MENU

18 de maio de 2009 - 22:09Curiosidades, Estatísticas, História

Kimi: um ano sem vitórias

Foto: Divulgação/Ferrari

Foto: Divulgação/Ferrari

Semana passada, no GP da Espanha, Kimi Raikkonen atingiu uma marca negativa em sua carreira. Campeão do mundo em 2007 e piloto da Ferrari, o finlandês completou em Montmeló exatamente um ano sem vitórias na Fórmula 1. A última conquista de Kimi havia acontecido justamente na Espanha, em maio de 2008.

No total, são 19 corridas consecutivas sem chegar em primeiro lugar, igualando o segundo maior jejum de toda a sua carreira. Ele também ficou exatas 19 provas sem vencer entre os GPs do Japão de 2005 – sua última conquista pela McLaren – e o GP da Austrália de 2007, sua estreia na Ferrari. A maior sequênca de Kimi sem chegar na frente aconteceu entre o GP da Malásia de 2003 (sua primeira vitória na F1) e o GP da Bélgica de 2004: 27 provas.

Seu jejum também é histórico para a Ferrari. Nunca, até hoje, um piloto campeão do mundo pela equipe havia ficado tantos GPs sem vencer depois de conquistar um título mundial. O recorde negativo era de Jody Scheckter, que disputou mais 16 corridas pela equipe depois de conquistar o campeonato de 1979, sem mais chegar em primeiro.

Comentários do Facebook

comentários

16 comentários

  1. KBK disse:

    @Eudemar
    Essa necessidade de emoção que você cita é particular. Afinal, o Kimi é um dos poucos (senão único) da F1 que é “top” em 2 modalidades muito diferentes.
    Em 2007(ou 2008, não lembro) ele venceu uma das mais importantes corridas de snowmobile do mundo, escondido pela alcunha de James Junt.

    @Vitor
    Concordo com muito do que disse. Mas é preciso lembrar que ano passado o Kimi não foi bem em qualify’s, o que atrapalhava toda corrida. Só conseguia “acordar” na segunda metade das corridas, fazendo freqüêntemente a fastest lap. Em algumas que já começava acordado (Spa por exemplo), acabava “durmindo” no fim. Mas o talento estava lá.

    Voltas mais rápidas é com ele mesmo. Com os carros de Newey era imbatível, colocava mais de 20 segundos no “perigoso” Montoya.
    Me parece que ele tem mais vontade de ser o mais rápido do que de ser campeão…

  2. ELF_TL72 disse:

    Kimi me lembra muito James Hunt. Adora uma farra, não liga muito para as formlidades da F1, não dispensa uma birita e ganhou um título que de tão improvável parece que lhe caiu no colo. Sua frase mais usada: “Eu não me importo.”
    Bom, lembrando o que ele disse ao Brundle: “eu tava cagando…” E pelo jeito ele continua. Cagando e andando…

  3. Só digo que um campeão, seja lá qual esporte ele compete, tem que ter emoção e vibraçao, ao vencer. O kimi, não, é frio ou desligado com que acontece, ao seu redor, fazendo jus, ao seu apelido de homen de gelo ou ice-man.
    Eu gostava do Kimi nos tempos da Mclaren, quando era melhor piloto e tinha mais atitude que o Kimi de hoje, mesmo ele não ter sido campeão lá, não deveria ter mudado, para ganhar um salário maior.
    Parece que o ambiente na Ferrari é mais desgastante para qualquer piloto, seja ele quem for. E esta temporada vai ser frustante, tanto para ele, quanto para o Massa. Um carro mal projetado, frusta qualquer piloto de ponta, como ele é.

  4. Athos disse:

    Acho o Kimi um bom piloto e não devemos “menosprezar” o valor do seu título mundial. Mas acredito que o fim de sua carreira está próximo e ele não tem a mínima motivação para continuar a pilotar um F1. Rico, campeão e farrista (é farrista mesmo e não Ferrarista!), pra quê se submeter a toda esta pressão/política/risco se ele não demonstra a mesma paixão que um Alonso, por exemplo?

    De qualquer forma, respeito o Homem de Gelo e ainda acho que ele ganha uma este ano se a Ferrari confirmar o progresso no F60. E também acho que ele pára em Novembro, dando lugar ao Alonso.

  5. Que zica!

    Ano passado teve boas chances de vitória. França e Spa foram elas.

  6. Ridson disse:

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/o-que-mais-correu-em-monaco.html

    capelli, postei em meu blog, que eu espero que vc tenha visto a divulgação em outro post, sobre rubens e mônaco, e sobre as expectativas dos pilotos da brawn para esta corrida. Em breve devo postar outa coisa… P/ todos que quiserem verificar, À vontade!

  7. rubrns filho disse:

    sera que a Ferrari deseja que o Raikkonen, aceite ser considerado o segundo piloto?
    Alguem sabe comentar o contrato do Kimi?
    ????????????????????????

  8. Leonardo Borges disse:

    Kimi é um bom piloto se não , não teria sido 2 vezes vice e depois campeão mas depois de 2007 parece que perdeu a vontade de correr ta que nem o couthard so que pelo menos foi campeão ao contrario do britanico…..

  9. vitor disse:

    capelli so o hamilon, heroi de mt gente na f1, tirou lhe duas supostas vitorias…canada e no japao…deve haver mt memoria curta aqui por estes lados…toda a gente fala que o massa perdeu o campeonato na alemanha (desistiu a 3 voltas do fim) e em singapura (problemas nas boxes)…pois bem…foi um coitadinho…mas a meio da epoca (+-) quando o kimi liderava o mundial ou estava bem perto do primeiro, aconteceram coisas incriveis…canada (hamilton queria “andar” de ferrari), frança (escape arrebenta, ainda assim consegue acabar em 2º devido ao festival que estava a dar a toda a gente), silverstone (tava a menos de um seg do hamilton quando a ferrari n lhe muda os pneus), japao (chega em primeiro a primeira curva, e mandado fora da pista pelo hamilton), pra n falar que em SPA, o massa levou a vitoria de oferta dpx do kimi e hamilton realmente batalharem pela vitoria…o massa parecia que ia estacionar o monolugar na “paragem de autocarro”…mesmo em singapura, kimi devido ao problema de massa saiu tb mt prejudicado, apesar de ter batido e desistido ele n precisaria de tentar recuperar posiçoes…quando entrou o SC ele estava a 4seg do massa e 2seg do hamilton, mas tinha bem mais gasolina que os dois que iam a sua frente…anteciparam a paragem atras do massa, acabou por sair das boxes em 15º, desistiu tentando chegar ao 4º!!!
    as unicas pistas onde ele n consegui fazer nada foi em valencia e hockeneim onde n consegui bons lugares nem na qualificaçao, realmente foram mm fds mt maus…
    os proprios engs da ferrari admitiram que as evoluçoes efectudas no f2008 do kimi n iam de acordo c estilo de pilotagem dele…voltaram as especificaçoes iniciais e as performances melhoraram…
    em monza ele e o hamilton, sao prejudicados por sair tarde para a q2…mesmo assim acaba 2 posiçoes atras da do massa…
    na china teve de “parar” pra deixar passar o massa, para ainda ter hipoteses no brasil, acredito que o massa tenha facilitado em 2007 no brasil, mas na china o kimi teve de andar 2 seg mais lento quase, para o massa dpx de algumas voltas o passar, massa nunca seguiu de perto o kimi nessa corrida…
    faz 10 voltas mais rapidas durante uma epoca, iguala o record de um deus pra mt gente na f1, schumacher (e o alemao tinha um monolugar na altura 1 seg mais rapido que tds os outros), e ainda ha gente a criticar o profissionalismo dele e sua velocidade em pista, deve ser o unico que tem um record que n tem nada a ver c a idade actualmente na f1…
    nem tudo na f1, depende do piloto…alias cm se esta ja a assistir esta epoca, onde a propria ferrari ja cometeu erros que nem na force india se admitem!!!! nao lutam por vitorias, mas estao c menos pontos devido a isso…
    se em 2007 ele n merecia o campeonato entao n sei quem seria…vao ver quem tem mais vitorias nessa epoca e voltas rapidas…alias so sofreu tanto para o conquistar devido a falta de fiabilidade da ferrari…desistiu em espanha e em nurburgring…pista onde foram buscar o hamilton a gravilha!!!!!!! acabou por ter sorte no fim, mas n ha campeao sem sorte…o hamilton foi por uma curva campeao!!!!

  10. Júlio disse:

    Concordo com o Thiago também, ele não deve estar nem aí para isso.

    Kimi é um dos 3 melhores pilotos do grid atual. Foi campeão em 2007 merecido, venceu quando precisava vencer, no Brasil ganharia de qualquer jeito (adoro ouvir aqueles que gostam de se iludir, dizendo que o Massa o ajudou..). É um cara muito rápido, inteligente, não se abala por questões fora das pistas. Gosto dele porque ele gosta mesmo é de estar dentro do carro, pilotando, sem se preocupar em fazer média com ninguém.

    O problema com ele (e com o Massa também) é todo da equipe, que está completamente perdida, sem comando, sem direção. Depois da saída do tripé Brawn/Schumacher/Todt a Ferrari desandou.

    Para entender a motivação do Kimi é só se imaginar dentro de uma empresa em que, independente do trabalho que for feito pelos funcionários, sempre algo dará errado, por incompetência dos gerentes…

  11. Se ele se desligou, porque é que no ano passado conseguiu 2 vitórias nas primeiras 4 corridas e 10 voltas mais rápidas em corrida? Porque será que a partir do momento em que decidiram mudar as afinações do carro para o estilo do Massa, este começou a ganhar vantagem e Kimi a perder? Será porque o Massinha começou a chorar? Porque será que Kimi não lutou pelo campeonato até ao final? Será porque Hamilton entrou pela sua traseira no Canadá?? Porque teve os problemas em Magny-Cours?? Porque a equipa fez asneira em Silverstone?? 3 vitórias consecutivas que poderia ter e que foram “retiradas”.. A partir daí já se sabe.. Carro feito para o Massinha, e Kimi que se aguente.

  12. Ridson disse:

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/

    capelli, gosto do seu blog. nem sempre concordando, nem sempre discordando, mas visito com certa frequencia. e gostaria de publicizar aqui meu recem-criado blog, que falará sobre duas paixões minhas: História, que é minha profissão, e de f1. não sou um jornalista como vc e nem tenho sempre as informações fresquinhas direto da fonte, mas vou me esforçar p/ estar sempre bem antenado. se vc puder me ajudar a divulgar colocando na lista dos blogs dos leitores, agradeço
    visite lá qdo puder, talvez vc goste de algumas matérias que farei sobre História.
    abraço

    e p/ todos que visitam o blog do capelli, aqui novamente está o link
    http://historiasevelocidade.blogspot.com/
    abraço e aguardo vcs lá

  13. KBK disse:

    Se ele fosse pago por vitórias ou pontos estaria bem melhor…
    Esse Kimi da Ferrari não é nem de perto do que era na McLaren, a gente sabe que o Montezemollo não iria pagar uma fortuna por um desempenho tão medíocre.

  14. Jonas Martins disse:

    Olha, não quero ficar defendendo o Raikkonen pois as razões para ele ter dado marcha a ré só ele sabe. Mas ele está bem diferente do piloto agressivo que se via na Mclaren, e sinceramente, acredito que a culpa é da Ferrari. Essa pressão que a própria equipe exerce de ter que escolher um primeiro piloto para brigar por vitórias é desnecessária e vai contra o que deveria ser uma corrida de carros ou qualquer esporte. A Ferrari tem uma ótima dupla de pilotos, e deixá-los brigar é saudável, bom pra equipe e para o público. Vide Mclaren 1988/1989/2007. Ano passado, após algum azar no início do campeonato ele sabia que a equipe favoreceria o Massa. Que ânimo o piloto vai ter pra correr? Tá certo que eu teria muito ânimo só por estar correndo, mas o Kimi já foi campeão mundial, os desafios para ele são outros, e a Ferrari não liga pra isso. Sinceramente, acredito que o estilo de Jean Todt e Ross Brawn foi muito eficiente com o Schumacher e Barrichello, por motivos que já cansamos de discutir neste blog, mas não dará certo com outros pilotos. Sem contar que o Domenicalli no comando da equipe está parecendo piada de Zorra Total. Aparentemente o Kimi pára no final do ano, mas acho que seria uma bela de uma provação se ele fosse a uma equipe como a Williams (que hoje disse que quer alguém experiente ano que vem) e fizesse bonito.

  15. Luiz G disse:

    hahahahahaha…grande Thiago! Ótimo comentário.

    Eu acho que o Kimi nunca mereceu aquele título de 2007. Aquele era um ano para Alonso ser campeão e só não foi porque a McLaren apostou tudo em Hamilton.

    Kimi foi campeão por questões internas de mutretas da F1 e por causa dos azares de Massa naquele ano na Ferrari.

    Foi um campeão do acaso e não creio que vá ter uma carreira muito brilhante daqui pra frente. Talvez vença mais 2 ou 3 corridas antes de se aposentar e acho que fica por aí mesmo.

  16. Thiago disse:

    Um ano sem vitórias? Pergunte se ele está ligando para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>