MENU

28 de março de 2009 - 4:54Curiosidades, Estatísticas, História

Brawn iguala feito de Mercedes e March

Foto: Divulgação/Brawn

Foto: Divulgação/Brawn

Com a conquista do primeiro e segundo lugares no grid de largada em sua corrida de estreia com Button e Barrichello, a Brawn repetiu hoje um feito que não acontecia há 39 anos. A última vez em que um construtor obteve o mesmo resultado na Fórmula 1 fora em 1970, quando a March estreou na categoria e colocou dois carros em primeiro e segundo no GP da África do Sul, abertura da temporada: Jackie Stewart e Chris Amon.

No entanto, Stewart e Amon não eram companheiros de equipe. O escocês, então campeão mundial, corria pela Tyrrell, com chassis da March. Já Amon, o azarado neo-zelandês, estava inscrito pela própria equipe March.

Antes deles, a Mercedes havia conseguido a mesma proeza, em sua estreia no GP da França de 1954. O primeiro foi Juan Manuel Fangio, com o alemão Karl Kling na segunda posição. O feito da Mercedes, que por sinal hoje fornece motores para a Brawn, deve servir de inspiração para o mais novo time da Fórmula 1. Diferentemente da March, o time alemão venceu a corrida, fazendo dobradinha com seus pilotos nas mesmas posições de largada.

Além de Brawn, Mercedes e March, outros construtores também já haviam feito poles na estreia. Lancia no GP da Espanha de 1954, com Alberto Ascari; Lola com John Surtees no GP da Holanda de 1962 e Tyrrell no GP do Canadá de 1970, com Jackie Stewart. Embora não fosse a estreia da Tyrrell como equipe, era como construtora.

Vale lembrar que a Alfa Romeo estreou com quatro carros nas quatro primeiras posições no grid do GP da Inglaterra de 1950. Mas, neste caso, todo mundo estava estreando na Fórmula 1.

Comentários do Facebook

comentários

12 comentários

  1. camargo disse:

    BRAWN BOM,BUTTON BOM , BARRICHELLO BOM E O MILIONÁRIO QUE PATROCINA A EQUIPE ZERO. MANDARÁ 300 PESSOAS EMBORA!!!
    QUEM IRÁ TROCAR OS PNEUS DO CARRO NO PRÓXIMO GP?

  2. Cassio disse:

    o motor honda parou de andar em 2007

  3. Kilm disse:

    Uma pergunta não quer calar:::: os carros da Brawn estariam tão rápidos se estivessem com o motor honda?

  4. Rodrigo Rocha disse:

    Estréia que na verdade é “estréia”, porque o carro seria bom como Honda ou como Brawn. Legal é saber que alguns altos executivos niponicos não vão dormir nessa noite…kkkk

  5. Luis Antonio Mendes disse:

    Ainda acredito que a Brawn/Virgin vai ter dinheiro para desenvolver seu carro durante o ano, creio que o propietário da Virgin vai investir na equipe, e talvez teremos sanbadinhas( bem vindas ) até o final do ano.

  6. Jobson disse:

    Será que a Honda ainda terá coragem para pôr os pés na F-1 novamente?

  7. Italo Azevedo disse:

    Capelli, arranja um lugar para a Brawn no Trunfo, já fez história.

  8. Kamikaze disse:

    Eita! Fui direto para os comentarios e nem li a noticia BRAWN IGUALA FEITO DA MERCEDES E MARCH.
    No terceiro paragrafo a Mercedes detonou na estreia com pole e vencendo. ^-^

  9. Kamikaze disse:

    Valeu, Capelli!
    Vc não dorme? rs

  10. Kamikaze disse:

    E amanhã?
    Será que a Brawn repete o feito da Wolf????
    Equipe fazendo pole e vitória na corrida de estreia?
    Isso não acontece desde… desde… hum… sei lá… Silverstone 1950 (Alfa-Romeo)???

  11. Hugo Becker disse:

    Boa, Capelli. Cheguei a publicar em meu blog que era a primeira vez na história em que isso acontecia. A informação já foi devidamente corrigida.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>