MENU

2 de junho de 2009 - 23:01Curiosidades, Estatísticas, História

Curiosidades do GP da Turquia

Foto: Reprodução/Google

Foto: Reprodução/Google

Disputado há apenas quatro temporadas, o GP da Turquia é um dos caçulinhas da Fórmula 1. Porém, nem por isso, deixa de ter algumas curiosidades. A elas!

* Palco da primeira vitória de Felipe Massa, em 2006, o circuito de Istambul é bastante generoso com o brasileiro. Ele venceu três das quatro edições do GP da Turquia, todas pela Ferrari.

* Além de Felipe Massa, o único outro piloto a vencer na Turquia foi seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. O finlandês venceu a prova inaugural do GP turco, em 2005, pela McLaren.

* Até hoje, todos os pilotos que largaram na pole position venceram em Istambul. Quatro poles, quatro vitórias.

* Istambul, principal cidade turca e onde se realiza o GP da Turquia, não é a capital do país, como muitos pensam. A capital é Ancara.

* O país fica situado parte na Europa e parte na Ásia, com a cidade de Istambul exatamente entre os continentes, ligados pelo Estreito de Bósforo. O circuito de Istanbul Park, onde se realiza o GP da Turquia, fica na metade asiática da cidade.

Comentários do Facebook

comentários

21 comentários

  1. Todo mundo escondendo o jogo, nestes treinos que nada valem, amanhâ, o bicho vai pegar!
    Minha aposta, vai ser o button, cansei de ver ele vencer, achando que não venceria! Agora espero que ele não decepcione-me!
    Vai dar button, ou acha que o ross, vai deixar de ganhar o campeonato, pra fazer média para a mídia!
    O max não tem jeito! Insiste em quere botar teto orçamentário, a todo custo. É dose ter que aguentar dirigente que nem deveria estar lá!
    Quem dirige a categoria moto gp?!
    Tem corrida até na tepublica theca. E moto tem que ter pista boa, para os pilotos arriscarem sua vida, nelas.
    O max não tem jeito! Insiste em quere botar teto orçamentário, a todo custo. É dose ter que aguentar dirigente que nem deveria estar lá!

  2. KOVALAINEN, em 2008 terminou em 12 lugar, com massa vencendo, hamilton, e raikkonen fechando o pódium.
    Acho que o Alonso, apesar de bom piloto, está desperdiçando as suas chances, na
    f1.
    Ficou 2007, 2008, somente fazendo figuração, em 2009, ainda não teve nenhum pódio, isto mostra, que para ser campeão, o piloto além de sorte tbém precisa de um bom carro.
    Massa em 2008, se a Ferrari quisesse ele teria sido o campeão. Ele está sendo o piloto que colocou o raikkonen em parafuso. O Raikkonen não vence uma corrida já faz um ano. A prioridade devia ser do massa. Esta equipe está perdida.
    Em 2007, ganharam devido à mclaren, deixarem os dois disputarem o campeonato, livremente, não mérito dele.
    A williams, pode não ser aquela equipe de antigamente, mas nico está deixando a desejar.
    Tenho certeza que o ross vai querer fechar já com o título do button. Quem era o gênio era o ross não o schumy. Não sei, mas que o barrica ajudou a detonar as outras equipes, tenho certeza disso!
    Gente boa, o galvão está insuportável como narrador de f1. Ele fala mais do que um papagaio amestrado pelo dono. Dá mancadas atras de mancadas. E a globo nem se toca. ô coisa ruim!
    Assisto mas faço que nem surdo, presto atenção no gp, não no galvão.
    Tenho certeza que o ross vai querer fechar já com o título do button. Quem era o gênio era o ross não o schumy. Não sei, mas que o barrica ajudou a detonar as outras equipes, tenho certeza disso!

  3. Victor disse:

    Ainda bem que não vai ser o Senhor Galvão Bueno, senão estariamos condenados a ouvir 400 vezes por minuto que o maior vencedor é o Felipe e que, ao inves do Räikkönen, o unico que venceu a prova afora o Massademodelar foi o Schumacher.

  4. LeoAndery disse:

    Corrida sempre boa, com aquela curva 8 sensacional…
    Essa estatística do pole tem tudo para continuar esse ano… por mais que eu queira ver o Felipe ganhando lá de novo, estou mto cético com o Button… o bixo tá iluminado!

  5. Will disse:

    Massa vai muito bem na Turquia, venceu 3 provas por lá. Quem sabe não pinta uma recuperação da Ferrari e, quem sabe, uma vitória do Felipe?

  6. Epson Araújo disse:

    Vamos ver se o novo pacote aerodinamico da Ferrari vai ajudar o Felipe nesse próximo gp na Turquia

  7. Leonardo Borges disse:

    mas se o campeão é o pole então o button vence de novo pra variar né!!!

  8. Tuta disse:

    Põe o Google Earth nas tuas referências, querido Capelli. Quando clicar em Bósforo, por exemplo, o GE (pode estar inserido no teu blog) focaliza o local. Até pra falar curva por curva do circuito o troço funciona. Como sempre digo, a roda tá inventada. É só colocar ela na ponta do eixo.

  9. MANDRUWA disse:

    Outra curiosidade curiosa: o circuito é anti horário, um dos poucos da temporada, junto com Valencia e interlagos.

  10. Diogo disse:

    Ah seu Capelli, a vitória do Massa foi em 2006, rs.

    • Capelli disse:

      Obrigado pelo alerta, Diogo. Esse post era um rascunho que foi publicado por engano, tanto que não tinha imagem. Agora finalizei e publiquei corretamente.

  11. Tive oportunidade de conhecer Istanbul, mas não pude ir à parte asiática (e consequentemente não conheci o autódromo). Belíssima cidade, povo muito alegre e simpático. É uma São Paulo com mais idade.

  12. Tempest disse:

    Capelli, tudo bem?
    Será que poderia nos relembrar o GP da Turquia de 2005 então? Pq estava vendo que o Massa conseguiu um ótimo 8º tempo, mas na largada estava dizendo que ele caiu para último. Depois parece que ele vinha fazendo uma boa corrida de recuperação, mas quebrou. E o Schumacher nessa história?
    Poderia nos lembrar, por favor?

  13. rubrns filho disse:

    Mestres os corros estão diferentes vamos esperar os treinos.
    Eu ainda agredito nas FERRARIS. 1- E 2- LUGARES.
    Tudo colabora para e’las.

  14. Caique disse:

    essa corrida tem 3 tipos de vencedores
    se chover da vettel
    se o massa nao ganhar da button
    e se a ferrari andar bem e kimi na cabeça

  15. Também acho que para entrar, com esta crise mundial, quebrando muita gente grande, estas pequenas equipes, não terão fôlego $$$, para o que se exige na F1, atual.
    A Campos, que já possui time na GP2, é uma séria candidata.
    No máximo, 2 equipes poderão fazer parte do grupo.
    Chefe da Red Bull ainda aposta na conquista do Mundial de Construtores.
    Christian Horner: a liderança da Brawn no Mundial de Construtores é grande, mas as coisas podem mudar muito rapidamente em favor da Red Bull
    A diferença é de 43,5 pontos já na sexta corrida. Nem por isso Christian Horner dispensa as chances de a Red Bull ultrapassar a Brawn e conquistar o Mundial de Construtores.
    No Mundial de Pilotos, o melhor colocado da RBR é Sebastian Vettel, terceiro, com 23 pontos. Mark Webber vem logo atrás, com 19,5.
    Eu espero que sim. Estou cansando de ver o button passear pelos gps deste campeonato. Alguém tem de começar a dar um chega prá la no button, ou este campeonato já tá no bolso do ross e o título na mão do button, graças, ao sensacional brawn gp, construido sob a batuta do gênio brawn! Ele é demais, gente boa!
    Falando do tio Bernie, parece que gastando para ganhar mais um pouquinho, olha a notícia abaixo:
    Ecclestone registra nome para corrida em Roma.
    Detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone fez na Europa uma reserva para o nome “Formula One Gran Premio di Roma”, aumentando os indícios de que a capital italiana receberá uma corrida da categoria nos próximos anos.
    No início deste ano, o idealizador do projeto, o ex-piloto Maurizio Flammini apresentou a Ecclestone a idéia de uma pista de rua no distrito EUR. Meses depois, o arquiteto alemão Hermann Tilke, famoso por desenhar algumas das pistas mais modernas do mundo, esteve no local para estudá-lo.
    O provável é que a primeira corrida de F1 nas ruas de Roma seja disputada na temporada de 2011.
    Toyota tenta melhora após fiasco em Mônaco.
    Após despontar como candidata até mesmo ao título da Fórmula 1 neste ano, a Toyota foi muito mal nas últimas duas corridas, especialmente em Mônaco, quando seus carros ficaram na 18ª e 19ª posições no grid e não marcaram pontos. Mas, para o presidente do time, John Hovett, o Grande Prêmio da Turquia, domingo, promete ser bem melhor, já que o circuito de Istambul tem mais curvas de alta velocidade do que de baixa.
    Claramente queremos e esperamos um desempenho significativamente melhor na Turquia do que em Mônaco, o que foi inaceitável. Não somos bons o suficiente nos trechos de baixa velocidade e temos trabalhado para entender a razão. Isso tende a ser influenciado pela tração, o que foi maximizado em Mônaco. Conduzimos um teste aerodinâmico de reta e isso nos deu as informações para desenvolvermos uma solução rápida. A Turquia é bem diferente do que Mônaco e estou otimista”, disse Hovett.
    Após seis das 17 etapas, a Toyota ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores, com 26,5 pontos. A líder Brawn GP soma 86.

  16. É gente boa, desta vez não acho o Massa com condições de vencer não.
    Espero que sua Ferrari melhore, pode até ter chances, neste circuito, mas não para vencer.
    Vou de Button. O que considero excelente é a brawn gp que ele pilota, escudado pelo Nick Fry, que não gosta do Rubinho, e auxiliado pelo gênio das estratégias do alemão, o fantástico e mirabolante Ross Brawn!
    Sabiam que este regulamento vigente nesta temporada, foi elaborado juntamente com o grupo de Brackley, pelo Ross Brawn, em 2007, sendo aprovado pela FIA!

  17. Eduardo Casola Filho disse:

    E é uma pista onde o Massa pegou rápido o jeito de andar, ele parece ter um desempenho acima dos demais pilotos em Istambul, não me surpreenderei se ele superar a Brawn GP nesse fim de semana, apesar do normal ser o Button dominar as ações de novo.

  18. Paulo Blanco disse:

    Poxa Capelli… primeira vitória do Massa foi em 2006! (em seu 66º GP, com o carro de número 6, sendo o 6º brasileiro na história da F1 a marcar uma pole e a vencer uma corrida…) Em 2005 ainda era de Sauber.

    Ok, sabemos que você sabe. Erro de digitação a gente perdoa. :)

  19. Felipe Maciel disse:

    É conhecido como o melhor circuito do Tilke, mas essa estatística do “o pole sempre vence” não é muito animador. Pelo menos sabemos que há bons pontos de ultrapassagem e as corridas costumam ser boas.

    Mas a verdade é que Istambul se aproveitou bem da ideia de que a primeira impressão é a que fica. Aquela classificação (volta única lançada) da edição inaugural do GP da Turquia foi um episódio à parte, com metade dos pilotos errando na curva 8. O Tilke nunca deve ter dado tanta risada na vida quanto naquele dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>