MENU

25 de abril de 2009 - 9:47Análises

Agora é a vez da Toyota

Foto: Divulgação/Toyota

Foto: Divulgação/Toyota

Na temporada da Fórmula 1 de cabeça para baixo, toda equipe tem direito a seu fim de semana de fama. Começou com a Brawn, dominando Austrália e Malásia. A tendência prosseguiu com a Red Bull, que mandou e desmandou na China. Agora, no Bahrein, é a vez da Toyota.

Os japoneses fizeram valer a vantagem de terem treinado milhares de quilômetros no circuito barenita durante a pré-temporada. Mas, logicamente, nem só isso explica o domínio. Afinal, Ferrari e BMW fizeram o mesmo e deram com os burros n’água.

Jarno Trulli e Timo Glock foram perfeitos e conseguiram uma primeira fila bastante importante. Ainda não se tem os pesos de cada carro para a largada, mas, pelo que se viu na pista, não parece ter sido apenas um showzinho para agradar patrocinador. A Toyota vem forte e tende a vencer a corrida amanhã. Se ocorrer, será a terceira diferente equipe a conquistar sua primeira vitória em 2009. Feito igual só aconteceu até hoje em 1977, quando Wolf, Shadow e Ligier subiram ao alto do pódio pela primeira vez.

Às rapidinhas:

- Atrás das Toyotas, segunda fila dos dois pilotos que despontam como protagonistas da temporada: Sebastian Vettel e Jenson Button. Nenhum dos dois pode ser descartado como possível vencedor, mas ainda levo mais fé em Trulli e Glock.

- Na terceira fila, Lewis Hamilton e Rubens Barrichello. A McLaren vem dando visíveis sinais de melhora – Kovalainen sai em 11º -, enquanto o brasileiro da Brawn não vive um bom final de semana. Pela terceira vez em quatro corridas na temporada, larga atrás do companheiro. Porém, provavelmente está mais pesado, o que pode explicar os dois décimos de diferença no tempo da classificação. Algo bastante aceitável.

- Fernando Alonso e Felipe Massa dividem a quarta fila. O espanhol nitidamente vem tirando leite de pedra com o carro da Renault, enquanto Felipe mostra alguma (pequena) evolução na Ferrari. Talvez a oitava posição no grid seja explicada pelo conhecimento prévio do comportamento deste carro no circuito de Sakhir, o que pode significar finalmente uma corrida nos pontos.

- Entre os companheiros, Kimi Raikkonen sai em décimo com a Ferrari, enquanto o cada vez mais avulso Nelsinho Piquet errou ao sair da pista em sua última volta, ficou em último no Q2 e sai em 15º. Pelo menos passou do Q1, vá lá. Mas não deve mais salvar o emprego.

- Williams com Rosberg em nono e Nakajima em 12º. Sem dúvida é o conjunto mais frágil da turma dos difusores de fundo duplo.

- BMW mal, muito mal. Robert Kubica em 13º, Nick Heidfeld em 14º, fogo no carro durante um reabastecimento do polonês… Se a Ferrari deu cinco passos para trás em 2009, a BMW deu uns quatro.

- Adrian Sutil foi uma grata surpresa do treino, marcando o 16º tempo com a Force India. Porém, atrapalhou Mark Webber em sua última volta rápida no Q1 e provavelmente deve levar um gancho. O piloto da Red Bull ficou apenas em 19º, revoltado.

- Último lugar para Sebastian Bourdais, outro que tem seu emprego ameaçado. Seu companheiro, o novato Buemi, foi 17º.

- Palpite para amanhã: dá Trulli, com Button em segundo e Vettel em terceiro. Se o italiano confirmar a vitória, será a sexta corrida consecutiva com vitória do pole position. Desde o GP da China do ano passado, quem larga na frente vence.

- Domingo, a partir das 8h30, comentários infames ao vivo no blog. “Não perquem….”

GP do Bahrein 2009 - Grid de largada

Comentários do Facebook

comentários

36 comentários

  1. Neto disse:

    Capelli, veja seguinte: no Q1, Piquet Jr fez o décimo terceiro tempo, Alonso fez o décimo quarto e Rosberg o décimo quinto. Então, mesmo que Webber fizesse o tempo melhor do que Piquet Jr, quem não passaria ao Q2 seria o Rosberg. Estou Certo?

  2. Neto disse:

    Luiz Sergio, esqueci de dizer que percentuais e estatistas somente revelam números e não circunstância. Vou dar um exemplo: na temporada de 2008, o atual lider desta temporada(2009) com 31 pontos, Jersom Button, ficou atrás do Angelo piquet na classificação final. O que mudou de um ano para o outro? Mudou as circunstância. Em 2008 tinha pior carro do grid e 2009 tem o melhor. Em 2006 e 2007, o campeão foi o Alonso e agora nem candidato a titulo é. O que mudou? As circunstância. Em 2006 e 2007, ele tinho o melhor carro do grid.

  3. Neto disse:

    Luiz Sergio, Bom dia!!!

    Eu não comparei o vestibular com Corrida de F1. Apenas fiz uma analogia com teste de vestibular. Em ambos os casos, a pessoa tem que esta bem psicologicamente, caso contrario sejam 200 vestibular ou 200 corrida, sem estar bem emocionalmente, vai tomar pau mesmo. Obs. É apenas minha opinião, não estou dizendo que é um verdade.

    Att. Neto

  4. jp disse:

    Foi o que disse o Galvão Bueno no ano passado,quando o piloto corre em uma Force India o piloto não tem tanta pressão,pois o carro não é bom.agora quando o piloto senta no cockpit de uma Ferrari,Maclaren ou Renault a pressão vai em cima por resultados.e aí dá no que tá dando.e isso serve de exemplo para outro piloto Bruno Senna que só sobrenome não faz o piloto ser bom.

  5. valter disse:

    O narrador oficial disse que Rubens estava mais pesado e por isso ficou atrás de Button e o que vemos é o contrario. Piloto é o Vettel que 10,5 Kg mais pesado ficou com a 3ª posição e eu aposto na vitória de Vettel.

  6. Klauss disse:

    Ainda boto mais fé no Vettel, ou numa “zebra” com um piloto melhor.

    Se der Toyota ainda boto mais fé no Glock.

  7. Anderson disse:

    fala capelli, legal de mais o seu blog rapaz,
    duro mesmo ta esses nossos brasucas da formula 1 hein
    visite meu blog tb

    griddavelocidade.zip.net

    abraço

  8. Luiz Sergio disse:

    Neto, se é para comparar com vestibular, Angelo conseguiu ser reprovado em 20 vestibulares.
    Tem uma turma aqui no blog que gostam de percentuais, então:
    Quantas vezes o Angelo não passou da Q1?
    Quantos finais de semana Angelo, não errou?
    Qual é a media de diferença de tempo, entre ele e o Alonso em todas as corridas na Renault?
    Depois analisem para quem gosta dele, se ele não está na categoria errada?
    Nelson pai, ajudou ou mascarou a carreira do Angelo, fazendo todas as equipes que o filho Angelo pilotou até chegar a F1?
    Ultima pergunta, será que o filho Angelo, está pagando com juros e correção monetária as besteiras que o seu pai colocou pela boca, para ferir e manchar as carreiras de tantos pilotos?

  9. Bruno disse:

    PERGUNTE AO CAPELLI: Capelli, comentei acima e vc n deu a mínima. Pois bem. Qual temporada teve no grid mais equipes que venceram algum GP e qual temporada teve menos equipes vencedoras?!

  10. Sérgio disse:

    Duas coisas muito intrigantes:
    1. O Piquetzinho sempre foi bem nas categorias de base, mas agora está tão ridículo que dá até raiva;
    2. Está evidente que o Rubinho é apenas um piloto mediano, mas não consigo deixar de torcer por ele.

  11. Gabriel de Amorim disse:

    Só pra não deixar passar em branco: ontem à noite a TV Globo passou uma chamada pro treino classificatório do GP do Bahrein e, no instante em que o locutor diz “…, os melhores pilotos,…” aparece a imagem da Renault do Nelsinho!!!

    Será que é uma sacanagem ou foi só coincidência, hein?!

    Abraços e boa corrida!!!

  12. alex couri disse:

    não não…ele ja teve o primeiro ano dele para se “acostumar”…

    se não fosse pela grana injetada ele já tava fora !

    aliás esta é a grande merda do mundo do automobilismo, este infeliz vinculo ao mundo dos milionários….

  13. Neto disse:

    Muitos criticam e dizem que Angelo Piquet só estar na F1 porque tem o dinheiro e nome do pai. Então por que Geraldo Piquet, filho mais velho do Nelson piquet, é piloto de caminhão na formula truck? Ele também tem o dinheiro e o nome do pai.
    Alguém pode me responder? Por que ele investir tempo e dinheiro para levar um filho sem capacidade à F1? Minha opinião é que tá acontecendo com o Angelo e o mesmo que acontece com os estudante que sabe todas as materias de cabo a rabo, está bem preparado, mas na hora do vestibular amarela e dar o famoso branco. Esta e minha opinião. não estou dizendo que verdade.

  14. Lucas disse:

    Ei Capelli, sabe dizer se alguém correu com pneu diferente dos outros?
    O Barrichello tinha falado antes que acreditava que alguns carros iriam largar com pneus macios (e a Brawn com pneus duros, pelo que entendi), o que poderia dar uma diferença de tempo entre os carros.

    E esse Rubinho tá uma vergonha mesmo… perdendo direto pro Button… O pior é que não consigo deixar de torcer por ele!

    Acho que a Toyota vence… com Brawn conquistando pódio e possivelmente outro carro também (Hamilton). Vettel é rápido mas ainda é mto inconstante, não boto tanta fé assim nele.

  15. Mario Spelta disse:

    Quem está muito bem na parada é o Vettel, o mais pesado entre os 7 primeiros.
    Imagine se o Kubica não tivesse “tirado” ele da prova na Austrália e em consequência ele não perdesse as dez posições no grid do GP da Malasia.
    Esse alemão é brincadeira, não tem prá ninguém este ano é dele, pode escrever!

  16. Raphael Carvalho disse:

    ————Pilotos————————————Peso (kg)— Combustivel (kg)– Numero de voltas —–% Corrida

    1 – Jarno Trulli (ITA/Toyota) ————————— 648,5————43,5—————16,73————-29,35
    2 – Timo Glock (ALE/Toyota) ————————— 643—————38—————14,62————–25,64
    3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) —————– 659—————54—————20,77————-36,44
    4 – Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) ————— 652,5 ————47,5————–18,27————-32,05
    5 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) ———— 652,5 ————47,5————–18,27————-32,05
    6 – Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) ———– 649 ————–44—————-16,92————-29,69
    7 – Fernando Alonso (ESP/Renault) ——————— 650 ————–45—————–17,31————30,36
    8 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) ————————–664,5————59,5—————22,88————-40,15
    9 – Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) —————- 670,5 ———– 65,5—————25,19————-44,20
    10 – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) ———————– 671,5 ————66,5—————25,58————-44,87
    11 – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes———- 678,5————-73,5————–28,27————–49,60
    12 – Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) ————-680,9———— 75,9————–29,19—————51,21
    13 – Robert Kubica (POL/BMW Sauber) —————– 698,6 ————93,6————–36,00—————63,16
    14 – Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) —————— 693,6————-88,6————–34,08—————59,78
    15 – Nelsinho Piquet (BRA/Renault) ——————— 677,6————-72,6—————27,92————-48,99
    16 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) —————- 678,5————-73,5—————28,27————-49,60
    17 – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Mercedes) —- 652—————-47—————18,08————–31,71
    18 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) —————— 656—————-51—————19,62————- 34,41
    19 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) ———– 679—————-74—————28,46————-49,93
    20 – Sebastien Bourdais (FRA/STR-Ferrari) ————–667,5————62,5—————-24,04————-42,17

  17. Tatu disse:

    Parece que a Brawn não vence amanhã, talvez consiga um 3 lugar na minha opinião.
    Essa diluição do campeonato, se persistir, pode dar uma sobre vida para alguns aí

  18. sparky disse:

    Olá! Não acredito que a Toyota consiga sua primeira vitória na F1 neste fim de semana. A equipe evoluiu muito e já merece seu primeiro triunfo na categoria, mas creio que os candidatos a vitória amanhã estão largando na segunda fila: Vettel e Button. A largada vai ser interessante, pois a primeira curva é bem fechada, e estas asas dianteiras tão grandes… vai sobrar carro e faltar pista. Espero outra corrida emocionante amanhã.

  19. WTF disse:

    Barrichello não t´mais pesado não cappeli, ele é ruim mesmo. Ao contrário do que ele alega schummacher o ajudava.

    E vcs ficam falando de mais pesado, a diferença de peso dos dois sempre foi de 2 ou 3 kg a mais pro barrichello, isso não é nada. Se for assim o trulli é fodástico porque está 5,5kg mais pesado q o glock, com problemas de freio, e ainda empurrou 3 décimos no companheiro.

    Barrichello me iludiu até a segunda corrida, mas agora não ilude mais, sempre foi e sempre será mediano, e falastrão demais, promete não cumpre e ainda fica arrumando desculpas. Tá difícil torcer pra Brasileiro na F1. Lamentável

  20. Luiz Sergio disse:

    Penso que o Angelo Piquet, está na categoria errada, o Nelson Pai poderia bancar uma equipe na Formula IndY, lá não é tão importante largar na frente.
    Na sua entrevista, ele falou que errou porque estava no limite na Q2, penso que todos os pilotos andam no limite, principalmente na Q2.

    Estou gostando de saber os pesos que cada carro está na Q3, agora podemos saber se o piloto foi mais rápido, porque o carro estava mais leve ou tam mais braço.

  21. Jonas disse:

    Mas Alex, é que se for falar do Piquetzinho é sacanagem… não dá pra fazer nenhum elogio que seja… a não ser a grande cara de pau dele de ainda estar correndo e não ter pedido demissão.

  22. alex couri disse:

    pois é…acho q o capelli é amigo dos piquet…fica falando q o alonso ta tirando leite de pedra e não fala nada no nelsinho…pois se for pra falar….

  23. Jobson disse:

    Não sei se é culpa do Bourdais ou da Toro Rosso, o francês é um dos pilotos que menos anda nos treinos. No Q1 ele entrou logo no começo e só voltou no finalzinho do treino com muitos carros na pista, enquanto o Buemi dá mais voltas e quando há menos carros na pista. Assim não tem jeito, dificilmente chegará ao Q2 ou Q3 e continuará tomado tempo do Buemi pelo resto da temporada! Acho que a Toyota tem uma grande oportunidade de vencer a primeira amanhã! Quanto ao Raikkonen, a Ferrari vacilou e o deixou sem os pneus super macios novos para tentar melhorar alguma coisa!

  24. Filipe disse:

    Não só isso João, mas o Massa só foi mais rapido na Q3 onde o Kimi treinou de pneus usados porque a equipe errou nas contas e deixou ele sem nenhum jogo novo de supersofts. A Ferrari aparentemente é incapaz de passar um fim de semana inteiro sem fazer alguma merda, o equivalente finlandês do Galvão deve estar amaldiçoando eles até agora.

  25. valter disse:

    A Toyota vem apresentando melhoras a cada etapa e chegou a hora de uma vitória, porém deve-se levar as estratégias em conta, quero ver o peso de cada e ai sim podemos ter uma noção do que vai ser a corrida, uma nocão apenas já que a F1 de hoje virou uma caixa de surpresas.

  26. Victor disse:

    Para vai Capelli.

    A ‘Reno’ não é mais nenhuma carroça não para ficar puxando o saco do Alonso falando que ele fica tirando leite de pedra todo santo minuto.

    Enche o saco essas coisas.

  27. Seu Mário disse:

    Glorioso Capelli…faltou dar seu parecer sobre o Nelsinho, afinal, ele passou para o Q2. Hoje tem champagne.
    Agora é partir para o Q3, e quem sabe na próxima temporada conseguir chegar nos pontos…rsrsrs

  28. João disse:

    Luiz G, isso tudo é dor de cotovelo pelo Kimi ter sido mais rápido que o Massa nas 2 sessões de qualificação?? e nem precisar de ter feito uma 2ª volta na Q2?? Uma coisa é certa, Kimi foi campeão, enquanto que o máximo que Massa conseguiu foi ser aspirante a..

  29. murilo disse:

    fala capelli beleza ?? eu to achando que vai dar Toyota amanhã dificilmente alguém tira, só se eles quebrarem ou errarem, gostaria que fosse uma dobradinha, mas acho que vai ser dificil, gostaria tambem que acontecesse a 100ª vitória Brasileira na F1, mas infelizmente acho que os pilotos não estão em boas condições pra isso. bom é isso ae…

    ah vou adicionar você la no meu blog beleza ??

    abração e bora torcer amanhã ^^

  30. Gustavo disse:

    Pôxa, dexa o Vettel ganhar. Assim ele vai ter 3 pódiums, 3 primeiros lugares.
    Ia ser engraçado pelo menos, e eu gosto do alemãozinho. Menos de 1 ano mais velho que eu, ainda por cima!

    E quanto ao campeonato em geral, tá tudo muito bom. Brawn, Toyota, Red Bull… Agora é esperar o povo fazer seu difusor e melhorar o KERS que deve tudo ficar ainda mais embolado. Tem coisa mais gostosa que isso pro campeonato?

  31. Luiz G disse:

    Cada vez mais, acho que Raikkonen não merece a alcunha de “campeão”. Depois que ele levou o título, não fez mais nada. Massa ou Alonso deviam ter ganho o título de 2007.

    Ô finlandês apagado….

  32. Bruno disse:

    Se a Toyota vencer, só restará a Force India como equipe que nunca venceu. OLHA SÓ QUE D+!!!

  33. Jonas disse:

    Eu estou achando o máximo esse negócio de cada final de semana uma equipe diferente dominar… me lembra muito a antiga Formula Cart, que era emocionante em todas as corridas… Meu palpite é que a Toyota ganha, mas sou mais Glock. Gosto do alemão e torço por ele. No mais, torço para que Alonso e Vettel fechem o podium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>