MENU

27 de setembro de 2009 - 12:00Análises

Rapidinhas: GP de Cingapura

Foto: Divulgação/DaimlerChrysler

Foto: Divulgação/DaimlerChrysler

- Numa corrida enfadonha, talvez a mais monótona do ano, vitória de Lewis Hamilton. O inglês dominou a corrida desde a largada e só perdeu a ponta durante as paradas de box. Mesmo com uma intervenção do Safety Car, em momento algum teve sua liderança realmente ameaçada.

- A conquista confirma para a McLaren o status de “melhor carro do último terço de campeonato”. Se tivesse feito um início de temporada minimamente decente, Hamilton poderia estar ameaçando a Brawn na briga pelo título.

- Em segundo na corrida uma surpresa: Timo Glock. Largou em sexto e teve competência para superar Fernando Alonso na estratégia. Superou Mark Webber na pista antes do australiano abandonar e ainda contou com a sorte ao ver Sebastian Vettel e Nico Rosberg errarem nos pit stops. Foi o melhor resultado da Toyota no campeonato, merecido.

- Rosberg e Vettel mereciam melhor sorte na prova, mas erraram em momentos cruciais. O alemão da Williams se atrapalhou todo na saída do seu primeiro pit stop, tornando-se o primeiro piloto da história a queimar a linha branca de carro inteiro. Tinha tudo para chegar em segundo, ficou apenas em 11º. E o alemão da Red Bull ultrapassou o limite de velocidade nos boxes durante sua segunda parada. Provavelmente, o limitador não funcionou. Chegou em quarto, o que não foi de todo ruim.

- E Alonso, agora sem falcatruas cingapurianas, chegou em terceiro lugar. Justamente num momento de crise, surge o primeiro pódio da equipe na temporada. A ING, que foi embora, ainda teve sua marca exposta no macacão durante a cerimônia, de lambuja.

- Na quinta posição, o resultado mais importante da corrida. Jenson Button derrotou Rubens Barrichello na base da estratégia e conseguiu chegar uma posição à frente do brasileiro. Assim, abriu 15 pontos de vantagem no campeonato, com apenas 30 em disputa. Ficou com uma mão na taça.

- Barrichello não fez uma corrida ruim, Button é que se superou no segundo stint. Ficou mais tempo na pista e fez várias voltas rápidas no final, enquanto o brasileiro não se acertava com o terceiro jogo de pneus. Saiu dos boxes na frente e com uma vantagem folgada, de quase dez segundos.

- A vantagem relativa de Button no campeonato, que até ontem era de 35%, disparou para 50%. Se conseguir abrir cinco pontos em Suzuka, liquida a fatura com duas corridas de antecipação. Mas não acredito que seja o cenário mais provável. O inglês deve fechar o título em Interlagos, basta que para isso Barrichello não consiga descontar seis pontos em duas corridas. O que é bastante provável.

- Button agora não precisa mais de pódios para ser campeão. Se chegar sempre em quarto nas últimas três corridas, mata o campeonato em Abu Dhabi, ainda que Barrichello vença todas. E se Barrichello não vencer, precisa de menos ainda, apenas três sextos lugares já lhe garantem o caneco. A situação ficou muito confortável para o inglês.

- Agora, para Barrichello, a torcida é por um abandono de Button. Se não abandonar nenhuma corrida daqui pra frente, dificilmente Jenson perde o campeonato.

- Bom lembrar que, se estivesse em vigor o regulamento imposto pela FIA no começo do ano e depois refugado, Jenson teria se sagrado campeão hoje. Com seis conquistas, ninguém mais poderá alcançá-lo em número de vitórias. Barrichello, Hamilton e Vettel possuem duas e só podem chegar a cinco.

- Entre os construtores, título nas mãos da Brawn GP. Com 54 pontos em disputa, tem vantagem de 42,5 para a Red Bull. Em Suzuka, deve confirmar o primeiro título de construtores de uma equipe estreante na história. Só não leva se a Red Bull descontar 6,5 no GP do Japão. Improvável.

- Voltando à corrida, mais um fiasco da Ferrari. Kimi Raikkonen foi décimo e Giancarlo Fisichella, 13º. Os italianos, definitivamente, abandonaram esta temporada e estão se dedicando ao projeto do próximo ano.

- Domingo que vem já tem corrida, madrugada no Brasil, em Suzuka. Tem tudo para ser uma grande prova e representa uma das últimas cartadas de Barrichello na luta pelo título. Se não descontar mais do que quatro ou cinco pontos, dá adeus à briga real e ela se tornará apenas matemática.

Resultado GP de Cingapura 2009

Comentários do Facebook

comentários

40 comentários

  1. #f1 E se valesse a pontuação antiga? E se o GP da Malásia tivesse valido os pontos inteiros? http://is.gd/3SuOh

  2. #f1E se valesse a pontuação antiga? E se o GP da Malásia tivesse valido os pontos inteiros? http://is.gd/3SuOh

  3. Ah, sim… Os “+1″, “-2″ e outros, se referem às posições que mudaram com relação à classificação real…

  4. Curiosidade interessante sobre o Campeonato… Duas hipóteses que eu dei uma pesquisada…

    1 – Classificação do Campeonato com a pontuação antiga (10-6-4-3-2-1)

    1  Jenson Button 70
    2  Rubens Barrichello 50
    3  Sebastian Vettel 46
    4  Mark Webber 38,5
    5  Lewis Hamilton 30 +1
    6  Kimi Raikkonen 29 -1
    7  Nico Rosberg 17
    8  Heikki Kovalainen 15 +4
    9  Felipe Massa 12 +2
    10  Fernando Alonso 11
    11  Jarno Trulli 9,5 -1
    12  Giancarlo Fisichella 6 +3
    13  Timo Glock 6 -4
    14  Nick Heidfeld 5 -1
    15  Robert Kubica 3
    16  Adrian Sutil 3
    17  Sebastien Buemi 0
    18  Sébastien Bourdais 0
    19  Kazuki Nakajima 0
    20  Nelson Piquet 0
    21  Luca Badoer 0
    22  Vitantonio Liuzzi 0
    23  Roman Grosjean 0
    24  Jaime Alguersuari 0

    2 – Classificação do Campeonato se o GP da Malásia tivesse valido os pontos inteiros

    1  Jenson Button 89
    2  Rubens Barrichello 71
    3  Sebastian Vettel 59
    4  Mark Webber 53
    5  Kimi Raikkonen 40
    6  Lewis Hamilton 38
    7  Nico Rosberg 31
    8  Timo Glock 27 +1
    9  Fernando Alonso 26 -1
    10  Jarno Trulli 25
    11  Felipe Massa 22
    12  Heikki Kovalainen 22
    13  Nick Heidfeld 16
    14  Robert Kubica 9
    15  Giancarlo Fisichella 8
    16  Adrian Sutil 5
    17  Sebastien Buemi 3
    18  Sébastien Bourdais 2
    19  Kazuki Nakajima 0
    20  Nelson Piquet 0
    21  Luca Badoer 0
    22  Vitantonio Liuzzi 0
    23  Roman Grosjean 0
    24  Jaime Alguersuari 0

    Em suma: o Rubnho estaria na merda de qualquer jeito…!!

  5. marcelo soldier disse:

    pessoal o lewis hamilton não é fácil, o cara se tivesse com esse carro desde o início do campeonato estaria brigando pelo título, fantastic piloto e além do mais é um negão bonito.

    lewis Hamilton the best.

  6. Leonardo Borges disse:

    capelli na corrida o galvão falou que a ferrari pensa em usar uma brecha do regulamento , pra anular , o GP de cingapura de 2008 , onde massa não pontuou ,,e hamilton foi terceiro , com isso massa seria campeão com larga vantagem, isso é possivél , pode acontecer ???
    Digo isso porque a ferrari é a ferrari e tem mais força na F1 que qualquer outra equipe , e se acontecer o massa aceitaria o titulo???Sera??

  7. Niko disse:

    É incrivel como tem brasileiro manipulado pela mídia, o Galvão Bueno e a Globo manda vocês torcerem pelo Barrichello e vocês torcem, mesmo ele sendo comprovadamente um piloto muito abaixo da média. Além disso não há mal nenhum em reconhecer o talento de pilotos estrangeiros como o Raikkonnen, Hamilton, Alonso e Button, patriotismo exagerado é fanatismo.

  8. Eduardo Duarte disse:

    Capelli,

    vc não falou sobre o novo recorde estabelecido pelo Heidfeld que agora torna-se uma nova marca a ser batida no livro de estatísticas da categoria. Não fosse o toque em Sutil, Cingapura marcaria a 34ª bandeirada seguida do mediano alemão. Mas taí, acho que vale, quem sabe, um post para seu tópico de curiosidades…

    Sds

  9. O Heidfeld ficou sem terminar pela primeira vez em 35 provas. Ultima foi no GP dos EUA em 2007

  10. CARLOS ADRIANO disse:

    Capelli, tá certo que o Barrichello não fez uma corrida acima do normal, mas o Button deu muita sorte, na troca de câmbio do Barrichello. Tanto que o Button “amarelou” no treino. Caso o Barrichello tivesse largado em 5º, com certeza o Button teria que ser mais agressivo na corrida e teria feito alguma ..erda ! Agora ficou moleza para ele !

  11. Du disse:

    Capelli,
    eu não compreendo este bendito problema do anti-stall. Afinal, o que ocorre no carro de Rubens? Problema mecânico ou falha do piloto? O tal do anti-stall tirou pontos preciosos no decorrer do campeonato…

  12. Leonardo Borges disse:

    Pessoal a ferrari já admitiu que esta totalmente concentrada no carro de 2010 e andré é praticamente certo que rubens vai pra willians , hoje wirtimash praticamente confirmou que raikonen vai pra mclaren , a ferrari vai anuciar em suzuka o alonso , só não sei a braw, porque quem ia pra lá , era o kubica , mas ele garantiu que será primeiro piloto da renault ano que vem , tudo isto hoje…

  13. Thiago Leopoldo disse:

    João disse:
    ué, só porque a Ferrari foi 10o, depois de 4 pódios seguidos, ela “definitivamente” largou a temporada? fala sério…

    Nelson Neto disse:
    verdade… vira e meche, o capelli “peida na farofa” em seus comentários

    A Ferrari já anunciou que não irá fazer atualizações no F60, por tanto a equipe de Maranello já jogou a toalha e encontra-se focada no bólido de 2010.

  14. Rafael Leite disse:

    Pois é,

    desisto do Rubinho ou não????

    Será tão dificil assim ele ganahr em Suzuka e no Brasil?

    Pô, são 20 pontos nessa….O ferio do Butão quase que acaba no final…nunca torci tanto pra esse fdp quebrar….

    Será que eu vou morrer sem ver o Rubinho erguer o caneco baraio?

  15. Nelson Neto disse:

    João disse:
    ué, só porque a Ferrari foi 10o, depois de 4 pódios seguidos, ela “definitivamente” largou a temporada? fala sério…

    verdade… vira e meche, o capelli “peida na farofa” em seus comentários

  16. mauakid disse:

    fala serio?? corrida sem graça, decidida no treino oficial!!!

    queria ver um desafio de verdade, tipo a pista completa de nurburgring, aquela versão gigante, nordschleife, de 20km de extensão!!!!

    ia ser legal, não sei se viavel para montar arquibancadas na pista, mas…

    o que você acha capelli?

  17. Douglas disse:

    Campeonato ridículo, em que os melhores pilotos do grid ficaram fora da disputa. Vamos aguardar no que vem para ver se a briga volta para as mãos de quem merece, Alonso, Hamilton, Kimi, Kubica, Vettel. Jenson Button deu sorte este ano, mas não tem competência para um bicampeonato. Uma herezia maior seria o título nas mãos de Rubens Barrichello, a F1 não merece isso …

  18. Szeliga disse:

    Hehe, para o Capelli, a cada prova terminada temos uma nova “mais monótona do ano”….

  19. Andre disse:

    Capelli, é verdade que Rubinho tá quase certo na Williams? você acha que a Williams com um motor Renault em 2010 sera forte???

  20. João disse:

    ué, só porque a Ferrari foi 10o, depois de 4 pódios seguidos, ela “definitivamente” largou a temporada? fala sério…

  21. jeje disse:

    capelli vc que consegue adivinhar algumas coisas… me diga : onde foi o galvão bueno depois do primeiro comercial? será que ele foi no banheiro? e o carinha que narrou no lugar dele? vc acredita que ele mostrou pra todos que o trabalho do galvão na narração da f1 é super fácil?

  22. Arthur Simões disse:

    Putz!!Que corrida chata!!!!

    Pela primeira vez em mais de dois anos,dei uma cochilada durante algumas voltas.
    Nem nas corridas de madrugada(China,Japão,Australia…) eu tirava uma soneca…

    Obrigado por está “ótima” pista em um lugar com grande história no autimoblismo,Ecclestone!!

    Desde o GP do Brasil de uns 5 ou 6 anos atrás que não vejo tanta reclamação com relação a uma pista.

    Esse mes foi um ótimo exemplo de que os problemas de ultrapassagens e competitividade na F1 não precisam ser resolvidos com mudanças de regulamento,desenhos dos carros,padronização dos carros, etc…basta mudar o lugar onde é disputada a corrida para termos um Gp de verdade.

    Veja as corridas em Spa e Monza e depois essa em Cingapura!

    Cara,não tem nem comparação!!!
    Olha que Spa é um circuito que já sofreu algumas mudanças,hein…

    Minha esperança é que com o Todt ou o Vatanen as coisas mudem e a F1 seja disputada em verdadeiros circuitos…

    Por falar nisso.
    O contrato da FIA com esse GP de Cingapura vai até quando???

    Valeu Capelli!!

  23. Duque disse:

    Capelli, onde vc leu que as chances matemáticas do Jenson Button eram de 35% ??? Isso não existe !!! O matemático Tristão Garcia publicou no lancenet, após a corrida de Monza, que as chances do Button eram de 95% !!! E o Barricchello tinha só 5% !!! Eu acho que esse seu matemático se chama Galvão Bueno, hein ???

  24. João disse:

    Ola Capelli

    Excelente analise da corrida.

    Dá uma olhadinha no meu blog tmb, to cheio de novidades

    Abração, Parabens pelo trabalho

  25. Luiz G disse:

    Provavelmente, Button será o campeão….mas é certo que nesta segunda metade do campeonato, mal dá pra lembrar que ele existe de tão apagada que estão suas apresentações.

  26. Andre disse:

    Capelli, o titulo ficou mais dificil….voce acredita ainda??? e quais as chances d Brawn especialmente no Japão?? grande abraço.

  27. Direto do blog de Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan, segue abaixo o link para o áudio da entrevista de Barrichello para os jornalistas brasileiros em Cingapura.

    http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/2009/09/27/confiram-entrevista-de-barrichello/

  28. ELF_TL72 disse:

    Capelli: a informação que ouvi nos últimos dias é que a Brawn trocou o sistema de freio. Não só o projeto, mas sim a marca dos fornecedores. E que tal mudança, que não é de agora, coincidiu exatamente com a subida de desempenho do Barrichello e a queda do Button. A informação procede?
    Hoje, pelo o desgaste e com as colocações da equipe via rádio, que pediu para ambos os pilotos tomarem cuidado com os freios, acho que deu para perceber que a mudança foi para pior.
    Mais um ponto que corrobora sua tese: com os novos freios (que parecem ser ruins), Barrichello começou a superar Button. Ou seja, quanto pior o caro melhor…

  29. Capelli, você já ouviu a entrevista do Barrichello aos jornalistas brasileiros ao final da corrida? Parece que ele deixou o motor morrer na segunda parada havendo a perda de pelo menos cinco segundos, tempo suficiente para que Button voltasse à frente após a segunda parada do inglês.
    Abração.

  30. Eduardo Casola Filho disse:

    Agora o Button tem um “Match Point”. Se ganhar no Japão, basta o Rubinho chegar de 4º pra abaixo, Se chegar em 2º, Barrichello tem que chegar em 6º, Button em 3º, Rubinho em 8º e Button em 4º e Rubinho fora dos pontos são combinações favoráveis ao inglês. Acho que o Button ganhou o campeonato hoje. Tem que acontecer um milagre pro Barrichello ganhar o caneco.

  31. Rafael Bazzan disse:

    Capelli, me parece que a ING recindiu com a equipe, mas nao o patrocinio pessoal ao Alonso, que continua com o comercial na TV e com o logo no macacao.

    abracos

  32. Tempest disse:

    Capelli, Heidfeld quebrou um recorde. Ficou 41 corridas seguidas sem abandonar. Pena que hoje isso foi quebrado.

  33. Carlos disse:

    Me pareceu que Button ganhou a Barrica aquando da entrada do Safety Car porque a vantagem que trazia antes das paragens se esfumou atrás do Safety Car. Depois foi só gerir a paragem bastante mais tardia para ultrapassar o Brasileiro (que sofreu bastante no ultimo stint), Me pareceu também que os Brawn estavam com problemas de travões no final pelo que mais valia assim.

    Corrida bastante monótona e sem interesse, Acho que a F1 não precisa de GP assim.

  34. Pedro disse:

    O Sutil quebrou o Heidfeld e este teve quebrada sua incrivel marca de 33 corridas cruzando a linha de chegada.

  35. Fernando disse:

    Esse carro da Mclaren não é isso tudo não !!
    Tomou pau das Brawn em valência na estratégia bonito !! E em Spa,tava fazendo vergonha.

    O braço do Hamilton que é d+ !!!

  36. Leonardo Borges disse:

    corrida monotona e confusa , o tempo todo eu só sabia onde estava hamilton e barrichelo ,agora barrichelo não tem 50% de chances , tem necessidade de milagres isso sim , os safety car deixaram tudo embolado e até agora não sei como vettel depois de tudo ainda ficou em quarto e button chegou em quinto , ja em suzuka é uma pista tecnica , onde só os melhores vencem , lá kers não faz muita diferença ,e o primeiro setor da pista que tem a sequencia de curvas de alta , onde o berger sobrou em 1990 logo na segunda volta , depois da batida de senna e prost , vai acabar com caras como alguesuari e grosejam…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>