MENU

5 de abril de 2009 - 8:33Análises

Rapidinhas – GP da Malásia

Foto: Reprodução/F1-live.com

Foto: Reprodução/F1-live.com

- Duas corridas, duas vitórias da Brawn com Jenson Button. O britânico foi perfeito durante a prova, no seco e no molhado. Conquista mais do que merecida. No entanto, não foi um passeio como na Austrália. Toyota e Williams realmente incomodaram e Button arrancou muito mal, caindo para a quarta posição na largada. No entanto, teve sangue frio para recuperar as posições que precisava. Quando o líder Rosberg parou nos boxes, fez uma série de voltas rápidas e garantiu a vitória.

- Nem quando choveu o piloto inglês teve sua corrida ameaçada. Timo Glock vinha com pneus intermediários, andava mais rápido, incomodou, mas Button foi perfeito. Mais uma corrida nota 10 para o inglês.

- Impressionante o volume de água que caiu em Sepang e obrigou a interrupção da corrida. O que não chega a ser novidade para ninguém, já que por lá sempre cai uma chuvarada por volta daquele horário. Os organizadores da corrida não contaram com o óbvio e acabaram realizando uma corrida que terminou antes do fim, com apenas metade dos pontos contados para a classificação do mundial. Bem feito.

- A decisão de não reiniciar a prova foi acertada, dada a absoluta falta de visibilidade por causa da chuva e da pouca luz natural. Só não precisava ter demorado tanto.

- Voltando a falar de corrida, excelente participação de Timo Glock, que foi o único a apostar nos pneus intermediários na hora em que a chuva apareceu. Cautelosos, todos foram de pneus de chuva forte e passaram a andar quase 10s por volta mais lentos que o alemão da Toyota. Com essa jogada, pulou de oitavo pra segundo. Perdeu uma posição numa nova parada de box, mas era segundo novamente, até que a corrida terminou e passaram a ser contabilizadas as posições da volta anterior. Terminou em terceiro.

- Quem se deu bem com a interrupção foi Nick Heidfeld. Nas trocas de pneus, acabou pulando para segundo e assim terminou. Fez uma corrida discreta, mas conquistou um belo resultado. Melhor que o companheiro Kubica, que se classificou bem mas teve o carro quebrado na largada.

- Rubens Barrichello teve outra corrida de altos e baixos. Se fez belas ultrapassagens sobre Fernando Alonso, Jarno Trulli e Nico Rosberg, não conseguiu ser rápido o suficiente nas voltas que antecedem ao pit stop para bater seu companheiro Button. O inglês sempre conseguiu manter uma margem de segurança sobre o brasileiro e não foi ameaçado. Depois que começou a chuva, ainda perdeu tempo nas trocas de pneus, escapou da pista e acabou derrubado para o quinto lugar. Ainda é cedo, mas já começa a ficar para trás na hierarquia da equipe.

- Jarno Trulli fez uma prova discreta. Começou bem no seco, pulando e se mantendo em segundo lugar. Mas foi perdendo rendimento durante a prova e terminou em quarto.

- Nico Rosberg foi o nome do primeiro terço da corrida, com uma brilhante largada e comandando a prova com autoridade. Fez grandes voltas, parecia que brigaria pela vitória. Mas bastou o pimeiro pit stop para ficar no meio do pelotão e não conseguir mais nada. Não se deu bem com a chuva e sai de Sepang com apenas meio ponto, pelo oitavo lugar. Ele e a Williams mereciam mais.

- Lewis Pinóquio Hamilton foi o sétimo, mais uma vez se deu bem na prova mesmo com um carro ruim. Que não conte nenhuma mentira hoje, senão pode perder o ponto que ganhou.

- Patética, novamente, a corrida da Ferrari. Felipe Massa saiu lá de trás, ganhou quatro posições na largada, mas depois ficou preso no fundão e não conseguiu grande coisa. Kimi Raikkonen vinha “bem”, em quinto, até que a equipe resolveu acabar com sua corrida, colocando pneus de chuva forte quando ainda não chovia. A água demorou a cair, Kimi ficou três ou quatro voltas andando 20s mais lento que todo mundo e deu adeus a qualquer chance de marcar pontos. Simplesmente ridículo.

- O ocorrido só ilustra o desespero ferrarista. Em sã consciência, ninguém arrisca uma boa posição dessa forma. Se quisessem arriscar com Felipe, que vinha em 12º e não tinha nada a perder, seria compreensível. Fizeram o que fizeram e continuam com zero pontos no campeonato, igualzinho à péssima campanha de 1992.

- Com otite, Fernando Alonso fez o possível na corrida. Largou bem, segurou todo mundo atrás de si por várias voltas, mas não teve como manter a posição por muito tempo. Começou a perder desempenho, foi o primeiro a sair da pista com chuva e ficou em 11º. Nelsinho Piquet, em outra corrida sem comentários, foi 13º. Pelo menos não deu vexame na pista molhada.

- Heikki Kovalainen está conseguindo ser pior que Michael Andretti em 1993, não conseguindo completar nenhuma volta em corrida pela McLaren até agora. Errou logo no começo e abandonou de novo, de forma melancólica.

- Corrida morna no início, sensacional depois que a chuva começou. Mas ainda não afirmo com todas as letras que o novo regulamento “salvou” a Fórmula 1, pois foi mais uma corrida atípica. Só vamos ter certeza se o GP da Espanha for uma boa corrida, coisa rara na história.

- Campeonato: Button 15, Barrichello 10, Trulli 8,5, Glock 8. Brawn e Toyota dominando a temporada, quem diria. Ferrari na lanterna, zeradinha.

- Próxima corrida daqui a 15 dias, na China. Brawn deve levar novamente… que loucura.

Resultado do GP da Malásia

Comentários do Facebook

comentários

33 comentários

  1. Pedro Migão disse:

    Só um detalhe: se valesse a 32ª volta, Nelsinho seria 11º, à frente de Alonso.

  2. Ricardo Lacerda disse:

    “Ainda não afirmo com todas as letras que o novo regulamento “salvou” a Fórmula 1, pois foi mais uma corrida atípica. Só vamos ter certeza se o GP da Espanha for uma boa corrida, coisa rara na história.”
    Concordo, mas acho que não precisa esperar a Espanha, pois China e Bahrein também são circuitinhos que normalmente proporcionam corridas sonolentas.

  3. se o Barrichello continuar com tal desempenho logo logo vão começar as polêmicas…
    pô meu dá um tempo…
    você acha que o alonso vai querer ganhar o mesmo que o Button está recebendo da Braw…
    analise a corrida mas saia do pé do rubinho…
    e o kova, o kubica, kimi, o massa, vettel, nakajima, buemi, fisichella e o sutil vão ser demitidos de sua equipes…!
    vocês acham o que o giles villeneuve não era um bom piloto… dava show na pista mas nunca foi campeão de fórmula 1… tem que ser sempre campeão…calma, que o campeonato esta apenas começando…quero ver o button daqui a uns 10 gps.. ver se ele aguenta até lá… aguardem:)
    Cadê os fanáticos da fórmula 1 para me espinafrarem… foram todos colocarem a bermuda para dormir… podem malhar à vontade… cada um deve ter sua opiniâo, não acham…:)
    Cadê o Capelli………………………………………………..acorda!!!…………………………..

  4. Cassio disse:

    Edilson só assim para a ferrari sair do zero

  5. Edilson disse:

    Na proxima corrida vai estar todo mundo com gripe e só o kimi vai alinhar no grid, pois enquanto os outros ficavam debaixo da chuva, ele estava numa boa sequinho tomando um picole e pegando algo na geladeira que podia ser uma cerveja.

  6. andrezza de abreu disse:

    depois do que vi hj com Fernando Alonso brigando com seu paralelepídedo e a performance da Brawn acho que ele se arrepende amargamente de ter continuado na renault e acho que o sonho vermelho deve ter mudado de cor, se o Barrichello continuar com tal desempenho logo logo vão começar as polêmicas…

  7. Renato Muller disse:

    Perguntar não ofende:

    Trocaram o câmbio do Barrichello para eles sair em quinta no boxe depois do pit?
    O Button largou de marcha a ré para ter um pouco de emoção e ele não ganhar a corrida com 10 horas de vantagem?
    O Vettel vai continuar nessa de fazer corrida boa e cair fora antes do fim?
    Foi só sair a turma do Schumacher e a Ferrari voltou a ser o que era 15 anos atras?
    Quanto tempo vai demorar para internarem o Bernie?

    O Massa deve estar repetindo o que o Senna falou da Williams em 1994: “na minha vez de ganhar, fazem essa m… de carro”

  8. Só uma coisa: fora Bernie!!!

  9. klauss disse:

    “Ainda não afirmo com todas as letras que o novo regulamento “salvou” a Fórmula 1, pois foi mais uma corrida atípica. Só vamos ter certeza se o GP da Espanha for uma boa corrida, coisa rara na história.” (2)

  10. Onyas disse:

    Siga a equação da Ferrari:

    2007 -> Ferrari = Bom carro + Sorte – Erros da Equipe = Capeão construtores e de Piloto

    2008 -> Ferrari = Bom carro – Sorte – Erros da Equipe = Campeão construtores

    2009 -> Ferrari = Carro ruim – Sorte – Erros da Equipe = Vexame

    Será que vai ser assim a temporada inteira? Tomara! não gosto muito da Ferrari, mas é uma pena para o Massa.

  11. Hugo Leonardo disse:

    Amanhã vai ser o dia das mijadas: o Luca Di Montezemolo no Domenicali, a FOTA e a GPDA no Bernie, o Whitmarsh no Kovalainen e o seu Hamilton na Mclaren (como sempre acontece quando seu garoto não chega na frente).

  12. Tiago S. disse:

    Os últimos campeonatos tem terminado de forma impressionante, nesse agora existe a condição de neguinho ser campeão por 0,5 ponto de vantagem, já pensou. Mas duvido, se continuar assim vamos ter um campeão antes da última corrida.

  13. Rodrigo disse:

    Capeli, vc viu o momento que o Galvão se refere ao Glock como o “bobo” de Interlagos. Absurdo é o mínimo…

  14. Bom, não teve nem meia corrida, não deveria valer nem meio ponto, um terço talvez.
    Na hora de fazerem aquelas “notas” sobre a prova, seria justo seguir a pontuação de acordo com o tempo de coorida ou como foi a pontuação do campeonato. Assim um button não levaria um 10 e sim um 5 e assim por diante, pois se continuasse a corrida e ele fizasse alguma patasquada vocês com certeza iriam dar um 2 a ele. e isso vale para todos. /eimpressionante como vocEs não dão 10 pra ninguem que não seja o fencedor, o cara poder fazer o diabo na prova, mas não chegou em primeiro não leva um 10…Foi uma pena ter chovido tão forte…
    O primeiro pit o barrica perdeu 3segs pro button por causa do cambio. (impressionante como pegam no pé do cara) o button errou a largada? ou foi o cambio? claro que foi o cambio quem larga mal é o barrica…

  15. Eduardo Casola Filho disse:

    Olha Capelli, pelo que estou vendo, esta temporada está se desenhando igual 1992:

    Uma equipe britânica dominado o campeonato tendo como destaque um inglês que ninguém mais acreditava que seria campeão, e o companheiro de equipe experiente, recordista de GPs, mas que se acostumou a ser segundo piloto e não deve sair disso, e McLaren e Ferrari mal das pernas, e um alemão que chegou pra ser gênio, mas que tá errando muito. Muita coincidência, não?

  16. andre disse:

    e desde quando é bom largar em 17º e chegar em 13º? nelsinho ganhou quatro posições, sendo que três delas vieram por abandonos de outros (vettel, kubica e kovalainen). e o que adianta compará-lo com alonso? o espanhol fez uma corrida ruim, num final de semana em que esteve doente e ainda assim foi melhor que o nelsinho. fica difícil incentivá-lo, né?

  17. Ivan disse:

    Bom dia.
    Tenho pena do Nelsinho, no Brasil onde ele deveria ter apoio, principalmente da imprensa, esta lhe da as costas, se pelo menos o ignorassem, ao contrario, criticam.
    O rapaz larga em l7, chega em 13, “Nao merece comentarios, pelo menos nao deu vexame no molhado”.
    O Alonso sai em 9, chega em 11, “Fez o possilvel. Largou bem, segurou todo mundo atras de si por varias voltas, mas nao teve como manter a posicao por muito tempo”.
    Talves eu esteja errado, tomara, mas depois de Senna acho que todos nos brasileiros, sentimos inveja dos torcedores dos paizes que tiveram e teem pilotos que destacaram ou se destacam. E ai acabamos torcendo por eles tambem, so para nos sentirmos bem, torcemos e elogiamos o melhor piloto. Acho que isso nos levanta o ego. Nao torcemos para um piloto perdedor.
    Acho que se o Nelsinho ouvisse pelo menos uma frase de insentivo por parte da imprensa, mesma que seja falsa, ele se sentiria mais confiante, saberia que tem apoio, entraria na pista para provar que o apoio que recebe nao e em vao. Mas e o contrario, antes de entrar na pista so recebe criticas. Triste.
    Sera que ainda nao entenderam que nunca mais vamos ter um Piquet, um Senna, um Fitipaldi novamente, Sera que ainda vamos menosprezar todos os pilotos que aparecerem ate que surja um que ganhe o campeonato no primeiro ano.
    Triste, mas e o que eu penso.

  18. andre disse:

    quanto à ferrari, foi realmente ridícula. tanto foi ridícula, que kimi resolveu vestir bermudinha e tomar um sorvete, enquanto outros pilotos ficavam de plantão esperando o que a FIA ia decidir. pelo menos o finlandês está afinado com o espírito da equipe, que parece não estar lá muito preocupada em ser rápida.

    agora, já cansei de ler comentário do tipo: “a ferrari precisa tirar essa italiana e voltar com os ingleses.” ora, isso é um PRECONCEITO absurdo. não é porque o domenicali é ruim que todo italiano vai ser ruim. tem inglês incompetente, francês incompetente, etc. se montezemolo quer um italiano no comando, que chame outro mais competente. só isso. e eu não sou descendente de italianos. sou nipo-brasileiro.

    e falando em japonês. alguém me diz o que o nakajima está fazendo na F1, por favor. enquanto o nico estava na ponta, ele estava onde? em 13º? daqui a pouco até o nelsinho vai ser melhor que ele.

  19. Jobson disse:

    Frustrante a corrida não ter sido concluída, mas valeu! Esse Kimi Raikkonen é hilário, a Ferrari acabou com as chances dele na corrida com os pneus de chuva no seco. Quando a corrida foi paralisada ele deu a resposta, tirou o macacão colocou uma bermuda e foi tomar sorvete e refrigerante(rs). A Ferrari parece está desesperada arriscar aquilo quando nem pingava. Gostaria de parabenizar Bernie Ecclestone pelas maiores asneiras do ano!

  20. Hugo Becker disse:

    Hahaha, excelente o comentário sobre as regras que “salvaram” a F-1… se o GP da Espanha não for chato, aí a gente pode “aprovar” a salvação! rs…

    Que corridaça, impressionante… nos últimos dois anos tem acontecido de tudo na Fórmula-1, sensacional!

  21. Shindi Uehara disse:

    A Ferrari vai ganhar o premio de mico do ano!E incrivel as besteiras dela nos ultimos anos!Vai afundar senao tomar cuidado,comecar a fase de jejum.

  22. Fabio disse:

    Esse lance do Kimi é a demonstração do que acontece quando gente limitada quer dar uma de gênio. Inventam qualquer besteira e acham que estão inovando. Olha, é duro eu dizer isso, mas o que falta na Ferrari é uma mente estratégica anglo-saxã ao invés de um “gênio” italiano.

  23. @lemao disse:

    Capelli,
    Não acho que foi ridículo a aposta do Raikkonen, se não estivesse amaçando chover concordaria, mas o erro foi no “time” poderia dar certo e seria considerado “gênio”, arrojado…etc

    Barrichello sim achei muito fraco em comparação com Button, logo na largada já estava junto a ele atrás do Alonso. Button passou Alonso e o Barrica ficou preso, quando passou já estava 6s e não recuperou mais, ainda teoricamente mais leve que o companheiro.

  24. Marcus disse:

    Eu acho que o problema da Brawn sâo os pits…eles demoram muito….rubens e jeson perderam muito tempo….ainda bem q o carro é rapido

  25. Cassius Clay Regazonni disse:

    Correçao: novamente atrás de Alonso.

  26. Cassius Clay Regazonni disse:

    Fãs do TurtleChello: Se chover Rubinho vai ganhar.

    Dura realidade: Choveu e TurtleChello si fud…

    Jenson Button foi quase perfeito novamente (errou só na largada).

    Massa fez o que podia (mas errou feio na classificação).

    Piquet: Pelo menos chegou na frente de Alonso.

    O resto, bom, o resto, deixa pra lá.

    Abraços.

  27. João Pi disse:

    ô Capelli, o Hamilton ficou em sétimo e não em sexto.
    Eu achei a corrida boa no começo, ao contrário de você. Realmente as ultrapassagens voltaram e isso é muito bom.
    Agora, demais foi ouvir o Galvão Bueno falando que a Brawn errou na troca de pneus do Button e o cara, com 4 paradas, ficou em primeiro… o Galvão não é um gênio da estratégia? Ha, ha!!
    Abraços, João.

  28. Aderson disse:

    Capelli, o pinochio terminou em sétimo.

  29. Fabio disse:

    Vettel, a promessa, não terminou a prova por erros próprios, mesmo com um excelente carro em mãos. O horário da prova é feito pra Europa, como tudo nesse circo. E essa notícia de que o Hamilton quer sair da McLaren pode ser blefe, mas também pode ser seu pai arrumando uma desculpa pra colocar o filho dele aonde possa ganhar o campeonato. Barrrica que abra o olho.

  30. Herik disse:

    Parece que o carro da Brawn têm um problema crônico com seu sistema de partida. Hoje, novamente, Barrichello teve problemas para arrancar o carro – no caso, na saída dos boxes – e Button largou mal. Fora isso, o carro é o melhor, anos luz à frente dos demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>