MENU

20 de maio de 2009 - 23:39Curiosidades, Estatísticas, História

Curiosidades do GP de Mônaco

Foto: Reprodução/Google Maps

Foto: Reprodução/Google Maps

Tão tradicional quanto cheio de frescura, o GP de Mônaco é mais antigo do que a própria Fórmula 1. A primeira edição da prova aconteceu em 1929, 21 anos antes da criação da categoria. No próximo domingo, acontecerá o 67º GP no apertado circuito monegasco.

Algumas curiosidades acerca da corrida:

* O maior vencedor é Ayrton Senna, com seis conquistas no principado. Michael Schumacher e Graham Hilll venceram cinco vezes cada.

* Senna é, também, o único brasileiro a ter vencido em Monte Carlo. Até sua primeira vitória, em 1987, o GP de Mônaco era um tabu para o Brasil.

* Durante dez anos, apenas Alain Prost e Ayrton Senna venceram o GP. Entre 1984 e 1993, foram quatro vitórias do francês, contra seis do brasileiro.

* Senna ainda detém o recorde de poles em Monte Carlo: cinco. Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart e Alain Prost marcaram quatro.

* Em quatro das últimas cinco corridas em Mônaco, o pole position venceu a corrida. A exceção foi Felipe Massa, no ano passado, batido por Lewis Hamilton, que havia largado em terceiro.

* Volta e meia, a zebra passeia pelo GP de Mônaco. Na última delas, em 2004, Jarno Trulli largou na pole e venceu de maneira surpreendente. Em 1972, debaixo de um temporal, Jean-Pierre Beltoise conquistou sua única vitória na categoria. Mas a maior de todas as zebras foi Olivier Panis, vencedor da prova em 1996, numa corrida maluca em que apenas quatro carros cruzaram a linha de chegada. Foi a última vitória da equipe Ligier, que não ganhava uma corrida há quase 15 anos.

* Falando em equipes, a vencedora absoluta em Mônaco é a McLaren, com 15 conquistas. A Ferrari venceu 8, seguida pela Lotus, com 7. Foi também em Monte Carlo que a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, em 1966.

* Por 17 GPs consecutivos, apenas equipes inglesas venceram no principado. De 1959 a 1974, Cooper, Lotus, BRM, Brabham e Tyrrell alternaram-se no alto do pódio. A marca só foi quebrada por Niki Lauda em 1975, com a Ferrari. Depois de 20 anos, a equipe italiana voltava a vencer em Mônaco.

* O GP de Mônaco proporcionou alguns finais de corrida históricos. Em 1970, Jack Brabham liderava a corrida, mas escapou da pista na última curva da última volta, entregando a vitória para Jochen Rindt. O diretor de prova ficou tão surpreso que não deu a bandeirada para o vencedor.

* Mas nada supera a maluquice que foi o final da corrida de 1982. A liderança trocou de mãos diversas vezes nas últimas três voltas, até que Riccardo Patrese vencesse. Detalhe: ele só ficou sabendo que tinha vencido algum tempo depois. Essa história está detalhada aqui.

Comentários do Facebook

comentários

46 comentários

  1. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    pq nao me reponde mais.

  2. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    gostaria de ser atendido nas perguntas acima, obrigado

  3. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    Capelli, deixei duas pergunta acima , a antepenúltima e penúltima, responade para mim, ficarei muito grato, obrigado

  4. MABELL disse:

    SERÁ QUE NÃO TEM UMA MULHER PRA DEBATER COM ESSE BANDO DE HOMENS??EU AMO FORMULA 1 APRENDI A ASSISTIR COM MEU PAI VENDO O SENNA.VOCÊS PODERIAM ME EXPLICAR UM POPUCO MAIS SOBRE AUTOMOBILISMO?POR EXEMPLO,COMO UM PILOTO ENGRESSA NA FORMULA 1??OBRIGADA

  5. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    Capelli, teria como voce mandar essa corrida de Monaco na íntegra para mim?Ficaria muito grato

  6. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    Capelli, desculpe-me o incômodo, mas abaixo da sua pagina no google tem uma página assim: Continental circus gp memória Monaco 1987, onde um anônimo tem a mesma dúvida que eu, pesquisa em portugues. Se você puder olhe de novo para mim. A entrada de papéis na saida do radiador no Brasil eu me lembro, mas tenho quase certeza que o Piquet fez uma parada a mais Monaco 1987. Um abraço

  7. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    descula irmão, então vamos lá: quantas paradas nos boxes nelson piquet fez no gp de monaco em 1987? Se nao estou enganado, foram tres uma delas porque entrou papel na saída do turbo. Por isso não venceu este gp.E na final da Australia em 86 quantas parardas ele e Prost fizeram. O brigado.

    • Capelli disse:

      Denilson, a corrida na qual Piquet fez uma parada a mais para retirar papéis dos radiadores foi no GP do Brasil em 1987. Em Mônaco, ele parou uma vez só.

      Na Austrália, em 1986, tanto ele quanto Prost pararam apenas uma vez. O francês levou vantagem porque parou logo no começo da corrida, depois que teve um pneu furado. O plano era não fazer parada nenhuma. Piquet teve que fazer uma de emergência depois que Rosberg e Mansell tiveram pneus estourados.

  8. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    O que é caixa alta? Não entendi a resposta me orienta por favor. Obrigado

  9. DENILSON ANDRE MARCHIORIO disse:

    É APENAS UMA PERGUNTA. QUANTAS PARADAS NOS BOXES NELSON PIQUET FEZ NO GP DE 1987? SE NÃO ESTOU ENGANADO, FORAM TRES POR CAUSA DE TER ENTRADO PAPEL NA SAÍDA DO TURBO. POR ISSO NÃO VENCEU ESTE GP. OBRIGADO

  10. antonio sergio disse:

    Essa corrida vencida pelo Beltoise foi a primeira que assisti. Ela nao aconteceu em 1971 ?

  11. Tuta disse:

    E sempre foi no final de maio a prova?

  12. Ridson disse:

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/o-caso-mosley.html

    criei este post no meu blog p/ falar e fia, de fota, e da trajetória de max mosley no mundo da velocidade. uma investigação histórica sober f1..quem puder conferir…

  13. Hamilton disse:

    Puxa, então a McLaren só é recordista por causa das vitórias do Senna…

  14. Abreu disse:

    Capelli, acredito eu que a Mclaren mesmo sendo a maior vencedora em Mônaco, só foi ganhar pela primeira vez no principado em…1984 ( naquela famosa corrida da marmelada do Jacky Ickx). Procede ?
    Outra é que dois dos gigantes, Jim Clark e Nelson Piquet, jamais venceram no principado ( se bem que o Piquet nunca deu a mínima pra isso ).

  15. ELF_TL72 disse:

    Vendo essa foto de Mônaco, lembrei de um e-mail que recebi alguns anos atrás, mostrando em detalhes os iates ancorados na semana do GP. O título era:
    “Queria ser pobre um dia na vida… porque ser pobre todo dia é muito ruim.”

  16. jp disse:

    Outra corrida de Mônaco que foi emocionante foi a de 1992,quando o Mansell tinha um carro muito superior ao de Senna.mas a Maclaren fez uma troca mais rápida de pneus e assim ele voltou na frente do Mansell,daí foi uma disputa até a bandeirada com a vitória de Senna.

  17. Capelli é um G-E-N-I-O. Perguntei ao vivo pra ele e respondeu antes mesmo de consultar. QI de 150 …. Ele sabe tudo de cabeça! :) Palmas para o Capelli.

  18. Capelli, qual foi a posicção da Leyton House na sua ultima participação no GP Monaco?

  19. Dj7oya disse:

    Ola capelli, eu queria seber o por que de eu nao conseguir encontrar a narracao de imola 94 da globo ???

    Que o galvao tava la eu tenho certeza. Foi transmitido apenas via radio ???
    tem gente que diz se lembrar da corrida, mas eu acredito que eles apenas viram o compacto ou o plantao globo logo apos.

    • Capelli disse:

      Não entendi bem a pergunta. Mas sim, a corrida foi transmitida ao vivo e o Galvão estava lá. Tinha vários vídeos dessa corrida no Youtube.

  20. Andre disse:

    Tenho uma duvida;

    Senna ganhou 5 vezes consecutivas em Monaco.
    Este é o recorde de vitórias consecutivas numa mesma pista ?

    Abraço .

  21. samu disse:

    capello a vitoria do panis teve mais uma curiosidade a ligier nao pagou o hotel pro vencedor ele q teve q pagar me lembro de algo assim da epoca,corrida maluca aquela!!!

  22. Danilo disse:

    Vai ser uma corridaça.

  23. Ridson disse:

    ah agora vi..já estou..brigadão..visitem o blog..

  24. Ridson disse:

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/o-que-mais-correu-em-monaco.html

    escrevi em meu blog faz dois dias sobre essa curiosidade À là capellesca.

    convido a todos a visitarem o blog, inclusive vc capelli.. espero um dia merecer estar aí nos seus blogs de leitores.

  25. Curiosidades do Grande Prêmio de Mônaco http://migre.me/1lJ4 #f1 #blog

  26. rubrns filho disse:

    Curiosidade: É no Principado de Monaco, que alguns Pilotos da F1 residem logo ao iniciar suas carreiras?

  27. Jonas Martins disse:

    Tem também a tal da “briga psicológica” que o Prost submeteu o Senna em 1988. Em que o Senna liderava a prova por quase um minuto de vantagem para o Prost, segundo lugar. Assim, o francês começou a alternar voltas rapidíssimas com voltas lentas, confudindo o Ayrton que não sabia se acelerava ou se apenas mantinha o ritmo. Assim, o brasileiro acabou cometendo um erro e bateu na entrada do túnel, foi pra casa e só voltou uma semana depois… Prost venceu a corrida. Li sobre isto no livro do Ayrton Senna escrito pelo Ernesto Rodrigues, com depoimentos do próprio Alain Prost.

  28. Alf disse:

    Capelli, não foi Bruce McLaren não! Ele já havia morrido quando ocorreu esse erro de Jack Brabham. Corrija logo, Capellete!

  29. Dudezi disse:

    Outras duas curiosidades envolvendo o GP de Mônaco e o mundo do cinema:
    1 – A cena inicial do filme Grand Prix foi filmada em Mônaco e usada para convencer Enzo a liberar o uso do nome Ferrari e de seus carros para se fazer o filme.

    2- Por alguma razão, ainda não explicada, a primeira imagem oficial do filme Iron Man 2 (Homen de Ferro 2) tem Tony Stark olhando uma tela com o traçado do circuito de Mônaco.
    Segue link da foto: http://www.imdb.com/media/rm3437594624/tt1228705

  30. Bino disse:

    O Marcão tem razão. Era Jack Brabham quem liderava desde a 28ª das 80 voltas da prova. E bateu justo no Gasômetro (onde hoje fica La Rascasse), na última volta, depois de uma perseguição implacável de Rindt. O velho Jack ainda conseguiu voltar e terminar em 2º, a 23s do vencedor. A sorte ainda seria madrasta outra vez com o australiano naquele mesmo ano: na Inglaterra, ele liderava até a última volta, quando sua gasolina acabou. E quem o ultrapassou para vencer? Jochen Rindt, de novo!

  31. Thiers disse:

    Capelli, falout comentar o final do GP de 1984, quando Senna vinha chegando de forma assustadora em Prost, com uma modestíssima Toleman e encerraram a corrida, antes de um vexame ao frances…

    …e curiosamente ali Prost ganhou só metade dos pontos pela “vitória” e perdeu naquele ano um titulo por MEIO ponto, se tivesse sido segundo lugar, teria sido campeão, uma vitória que custou caro, hehe…

  32. Marcão disse:

    Não teria sido Jack Brabham quem bateu na ultima
    curva da ultima volta ?Tem no yutube este GP resumido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>