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9 de abril de 2009 - 22:50Curiosidades, Estatísticas, História

Pintou o favorito?

Foto: Divulgação/Brawn

Foto: Divulgação/Brawn

Com duas vitórias nas duas primeiras corridas da temporada, Jenson Button lidera o campeonato mundial de pilotos, a bordo da surpreendente Brawn Mercedes. E se uma escrita histórica for levada em consideração, ignorando as circunstâncias, o britânico desponta como favorito ao título de 2009.

Em todos os campeonatos realizados de 1950 a 2008, em 16 ocasiões um mesmo piloto ganhou as duas primeiras etapas da temporada. E em apenas quatro delas este mesmo piloto não terminou o ano como campeão. A última vez em que o vencedor inicial não levou o caneco foi há 27 anos, em 1982, quando Alain Prost despontou com a Renault, mas não conseguiu pontuar nas sete corridas seguintes e terminou o ano apenas em quarto lugar.

Confira abaixo quem venceu as duas primeiras provas até hoje. Entre parêntesis, sua classificação final no campeonato.

1953 - Alberto Ascari (1º) *
1954 - Juan Manuel Fangio (1º) *
1957 - Juan Manuel Fangio (1º)
1969 - Jackie Stewart (1º)
1973 - Emerson Fittipaldi (2º)
1976 - Niki Lauda (2º)
1979 - Jacques Laffite (4º)
1982 - Alain Prost (4º)
1991 - Ayrton Senna (1º)
1992 - Nigel Mansell (1º)
1994 - Michael Schumacher (1º)
1996 - Damon Hill (1º)
1998 - Mika Hakkinen (1º)
2000 - Michael Schumacher (1º)
2001 - Michael Schumacher (1º)
2004 - Michael Schumacher (1º)
2009 - Jenson Button (?)

* Em 1953 e 1954, o GP de Indianápolis foi a segunda etapa da temporada, mas nenhum dos pilotos que disputavam regularmente o campeonato participavam da corrida. Assim, foram consideradas a primeira e terceira provas.

Comentários do Facebook

comentários

33 comentários

  1. Ridson disse:

    fim do chororô e a gangue do difusor venceu =D

  2. PORQUE O GENIO ROSS BRAWN DESISTIU DO BICHADO CARRO DA HONDA E COMEÇOU ESTE NOVO DO BUTTON?
    E O BARRICHELLO NA MINHA OPINIÃO JÁ DANÇOU NA MÃO DO ROOS BRAW POR NÃO ESTAR NA FRENTE DO BUTTON. COM ELE TUDO SEMPRE DÁ ERRADO. É A SUA ABSURDA FALTA DE SORTE NÃO FEZ DELE UM CAMPEÃO NA FÓRMULA 1.
    O QUE O BUTTON FEZ NA HONDA? UMA VITÓRIA NA SORTE, E EM 2008 PERDEU EM PONTOS E EM ESTRATÉGIA PARA O BARRICHELLO. TEVE ALGUMA EQUIPE QUERENDO OS SERVIÇOS DESTE PROVÁVEL CAMPEÃO DE 2009?
    O MASSA PRECISA SER MAIS CONSISTENTE PRA SER UM CAMPEÃO DA F1. CARRO PRA ISSO ELE TEM. SÓ FALTA ELE MOSTRAR ISSO NA PISTA E PARA DE SE DESCULPAR TANTO, DIZENDO QUE NÃO TEM SORTE EM ALGUMAS PISTAS.
    QUANTO AO PIQUET, O CARRO DELE É SEMPRE O MAIS PESADO NOS GPS,E DESDE O ANO PASSADO, QUE ISTO ACONTECE. ALÉM DE QUE O CARRO SER INFERIOR AO DO ALONSO. É MUITA COBRANÇA, GENTE!
    A FERRARI NÃO ESTÁ RUIM, RUIM É AS DECISÕES ABSURDAS QUE O DomDOMENICALLI ENCONTRA PRA ATRAPALHAR OS SEUS PILOTOS.
    NÃO ACHO QUE SCHUMACHER TERIA DADO A DICA DE COLOCAR PNEUS DE CHUVA INTENSA NUMA PISTA SECA. AÍ JÁ É DEMAIS!
    DA PRÓXIMA ESCREVEREI NORMAL. VALEU CAPELLI!

  3. jp disse:

    É na minha opiniâo,se o Rubens na próxima corrida não começar a incomodar o Button vai ficar difícil para ele ou qualquer um, porque quando o cara vê que tem um bom carro,ele vai dar tudo de si.e pelo que se viu o inglês esta motivado.e o próprio Massa já admite que Brawn está quase um segundo mais rápido que a Ferrari.mas o que pega na Brawn é o orçamento.

  4. RODRIGO disse:

    Se não banirem o difusor, o campeão sai entr os pilotos da Brawn e da Toyota, não tenho dúvida. Não há como a Ferrari, e muito menos a McMentirosa reagirem.
    Pra mim, Button e Barrichello são os candidatos ao título, sim.

  5. Júlio disse:

    Sem dúvida Button é favorito ao título este ano, mas não só ele…

    Além dele, a Toyota e a Red Bull estão muito bem, ficando Trulli, Glock e Vettel também como favoritos. Ferrari, BMW e McLaren logo estarão com carros competitivos também.

    O momento é bom para a Brawn e para Button, e é interessante investir nele a partir de agora, deixe o Rubens fazer o que saber melhor, ser escudeiro!!

  6. Tuta disse:

    Cap, eu gostaria muito que eles tivessem fôlego para todo o ano, mas não sei…

  7. Ridson disse:

    não acho que seja tão-somente por button estar desmotivado. de fato, ele ficou limitado pelo carro, mas rubens ano passado matou a pau. aliás, é o que ele mais sabe fazer. dirigir muito bem qdo o carro é muito ruim. é só lembrar de 93, 97.94 e 99 ele tinha carros em um certo estado de desenvolvimento dos motores e em ambos os anos os carros tinham altos e baixos.
    93 o carro era até rápido, mas raramente confiável. e ainda rubens foi o único que ficou em uma sequencia alucinada de troca de companheiros de equipe ao longo da temporada.até capelli foi nesse meio.
    97 era um carro nascendo, ou seja: não confiável, não instável. e aí ele fez aquela única corrida mágica em mônaco.
    99 muitos dizem que ele perdeu p/ herbert, pois o britânico foi o único a vencer uma corrida. o que é uma grande piada: a vitória caiu no colo do herbert, foi uma corrida daquelas de se rir o tempo todo. o resto do ano rubens deu lavadas grandes.

    e é verdade o que vc diz em relação ao schumacher. ele se utilizava dos acertos do rubens p; correr, muitas vezes usando o carro dele p/ correr qdo não tinha mais tempo de reajustar.fato conhecidíssimo no paddock. claro que rubens tb se beneficiava dos acertos no carro do alemâo, mas nunca que ele iria receber deste o carro mais ajustado.

    em suma, não é tão simples p/ uma equipe decidir correr por um e esquecer o outro. traz implicações perigosas p/ a equipe e só deve ser usada qdo só um está no páreo do campeonato ( oq não é o caso), ou isso tá bem explícito no contrato.

  8. João disse:

    Olá Capelli Blza

    tudo bem

    Inaugurei um blog essa semana

    http://joaof1.blogspot.com/

    Admiro muito seu trabalho, dá uma olhadinha lá.

    Abraços

  9. Seu Mário disse:

    Ridson, vc está certo, após a China faltarão 14 provas. Grato.

    Pela performance apresentada por Button nessas últimas duas corridas, posso dizer com clareza que em 2008 ele estava extremamente desmotivado, o que levou Rubens a apresentar um performance melhor.

    Outra coisa, por diversas vezes, Schumacher se valeu dos acertos de Rubens para correr.

  10. sparky disse:

    Barrichello 300? Pra quê?????????????????? HUAHUAHUAHUAHUAHUA

  11. Ridson disse:

    4. o rendimento de barrichello X button é uma oscilação total. 2006 button atropelou, mas em 2007 era lá e cá, com button marcando pontos e ao mesmo tempo no geral barrichello chegava na frente. 2008 rubens mostra o seu cômico talento de andar bem demais em carros ruins, trucidando o button. não é à toa que muita gente não compreendeu o fato da honda e dos possiveis compradores garantirem button e não barrichello -inclusive eu. e como há essa oscilação, mesmo com o desempenho fantástico do botão, o barrica pode surpreender.e ross sabe disso melhor que ninguém.

    por enquanto, button largou melhor na austráçia e rubens deu a engasgada que levou a ele, na corrida seguinte, a trocar o câmbio, o que atrapalhou seus resultados tb. na china, ele tem que se superar. usar o mesmo tanto de combustível que button e fazer a pole, já p/ ganhar mais confiança. não reclamar do que todos viram: se o câmbio errou, se o carro saía de frente ou de traseira, que seja. não reclamar, não por a culpa em ninguém. a equipe não gosta muito disso. continuar a apontar as falhas com perspectiva de melhora- isso é o que ele tem que fazer.

    button é esperto: ganhou e rasgou elogios à equipe e ao chefe. com um triunfo na china, fazer o mesmo. crescer, amadurecer como piloto. intimidar o companheiro de equipe, mostrar que é de fato o zumbi que renasceu e vai devorar tudo com apetite de leão, como nas charges do mantovani.

    é o que se espera dele,embora seja difícil que ele faça. se não fizer em breve, vá p/ casa ou termine nos exatos 300 gps, no próximo ano.

  12. Ridson disse:

    não..o campeonato tem 17 corridas, o que leva a crer que no pós-china restarão 14.
    acho cedo o ross privilegiar o button por algumas razões pouco levantadas, mas vou começar pela levantada no post anterior
    1. o que mais importa é o de construtores. ter os dois pilotos na ponta é fundamental e todos sabemos que quando uma equipe privilegia um, ela condena o outro a maus resultados. exemplo-mor é o da ferrari na época de schumacher. rubens tinha os equipamentos inferiores e os acertos inferiores se fosse necessário. não era sempre, obviamente, e isso não explica tão-somente a superioridade no alemão, mas ajuda a pensar. e isso fazia com que rubens ficasse atrás dos maclaren e williams algumas vezes.
    2. isso seria um chute no saco nas relações internas na equipe, já que rubens vivia reclamando disso na ex-equipe de ross. pilotos descontentes podem gerar duas reações bem adversas: raiva que leva à superação (piquet em 87,prost em 89,alonso em 2007) ou ao desânimo total (todo o resto). e isso claramente poe em risco o campeonato de pilotos e construtores.
    3. isso tb seria um chute no saco nas relações externas, na publicidade: as pessoas não gostam de equipes que elegem pilotos principais tão descaradamente.

  13. Ridson disse:

    não..o campeonato tem 17 corridas, o que leva a crer que no pós-china restarão 14.
    acho cedo o ross privilegiar o button por algumas razões pouco levantadas, mas vou começar pela levantada no post anterior
    1. o que mais importa é o de construtores. ter os dois pilotos na ponta é fundamental e todos sabemos que quando uma equipe privilegia um, ela condena o outro a maus resultados. exemplo-mor é o da ferrari na época de schumacher. rubens tinha os equipamentos inferiores e os acertos inferiores se fosse necessário. não era sempre, obviamente, e isso não explica tão-somente a superioridade no alemão, mas ajuda a pensar. e isso fazia com que rubens ficasse atrás dos maclaren e williams algumas vezes.
    2. isso seria um chute no saco nas relações internas na equipe, já que rubens vivia reclamando disso na ex-equipe de ross. pilotos descontentes podem gerar duas reações bem adversas: raiva que leva à superação (piquet em 87,prost em 89,alonso em 2007) ou ao desânimo total (todo o resto). e isso claramente poe em risco o campeonato de pilotos e construtores.
    3. isso tb seria um chute no saco nas relações externas, na publicidade: as pessoas não gostam de equipes que elegem pilotos principais tão descaradamente.
    4. o rendimento de barrichello X button é uma oscilação total. 2006 button atropelou, mas em 2007 era lá e cá, com button marcando pontos e ao mesmo tempo no geral barrichello chegava na frente. 2008 rubens mostra o seu cômico talento de andar bem demais em carros ruins, trucidando o button. não é à toa que muita gente não compreendeu o fato da honda e dos possiveis compradores garantirem button e não barrichello -inclusive eu. e como há essa oscilação, mesmo com o desempenho fantástico do botão, o barrica pode surpreender.e ross sabe disso melhor que ninguém.

    por enquanto, button largou melhor na austráçia e rubens deu a engasgada que levou a ele, na corrida seguinte, a trocar o câmbio, o que atrapalhou seus resultados tb. na china, ele tem que se superar. usar o mesmo tanto de combustível que button e fazer a pole, já p/ ganhar mais confiança. não reclamar do que todos viram: se o câmbio errou, se o carro saía de frente ou de traseira, que seja. não reclamar, não por a culpa em ninguém. a equipe não gosta muito disso. continuar a apontar as falhas com perspectiva de melhora- isso é o que ele tem que fazer.

    button é esperto: ganhou e rasgou elogios à equipe e ao chefe. com um triunfo na china, fazer o mesmo. crescer, amadurecer como piloto. intimidar o companheiro de equipe, mostrar que é de fato o zumbi que renasceu e vai devorar tudo com apetite de leão, como nas charges do mantovani.

    é o que se espera dele,embora seja difícil que ele faça. se não fizer em breve, vá p/ casa ou termine nos exatos 300 gps, no próximo ano.

  14. Seu Mário disse:

    Mesmo que Button vença na China, ainda sim, acho pouco provável que a equipe o favoreça neste começo de campeonato. Pode até ser que mais pro fim, se precisar, eles o façam, mas, nesse instante, o que vale é ver os dois pilotos acabando a corrida na ponta, para que aconteça o que mais interessa a Ross Brawn como Chefe de Equipe, vencer o Mundial de Construtores. Além do que, após a China, ainda faltarão 15 corridas para o fim do campeonato e muita coisa ainda há de acontecer.

  15. Eduardo Casola Filho disse:

    Capelli, saindo um pouco do assunto, e retornando ao assunto sobre a “corrida rural” da Rede Globo, vi ontem no Canal Rural, tava tendo um leilão de gado organizado pelo “grande” Galvão Bueno, onde antes do início do leilão, ele deu uma entrevista para a reporter da emissora, onde ele falava sobre a qualidade do gado, parecendo como se estivesse comentando sobre a expectativa de um jogo ou de uma corrida. Só faltou um “Haja Coração!” hehehe…

    Agora voltando ao tópico, acho que o GP da China é a última chance do Rubinho de ganhar o campeonato, tá certo que é cedo, mas se o Button ganhar de novo, acabou.

  16. Antonio M C Ribeiro disse:

    Pintou outro chute no escuro,,,,
    duas provas e isso ,,,,
    Gosto de suas tiradas, mas ainda é cedo para tanto.
    Outra coisa jovem ..
    Meu palpite para GP da China é o Rubens
    Grato
    Antonio

    • Capelli disse:

      Antonio, leia melhor o parágrafo…

      “E se uma escrita histórica for levada em consideração, ignorando as circunstâncias, o britânico desponta como favorito ao título de 2009.”

  17. Luiz G disse:

    Frank, se o Button vencer a próxima corrida, é fim de campeonato para o Barrichello. O Ross Brawn seria muito burro de ter um piloto que ganha 3 corridas seguidas e não privilegiá-lo.

    A Brawn tem um campeonato pra vencer e não pode esperar o Barrichello se adaptar ao carro no tempo que precisar. Barrichello tem que acelerar até morte na próxima corrida.

    Boa sorte pra ele.

  18. FELIPE GUIMARAES disse:

    imagina só se usassem o criterio de medalhas…

  19. KBK disse:

    Button favorito, independente de nacionalidade.
    É claro que depende da evolução do carro e dos concorrentes durante toda temporada. Mas se o Button continuar andando assim, só se alguma equipe evoluir muito.
    Em 2007 e 2008 McLaren e Ferrari (assim como seus pilotos) abusaram dos erros. Button com a Brawn está dando uma lição nos moleques Hamilton, Massa e Raikkonen.

  20. sparky disse:

    O Button é um bom piloto. Não é um gênio, mas tem competência, pois tem o melhor carro (por enquanto) e está mostrando que pode sim ser campeão, dominando as duas primeiras provas da temporada. Já o Barrichello… eu não estou querendo pegar no pé dele (de novo), mas nestes últimos anos… Desde sua estréia na Honda em 2006 ele vem (não digo perdendo, mas…) com desempenho inferior ao Button. Por exemplo, quem conseguiu a única vitória da Honda em 2006?
    Quem ficou sem marcar pontos em 2007? (sem comentários…). Em 2008 pelo menos, foi melhor, bem melhor. Agora, 2009, com o melhor carro, depende da batida de dois pilotos para chegar em segundo e na corrida seguinte, escapa sozinho na pista molhada e perde algumas posições que havia conseguido (detalhe que todo mundo enche a bola do Barrichello em pista molhada, Galvão Bueno que o diga!!!!), chega em quinto e acha ruim que vai receber só a metade do bônus salarial por que recebeu só metade dos pontos (sem comentários de novo…).
    Acho que o Button é sim um forte candidato ao título deste ano. O Barrichello só vai andar melhor que o Button quando a Brawn GP já não tiver mais o melhor carro, penando nas últimas posições. Aí sim, o Barrichello arrebenta!!!!!!!!!

  21. Cassius Clay Regazonni disse:

    Acho muito cedo para dizer que Button é o favorito, ainda tem muita água para rolar embaixo da ponte.

    A única certeza que eu tenho (absoluta, inconstestável) é que o Rubinho TurtleChello não será campeão, de resto, tudo pode acontecer.

  22. Ylan Marcel disse:

    Também acho que Rubens pode superar Button, mas o inglês, num bom carro, fica motivado e é difícil de ser alcançado.

  23. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Não acredito em coincidências. Acredito em trabalho. Se o Rubinho se esforçar mais um pouco, logo vai bater o Button. Piloto ele é e já provou isso, mas falta acertar o pé na classificação que logo vai despontar. Agora, a Maclaren a a Ferrari reagir e bater a Brawn, é um pouco cedo para definir isso. O Ico disse em seu blog que o Adrian Newey (um dos maiorees genios da era moderna de projetos da Formula 1), ficou um pouco de tempo observando o carro do Barichello. Só que ele não parou diante do difusor, e sim da suspensão dianteira do carro. Pode indício de que o difusor seja uma mera ajuda a performance dos carros da Brawn GP.
    É só esperar pra saber o resultado do julgamento do caso “difusor 2009″. Se o “problema” não forem os difusores, aí babou para as outras equipes. Acredito e muito no trabalho de um gênio chamado Ross Brawn, que não chamaria Barrichello e Button a toa, para por em risco o seu projeto. São dois pilotos super competentes e ele, Roiss Brawn, os conhece muito bem.

    Abraço a todos.

  24. Frank disse:

    Por nove vezes um mesmo piloto venceu 3 ou mais corridas seguidas no início do campeonato. Nas nove, esse piloto foi campeão… Será que a escrita continua?

  25. Luiz Sergio disse:

    Pelo que mostrou na pista, ele tem talento, como o proprio Rubinho mostrou que tem, só falta a sorte ou sorte de campeão, pois uma equipe tão nova, não vai poder ter dois pilotos nessa disputa.
    A proxima etapa vai ser importante, não podemos esquecer que a Ferrari só perdeu o título no ano passado, pela disputa interna.

  26. Timberwolve disse:

    Mas tem diferenças importantes nesse campeonato. Primeiro a distância menor da pontuação do primeiro para segundo devido a regra de pontuação. Em 2004 já era assim, mas só tinha a Ferrari no campeonato praticamente, oq eu não acredito que vai ser em 2009 com a Brawn. E a segunda vitória do Button em pts é uma meia vitória. Desses que venceram as duas primeiras corridas certamente ele é oq tem após a segunda corrida a menor vantagem sobre o segundo colocado. Não é uma grande vantagem em pts para o restante logo de cara, a pressão sobre os outros é menor do que nesses outros campeonatos.

  27. Seu Mário disse:

    Não sei não, aos poucos equipes como Toyota, Willians e Red Bull se aproximam da Brawn. Via uma vantagem maior na Austrália que me parece não ser mais tão assim. O próprio Nico chegou a andar na 1ª posição um bom tempo na Malásia. Sem falar nas equipes de Kubica, Massa, Alonso e Hamilton, que caladas, preparam seus difusores. Ou seja, muita coisa ainda está por vir.

    Outro fator agravante para a evolução constante da BrawnGP é o fator grana. Que sobra para as outras.

    Talvez tudo o que vive hoje a Brawn seja mais “um sonho em uma noite de verão”.

  28. Sidewinder disse:

    Também concordo com a opinião do Luiz G, pois ainda tem o fato de ser um piloto inglês, num time inglês de proprietário idem. E os ingleses são muito orgulhosos e vão fazer de tudo para que button ganhe o título.

  29. Goncalo disse:

    Concordo com vc Luiz, agora penso que quer a Ferrari quer a McLaren vao reagir rapidamente, e ai o Button nao vai ter mais chance.

    É aproveitar agora para amealhar pontos.

    É um bom piloto , mas nao é nenhum fora de serie.

  30. Luiz G disse:

    Esta é uma curiosidade interessante, mas não creio que seja um tabu. Em 58 campeonatos, 16 começaram de uma forma, na qual, só 4 terminaram de outra….é muito vago…

    Acho que Button é o favorito, pois a Brawn (se não houver cartolada) vai se manter na frente e Barrichello, parece que não faz frente ao inglês. Não digo isso por Buttonter vencido as duas corrias, mas é que Barrichello nem o incomodou. Não esteve nem perto da vitória.

    Button pode ser um bom piloto, mas não sei se já merece um caneco de campeão.

  31. Gustavo Pereira disse:

    É, Capelli… e se não me engano, o número do Button, o 22 foi o mesmo usado pelo Lewis Hamilton no ano passado, ano em que se sagrou campeão… Detalhe: os dois são inglesese correm por equipes inglesas..

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