MENU

11 de julho de 2009 - 10:46Curiosidades, Estatísticas, História

Pole de Webber é a 1ª de um australiano em 29 anos

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Divulgação Red Bull

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Divulgação Red Bull

A primeira pole da carreira de Mark Webber, conquistada hoje em Nürburgring, foi também a primeira da Austrália em muitos anos. Desde Alan Jones, que saiu na frente com a Williams também em um GP da Alemanha, em 1980, um australiano não largava na frente na Fórmula 1. Foi também a 20ª pole position do país, que contabiliza 13 de Jack Brabham, 6 de Alan Jones e uma de Mark Webber.

Caso vença amanhã, Webber encerrará um jejum de 28 anos. Desde que Jones venceu o GP de Las Vegas de 1981, aquele que marcou o primeiro título mundial de Nelson Piquet, um australiano não sobe ao alto do pódio.

Atualização: Felipe Paranhos me lembra que a pole de Webber foi, também, a mais tardia da história da Fórmula 1. Antes dele, o piloto que mais havia demorado para marcar uma pole position tinha sido Jarno Trulli, que levou 119 GPs até largar na frente no GP de Mônaco de 2004. Mark Webber precisou aguardar 130 corridas.

Comentários do Facebook

comentários

19 comentários

  1. Hugo Becker disse:

    Ainda não tive a oportunidade de ouvir o Hino da Austrália. Mas tenho o palpite de que ouviremos o hino alemão amanhã… o da Austrália fica pra próxima, rs.

  2. Hugo Leonardo disse:

    Quando foi o último treino que todos os brasileiros superaram os companheiros de equipe, como aconteceu hoje?

  3. Mateus Fernandes disse:

    alias capelli, vc podia fazer um post diferenciando ” recorde ” de ” marca” .

    tipo essa pole do webber chega a ser um recorde ?

    eu pelo menos entendo q nao, ja q recorde sao para marcas q baixam, nao as maiores (no caso dele, numero alto de gps ate conquistar a pole)

    vlw

  4. Mateus Fernandes disse:

    qto ao ” recorde ” , + um q nao pertence ao rubinho

  5. Mateus Fernandes disse:

    keke rosberg é sueco, tanto q o capacete é azul e amarelo

  6. Sandro disse:

    México 1986 : Senna e Piquet! Que eu lembre…

  7. Fábio Mandrake disse:

    O David Brabham(24 gps) filho de Jack, nasceu na Inglaterra na cidade de Londres mas corria pela Austrália.O Gary Brabham nunca se qualificou.Além desses e de Jones(116 gps), Brabham(123 gps)(pai) e Webber a Austrália teve também, Larry Perkins(11 gps), Tony Gaze(3 gps), Paul Hawkins(3 gps) , Frank Gardner(8 gps), Tim Schenken(34 gps), Vern Schuppan(9 gps), Dave Walker(11 gps), Warwick Brown(1 gp), Ken Kavanagh(NC), Keith Campbell(NC) e Brian Mcguire(NC).Desses apenas Jack Brabham e Alan Jones venceram e foram campeões, Webber tem 6 pódios até agora e Schenken tem 1 pódio.

  8. Felipe Maciel disse:

    Que belo constraste… Porque seu companheiro de equipe foi o mais jovem a cravar pole position na F-1.

    Falando no Vettel, o alemão guiou com um capacete diferente hoje, achei até mais bonito que todos aqueles que vinha usando, até porque não parecia uma latinha de Red Bull. Deveria usar este mesmo nos outros GPs também.

  9. Arthur Simões disse:

    Que eu me lembre só os dois filhos do Brabham.Gary e David.
    E o Ryan Briscoe,mas como piloto de testes.
    E sim,os dois eram australianos.

    E sobre a Estrela de Davi do Barrchello,sim ela pode significar outras coisas,proteção,força,sorte…,mas o motivo da simbolo no casco do Rubens voces não sabem????

  10. Leonardo Lago disse:

    Quais outros pilotos australianos passaram pela F1 entre Alan Jones e Mark Webber?

    O filho do Brabham, que correu no inicio dos anos 90, é australiano? A pergunta é pertinente, pois o Nico Rosberg, por exemplo, é alemão, mas o pai dele, Keke, finlandês.

  11. RT @f1brasil: Pole de Webber é a 1ª de um australiano em 29 anos http://migre.me/3waM #f1 #blog

  12. Pole de Webber é a 1ª de um australiano em 29 anos http://migre.me/3waM #f1 #blog

  13. Luis Antonio Mendes disse:

    Capelli, porque o Bourdais não se adaptou a F-1?
    O homem foi campeão nas categorias anteriores, foi multi campeão nos EUA, e chega na F-1 e pega ” baia ” dos 2 companheiros de equipe, o Vettel tudo bem, mas o Buemi, não.

  14. Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

    Capelli, qual foi a última vez que tivemos uma primeira fila não-européia em um grid de Fórmula 1 antes do GP da Alemanha de 2009?

  15. Sidewinder disse:

    É só torcer por pista seca que ele pode vencer. Quero só ver o enrosco dos quatro ponteiros na largada. Será que o Vettel irá moderar na dose de seu ímpeto p’ra não cometer nenhuma bobagem e continuar atormentando a tranquilidade de Button?
    Isso eu quero ver.

  16. Arthur Simões disse:

    Po,e ele é (merecidamente) considerado um bom piloto em qualificação.Isso sempre marcou a carreira do Webber.
    Lembro do GP Brasil de 2003,em que ele largou em terceiro.Fozeram um carnaval em cima dele,dalí em diante ele focou com esse rótulo.

  17. Diego disse:

    O mais curioso disso é que o piloto que mais demorou a marcar uma pole, é aquele com fama de um dos maiores “leões de treino” da F-1.

  18. Capelli disse:

    Pole de Webber é a primeira de um australiano em quase 30 anos. http://migre.me/3vXu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>