MENU

26 de abril de 2009 - 11:30Análises

Rapidinhas – GP do Bahrein

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Foto: Reprodução/Adrivo.com

- Quatro corridas, três vitórias de Jenson Button. Um campeonato que começa a ganhar contornos até fáceis para a Brawn, quem diria.

- Porém, esta foi a mais difícil vitória do inglês na temporada. Largou em quarto, mas logo na saída atingiu seu objetivo principal, que era ultrapassar Sebastian Vettel, o “pole real” da corrida. Porém, perdeu posição para Lewis Hamilton, o que o manteve em quarto. E aí veio o momento que realmente decidiu a corrida, na opinião que a própria equipe extenou logo após a bandeirada: ao final da volta, forçou e ultrapassou Hamilton, que tinha uma estratégia exatamente igual à sua.

- Não que Hamilton pudesse vencer, a McLaren não se mostrou capaz de tanto apesar da sensível melhora, mas o risco era ficar preso atrás de um carro mais lento por muitas voltas, enquanto as Toyotas fugiam à frente. Equipada com o KERS, ultrapassar uma McLaren não é tarefa fácil. Mas Button foi lá e cumpriu. Dali para frente, foi só seguir a estratégia prevista para vencer.

- Sebastian Vettel acabou sofrendo tudo aquilo que Button temia. Ficou encaixotado atrás de Hamilton, sem conseguir ultrapassar. Depois do primeir pit, ficou preso atrás de Trulli. E aí qualquer possibilidade de vitória foi para o espaço. Mas o segundo lugar veio a premiar aquele que parece ser o único piloto capaz de ameaçar a campanha irretocável de Jenson Button.

- Ao final do campeonato, não duvido que o alemão da Red Bull lamente muito aquele abandono bobo a três voltas do fim em Melbourne…

- Jarno Trulli foi terceiro, aparentemente o máximo que seu equipamento permitia, apesar da pole position. Fez uma boa corrida, bem melhor que seu companheiro Timo Glock que, largando muito leve, disparou como um coelho no começo da corrida para não conseguir nada de produtivo depois.

- Lewis Hamilton não cometeu erros e chegou a um quarto lugar de forma bastante segura. A McLaren evoluiu muito e o inglês vem somando importantes pontos que podem fazer a diferença no final, caso consiga voltar a vencer.

- A corrida de Rubens Barrichello, apesar das insinuações de conspiração advindas da transmissão da TV Globo, me pareceu exatamente dentro dos parâmetros previstos em termos de estratégia. Ainda não ouvi o que o piloto tem a dizer, mas a sensação que fiquei foi que a equipe mudou a estratégia exatamente na primeira parada e não na segunda.

- Barrichello parou uma volta antes de Jenson Button e colocou dois segundos a menos de combustível que o inglês. Além disso, quando voltou para a pista, já voltou em ritmo alucinado, reclamando muito de Nelsinho Piquet, que vinha mais lento disputando a posição. Tamanha indignação de Barrichello só tem explicação pelo fato dele saber que precisava fazer voltas muito rápidas naquele curto stint.

- Em resumo: me parece que Barrichello fez exatamente o que estava previsto, virando muito rápido num stint curto de dez voltas. O brasileiro foi rápido porque estava leve e não “foi levado ao box porque estava rápido”, como insinuou a transmissão da TV. A estratégia só não deu tão certo porque, no terceiro stint, Barrichello não foi tão rápido quanto no anterior. Tivesse conseguido virar no mesmo ritmo, provavelmente chegaria ao fim brigando com Lewis Hamilton pelo quarto lugar, o que encaixaria exatamente nas previsões da equipe.

- Terminou em quinto, o que representa a quarta derrota consecutiva para Jenson Button na briga interna da equipe. Mais do que isso: agora já está a doze pontos do companheiro, caçado de perto por Vettel, um ponto atrás. Salvo algum evento extraordinário nas próximas duas corridas, como um abandono de Button acompanhado de uma vitória, me arrisco a dizer que já não tem mais chances de título. Apenas Vettel vem parecendo capaz de fazer frente ao conjunto Button-Brawn.

- E a Ferrari desencantou com Kimi Raikkonen, finalmente marcando pontos com o sexto lugar. O finlandês fez ótima corrida, com uma destacada largada – saltou de décimo para sexto – e com um ritmo de prova consistente. Tocou Felipe Massa na primeira curva, numa disputa normal de corrida.

- Prejudicado por uma parada extra para trocar o bico, Felipe Massa teve outra prova muito ruim. Mostrou brios ao disputar a curva com Giancarlo Fisichella no final, em busca do 14º lugar. Mas, mesmo assim, foi outra corrida para esquecer.

- Já Nelsinho Piquet fez uma prova decente. Se não foi espetacular ou genial, pelo menos não cometeu o mesmo rol de erros que já vem se tornando habitual. Chegou em décimo, contra o oitavo lugar de Fernando Alonso, mais ou menos o que se espera dele. Se fizesse sempre o que fez hoje, não estaria com o emprego em risco. Mas ainda precisa mostrar mais.

- Desastrosa a corrida da BMW Sauber. Nick Heidfeld e Robert Kubica tiveram problemas na primeira volta, e caíram para o final do pelotão, sem qualquer chance de recuperação. Passaram praticamente toda a corrida em penúltimo e último, onde terminariam. Kubica seria, ainda, vítima do trapalhão Nakajima, com quem se enroscou duas vezes.

- Campeonato de pilotos: Button 31, Barrichello 19, Vettel 18. O GP da Espanha, daqui a duas semanas, vai dar indicativos de como será a fase europeia do campeonato. Mas, se tudo continuar no ritmo atual, aposto numa briga Button x Vettel até o final.

- Entre os construtores, a Brawn humilha: 50 pontos, contra 27,5 de Red Bull e 26,5 de Toyota. E eu que chamava de malucos o que previam a Brawn como favorita ao título… Mordi a língua.

Resultado - GP do Bahrein 2009

Comentários do Facebook

comentários

51 comentários

  1. sparky disse:

    O Barrichello até que está indo bem: na Austrália chegou em segundo, mas era pra ter chego em quarto.. Na Malásia chegou em quinto, na China em quarto, e no Bahrein, novamente em quinto, ou seja: segundo (quarto), quinto, quarto, quinto! Uma regularidade impressionante!!!! rsrsrs
    O problema é que o Button também tem uma regularidade invejável: subiu no pódio em todas as provas, vencendo inclusive. É por essas e outras que fica difícil (não falar mal) torcer pelo Barrichello. Ficar todo domingo sofrendo pelo Barrichello é igual construir uma fábrica no meio do Saara: é muito investimento para pouco resultado rsrsrs

  2. Neto disse:

    Caro Leandro, o esporte preferido, nos site e blog de automobilismo, e falar mal dos pilotos brasileiro!!!

  3. Ah, gente maldosa, queria ver isso tudo acontecendo com o button, para ver se ia aparecer alguém aqui, malhando o inglês, como fazem quando se trata de um brasileiro!!!! Certamente nem lembrariam disso… o vettel não levou paauu do button, o hamilton também não levou paauu do button, não é asim que alguns gostam de comentar as agruras do rubens!!!! Revendo esta corrida que eu gravei o nelsinho andou fechando a porta e até mudando de traçado em uma das voltas que rubens tentava ultrapassá-lo!!!! E me parece que o piquet tem o kers para dificultar ultrapassagens.
    Ainda tenho a impresssão que acontecem muita coisa de estranho no carro do rubens, ou acham que isso não acontece, é somente imaginação dele…e nada no do button, que concordo que é excelente piloto que também ficou relegado ao otracismo até este ano. Agora está mostrando que manda bem quando tem um bom carro nas mãos! Vamos ver se ele aguenta isso com a pressão que aumentará com o desenrolar das corridas. Quero ver ele exigir o máximo do carro como aquele piloto fazia, sem errar nenhuma volta, sempre acelendo mais! Ai sim, ele poderá ser considerado um piloto top de f1! Por enquanto está aproveitando-se da superioridade da brawn, não teve ainda a pressão de alguém atrás, dando aquele sufoco, por voltas e mais voltas que aquele piloto tinha, tendo que andar no limite e sem erros!!! Aguardemos que isto aconteça para aí sim, elogiar o Jenson Button!!!
    Está é a minha opinião e prefiro torcer para pilotos brazucas, mesmo que eles não vençam ou sejam campeões!!!! Afinal sou brasileiro. O meu Santos levou pau no jogo contra o corinthians, podendo perder o título, mas nem por isso vou deixar de continuar a torcer por ele.
    Capelli, valeu poder deixar aqui minha mensagem. Continue firme com o seu exceleeente blog. A charge estava óóótimaaa!

  4. Ander F-1 disse:

    Sempre achei o Barrica um ótimo piloto e q teve muita pressão por segurar a onda na morte de Senna tbm acreditava que ele foi muito prejudicado em relação a resultados pelo contrato que ele possuía com a Ferrari ( apesar de achar tbm que sua declarações de q tinha condições iguais ou que era o 1B o compicavammais ainda), mas agora vejo que o problema do Rubens e a vontade de ganhar, creio q ele pensa que chegando tá bom flata akle algo a mais que só os vitoriosos possuem fazendo uma pequena comparação:

    Rubens = Kléber Pereira

    Senna, Piquet e Emerson = Ronaldo

  5. O gp do bahrein foi muito chocho! O button venceu fácil, fácil, não encontrou nenhum osso duro de roer, pela frente! Passou o hamilton, passou e foi embora em busca da vitória! Com Ross Brawn agora dono do time , sim meus senhores, o barrichello já era!
    O vettel quem diria, só vai bem na chuva, neste gp deixou a desejar! Não teve carro para brigar com o button! No momento é um dos que podem endurecer para cima do button.
    O trulli, juntamente com a equipe empacaram na estratégia! Deveriam ter acelerado mais e acompanhado as outras equipes na troca dos pneus. Escolha errada! Erraram feio!
    O hamilton neste gp não mostrou a garra de outros gps, sendo ultrapassado pelo vencedor e provável campeão de 2009!
    A BMW, minha nossa, foi a pior equipe do gp e a pior estratégia adotada! Acho que ficaram loucos, entupiram os dois carros de combustível, para que! Para tomarem uma volta e terminarem se arrastando na última posição! Se a equipe não fez um bom carro deveriam arriscar em estratégias mais ousadas, pois do jeito que estão pior não ficariam! Está pior que a Ferrari!
    Quanto ao massa, acho que a Ferrari quer ferrari o felipe, meu palpite é que ele vai sofrer muito em 2009, bem como todos os que torcem para que ele seja campeão, mas é certeza que a Ferrari não pensa assim, agindo sempre para o Kimi como primeiro piloto da equipe, sim, ele é o primeiro piloto, afinal ganha mais que o Felipe! Ainda acham que não existe favorecimento para um determinado piloto, existe sim!
    Quanto ao resto se arrastaram pela pista até a reta final, e a mostra de corrida insonsa, foi o único abandono do nakajima!
    Agora só resta torcer para que a temporada na europa, seja afinal, sim, aquela F1 que todos esperamos!
    Que venha, no dia 10 de maio, mais um gp da Espanha! Olé!

  6. Mario Spelta disse:

    Olá Capelli,

    Parabéns pela análise perfeita da corrida e suas consequências para o campeonato.
    Sem dúvida o quadro hoje, é este que você pintou. Se vai haver equipes evoluindo ou não só veremos nas próximas etapas. Análises só podem ser feitas sobre fatos concretos, o resto é “achismo”.
    Agora uma pergunta; Você reparou que o KERS do Massa pareceu não estar funcionando no Bahrein?

  7. Mario Spelta disse:

    Olá S3th,

    O Button fez sim um hat trick, o primeiro da carreira aliás, foi no GP da Malásia.

  8. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Toyota – bom carro mas com pilotos sem ritmo de corrida. Não conseguem chegar nunca na frente.

    Brawn GP – excelente carro com pilotos competentes (salvo alguns erros do Barrichello, e com o Barrichello).

    Williams – bom carro com pilotos razoáveis (Niko não disse a que veio ainda).

    Ferrari – carro rasoável com bons pilotos (equipe tem que ser trocada ne não algum piloto dela)

    Maclaren – carro evoluiu, mas só tem um piloto: Hamilton.

    Resumo: parece que vai dar Brawn GP e Button esse ano.

    A não ser quer outros reajam.

    Como é que algeum faz a pole e acaba atrás daquele jeito?

    Abraço a todos.

  9. Leonardo disse:

    Patetico isso capelli voce não cansa de meter a lingua no barrichelo poxa é verdade sim que o button é melhor que ele sem duvida mas voce critica ele com carro ruim bom campeão ele naão vai ser mas fala mal do cara o tempo todo queria ver se fosse voce la no lugar do barrichelo contra o button so porque a midia fez dele algo que ele não era ou não é mais desde 1999 não quer dizer voce possa fazer isto com ele o tempo inteiro pois depois da morte de senna ele por muitos anos foi quem segurou a barra dessa droga de pais que hoje o crucifica…

  10. Rob disse:

    Nossa capelli, achei seu comentário sobre o barrichello bastante parcial.
    Os carro estão em plano desenvolvimento, A toyota , a mclaren e até a ferrari podem chegar na Brawn Gp. E não só o Vettel como voçe disse no texto.
    Tem mais TREZE etapas. 130pontos em jogo.
    E um evento ‘extraordinário’ pode ser um simples toque no bico das Braws numa largada .

  11. Enio Oliveira disse:

    Olá Pessoal.

    Acho precipitado prever o fim das chances de título de qualquer um dos 4 primeiros do campeonato, visto que estamos apenas na 4ª prova e a diferença entre eles não é tão grande assim.

    Como sabemos vai haver um grande upgrade no equipamento de várias equipes para a próxima prova (GP da Espanha) e isso poderá mexer, ou será que não?, com o atual equilibrio das forças.

    Creio que com a chamada fase européia poderemos ter uma visão mais realista do que podemos esperar para segunda metade do campeonato.

    Um abraço a todos.

  12. Eduardo Malheiros disse:

    Sempre gostei das análises e comentários deste Blog, mas desta vez, tenho que descordar do fato de julgarem Barrichello fora da briga do título, Button já campeão, e todos esses comentários relacionados ao campeonato e pontos.

    Não se esqueçam que temos 17 provas no campeonato das quais míseras 4 foram disputadas, que novos carros e pilotos deverão brigar por mais pontos muito em breve e que, se algo já foi mais do que comprovado neste mesmo campeonato é que acidentes, clima, temperatura e pneus podem colocar uma corrida de cabeça pra baixo interferindo em performances e estratégias de forma nem sempre justa ou racional. Sendo assim, acho o Rubens sim um fortíssimo candidato ao título, bem como outros pilotos que marcaram pouquíssimos pontos até o momento mas que tendem a evoluir. Lembremos que até então sempre houve algum tipo de problema envolvendo o brasileiro, seja freios, caixa de câmbio ou estratégia e não há piloto que possa brigar com esses fatores muitas vezes.

    Por fim, não sejamos reinscidentes no erro, todo o ano pilotos são dados como desempregados, aposentados ou campeões no início do campeonato e muitas vezes a história muda completamente, haja vista o próprio Massa no ano anterior. Vamos com calma nos comentários Capelli e pessoal, o campeonato mal se quer começou.

    Abraços!

  13. Beto disse:

    Moro em Barcelona, assisti pela TV catalã. Depois do pit “extra” espírita de Barrichello, o comentarista catalão se indignou e afirmou, ao invés de insinuar, que a Brawn fez aquilo de propósito para segurá-lo, que Barrichello era tratado como “eterno segundo piloto” (expressão exata dele) e que, senão lhe seguravam na pista, a equipe sempre dava um jeito de segurá-lo nos boxes – também expressão dele. Pelo jeito, não são só os narradores brazukas que imaginam teorias conspiratórias…

  14. Rommel disse:

    Sinceramente minha paciência acabou… Até tentei mas não dá pra torcer pelo Barrichello. ele parece ser piloto de carro ruim, apenas fazendo alguma coisa qd tem uma carroça nas mãos… Sempre que tem um carro pra vencer é superado pelo companheiro de equipe, esse ano é até mais incraditável pelo fato de que por dois anos seguidos, guiando aquela fubica que era a Honda ele foi melhor que Button e agora? Nunca vi tantas desculpas, na Ferrari era problema hidráulico e o alemão, agora na Brawn são os freios, a embreagem e só nesse fim de semana a asa dianteira com regulagem quebrada, o tráfego e hj só falta culpar o Nelsinho… Por favor dê seu espaço na Brawn a um jovem talento com gana de piloto vencedor pq o seu tempo já passou…

  15. pedro disse:

    capelli,
    na minha opinião as equipes grandes vão tirar essa diferença antes da metade do campeonato, a braw não tem grana para desenvolver o seu carro…. no ano passado depois das primeras corridas todos axavam q a ferrari seria absoluta i no fim a maclaren foi campea….. no ano passado tbm a bmw começou o ano muito bem…. em alguns momentos at melhores q a maclaren… liderou o campeoanto i tudo +… i no fim foi superada inclusive pela renault….
    aparentemente a rbr ja esta no nivel da braw…. a maclaren q andava em ultimo na pre temporada ja conseguiu um 4 lugar hj….
    vc não axa muito cedo para apontar favoritos ao titulo?

  16. Dante disse:

    O Heidfeld participou dessa corrida?

  17. Jonas disse:

    Bom, o Barrichello é piada pronta, nem vale a pena ficar falando, já que o pessoal aí em cima já caprichou.
    Concordo com você Capelli: esse ano ou é Button ou é Vettel. Muito dificil alguém chegar perto. A Mclaren deve vir forte mais pra frente, mas será apenas o fiel da balança, quem se der melhor nas disputas com o Hamilton leva o título.
    Outra coisa interessante é que, depois de quatro corridas já fica claro que ano que vem teremos mudanças nas equipes. Nakajima, Piquet, Barrichello, Kovalainen, Bourdais, Heidfeld. Esses não devem manter seus empregos, e provavelmente terão de se dar muito por satisfeitos por arranjarem outra equipe pra correr.

  18. ELF_TL72 disse:

    Acho que na próxima corrida o Rubinho deveria optar por ir no Safety-car. Para esse, todo mundo é obrigado a dar passagem e, de quebra, não pode ser ultrapassado por ninguém. Quem sabe assim, consiga andar na frente. Só não vale reclamar que o equipamento é inferior, que o carro é lento, que a estratégia da corrida foi errada, que deram a relargada antes do tempo…

  19. s3th disse:

    o button só ainda nao marcou um hat trick nas corridas em que ele fez pole, né?

  20. KBK disse:

    -Vettel perdeu a corrida na largada e Button ganhou quando superou o Hamilton. O inglês da Brawn vem dando aula de como ganhar um campeonato, desempenho que lembra Schumacher.

    Se Vettel tivesse mantido a posição de largada, seria favorito. Como ele disse na coletiva, só sentiu o carro bem quando estava de cara pro vento.
    Por outro lado, Webber foi uma decepção. Tanto no qualify quanto na corrida.

    Bom desempenho do Truli, que está se candidatando a pedra no sapato de alguém. Pneus duros trouxeram de volta o trem do Truli!

    Vemos equipes evoluindo, como Toyota, McLaren e RBR. Mas como todo mundo promete novos pacotes aerodinâmicos já pra Barcelona, será que a atual ordem será modificada?
    Alguém aposto em grandes mudanças?

    O que mais impressiona é o Schumacher saber ler português e assistir as corridas pela globo!

  21. Abreu disse:

    ” Sou só um brasileirinho contra esse Nelsinho todo “.

  22. [...] Capelli escreveu um ótimo post sobre a corrida em Manama com o qual concordo [...]

  23. Cassius Clay Regazonni disse:

    Agora entendi as reclamações do Barrichello em cima do Piquet.

    Barrichello achou que o Piquet fosse fazer o que ele (Barrichello) sempre gostou de fazer para os outros pilotos, ou seja, abrir passagem.

    Hoje todo mundo viu que Piquet pode até ser pior tecnicamente que Barrichello, mas nunca será um piloto passivo como ele.

    Quanto a alguns que, inexplicavelmente, ainda conseguem defendé-lo dizendo que não custava nada o Piquet abrir porque Barrichello estava mais leve e Piquet faria o pit stop, nunca ouvi nada mais ignorante em decádas assistindo F1.

    O raciocínio é simples e qualquer bebê é capaz de entendé-lo: Se você está em uma corrida de carros, com exceção feita a seu companheiro de equipe (e somente se ele tiver uma estratégia ou condições melhores que a sua), é inteligente e é sua obrigação segurar todos os pilotos que estiverem atrás de você o máximo possível, seja para ajudar seu companheiro seja para esperar por uma chance advinda de uma casualidade (safety car, mudança de tempo, acidentes entre os pilotos que vão à sua frente). Sob nenhuma hipótese você deve entregar sua posição, uma vez que essa pode ser a diferença entre um vitória ou uma derrota, entre somar ou não somar pontos. Isso é o princípio mais básico em corridas de automóveis.

    Não há, portanto, nenhuma justificativa para a atitude de Barrichello, que serviu apenas para mostrar ao mundo sua medíocridade.

  24. Max disse:

    Engraçado que ano passado, quando o Raikkonen abriu 11 pontos do Massa no início da temporada, ninguém o colocava fora da disputa do título né… sequer exigiam que a Ferrari definisse o primeiro e o segundo piloto… agora querem por que querem ver o Button erigido a condição de primeiro piloto de todo o jeito… dois pesos, duas medidas.

    • Capelli disse:

      No ano passado, Kimi tinha apenas uma vitória a mais que Felipe. Button tem três. Além disso, Massa parecia fazer frente ao companheiro. Barrichello, até aqui, não foi nem sombra do que tem sido Button. Situações completamente diferentes, que só têm paralelo na mente de um torcedor buscando justificativas.

  25. Diego Camargo - Floripa/SC disse:

    Ainda acho que, apesar da BrawnGP estar muito bem, o campeonato está bem aberto. Acho que até a Mclaren e Ferrari ainda vão incomodar. Mas o perigo real e imediato da Brawn se chama Red Bull, mais precisamente: Sebastian Vettel.
    Concordo, e muito, com você sobre aquele abandono bobo na Austrália…ainda vai fazer muita falta, pode ter certeza.

    Não vi na Rede Globo a corrida, mas pelo nível da conversa deles já imagino a “beleza” que deve ter sido as insinuaçõs deles sobre o Rubinho.

    Ótima analise da corrida Capelli. Aqui os posts estão mais raros. Mas quando vem tem qualidade. Abraço!

  26. Fabio Ferreira disse:

    Será que alguém gostou ou concordou com os gestos do Barrichello, além de patético, como já foi dito aqui, foi meio mau caráter e jogar pra torcida, onde não se via nada de mais. Foi ainda mais ridículo por isso. O Nelsinho só espacava, talvez pelo uso do KERS, mas não fazi nenhuma manobra tão complicada pra cercar o Barrica.

    Só não sei quanto à idéia de que a estratégia tinha sido mudada antes, no 1º pit, pq neste o tempo foi longo demais, o q daria mais voltas na pista ao Rubinho,e chance de ganahr na pista as posições dos 3 a frente? (mto otimismo, já q pra passar o Nelsinho ficou um tempão) Não sei se ele tava tão leve, mas posso estar enganado quanto ao tempo e quantidade de combustível do 1º pit. Só achei q eles mudaram a estratégia ali, chamando pro 2º antes da hora.

    De qualquer forma, erraram, pq como diz o mala do Galvão, se tivesse optado por antecipar seria mais proveitoso abastecer até o final e colocar pneus duros. O rendimento iria mudar tanto assim, a ponto de ser mais vantajoso faz mais uma parada? Não acredito.

  27. valter disse:

    A imagem de Barrichelo acenando para reclamar de Piquet Jr foi patético. Piquet Jr não tinha obrigação em abrir caminho e não foi desleal. Rubens tinha mais carro e só precisava fazer a manobra certa para ultrapassar. O mediano Rubens quis jogar prá torcida aproveitando-se da fase ruim de Piquet Jr e adiantar suas desculpas, ainda de quebra afrontar Piquet Sr que sempre falou a verdade sobre o piloto Rubens . Insisto em dizer e já fui xingado por isso: Ross Brawn contratou Rubens porque sabe do seu potencial em ser o 2º piloto, apenas isso. Ross Brawn sabe tudo de F1 e o piloto Bruno Senna iria “peitar” o inglês Button, da inglesa Brawn, patrocinada pelo inglês Branson. Acoooooooorrrdem fãs do Rubens.
    Rubens só vai ganhar corridas quando Button estiver com o campeonato assegurado. Fará como Senna fez com o Bergher, dá a vitória na última curva em agradecimento ao seu fiel escudeiro.

  28. Lucas disse:

    Boa análise Capelli… mas acho que tu estás cantando vitória em demasia pra Brawn-Button.

    Temos que lembrar que assim como a temporada começou de pernas pro ar, também pode mudar muito nas próximas corridas. Não esqueça que a Brawn é “pobre”, se compararmos com as rivais que podem vir com tudo. E faltam 13 corridas ainda!

    Mas concordo que já acabou pro Rubinho, principalmente pelas atitudes dele ultimamente (muitas desculpas, más classificações e largadas e ainda por cima dar chilique contra o Nelsinho), que mostram que ele mesmo já deve estar se sentindo pra trás.

    Achei a Mclaren muito bem, dado o fato de que pode melhorar muito. Red Bull tem grandes chances de melhorar, e acredito que a Toyota não está fora dessa briga não.

    BMW, Renault e Ferrari acredito que podem correr por fora, mas acho difícil fazerem grandes coisas. Williams, Toro Rosso e Force India, aparentemente, vão ser só coadjuvantes na temporada.

    Button realmente muito bem, mas confesso que já começo a torcer contra pro campeonato não ficar chato. Não pelo Barrichello (desisti dele), mas pelos tantos talentos reunidos na F1 hoje.

    Abraços!

  29. Fabio disse:

    Barrica, além de não conseguir ultrapassar fácil uma Renault, ainda levou um X do Trulli e não fez nada quando o Vettel, na sua frente, errou numa saída de curva. Com o mesmo carro, o Button ultrapassou o Hamilton e foi embora. Sem dúvida, Barrica não anda na mesma batida dos pilotos de ponta, nunca andou.

    Acredito que hoje foi um GP em que o futuro do Brasil na categoria máxima do automobilismo se delineou. Campeões brazucas novamente, só se surgir alguém diferente daqueles que já estão por aí e só se esse conseguir entrar numa equipe de ponta que briga por títulos.

  30. Neto disse:

    Não entendo, Alonso na Australia só marcou ponto devido quebra dos carros que estava a sua frente. Na Malásia largou, se não me angano, quinto, e não marcou ponto. Na China largou em segundo e também não marcou ponto. Agora no Bahrein largou e setimo e chegou em oitavo. E ainda o Capelli diz que o cara tá tirando leite de pedra. Não Entendo!!!

  31. Paulo Cunha disse:

    Parabéns Capelli, sempre boas análises. E pelo que ouço falar dos comentários da Globo, ainda bem que eu escuto a transmissão da Band News :)

    Do Barrichello só espero que pare de reclamar do problema da vez e passe a correr para somar o máximo de pontos para a equipe. Se ele fizer isso sem ficar reclamando, ganha meu respeito. Mesmo porque daqui pra frente o problema é que ele sempre estará no plano B da vez, o Brawn sempre bota duas estratégias em jogo.

    E discordo do Luis G, acho que o campeonato não tem nada de terminado, Vettel ainda terá muito para mostrar, e a McLaren, e em algum momento a Ferrari, irão desencantar e colocar pressão no campeonato. O Button tem um excelente começo, mas duas quebras ou dois erros crassos à frente e estamos tudo igual de novo. Essa também será a chance do Rubens.

    Parabéns a todos pelos comentários.

  32. Hugo Becker disse:

    Button já tinha feito o mesmo na Malásia, quando perdeu posição pra Alonso. Na volta seguinte, forçou o que tinha que forçar e se livrou do Alonso, garantindo ali a vitória. Fez isso hoje, com Hamilton. O inglês está impecável.

    Enquanto isso, Barrichello fica fazendo auê pra passar o Nelsinho. Tenho pena de quem torce pra ele. Button resolve, Barrichello reclama. Foi assim com Schumacher. O filme só está se repetindo.

  33. Michael Schumacher disse:

    Sehr geehrte Capelli, wandern in Ihrem Blog, denn ich habe Ihre Bewertungen und Bewertungen über ihre Befreiung von Piloten und Teams. Wie für den Button und Rubens, wir alle wussten, dass, wenn Piloten waren großartig, und sie haben einen großartigen Job. Die BrawnGP hat zweifellos die ausgewogenste Auto für das Rennen. Great Sie fanden heraus, dass nicht eine falsche Strategie der BrawnGP “gegen” Rubens, wie die TV-Kommentator vorgeschlagen (nicht mehr können mit dem “viele Annahmen,” Unsinn reden über die anderen Rassen wie immer). Stimme nicht zu folgen, um die Versuche vergleichen Einkommen zwischen Piloten, ohne zu berücksichtigen, dass die Rennen aus Geschick, Glück und Überraschung, Button wird 3 und Verdienste für ihn, aber Rubens hat eine gute Arbeit zu. Ich glaube, das ist Ferrari verloren und ist zu entscheiden, wer wird das Auto oder Masse Raikonen? Schließlich, Nelson Piquet Jr. langsamer gehen würde, nicht zu beweisen, alles, nur okay. Wer kennt das Piquet Sport nicht die Chance haben, sich in der F1 mit den neuen Regeln und die Begrenzung des Budgets, mit Lola vielleicht?

    Tradução Google:
    Caro Capelli, migrei para seu blog pois gostei de suas opiniões e sua isenção nas avaliações dos pilotos e das equipes. Quanto ao Button e Rubens, todos sabíamos que sempre foram grandes pilotos e eles tem feito um grande trabalho. A BrawnGP, sem dúvida tem o carro mais equilibrado para as corridas. Achei ótimo você notar que não foi uma estratégia errada da BrawnGP “contra” Rubens, como o comentarista da TV insinuou (não aguento mais as “suposições várias”, falam besteiras demais durante as corridas como sempre). Discordo das seguidas tentativas de comparação de rendimentos entre pilotos sem levar em conta que corridas são feitas de habilidade, sorte e surpresa, Button vem obtendo os 3 e méritos para ele, mas Rubens tem feito um grande trabalho também. Em minha opinião a Ferrari esta perdida e tem de decidir quem vai desenvolver o carro, Massa ou Raikonen? Por fim, Nelson Piquet Jr. deveria ir mais devagar, não tem de provar nada, só correr bem. Quem sabe a Piquet Sport não tenha uma chance de ingressar na F1 com as novas regras e com a limitação de orçamento, com a Lola talvez?

  34. Luiz G disse:

    O que houve com a BMW ?

    De uma equipe revelação, estão afundados na lama….e pensar que foi uma das primeiras a apresentar o carro de 2009.

  35. Luiz G disse:

    Eu diria que o campeonato já acabou. Button Campeão.

    Talvez Vettel o incomode, mas não creio que leve a taça.

    Barrichello não ganha nem se Button tiver um acidente fatal….ele não consegue chegar nem no pódio. Como todos concordam, 1 pódio em 4 corridas é muito abaixo do esperado pra um piloto da Brawn.

    Luca di Montezemolo devia fazer o que Brawn fez no ano passado. Começar a trabalhar no carro do ano que vem.

  36. Onyas disse:

    Outra coisa importante a se reparar nesta corrida:

    Com um calor de 50º na pista, não tivemos UMA quebra sequer de motor. Aliás, 19 pilotos completaram a prova. Só não foram os vinte porque até o Nakajima desistiu dele mesmo…

  37. Felipe disse:

    Como é que o Raikonnen tocou no Massa? Nao foi Massa que tocou no Raikonnen, tentando escapar da posicao complicada em que se encontrava?

  38. Lucius disse:

    Piquet foi muito bem, comparando as corridas anteriores. Não poderia arriscar muito, mas também não deveria ser conservador. Fez ótima largada, ultrapassou o Fisico numa boa briga e segurou o Barrica. Para mim merece uma nota 8,0.

  39. Victor disse:

    É Capelli…tirar ‘leite de pedra’ com carro leve é fácil fácil.

    Alonso Who?

  40. Onyas disse:

    Brincadeiras à parte, o Barrichello devia ter gesticulado menos e tentado mais. Era briga por posição.

  41. Onyas disse:

    Foi a primeira corrida que eu torci pro Piquetzinho!

    Segurando a Brawn com uma Renault. Tem futuro o garoto! uhaiaiuhauauahuahi

  42. Aderson disse:

    Exatamente. E teve neguinho em outros blogs chamando o Nelsinho de FDP porque segurou o Barrichello.
    Queriam que o Piquet abrisse facil para o carro da Brawn. Logo a Brawn que o Briatore tanto odeia.

    Negativo tambem nessa corrida foram os desempenhos pifios do Kovaleinen e do Nakajima. Alias, alguem viu o Kovaleinem na corrida??

  43. pezzolo disse:

    é capelli, essa eu também mordi, e ainda disse depois da australia e da malásia que o button era fogo de palha

  44. Érico disse:

    Essa do Barrichello gesticular ao Piquet foi ridículo. Quer passar alguém? Se vira!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>