MENU

13 de julho de 2009 - 23:45Análises, Notícias

Nelsinho fora

Foto: Andrew Ferraro/LAT Photographic/Divulgação Renault

Foto: Andrew Ferraro/LAT Photographic/Divulgação Renault

Galvão Bueno anunciou agora há pouco, ao vivo no SporTv, a demissão de Nelsinho Piquet da Renault. Quando se imaginava que Sebastien Bourdais seria o primeiro defenestrado da Fórmula 1 em dois anos, os boatos menos prováveis envolvendo o piloto brasileiro parecem se confirmar.

A equipe não comunicou oficialmente, mas a dispensa de Nelsinho parece certa e não é algo que tenha sido de todo inesperado. Pelo contrário. É preciso admitir que o filho do tricampeão, no ano e meio em que esteve na equipe francesa, ficou muito aquém daquilo que se espera de um vice-campeão da GP2 que chegou à categoria cheio de badalação.

É lógico que Fernando Alonso é a prima-dona da Renault, que recebe todas as atenções e tem direito a atualizações no carro em primeira mão. Disso todo mundo sabe. Mas, mesmo assim, classificar-se à frente do companheiro apenas uma vez em 27 tentativas é muito pouco. Mais do que isso: em quase metade das classificações, Nelsinho não conseguiu passar nem da primeira fase do treino. Largava quase sempre na rabeira, envolvia-se em acidentes, rodava. Abandonou metade das corridas de 2008, praticamente todas em acidentes.

Em 27 participações, um único lampejo de brilho: no GP da Alemanha do ano passado, quando aproveitou-se de uma entrada do Safety Car para saltar para o pelotão da frente e liderar a corrida por algumas voltas, conseguindo chegar numa excelente segunda posição. Convenhamos, é pouco.

E, agora, resta a fina ironia. No mais recente comercial da Renault no Brasil, um rapaz de aparência semelhante à de Romain Grosjean se aproxima e pede a ele: “Posso dirigir?”. E Nelson responde: “Lógico, manda ver!”.

E Grosjean, infelizmente para o automobilismo brasileiro, deve mandar ver.

Comentários do Facebook

comentários

43 comentários

  1. Fugindo um pouco do assunto, que carro é esse? Tá bonito demais pra ser o tijolo voador…

  2. O Grosjean será outro que teve chance e não aproveitou. Ele tem uma Addax na mão e não tá fazendo nada de brilhante na GP2. Vai ser um fiasco pior que o Alesi.

    Na verdade, ele é suíço. Sendo assim, Clay Regazzoni deve estar adorando a não-”humilhação” da nação dos Alpes!!!

  3. Luiz G disse:

    Antônio…

    ..Eu acho que o Nelsão, simplesmente, não se importa com o que é verdade e o que não é……ele diz o que vem na cabeça e pronto.

    Por isso, não creio que ele se importe em se defender de alguém.

    Esse negócio de se preocupar com o que dizem é coisa de quem se preocupa com a própria imagem….Nelsão nunca se preocupou com a própria imagem.

  4. Arthur Simões disse:

    DA-LHE GALVÃO!!!!!!

  5. Aderson disse:

    Nelsinho fica e vai correr na Hungria.

  6. Hamilton disse:

    to sentindo que essa história vai longe!

  7. Leonardo Borges disse:

    Acho que o nelsinho mereceu sair mas o piquetzao não ta pagando por ter metido a lingua em todo mundo antigamente , o nelsinho é que é o ruim mesmo não , ve o keke rosberg não falava mal de ninguem e o nico não vingou , e , não vai vingar ,ao contrario do que o galvão disse na corrida que ele merece um carro melhor……..

  8. Hamilton disse:

    EXTRA
    EXTRA
    EXTRA

    do twitter do Nelsinho:

    NelsonPiquet_Aí Galvão, vc está errado, meu bom! Te vejo na Hungria! E vamo torcer para q o carro esteja melhor lá! Valeu pelo apoio de todo mundo! Abcs!
    3 minutes ago from web

  9. Tiago de Freitas Pereira disse:

    Alguém viu o post do Nelsinho no Twitter?
    Parece que ele ainda ta dentro.

  10. Rodrigo disse:

    ja tirou até do bio do twitter dele… repare la capelli

  11. Jose disse:

    Mas Capelli, até agora ainda não rolou nada de oficial, por parte da equipe, só da boca do Galvão mesmo, ou seja confirmado ainda não está.

    Essa notícia não é meio precipitada?

  12. Fabrizio Salina disse:

    Esse assunto ainda está um pouco nebuloso… as partes não confirmam oficialmente.
    Mas se sair, pode até ser bom pra ele, caso o substituto se revele um fracasso. Aí pode ser que a barra alivie um pouco pro Piquezinho, revelando que a Renault é equipe de um carro só.

  13. Sidewinder disse:

    É uma notícia que todos já estavam esperando. Não havia outra saída p’ra ele, com um desempenho tão risível.
    Mesmo o Kovalaine, que teve uma estréia decepcionante conseguiu obter resultados melhores nas provas posteriores, conseguindo assim, uma vaga num dos bólidos da McLaren. Algo impensável de acontecer com o Piquet.
    Só se ele tiver um bom patrocinador, o que eu duvido muito, para conseguir uma boa vaga no próximo campeonato.
    E a coisa vai ficar feia mesmo caso o Grosjean obter resultados mais expressivos no restande desta temporada. Não sei se vale a pena ele continuar no ano que vem, guiando por uma equipe pior ainda e acabar mergulhando no ostracismo.
    Sad but true.

  14. Bruno disse:

    Sacanagem colocar o Grosjean, preferia o Di Grassi… e a porcaria da Toro Rosso anunciou um piloto Espanhol, que raiva!!! ¬¬

  15. Nelson disse:

    Não deixa o Flávio Gomes saber que você disse que o Galvão anunciou a saída do Piquet.

  16. Antonio disse:

    Assim é mole para o Piquet se defender.
    Se fala verdade, é realmente a verdade.
    Se mente deslavadamente, é um fanfarrão, estava apenas brincando.
    Esquece isso.

  17. Luiz G disse:

    Muita gente diz que a situação do Nelsinho é uma lição para o Nelsão calar a boca.

    Então, faço aqui uma defesa ao Nelsão.
    O Nelsão Piquet, como se sabe, não é um cara muito gentil com as palavras, mas ele só fala a verdade. Verdades duras e frias, muitas vezes, mas, simplesmente, a verdade.

    Piquet critica Barrichello de forma dura, porém real. Ele também acreditava em Rubens no comeo da carreira, mas afirma que um cara que roda, em média, 1 segundo a menos do que os pilotos de ponta, nunca será campeão.

    Isso não é uma crítica, mas um fato.

    Ele mesmo já disse que Barrichello tem momentosinspirados, mas isso não torna ninguém campeão. Também não são palavras gentis, mas é real.

    A história dele ter dito que o Senna “não gostava de mulher” não era uma verdade ou mentira, mas uma zoação vinda de um cara que zoava com a cara de todo mundo. Senna não soube levar isso por ser um cara muito sério e fechado.
    A personalidade irreverente de Piquet contra o temperamento de Senna tornou a relação dos dois, impossível.

    Piquet sempre foi um bon-vivant, tirador de sarro e sacana. Isso não faz dele má pessoa, ou um mentiroso, mas um cara que se admira ou não.

    Deve ser chato pra ele ver o filho apanhando na Renault e, acredito que o temperamento introvertido e sério do filho façam com que ele fique calado. Se o Nelsinho fosse um cara safo na conversa, de repente, o Nelsão falava mais….mas não parece ser o caso. Nas entrevistas, dá pra ver que o Nelsinho é tímido e sem jeito. Se o Nelsão cair de pau, o filho desmonta.

    Então, o Nelsão está apenas protegendo o filho, o que é natural.

  18. Rodrigo Meira - Niteróí RJ disse:

    Não diria triste, mas que isso já vinha sendo falado à meses… hum !!!

    Um banho de água Fria no Nelsão, que sempre falou muito mal dos ouotros brasileiros na F1 e viu su filho tomar um pé na bunda…

    Tomara que ele dê uma volta por cima como fez o Felipe Massa, que mandou muito mal na Sauber e depois renasceu na Ferrari.

    Vamos aguaradar ano que vem… três novas equipes!

  19. Athos disse:

    Triste notícia, por se tratar de um brasileiro. Mas seu desempenho foi pífio, mesmo levando em conta toda a “regalia” que Alonso tem dentro da Renault.

    Torço para que ele corra por uma equipe nova no ano que vem, pois, talvez sem a pressão de uma equipe grande, possa ter melhor performance.

    A verdade é que precisamos de gente nova e muitas mudanças. Torço mesmo é pro Di Grassi e o Bruno Senna entrarem rápido, o Alonso ir pra Ferrari, o Kimi aposentar e a Mclaren contratar o Nico. Quem sabe 2010 não será mais divertido. E claro, sem politicagem…

  20. Fabio disse:

    Performance do piloto à parte, é triste ver o declínio de força política e econômica do Brasil no circo europeu da F-1. Tem piloto pior no grid, tenho certeza disso, mas são europeus ou com dinheiro nipônico.

    E Capelli, não considere isso pessoal, mesmo porque teu trabalho é “Spitzenqualität”, mas a nossa imprensa também deixa a desejar. Reproduzem notícias de Autosport, ninguém manda notícia original do Paddock. E olha, tem muita gente viajando por aí com o circo, mas acho que só comem coxinha de favor no Motorhome das equipes.

  21. Erik disse:

    O segundo carro da Renault sempre teve um assento ejetável. Depois da saída da Michelin então nem se fala: O carro virou uma bomba. Soma-se a isso deficiências no projeto e aquele bico bizarro para transformar a equipe em um mico. Trulli, Fisichella e Kovalento já sentiram o gostinho do pé na bunda. Este último teve um pouco mais de sorte. Agora foi a vez de Piquet e logo espero o post do Capelli anunciando a saída do Grosjean e talvez até da Renault. Sem o Alonso essa máscara de pelotão intermediário vai cair já já igual a Lotus quando o Senna saiu.

  22. Gustavo Cristofolini disse:

    Sinceremente?? Demorou muito para isso acontecer. Na metade do campeonato de 2008 já era possível perceber que ele não tinha o talento necessário para guiar um F1. É um brasileiro a menos na F1, ficamos tristes, com certeza, mas ele não rende 50% do que se espera de um piloto. O próximo da lista será Rubens Barrichello se continuar falando besteira do jeito que falou no final do GP da Alemanha.

  23. Speed disse:

    discordo um pouco das opiniões. tirando o vettel não sei quem mais – sem experiência – pode andar tão bem logo de cara na F1 atual. Pois atualmente o que define é carro, estratégias de paradas e não só o talento do piloto. Tivessem jogado o vettel na force india tbm, não sei o quanto ele teria andado, mas suspeito q bem menos q na toro do ano passado.
    O erro do nelsinho foi ter entrado pela renault. Q estava numa fase péssima, e piorou esse ano. Além de ter a equipe toda labendo o saco do alonso. E o Briatore enchendo o saco e dando declarações idiotas.

    Ainda assim tem meia dúzia de pilotos que merecem muito menos estar no grid.

  24. Ângelo Mello disse:

    Hummm… desconfio que o Grosjean vai ser um fracasso ainda mais retumbante. O cara já perdeu a liderança da GP2 e, vamos ser sinceros, nunca fez nada demais na carreira. O Piquet tinha um currículo muito melhor nas divisões de base e deu no que deu…

  25. Terramex disse:

    Pelos menos terminaram os “sorry guys…..”

  26. Júlio disse:

    o Nelsinho não fez nada que pudesse garantir sua participação na F-1 nesse um ano e meio que ficou na Renault. Não tem competência para estar na F-1. Só o sobrenome não vence corridas… Nelsinho teve tudo na mão, e quando teve que ir atrás para conseguir alguma coisa o Nelsão não podia ajudar… deu no que deu…

    Também acho que, se algum dia o Bruno Senna for para lá, também fará fiasco. Começou tarde, tem pouca experiência. De bom, só o sobrenome.

    Me dá raiva isso de ficarem colocando todas as esperanças nos sobrenomes de pilotos que nunca fizeram nada de mais na carreira, diferentemente dos pais ou tios, que tiveram que comer o pão que o diabo amassou para poderem estar na F-1.

    Acho que ainda vamos ter que nos contentar com Massas e Barrichellos na F-1 por muito tempo ainda, antes de aparecer algum piloto brasileiro de ponta…

  27. Zago disse:

    Será que o Grosjean vai fazer muita coisa?? Duvido muito. Mas infelizmente o Nelsinho tb não merece estar por lá…

  28. jugger disse:

    pelo menos o ford gt que foi comprado ano passado pelo piquesão para correr na gt3 finalmente deve estrear…

  29. Sandro disse:

    Muita calma nessas horas. Vamos esperar a noticia “ofical” da Renault…

  30. Aderson disse:

    Ontem o Nelsinho não apareceu no Twitter.
    Deve tá P da vida com a Renault.
    O Nelsão já declarou que se for mesmo dispensado, o Nelsinho volta pra casa.

  31. Aderson disse:

    Não seria mais correto colocar o di Grassi ao inves do Grosjean?
    Grassi já trabalhou um longo tempo com a Renault, testando e passando dados que ajudaram no desenvolvimento do carro de 2008.

  32. Renato Brant disse:

    Parece que @NelsonPiquet_ está fora da Renault. Como aconteceu no comercial, ele vai "deixar" outro pilotar o carro. http://migre.me/3Cd1

  33. Luiz Sergio disse:

    Nelson Angelo Piquet, em qualquer outra categoria tera grande chances de se destacar, menos na F1, onde a classificação de largada é hoje umas coisas mais importantes em uma corrida.
    Nelson Piquet pai, recebeu um duro golpe para aprender a ficar com a boca fechada.

  34. Ty G; disse:

    Alguma chance do nelsinho ir para “toro rosso” capelli?

  35. João Ota disse:

    É isso? Acabou?
    Não veremos Bruno Senna e Nelsinho Piquet na F1? :P
    Pelo menos em um futuro próximo parece que isso não vai acontecer…

  36. Luiz G disse:

    Pergunto ao Capelli:

    Você acha que a carreira de Nelsinho acaba aí ou o veremos ano que vem, por exemplo, na Force India?

    Você acha que o fato dele correr pela Piquet Sports na GP2, sem competição interna, prejudicou a carreira dele?

    Abraço!

  37. Luiz G disse:

    Sem dúvida, é uma notícia triste.

    …mas é fato que o nome “Piquet” ajudou Nelsinho a chegar na F1, bem como o nome “Brabham” ajudou David, filho de Jack, a chegar na F1 e o nome “Fittipaldi” ajudou Christian, sobrinho de Emerson.

    Também sabemos que, se algum dia Bruno Senna chegar na F1, seu nome terá grande peso.

    Damon Hill e Jacques Villeneuve também tiveram auxílio do nome, mas….a História foi mais gentil com eles.

    Como se sabe, uma coisa coisa é chegar na F1…a outra é permanecer lá.

  38. RT @ivancapelli: Meus dois centavos sobre a saída de @NelsonPiquet_ da Renault. http://migre.me/3Cd1

  39. Capelli disse:

    Meus dois centavos sobre a saída de @NelsonPiquet_ da Renault. http://migre.me/3Cd1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>