MENU

1 de novembro de 2008 - 15:38Análises

Rapidinhas da Classificação – GP do Brasil

Foto: Reprodução GPupdate.net

Foto: Reprodução GPupdate.net

- Sobrou Ferrari no treino de classificação para o GP do Brasil. Felipe Massa conquistou uma justa pole position, com grande vantagem sobre a concorrência.

- Kimi Raikkonen, como era de se esperar, também foi rápido, mas acabou apenas em terceiro lugar. Surpresa foi o segundo posto do intrometido Jarno Trulli, com a Toyota.

- Lewis Hamilton ficou bem aquém do esperado e larga apenas em quarto lugar. Não imaginava que chegasse a brigar pela pole com Felipe, mas a primeira fila era bastante possível. Talvez, quem sabe, esteja apenas fazendo o necessário para ser campeão. O quarto lugar, para efeito de campeonato, já está excelente.

- O risco, contudo, é o de largar no meio do bolo. E, se em condições normais dividir o “S” do Senna já é bastante complicado, caso chova amanhã Hamilton pode correr grande risco.

- O inglês deverá ser cauteloso amanhã. Portanto, não será de se estranhar se fizer uma corrida apagada, apenas fazendo o necessário para chegar em quinto lugar. Carro para isso, tem. Só não será campeão se sofrer algum infortúnio ou cometer erros. Escaldado que está da derrota do ano passado e da besteira em Fuji este ano, não deverá assumir qualquer tipo de risco. Faz certo.

- Felipe, por sua vez, é franco atirador. Vai fazer o possível e o impossível para vencer e não tem nada a perder. Se a sorte colaborar, pode terminar campeão mundial. Mas, convenhamos, é tarefa das mais difíceis.

- Depois do brilhareco nos treinos livres, esperava mais de Fernando Alonso, que vai sair em sexto. Imaginei que ele pudesse ser o “estranho no ninho” da primeira fila. Não foi. Heikki Kovalainen, discreto, ficou em quinto.

- Impressionante como termina bem o ano a Toro Rosso. Sebastian Vettel sétimo, Sebastien Bourdais nono.

- Já a BMW, por sua vez, perdeu o fôlego. Oitavo para Nick Heidfeld e apenas 13º para Robert Kubica.

- Entre os demais brasileiros, nada de excepcional. Nelsinho Piquet sai em 11º e conclui a temporada levando um capote de Alonso nas classificações: 18 x 0 . Rubens Barrichello, com os poucos recursos que dispõe, até foi bem passando ao Q2. Sairá em 15º, mas dificilmente conseguirá andar melhor do que isso durante a corrida.

- David Coulthard, o aposentado da vez, larga da 14ª posição. Seu companheiro Webber foi 12º.

- Feio ficou para a Williams. Em seu pior treino na temporada, Nico Rosberg e Kazuki Nakajima caíram no primeiro round. O japonês sai em 16º e o alemão, em 18º. Só ganhou das Force India.

- Felipe Massa é favorito amanhã. Só perde a corrida se errar na largada, quebrar ou se chover. Em condições normais, vence. Mas, em condições normais, Lewis Hamilton será o campeão.

- Apenas uma posição no grid me intriga: o segundo posto de Jarno Trulli. Se arrancar bem e assumir a ponta, pode fazer uma revolução na corrida. O italiano é osso duro para ultrapassar e pode criar uma variável durante a prova.

- Temporada 2008 se encerra com chave de ouro. Que tenhamos uma bela corrida amanhã.

Comentários do Facebook

comentários

16 comentários

  1. Pablo disse:

    O polemico tá + pra loko… rs
    gostei do cenario do rodrigo! tomara q ele acerte…

  2. O Polêmico disse:

    Vou para um all-in…:
    As McLarens apostam em chuva para o fim da corrida. Farão uma 1ª perna mais longa com pneu duro e, caso n chova, duas curtas com pneu duro e mole respectivamente. Se chover/safety car na segunda metade da corrida, n importa o pneu.
    Massa e Trulli vão parar cedo e vão ficar presos atrás dos adversários quando voltarem.
    Se chover no final, Massa, por estar atrás, se desespera e dá uma duas rodadas e termina fora dos pontos.
    Em suma, dobradinha da Mclaren e Raikkonen em 3º.
    Título de Hamilton de pilotos e de construtores para a McLaren.

  3. Paulo disse:

    Saiu no Grandepremio que o Massa está mais pesado que o Kimi..

    Na boa, como em Cingapura ele fez a volta no braço… Por isso a cara de pastel do clã Hamilton.

    O Massa é um piloto que evoluiu uma barbaridade esse ano…mesmo que ele nao seja campeao amanha ganhou muito mais respeito dentro da F1.

  4. Myrthes disse:

    As chances de chover são grandes. Nesse cenário, quem tem mais possibilidades de levar o carro até o final? Massa (roda, roda e avisa!!) ou Lewis Hamilton (parace que só não chove pra ele).

    Há muitas possibilidades, mas uma coisa é certa, ter foco vai ser fundamental.

  5. André disse:

    Bem, vejo por aqui muitos palpiteiros.

    Francamente, o Massa só vai ser campeão se a sorte estiver com ele no domingo. Caso contrário, o Hamilton tem tudo a seu favor.

    Vejamos um possível cenário para o Massa ganhar:

    - Largada: Massa mantém a primeira posição. Raikkonen consegue se espremer por dentro e passa o Trulli na primeira curva. Alonso, com carro mais leve, ultrapassa o Kovalainen e encosta no Hamilton. Ambos disputam o S do Senna, o espanhol sai com vantagem e o inglês não força para não se comprometer, mantendo a quinta posição por grande parte da corrida.

    - Resultado: Massa (1º) lidera do início ao fim e vence a corrida. Raikkonen (2º) faz a corrida dele, nunca se distancia muito do Massa, mas mantém um bom ritmo, fazendo até a volta mais rápida. Trulli (5º) ajudou a embolar quem vinha atrás, mas o Alonso (3º) ultrapassou-o durante o pit-stop. Perdeu a posição depois para o Kovalainen (4º) numa manobra forçada. Hamilton não esteve muito bem durante a corrida e não conseguiu acompanhar o ritmo de quem ia à frente, mas estava garantindo a quinta posição até um raro problema no câmbio o pôr fora da corrida depois da segunda onda de pit-stops.

    E todos viveram felizes para sempre.

  6. Rodrigo disse:

    Outra coisa: Ouvi na transmissão da Globo que a McLaren está com problema no acerto da suspensão e com o aquecimento de pneus. Talvez isto explico o desempenho e a cara do Hamilton

  7. Rodrigo disse:

    Vejo o Felipe campeão com o seguinte quadro:

    1- Na largada, Massa ou Trulli nas duas primeiras posições. E Raikonnen em terceiro (obrigatoriamente)

    2- Raikonnen anda num ritmo fraco, segurando todo mundo em comboio atras.
    Enquanto isso, Massa e Trulli (ou vice versa) abrem vantagem suficiente p/ quando o Trulli parar (ele ta com pouca gasolina), volte em segundo. Mesmo que o Felipe não esteja na ponta, irá recupera-la porque irá ficar mais na pista. A peça chave aqui é o Trulli.

    3- Como todo mundo estará em “trenzinho”, quem optou por um so pit stop levará vantagem. Hamilton deve ir pra duas paradas.
    Sem contar Alonso vai vir babando que nem louco pra cima do Hamilton.

    4- Se alguem conseguir passar o Hamilton, o Raikonnen poderia abrir p/ este passa-lo tambem e ir embora. Neste caso, Hamilton já será quinto.

    5- Quando Raikonnen parar, poderá imprimir um ritmo de corrida bom duas voltas antes. O suficiente para quando voltar, ficar na frente do Hamilton, que alem disso, nao poderá forçar mto, ja que o motor é de segunda corrida. E neste caso, prevalecerá quem optou por fazer uma parada só. Já que tanto estes que pararam uma vez quanto Raikonnen e Hamilton tambem pararão outra vez.

    Ou seja, resumindo: Raikonnen pode ser o fator chave pro possivel titulo do Massa.
    Ja que nestas condições, Hamilton se sentiria mais pressionado ainda e todos sabemos que nestas situações ele não usa o cerebro (pra nao dizer outra coisa).

    Uma vez, no GP Japão de 1997, o Villeneuve fez isso (diminuiu o ritmo p/ tentar bloquear o Schumacher). Vejam o video: http://www.youtube.com/watch?v=hoGrjMdi1y0
    O irvine, até passou os dois…. e foi embora. Ou seja, quero dizer que…. é possivel!

  8. Leonardo disse:

    O melhor mesmo foi pouco antes do início da classificação: o Hamilton apareceu nos telões, e começou aquela vaia. Ele olhou pro monitor dos boxes da McLaren, viu que eram as vaias pra ele e ficou com cara de bunda! Muito engraçado!!!

  9. andré disse:

    que vença o melhor: vettel.

  10. pierre disse:

    fazer apenas o necesário pra mim é o seguinte. se preciso chegar em quinto, mas estou em primeiro, tô tranquilo. segundo ou terceiro, tô sério, ali é o limite. quarto ou quinto, já tô brigando com qualquer um pra não sair da área que me dá o título.

    largando em quarto, ou o hamilton mantém a agressividade, pilota feito ele mesmo e se garante, vai pra cima, ou então amigo, vai ser almoçado. se largar mal então, quero ver só.

  11. Alex disse:

    A estratégia está muito bem definida. A Ferrari colocou o Felipe com o tanque muito vazio para dar a ele a pole. E funcionou. colocou 0,400 a frente do 2º. Agora cabe a ele acelear o máximo na corrida. O Lewis vai com um pouco mais de combustivel, tentando fazer uma corrida regular e terminar entre os 4 primeiros. Não entendi a estratégia do Kovalainen. Achei que a Mcclarem ia colocar ele tb com tanque vázio para incomodar o massa. Não fez. Agora eles largam junto e o Heikki vai funcionar como um escudeiro para o Lewis.

    Acho que vai ser uma corrida mto legal de assistir e espero que vença o melhor(L. Hamilton)

  12. EdisPJ disse:

    E o Kovalalala Hein? Tirou o pé bonito, pro ‘Amilço’ não ficar mais atrás ainda…esse piloto não está a altura do carro que tem, nem mesmo com a equipe privilegiando seu ‘garoto de ouro’…até com as sobras, qualquer um faria melhor papel que ele…

  13. Bruno disse:

    sei não…. mas tipo… acho que vai dar!!

  14. Fabio disse:

    O que o inglês precisa fazer é isso aí: ficar apagado na corrida e apenas chegar nas posições medianas. Mas isso não combina com ele, duvido que consiga. Vão cutucar ele na prova inteira, e aí, não adianta ter um ótimo carro. Seu ego o derrubará, torcerei por isso.

  15. Alguém Não-Importante disse:

    Vida longa ao mestre Capelli.

  16. Alexandre Carvalho disse:

    Pela cara que o Anthony Hamilton fez no final do treino, e até mesmo pela cara do Lewis (segundo ouvi da reportagem da Rádio Bandeirantes), não me parece que ele tenha feito apenas o suficiente para chegar em quinto lugar amanhã. Pareceu estar bem desapontado, ainda mais levando em consideração que tem o Trulli à sua frente, o Räikkönen ao lado e o Alonso logo atrás. Vai ter que usar e abusar da cautela para não comprometer sua corrida na largada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>