MENU

17 de abril de 2009 - 13:22Curiosidades, Estatísticas, História

Curiosidades do GP da China

Foto: Divulgação/MotoGP

Foto: Divulgação/MotoGP

Neste domingo acontece a sexta edição do GP da China de Fórmula 1. E, como já está virando hábito, um rápido levantamento de curiosidades acerca da corrida.

* O GP da China estreou no calendário em 2004, sendo sempre disputado no autódromo de Xangai;

* Em cinco edições até aqui, nunca um piloto conseguiu repetir vitória. Cinco diferentes subiram ao alto do pódio uma vez: Rubens Barrichello, Fernando Alonso, Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton;

* Entre as equipes, domínio da Ferrari: três vitórias, contra uma da Renault e uma da McLaren;

* A corrida chinesa de 2007 ficou marcada pela besteira antológica de Lewis Hamilton, que desgastou seus pneus intermediários na pista seca até não aguentar mais e jogou o título mundial no lixo ao ficar atolado na caixa de brita da entrada dos boxes;

* Rubens Barrichello não vence na Fórmula 1 desde 2004. Sua última vitória aconteceu justamente na China;

* A Ferrari só marcou pole position na China uma vez, na corrida de 2004, com Rubens Barrichello. De lá para cá, duas poles da Renault (Fernando Alonso) e duas da McLaren (Lewis Hamilton);

* Pela primeira vez a corrida em Xangai acontece no começo de um campeonato. Normalmente agendada para o terço final do ano, o GP da China inclusive encerrou a temporada de 2005.

Comentários do Facebook

comentários

13 comentários

  1. Arthur Simões disse:

    Capelli!!!

    Repara só no novo difusor da Renault. (http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=122832)

    Seilá,mas parece ter uma configuração bem diferente dos difusores da Brawn,Williams,Toyota e até do “provisório” da McLaren (http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=122832).

    Será que o carro da equipe francesa ficou bom mesmo com esse difusor diferente?
    Ou Alonso só está muito leve mesmo?

    Abraços!!

  2. Augusto Lage disse:

    Muita paixão e pouco senso. A diferença de peso do Vettel, Alonso e Webber para as Brawn é muito grande. Logo descontadas as diferenças, a Brawn ainda é 0,7s mais rápida que a RBR. Não vamos nem falar do Alonso porque seria ridículo, a Renault não é páreo e vai ficar pelo caminho.
    O Rubens em suas vitórias na F1 largou em 18º, 4º e 1º. Logo estatisticamente tem grandes chances de ganhar largando em 4º. Uma boa largada, aliada à estratégia e ao desempenho do carro deixarão o Rubens e o Button na frente no máximo na primeira rodada de pits.
    Analisando os desempenhos até aqui e considerando que palpites são meramente palpites…
    Rubens, Button, Trulli, Glock,Webber,Rosberg, Massa e Nelson.
    Ah! antes que me crucifiquem, o Massa e Nelson estão aí por torcida mesmo! Sempre torço pelo Brasil e pelos brasileiros em qq situação. Mas isto não significa que sou idiota, sei muito bem das limitações e habilidades de cada piloto e seus adversários. Simplesmente como brasileiro patriota que sou, deixo de apontar o óbvio, em lugar de Vettel, Alonso, Kimi, Hamilton e porque não Sutil (que fez um treino muito acima do eperado e vem se destacando em todas as corridas este ano), dei uma patriotada e apostei em Massa e Piquet.
    Infelizmente tem muito marmanjo torcendo contra o Piquet, contra o Rubens e outros brasileiros que passaram pela F1. Será que já pararam para pensar q as equipes estão dividas em duas classes, conforme o carisma dos seus pilotos e a vontade dos dirigentes. Explico: A McLaren de Hamilton e Alonso tinham o mesmo desempenho? Ou o Alonso tinha que tirar leite das pedras para andar ao menos junto? Alguém aí acha o Hamilton melhor que o Alonso? Outra: a Ferrari de Schumacher x Rubens, os carros eram iguais? Veja como a Ferrari mudou em relação ao Massa x Kimi, era uma no iníco com o Kimi muito superior, mas de tanto erro ou azar, alteraram o carro do Felipe e aí? O Felipe vem sendo melhor que o Kimi. Alguém já leu uma entrevista com o Luis Pereira Bueno (Vocês conhecem? Um dos maiores pilotos do Brasil) sobre o acerto do carro da Surtees com que ele andou num GP do Brasil nos anos 70? Pois é ele pedia um acerto os caras enrolavam e não faziam, ele reclamou da suspensão e se não fosse o Pace dar uma volta com o carro e determinar que ela estava montada com um triangulo invertido, não teriam alterado. Em fim uma equipe pode favorecer sim um piloto, com pequenas alterações no acerto de aerofólios ou suspensão o carro fica mais lento e créu!
    Aí vai do carisma, do conhecimento mecânico, do relacionamento com a equipe, com a grana que leva… Voltando ao assunto da Surtees com o Luisinho, já pensaram se um piloto desconhecido, mas profundo conhecedor de Interlagos, desse o show?
    Eu prefiro a F1 com um monte de brasileiros do q sem eles. É mais dificil para nós chegarmos lá. Só com muito talento, pois grana de patrocínio que é bom, nóis num réve!
    Abraços a todos,
    Augusto Lage – Parnaíba – PI

  3. MFV disse:

    Capelli, já viu o jogo de cartas da red bull:
    http://www.jokerinthepaddock.com/
    muito bom

  4. Cassius Clay Regazonni disse:

    Bom, não é para me gabar (já me gabando…rs…), mas se vocês pegarem o que eu ando escrevendo por aí vão saber que eu poderia estar na China com uma grande placa escrito: EU JÁ SABIA!!!!

    Sou Vettel desde de pequenininho (porém ainda acho Button o principal favorito).

    GO VETTEL!!!! GO!!!

  5. Fatos e curiosidades do GP da China: http://migre.me/xnK #f1

  6. Eduardo Casola Filho disse:

    Mudando de assunto. A justiça americana decidiu pela inocência do Hélio Castroneves, no caso da sonegação, lá nos EUA.

    http://msn.lancenet.com.br/motor/noticias/09-04-17/529548.stm?automobilismo-helio-castroneves-e-absolvido-e-esta-livre-para-correr

  7. Ingryd Lamas disse:

    Barrichello bem podia espantar a urucubaca e dar um jeito de ganhar
    vale lembrar que o proprio massa nas duas priemeiras corridas do ultimo ano, nem pontuar pontuou, e quase foi campeão…
    Não que Barrichello vá ser vice ou campeão, mas é só que ele nao está morto, duas corridas é muito pouco pra decidir campeonato como tem gente fazendo por ai…

  8. Onyas disse:

    Também top 8 e brasileiros:

    1. Button
    2. Trulli
    3. Barrichello
    4. Vettel
    5. Glock
    6. Massa
    7. Alonso
    8. Kubica

    13. Piquet

  9. Tiago Viegas disse:

    Apostando o top 8 e brasileiros:

    1. Button
    2. Webber
    3. Barrichello
    4. Vettel
    5. Trulli
    6. Rosberg
    7. Glock
    8. Raikkonen

    12. Massa
    17. Piquet

  10. Athos disse:

    Chutando o top 6 do grid:

    1) Barrichello
    2) Button
    3) Trulli
    4) Rosberg
    5) Weber
    6) Vettel

  11. Button leva novamente? Hamilton e seu difusor meia boca volta para a disputa? Barrichello consegue a primeira vitória após 5 anos? Pq o céu é azul? De onde viemos? Para onde vamos?

    Ó dúvidas cruéis.

  12. Hugo Becker disse:

    Se é estranho para os que apenas acompanham a Fórmula-1, deve ser ainda mais estranho para os pilotos estar na China em Outubro, em uma quase-decisão de campeonato, e retornar ao circuito agora em Abril, no início do campeonato seguinte.

    A verdade é que o traçado de Xangai promete grandes corridas desde 2004, mas até agora não houve nenhuma corrida empolgante por lá. Espero que a história mude este ano.

  13. Ricardo Carlini Sperandio disse:

    go Rubens go!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>