MENU

11 de julho de 2009 - 10:29Análises

Rapidinhas da classificação: Alemanha

Foto: Vladimir Rys/Bongarts/Getty Images/Divlugação Red Bull

Foto: Vladimir Rys/Bongarts/Getty Images/Divlugação Red Bull

- A classificação para o GP da Alemanha foi uma das mais emocionantes dos últimos anos na Fórmula 1. Uma chuvarada regou a pista em meio ao Q2 e, a partir de então, tudo ficou imprevisível. Com todos colocando pneus de chuva para depois ver a pista secar e retornar aos slicks, as duas últimas partes do treino foram absolutamente imprevisíveis, com os pilotos na pista o tempo todo tentando baixar os tempos.

- Quem levou a melhor foi Mark Webber, que conquistou a primeira pole position de sua carreira. A pole foi conquistada na última tentativa, com uma volta voadora que bateu não só seu favorito companheiro Sebastian Vettel, mas também os dois carros da Brawn, que parecem vir forte para a corrida.

- Rubens Barrichello foi outro que fez uma excelente volta no final, roubando a primeira fila de seu companheiro Jenson Button, que vai largar em terceiro. Vettel sai em quarto.

- Apesar da embaralhada geral da chuva, as duas primeiras filas acabaram mesmo com as equipes dominantes: Red Bull e Brawn. Salvo alguma grande zebra, a corrida deve ficar entre os quatro.

- Mas do quinto para baixo, algumas surpresas. Lewis Hamilton confirmou o bom desempenho da McLaren nos treinos livres e vai largar em quinto. Seu companheiro Kovalainen sai ao lado, em sexto. Resta saber se não estão com pouco combustível, resposta que teremos daqui a pouco.

- E a grande surpresa, mesmo, ficou por conta da Force India de Adrian Sutil, que soube se aproveitar da chuva no Q2 para passar para a fase final do treino. Nela, fez uma volta suficiente para largar em sétimo, a melhor posição de sua carreira e da Force India. À frente, inclusive, das Ferrari. Vai ter dancinha a noite toda no motor home.

- Falando em Ferrari, que conseguiu montar o carro de Felipe Massa com pneus errados no Q2 – pelo menos alguém percebeu antes que o carro arrancasse -, restou a oitava e a nona posições. Massa à frente, Kimi atrás. Devem fazer alguns pontos, e só.

- Pela primeira vez em 27 tentativas, Nelsinho Piquet vai largar à frente de Fernando Alonso. É lógico que as circunstâncias de clima influenciaram no resultado, mas a pista estava úmida para os dois. Nelsinho fez grande volta com pneus slick, enquanto o espanhol rodou no final da sua tentativa. Mereceu o resultado, passou para o Q3 e sai em décimo. Alonso larga duas posições atrás.

- Nascido em Heidelberg, os ares alemães parecem fazer bem a Nelsinho. No ano passado, em Hockenheim, fez sua melhor corrida na Fórmula 1. Hoje, seu melhor treino. E o fato deste treino ter acontecido justamente no momento em que a imprensa alemã já o deu como demitido da Renault torna o resultado ainda mais expressivo. Se Nelsinho precisava de uma hora para dar a volta por cima, escolheu a certa. Desde que não seja tarde demais…

- Dali para trás, nenhuma novidade. Toyota fazendo fiasco, Nakajima rodando, BMW como de costume em 2009. E Bourdais em último, naquela que pode ser sua última corrida pela Toro Rosso. Jaime Alguersuari esfrega as mãos.

- A Brawn esteve mais forte do que imaginava no treino, talvez muito pela habilidade de Barrichello em pista úmida. Mesmo assim, dado o clima frio, aposto nas Red Bull para a corrida. A vantagem da pole de Mark Webber é grande, mas com chuva, ainda assim colocaria minhas fichas em Vettel. Em caso de uma corrida com pista seca, o australiano pode levar sua primeira vitória na Fórmula 1. Mas não acho que deva ser fácil.

- Se o treino foi uma prévia da corrida, teremos uma grande disputa amanhã. Corrida cercada de expectativas.

Classificação: GP da Alemanha

Comentários do Facebook

comentários

16 comentários

  1. Ridson disse:

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/os-carros-da-brawn-sao-os-mais-leves-do.html
    Capelli e seus leitores:
    divulgando mais uma vez o nosso blog, o Histórias e Velocidade.
    E agora, com vários posts tentando entender o dia dessa clasisficação em Nurburgring. O último post, feito por mim e pelo Jobson, traz nossos pitacos para a corrida. Confiram!

  2. Pedro Araújo disse:

    Capelli, sensacional a citação da dancinha no box da Force India! hehehe

  3. Marçal Lombardi disse:

    O Peso dos Carros ficou assim:

    1. Mark Webber, Red Bull, 661kg
    2. Rubens Barrichello, Brawn GP, 647
    3. Jenson Button, Brawn GP, 644
    4. Sebastian Vettel, Red Bull, 661
    5. Lewis Hamilton, McLaren, 654.5
    6. Heikki Kovalainen, McLaren, 664.0
    7. Adrian Sutil, Force India, 678.5
    8. Felipe Massa, Ferrari, 673.5
    9. Kimi Raikkonen, Ferrari, 674
    10. Nelson Piquet, Renault, 676
    11. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 681
    12. Fernando Alonso, Renault, 668.2
    13. Kazuki Nakajima, Williams, 683.6
    14. Jarno Trulli, Toyota, 683.7
    15. Nico Rosberg, Williams, 689.6
    16. Robert Kubica, BMW Sauber, 673.5
    17. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 674.5
    18. Giancarlo Fisichella, Force India, 662.5
    19. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 689.5
    20. Timo Glock, Toyota, 662.3 *

    * = Punido com a perda de uma posição por atrapalhar o Espanhol Fernando Alonso

  4. Klauss disse:

    O Sutil já mostrou que é bom de chuva.

    Ele mostrou isso em Mônaco no ano passado, e já bateu na trave de fazer coisa boa outra vez depois disso, não lembro onde. Será que foi Itália? Alguém lembra?

    Pra quem tá com uma Forece India, eu como chefe de outra equipe daria uma chance pra ele!

  5. Excelentes pitacos RT @ivancapelli: Pitacos sobre o treino: http://migre.me/3vYC .

  6. Arthur Simões disse:

    ops.Corrigindo:

    Senna em 86 e 87.

  7. Arthur Simões disse:

    Tempest

    Eu sei que o Senna em 85 e 86 e o Martini em 88 e 89 ficaram na frente em todos(!!) os GPs,por duas temporadas seguidas.Mas isso em qualificação.Devem existir outros casos.

    Em classificação acho que não existe.Até porque é muito difícil não abandonar e ainda terminar na frente do companheiro de equipe por quase duas temporadas.

  8. Sidewinder disse:

    Rubens dançando Moonwalker no podium nãaaaao…

  9. Leonardo Borges disse:

    Capelli boatos confirman alonso na ferrari colocam rubensna willians e raikkonen na braw bourdais e kovaleinen podem sobrar nessa e rosberg vai pra BMW>…….

  10. Victor disse:

    A Estrela de Dav já existia no capacete do Rubens.

    E, ao contrario do que muitos pensam, não é apenas um simbolo judaico.

  11. Arthur Simões disse:

    Capelli,reparei que na parte superior do capecete do Rubinho(a parte azul) tinha uma Estrela de Davi bem pequena,mas visivel.
    Isso já existia ou é uma novidade?
    Não sabia que o Barrichello era judeu,ou será que isso foi uma homenagem?

    E o que o Sutil tá correndo é brincadeira.Tá merecendo um carro melhor já faz um tempo…

  12. Sérgio disse:

    Nelsinho à frente do Alonso? Será que aquela chuva era de canivetes e eu não percebi?

  13. Victor disse:

    Vettel usou um capacete diferente para essa classificaçao, em tons de branco; cinza e prateado.

    Muito bonito por sinal.

  14. Tempest disse:

    E você pelo jeito não aceitou meu desafio, não é Capelli? Provavelmente por ser difícil demais. De achar um piloto que tenha levado 26 a 0 consecutivos de um companheiro de equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>