direito do Hamilton? Ali está a prova do quanto a travada na primeira curva “detonou” com este pneu… talvez aí a necessidade de ir para os boxes logo em seguida…
    Ha, se o pessoal quer escolher entre as 2 “vacas loucas”, fico com a nossa! Dá-lhe Massa!

  17. Ron Groo disse:

    Ahahaha, “… alias Kimi não se preocupa com nada!” foi a melhor.
    Tá dificil, mas não impossivel para o ferrarista.
    Abraço Capelli.

  18. Anonymous disse:

    acho que dá Kubica
    ESSAS VACAS LOKAS SAUM MTO AFOBADAS

    cassio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>