MENU

26 de março de 2009 - 21:35História

Jacarepaguá, 20 anos

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Alex Grün, hoje, matou a pau. Lembrou dos 20 anos do último GP de Fórmula 1 no falecido autódromo de Jacarepaguá, com um relato bastante pessoal sobre o que viu e viveu nas arquibancadas naquele quente 26 de março de 1989.

Era domingo de Páscoa e eu lembro de assistir à corrida deitado no tapete, lambuzado de chocolate e com aquele olhar vidrado de garoto que está vendo algo absolutamente espetacular. E foi uma corrida sensacional mesmo.

Para ver o brilhante relato, visite o Grün Blig. Altamente recomendado.

Comentários do Facebook

comentários

22 comentários

  1. Allan Guimaraes disse:

    Capelli, só pra complementar seu gosto: esse é o bico de pato sem “carcunda”, ok? hehehe

  2. Nikolas Spagnol disse:

    Que César Maia e seus asseclas queimem eternamente no fogo do capeta por terem destruído o Autódromo de Jacarepaguá.

  3. Juliano Calliari disse:

    lembro-me muito bem deste diA…
    Eu tinha doze anos e foi também o primeiro programa do Faustão na globo hehehe

  4. jonas disse:

    Realmente uma bela imagem ! este carro da Ferrari é muito bonito,um desenho limpo.bem melhor do que os de hoje.agora é lamentável deixarem acabar com o autódromo de jacarépaguá

  5. Eduardo Coelho disse:

    Eu também estava nessa corrida… Tinha 12 anos… Também não me esqueço de algumas emoções que tive pela primeira vez… Aprendi ali como é a organização de um grande evento no Brasil, como os torcedores são tratados como animais, sem nenhuma estrutura para tal… Falta de banheiros, falta de lanchonetes, falta de arquibancadas… Arquibancadas tubulares mal montadas que começaram a despencar antes mesmo da corrida, matando uma pessoa, ferindo gravemente outra, e deixando um garoto de tbém uns 12 anos sem seu pai… Tudo isso 3 metros a esquerda… Podia ter sido meu pai, que estava comigo!!! Sem contar os sacos com urina que eram arremeçados pelo pessoal no alto da arquibancada, pela total falta de educação desses mesmos quando aparecia alguém acompanhado de uma mulher… E estamos falando de um evento de “elite”!!! Claro que os carros passando a 300km/h, o ruido deliciosamente ensurdecedor de um F1, o Senna na pole depois de ter sido campeão, tudo isso foi emocionante, mas o que mais marcou foi a parte ruim…
    Em 2000 fui a Interlagos, setor G… A mesma coisa!!! Os mesmos mal-tratos com o torcedor, os mesmos mal-educados na arquibancada, a mesma falata de banheiros e de lanchonetes, a mesma MERDA!!!! Tirando claro, os carros e os pilotos…
    Em 2007 fui a Monaco, pagando menos da metade de um ingresso no setor G em interlagos… Não precisei chegar de madrugada, meu lugar estava marcado e não tinha ninguem sentado nele quando eu cheguei, tinha banheiro, lanchonete, bar… Ninguem desrespeitava ninguém… Nem um papel foi atirado da arquibancada…Tudo isso em um lugar teoricamente improvisado, pois é um circuito de rua e não um autódromo… Sem comparações!!!!
    A paixão pelos carros e pela F1 continua forte, mas corrida ao vivo no Brasil, nunca mais!!!
    E usando o slogan da nossa presidência da república, resumo… Brasil, um país de TOLOS!!!!

    Abraços…

  6. Eduardo Casola Filho disse:

    É a prova de que como está acabado o automobilismo brasileiro!

  7. Beatle Ed disse:

    Ano passado o então prefeito César Maia gastou R$400 milhões para construir a Cidade da Música na Barra da Tijuca (a poucos quilômetros do autódromo) e esse ano o atual prefeito Eduardo Paes já declarou que não haverá verba para a continuação da obra!

    Um gigante de concreto no qual uma fortuna foi investida sem sequer ter sido concluída!

    O autódromo já possui uma favela nas suas imediações, à beira da Lagoa de Jacarepaguá e a última curva antes da reta principal foi destruída para dar lugar à Arena Multi Uso por ocasião dos jogos Pan Americando em 2007.

    Pode ser conferido no link abaixo

    http://farm4.static.flickr.com/3443/3390832054_4af9133c59_b.jpg

    As imobiliárias só estão esperando que seja dado o sinal pra toda aquela área vire um condomínio de gosto duvidoso como os que vemos por toda Barra da Tijuca.

    Outra matéria sobre o fim do Autódromo do Rio de Janeiro:

    http://blogf1grandprix.blogspot.com/search?q=jacarepaguá

    O Capelli está certo, trata-se de um cadáver insepulcro!

  8. Fabio disse:

    E depois disso foi ao ar, pela primeira vez, o Domingão do Faustão.

  9. Thiago Schauenberg Pereira disse:

    Que bela foto hein! O vermelho Ferrari o céu azul e os prédios ao fundo…

    Sempre que vejo estas fotos me bate uma raiva imensa tanto da prefeitura quanto do estado do Rio De Janeiro. Francamente, não consigo entender o povo carioca. Como podem eleger os mesmos incompetentes tantas e tantas vezes?

  10. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Concordo em parte com o Capelli. Como disse o Robson, está respirando por aparelhos mesmo. Basta alguém desligar a máquina que ele morre. O antigo Prefeito, Dr. César Maia, se importou mais com o Pan-Rio 2007, do que com o próprio Autódromo. Tem salvação, tem. Basta o atual Prefeito, o Eduardo Paes dar uma olhadinha com carinho no passado glorioso desse autódromo. Mas uma coisa é certa: a menos que alguém invista pesadíssimo e o transforme no autódromo mais moderno do mundo, a FIA não vai tirar o Grande Premio do Brasil de interlagos para pasasar para o Rio de Janeiro.
    Investir em modernização no Autódromo Internacional Neslson Piquet poderia gerar uma despesa de milhões de dólares. E em se falando de crise, tornasse quase impossível disso acontecer. Mas que o traçado é excelente, isso ele é. Melhor do que certos circuitos da atualidade em que a gente pára diante da TV e fica só vendo os carrinhos passarem, sem emoção nenhuma.
    Vamos torcer para que, pelo menos para a Stock Car, ele seja revitalizado nos próximos anos e volte a ter aquele charme de outras eras.
    Abraço a todos.

  11. Mário - Recife disse:

    Capelli, vc não acha esse carro da Ferrari a mais linda já feita pela fábrica italiana?
    É impressionante a harmonia do conjunto, até o vermelho desse carro é mais bonito que o atual da ferrari.
    Saudades dos carros bonitos…

  12. Allan Guimaraes disse:

    Uma prova inesquecível, com a vitória de um carro inovador – não só pela estréia do câmbio eletrônico de 7 marchas como também do próprio carro, um aspirado sem a horrível corcunda que domina o grid até hoje.
    Essa Ferrari está entre as mais lindas de sempre (126C2, 312T3), e foi uma pena ter ganhado a tomada superior por conta da modificação nos tanques ocorridas após Ímola.
    Sobre a vitória, vale lembrar que o leão ganhou a corrida trocando… o volante!

  13. Renzo disse:

    Bela Ferrari de Mansell…. em 1989 já não havia mais turbo mas, mesmo assim, era carro para macho, bem diferente da parafernália atual.

  14. Felipe disse:

    Capelli,
    Tive a sorte de ter ido ao autódromo assistir sua última corrida de fórmula 1… um presente de aniversário antecipado e inesquecível!!!!

  15. Charles disse:

    Como é que o Capelli não lembrava deste GP quando o companheiro dele ia ao pódio? tsc. tsc…

    Mas vou dizer uma coisa. O Berger não teve culpa no acidente. Nem o Patrese. O culpado foi o Senna, que não soube quando frear.

  16. George disse:

    Eu lembro desse GP
    era domingo, meu aniversário!
    e eu injuariado pq só ganhei ovo de pascoa de presente!

  17. Antonio disse:

    Capelli,

    Acabou agora o 1º treino livre no Sportv.
    UUUUUUUUUUUUUUUUUUHHHHÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ…..É bom demais !!!!!!!

    O “cartão de visitas” foi entregue,…. Agora é festejar até próximo treino.

    Rosberg 1º, Nakajima 2º !!!!
    Só posso tá sonhando……

    Abraço.

  18. Paulo Ferreira disse:

    Sim Leonardo, é o Leão, digo Mansell, sim…

  19. Robson Moraes disse:

    Capelli, é verdade que o autódromo de Jacarepaguá está sucateado, jogado às moscas até, vítima do descaso de autoridades incompetentes, desinteressadas e sem compromisso algum com o automobilismo e o que ele realmente significa para o nosso país, mas talvez o termo “falecido” tenha sido um pouco exagerado. Eu diria que o autódromo internacional Nelson Piquet respira com o auxílio de aparelhos, em coma profundo. Ainda tem (e merece) salvação, mesmo que alguns não queiram.

  20. Leonardo Lago disse:

    É o Mansell na foto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>