MENU

18 de abril de 2009 - 12:35Análises

Red Bull quebra hegemonia da Brawn

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Divulgação Red Bull

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Divulgação Red Bull

* Post publicado com atraso por problemas internéticos.

Sebastian Vettel conseguiu hoje na China a primeira pole position da história da equipe Red Bull, quebrando, com isso, a hegemonia que a Brawn vinha impondo no campeonato. Os carros branco/preto/marca-texto ficaram apenas em quarto lugar, com Rubens Barrichello, e em quinto, com Jenson Button.

Mais notável que a pole de Vettel é a segunda posição de Fernando Alonso, a bordo do caixote que é a Renault. No entanto, ao que tudo indica, tanto as Red Bull de Vettel e Webber quanto a Renault de Alonso possuem bem menos combustível do que as Brawn de Barrichello e Button. Para a corrida a Brawn segue como franca favorita.

Ainda assim, não se deve diminuir o feito de Vettel. Mesmo com o carro leve, a pole é um grande resultado que comprova não só a velocidade inata do alemãozinho, mas também a qualidade do carro construído por Adrian Newey. É sempre bom lembrar: a Red Bull é, disparado, o melhor carro desprovido do polêmico difusor de dois andares. Imaginem o que este modelo andará quando dispuser de tal recurso…

Às rapidinhas:

- Rubens Barrichello está muito bem na foto. É o mais pesado entre os primeiros colocados e sai numa ótima quarta posição. Mesmo com uma volta a mais de combustível do que Jenson Button, conseguiu ficar à frente. Foi a primeira derrota que impôs ao companheiro e isso é muito importante na dinâmica interna da equipe. Se se mantiver à frente até o primeiro pit stop, tem tudo para vencer a corrida.

- Com Vettel em primeiro e Webber em terceiro, a Red Bull deve fazer ótima figura no GP da China. Um pódio é bem provável, embora acredite que, em condições normais, a vitória será da Brawn.

- Fernando Alonso deve ter combustível para menos de 15 voltas. Sai em segundo e pode embaralhar um pouco o começo da corrida, mas tende a ser coadjuvante. Para o carro que tem, essa posição no grid já foi bom demais.

- Toyota perdeu fôlego. Jarno Trulli foi sexto e Timo Glock foi 14º, mas o alemão trocou o câmbio e foi punido em cinco posições, vai sair em 19º. Com os motores japoneses, a Williams também não foi tão bem, com Nico Rosberg em sétimo e Kazuki Nakajima em 14º.

- Mais um fiasco para a Ferrari. Kimi Raikkonen sai apenas em oitavo. Felipe Massa errou na última volta e ficou apenas em 13º, sem sequer passar para a superpole. A McLaren, por sua vez, demonstrou uma certa recuperação utilizando um novo difusor, com Lewis Hamilton em nono. Ainda assim, é pouco para as duas grandes da Fórmula 1.

- Enquanto três motores Renault ocupam as três primeiras posições do grid, o quarto motor está longe, em 16º, com Nelsinho Piquet. Infelizmente, não há mais o que comentar sobre o brasileiro. Já já, a seleção natural da Fórmula 1 cuidará dele. Uma pena.

- Robert Kubica fez um treino irreconhecível com a BMW e vai sair em 17º. Nick Heidfeld foi um pouquinho melhor, larga em 11º.

- Brawn tem tudo para conquistar sua terceira vitória em três corridas. Uma temporada que parecia embolada começa a ganhar contornos de domínio absoluto. Mas duvido que o ano termine sem graça. Quando Ferrari, McLaren, Renault e Red Bull aprontarem seus carros revisados, a reta final promete ser imprevisível. Para o bem do esporte, que não seja tarde demais.

- Corrida amanhã às 4h da madrugada. Com comentários ao vivo aqui no blog, se a conexão à Internet deixar.

Grid GP da China 2009

Comentários do Facebook

comentários

12 comentários

  1. Luiz G disse:

    Capelli, considerando a situação de Piquet, você diria que ainda existe alguma esperança para o Di Grassi na Renault ?

  2. R/T disse:

    Becker, falou algo que notei, ninguem falou do Buemi

    O carinha chegou chegando, pra quem havia assistido coridas dele na GP2 sabe que embora (ao menos na GP2) ele fosse meio estabanado, é muito rapido, e já esta contribuindo pra saida do Bourdais

  3. Seu Mário disse:

    Capelli…me espanta é o fato de que ainda há gente que arruma desculpas para justificar os fracassos de Nelson, como tem feito o próprio piloto. Torço pelo cara, mas, há de se ter um mínimo de bom senso. Por mais que seja uma questão de equipamento, a disparidade entre os pilotos da Renault é muito grande.

  4. Rodrigo disse:

    Concordo com o pessoal, menção honrosa ao Buemi… ótima classificação….

  5. Hugo Becker disse:

    Em nenhum blog Buemi foi citado… o cara passou pra SuperPole, isso não é normal! Rs…

    Pois é, o Nelsinho Piquet tá chegando ao fim. Não tem nem mais o que criticar, o cara é completamente despreparado pra estar na Fórmula-1. Sem condições.

  6. Lucas disse:

    Capelli, sobre a Renault, o Alonso usou um novo difusor, e o Nelsinho não, não foi? É o que diz no blog do Ico: “Pelo que disse Nelsinho Piquet, que não usou a nova peça, ela dá vantagem de seis a sete décimos nessa pista.”

    Não quero defender o brasileiro, até pq ele já se defende demais… mas com 637kg(!) e um difusor novo não é tão incrivel assim o Alonso ficando em segundo. Até o Mark Webber, na Minardi, também conseguia ótimas classificações.

    Além disso, na última edição da GPWeek, havia uma matéria falando que o carro da Red Bull não teria espaço prum difusor novo na sua traseira, e que esta teria que ser reprojetada. Então não sei se eles realmente terão tanta vantagem assim.

    E pro FABIO, “It was a shame for Felipe…” pode ser traduzido como “foi uma pena pelo Felipe” e não necessariamente “uma vergonha”. Não creio q queiram fritar o Massa tão cedo na temporada.

    A corrida de amanhã promete!

    Abraços!

  7. Buemi colocou o Bourdais no chinelo hoje. Bourdais, assim como Nelsinho, não deve durar muito tempo.

  8. Aderson disse:

    Buemi foi otimo. Pra quem nunca andou nessa pista, ir para o Q3 é fantastico.
    Isso tá queimando ainda mais o filme do Bourdais. O ano passado o companheiro do francês era o Vettel que tinha mais experiençia que ele. Mas este ano é o Buemi, novato.
    Te cuida Bourdais, é bem provavel que aquele boato sobre o Bruno fique mais forte a cada corrida.

  9. jugger disse:

    internáuticos = preguiça…
    capelli, é inata ou nata??

  10. G. B. disse:

    Ei, e o Buemi? Parece que andou bem…

  11. Fabio disse:

    É duro ficar olhando pra tabela de tempos da classificação ao vivo, ficar esperando o tempo do Massa….e nada. E o Domenicali não poupou seu piloto na entrevista após o treino: “It was a shame for Felipe…”. Aquele momento dele da temporada passada foi pro espaço, pra recuperar agora a confiança e velocidade vai ser difícil.

  12. Henry disse:

    Caro Capelli,
    Uma daquelas questões capellianas:

    - Algum piloto já tinha realizado este feito de ser a primeira pole da história de 2 Escuderias (Toro Rosso e Red Bull) ??? Co-irmãs então ???

    Merece, no mínimo, um fornecimento vitalício de RED BULL …

    1abraço,
    Henry

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>