MENU

31 de outubro de 2009 - 11:20Análises

Rapidinhas da classificação: Abu Dhabi

- Em clima de fim de feira, Lewis Hamilton e McLaren sobram no circuito de Yas Marina. O inglês dominou todos os treinos e fez a pole como quis, na hora que quis, mesmo tendo cometido erros durante o Q3.

- A vantagem de 0.6s para o segundo, Sebastian Vettel, dá a exata noção da vantagem da McLaren em Abu Dhabi. Salvo algum incidente, Hamilton leva a corrida com um pé nas costas.

- A festa da McLaren só não foi completa por causa da quebra de Heikki Kovalainen no Q2, que deixou o discreto finlandês na 13ª posição do grid.

- Outra equipe que vem bem nos Emirados Árabes é a Red Bull, que além de estar na primeira fila com Vettel, também tem Mark Webber na terceira posição.

- A campeã Brawn vem logo atrás, com Rubens Barrichello em quarto e com o campeão Jenson Button em quinto. Em sua despedida da equipe, Barrichello confirma a boa fase e bate mais uma vez seu companheiro.

- Falando em despedidas, sétimo para Robert Kubica e oitavo para Nick Heidfeld no adeus da BMW. Um final de campeonato pelo menos digno para um time que começou o ano de forma ridícula.

- E falando em ridículo, as duas Renault morreram na praia no Q1. Fernando Alonso, de malas prontas para Maranello, larga só em 16º. E Romain Grosjean, em seu começo patético na Fórmula 1, sai em penúltimo.

- Decepção para a Ferrari, que não conseguiu chegar ao Q3 e terá Kimi Raikkonen em 11º e Giancarlo Fisichella (pasme!) na última posição. Pela primeira vez desde 1993, a equipe italiana termina uma temporada sem uma pole position sequer. E ainda amarga o mico de sair duas vezes em último, com Badoer e Fisico.

- Para a corrida, favoritismo absoluto de Hamilton numa prova que promete ser muito chata. Fica a torcida para que o clima leve de fim de ano possa contribuir para que haja disputas mais desinteressadas que possam tornar a corrida menos enfadonha. Porque, partindo das opções que o circuito Mickey Mouse de Yas Marina proporciona, não dá para prever um grande espetáculo.

- Corrida ao pôr do sol é legal, o complexo é até bonito (apesar de um tanto brega), mas automobilismo que é bom… vai ser difícil.

Grid de Largada: GP de Abu Dhabi 2009

Comentários do Facebook

comentários

35 comentários

  1. LDS disse:

    Bem todo mundo merece um descanso,mas nem uma notinha já meio incomodo. :(

  2. Luiz G disse:

    Pois é…O Capelli largou de vez.

    Deve ter arrumado uma namorada que não gosta de F1…hahahaha…

    (Foi mal Capelli…não pude perder a piadinha clássica)
    Espero que um dia possa voltar a se dedicar ao blog como fazia antes.
    Grande abraço,
    Luiz

  3. Sidewinder disse:

    Blog fail!

  4. Edegar Belz disse:

    Acho que com o fim da temporada o blog acaba junto.

  5. Tempest disse:

    “Destaque negativo: Capelli negligenciando seu blog.”

    É, acho que o blog acabou… Na melhor das hipóteses volta daqui 4 meses e meio… Ou nem isso

  6. Edgar Guediguian disse:

    Essa pista, e consequentemente a corrida, foi uma das coisas mais tristes que já vi desde quando acompanho F1 – há cerca de vinte anos. Concordo plenamente com o Capelli por se referir ao “palco” montado como brega. Os dirigentes da F1 querem criar parques de diversões ao invés de verdadeiros circuitos e, para a nossa “alegria”, parece que vem mais por aí (i.e. Coréia do Sul). Quem pensa que a F1 está evoluindo com corridas noturnas, locais com alto teor de pirotecnia etc, está amplamente equivocado pois, da forma que está, caminha na contramão daquilo que se chama automobilismo.

  7. fabricio d disse:

    no doubt … the race was a suck !!
    it was boring … for the beginning to the end …
    and barrichello looses again …

  8. Alf disse:

    Capelli! Não durma no poto, faz mais de seis horas que a corrida de Abu Dhabi acabou e você ainda não fez sua análise! Acorda, Capellete!

  9. Bruno disse:

    Destaque positivo: O fim de uma temporada de corridas muito chatas.
    Destaque negativo: Capelli negligenciando seu blog.

  10. Sérgio disse:

    Ô corrida chata. Interlagos é horroroso, mas proporciona corridas muito mais interessantes. Não sei por que insistem em manter esse Herman Tilke.

  11. Alf disse:

    Eu quero ver as rapidinhas do GP de Abu Dhabi e a sua avaliação positiva e negativa, Capelli!

    Sugestões para a avaliação positiva:
    Kamui Kobayashi (marcou seus primeiros pontos), BMW (melhorou no fim da temporada e se despediu de forma digna) e Sébastien Buémi (marcou pontos pela segunda vez seguida, assim como nas primeiras corridas, onde também pontou de forma seguida)
    Sugestões p/ a avaliação negativa:
    Giancarlo Fisichella (micou na Ferrari), Force India (prometeu surpreender e acabou surpreendida), Hamilton e Alonso (literalmente, “comeram bola” na corrida).

  12. Lucas disse:

    Como o Capelli já falou sobre o treino, então vou falar sobre a pista. Parece que agora temos que dividir em dois pontos de vista: o visual e o traçado

    Sem dúvida alguma é o circuito mais bonito e moderno da Fórmula 1. Quando eu achei que nada poderia ser melhor, veio a noite a melhorou ainda mais a paisagem. Excelente.

    Agora quanto à pista, resta saber ONDE está a pista. Sim, porque aquilo que eu vi hoje não é algo que possa ser chamado de pista de Fórmula 1. O que eu vi ali foi apenas um traçado desenhado no chão, o qual os pilotos é que decidem se desejam seguir ou não. Como comentou o Galvão, os pilotos não escapam da pista, apenas “alargam a curva”. Quanto ao circuito ser travado, isso não é novidade alguma em se tratando de Herman Tilke.

  13. João disse:

    Já que não vai chover mesmo, podia vir uma tempestade de areia durante a corrida para ficar mais emocionante.

  14. LEO disse:

    Esse carro da Ferrari deve ser muito ruim mesmo, hein??

    Sai Badoer, entra Fisichella, e o segundo carro continua largando nas últimas posições. Será que o Massa sabotou o carro pra evitar que algum eventual substituto temporário se tornasse permanente?

    Ou será que o Raikkonen é tão melhor assim que o Fisichella?

    Parabéns pro Massa, que conseguiu domar e se adaptar ao carro umas 3 corridas antes do Raikkonen e se saiu melhor que o companheiro enquanto ainda estava correndo. Uns anos atrás, o Massa me parecia um piloto médio, mas a evolução dele é impressionante. Se ainda não é um dos melhores, acho que é questão de tempo até ser um deles.

    Estar disputando a equipe com o Alonso deverá ser muito positivo pra ele. Embora seja parada dura…. será um baita incentivo pra ele seguir evoluindo. Terá pela terceira vez como referência ao seu lado o melhor em atividade. Apanhou do Schumi, mas ele ainda tava aprendendo na época. Depois superou o Raikkonen, atual campeão na época. Que venha o Alonso!

    Interessante notar também a superioridade de Lewis Hamilton em um circuito novo, o que exclui a experiência no traçado e exalta outras qualidades do piloto, como a capacidade de adaptação e ajuste do carro. A McLaren melhorou muito, é verdade… Mas o cara é bom mesmo! Tá no nível do Alonso. E considerando que o Massa quase bateu ele em 2008, dá pra dizer que estão os 3 no mesmo nível então. Uma pena ver o Raikkonen fora da briga de 2010. Se a Red Bull se mantiver no topo, será ótimo. Bem que eles poderiam levar o Raikkonen pro lugar do Weber. O Vettel já mostrou que é o cara, o Weber bateu o recorde do Barrichello de piloto que disputou mais GP’s antes da primeira vitória. Não me parece tão bom quanto o companheiro novato. Button tbm não me impressiona, apesar de ser extremamente eficiente. Ganhou o campeonato enquanto tinha um carro muito melhor que os outros e teve sorte de ver o companheiro não pontuar em corridas importantes na fase inicial do campeonato por diversos problemas mecânicos ou de azar mesmo.

  15. Hugo Becker disse:

    Vou ser do contra. Acho que a corrida será boa, sim. Digo isso pelo fato de ser uma pista nova, ainda “verde”, onde os pilotos têm um traçado mais ou menos padrão mas que ainda pode receber “exceções”. Até o primeiro GP da Hungria teve ótimos momentos. Em Cingapura, ídem. Acho que a corrida de amanhã será boa e gerará falsas expectativas a respeito de 2010, quando, de fato, o GP de Abu Dhabi será um porre.

  16. Filipe Santos disse:

    Capelli, uma curiosidade: Kimi Raikkonen termina a temporada sem pole-positions, o que não acontecia desde 2002.

  17. Igor Padrão disse:

    Como tem sido costume, trago mais uma vez o peso dos carros…

    1. Lewis Hamilton, McLaren, 658.5kg
    2. Sebastian Vettel, Red Bull, 663
    3. Mark Webber, Red Bull, 660
    4. Rubens Barrichello, Brawn GP, 655
    5. Jenson Button, Brawn GP, 657
    6. Jarno Trulli, Toyota, 661
    7. Robert Kubica, BMW Sauber, 654.5
    8. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 664
    9. Nico Rosberg, Williams, 665
    10. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 661.5
    11. Kimi Raikkonen, Ferrari, 692
    12. Kamui Kobayashi, Toyota, 694.3
    13. Heikki Kovalainen, McLaren, 697
    14. Kazuki Nakajima, Williams, 704
    15. Jaime Alguersuari, Toro Rosso, 696.5
    16. Fernando Alonso, Renault, 708.3
    17. Vitantonio Liuzzi, Force India, 695
    18. Adrian Sutil, Force India, 696
    19. Romain Grosjean, Renault, 710.8
    20. Giancarlo Fisichella, Ferrari, 692.5

    Vettel fez uma ótima volta, mesmo mais pesado, ficou na frente de Webber. Esse pirráia vai dar o que falar na Formula 1. Mesmo estando mais pesado, acho que Hamilton é favorito. Com a sobra que a McLaren tem tido no final de semana, Hamilton deve conseguir abrir vantagem suficiente pra fazer o seu pit-stop tranquilo.

    Agora, cá entre nós, 50 bilhões pra sair uma pista cretina dessas. O mundo está bom de acabar mesmo, pois até Spa-Francorchamps tão querendo fechar.

    Falando nisso, está rolando uma petição pra não fecharem o circuito belga, quem puder assassina também.
    http://www.defendonsfrancorchamps.be/petition-track-circuit-racing-track-spa-francorchamps.html

  18. Leonardo Borges disse:

    1. a pista é tão chata que até galvão reclamou e tive que dar razão a ele …
    2. emso com area de escape gigante e pista seca no meio do deserto grosejan ainda roda.
    3.a corrida vai ser uma droga todo ano vai ser a mesma coisa .
    4. melhor a decisão ter side em interlagos se fosse em yas chatisse iria ser uma droga de decisão .
    5. alem da pista horrivél ainda querem mudar o foco do espetaculo da formula1 em vez de serem as corridas e os pilotos com ultrapssagens arrojadas virou a paisagam colossal e o por do sol, como acontece em cingapura com corrida a noite.
    6. se eu estivesse querendo ver por do sol iria acampar nas colinas , ok.
    7. herman tilke ….. se aposenta o mosley ja foi vai junto com ele rapaz..

  19. Josele Garza disse:

    Nem vou perder tempo com essa corrida porque já tá tudo de cartas marcadas para mostrar quem vai vencer na base da estratégia e nada mais. A corrida não vai ter emoção nenhuma nessa bosta de circuito que criaram para mostrar que a F-1 é um espetáculo de pistas modernas e sem graça, onde sempre são projetadas para que sempre ocorram procissões das piores possíveis e não disputas de posição. E ainda tem gente que acha isso lindo. Culpa de um homem só: Michael Schumacher, que depois que foi para a Ferrari, passou a mandar na categoria, sempre beneficiado nas suas conquistas e por culpa do legado que ele deixou para os dirigentes e pilotos atuais que são um bando de mulherzinhas frescas, daquelas que não dão pra ninguém e que marcaram de um jeito essa Fórmula 1 moderna. Bons tempos aqueles das eras da Cosworth ou dos motores turbo, onde as equipes podiam variar nas suas invenções. Hoje até isso está uma bosta, com as equipes não podendo inovar e os pilotos sempre choramingando, onde qualquer toquinho é investigação!!!! Cartas marcadas para mim!!!! Sem mais!!!!!

  20. Gil de Ferran disse:

    Pessoal,

    Fuçando no youtube achei essa série que faz um resumo de cada corrida… Eis o resumo do GP Brasil… Hehehe.

    http://www.youtube.com/watch?v=pFB6X2r0p3o

    E este o canal da série com todos os resumos do ano…

    http://www.youtube.com/user/LosMiniDrivers

    Saudações!

  21. Felipe Fugazi disse:

    Capelli, nunca estive em regiões desérticas, mas pelo que leio e ouço os dias são tórridos, mas as noites são geladas.
    E como um F1 é uma máquina muito sensível com relação a temperatura acho que podemos ter surpresas.
    Com relação ao traçado, é um Kartodromozão, mas com a F1 é mais bussiness do que competição a FOM, FOTA e FIA devem estar delirando de tanta felicidade por fazer um obra Nababesca no meio do nada e que vai ficar abandonada a maior parte do ano.

  22. Eudemar Laforga disse:

    A F1 moderna está um pé no saco!
    Muitos dizem para vazar, se não gostar da corrida. Mas, continuo achando que a proxima corrida vai ser boa e poderemos ver ultrapassagens, na pista. Mas, a corrida acaba, e o que vê é a vitória de estratégias, planejadas, mesmo antes de a corrida começar! Vence o melhor estrategista, não o melhor piloto, que tira tudo do carro e vence para delírio do torcedores. Hoje isso não mais acontecerá!
    E a de interlagos, pode ser considerada, a pior da temporada! Pois foi dominada pela rede bobo, que escondeu de quem assistiu, que o rubens, com aquela estratégia nunca conseguiria ganhar!
    Pois, para mim o gagalvão bueno, pode falar o que quiser, eu fico de olho é na pista e não nas besteiras que ele fala!!!!! Quem dá emoção para mim é a pista e o piloto, não o que o comentarista ou narrador fica tentando me convecer do contrário, do que realmente, acontece na pista, ou seja o pole foi do hamilton.
    Um piloto que merece uma equipe melhor e se tornar campeão é o menino vettel!!!
    Alonso arruma as malas e aposenta, perdeu muita chances de ouro, pra ser um grande campeão, vide saida da renault, entrada na mclaren, saida e retorno na renault, e agora indo com o poder $$$ na ferrari, tentando uma redenção na carreira!? Sei não se dará certo!
    A F1 moderna está um pé no saco!!!!!

  23. Eudemar Laforga disse:

    Concordo, com o Flavio Gomes, este circuito é uma bosta de camelo, no meio do deserto! Não tem nada para causar emoção e frisson, no piloto! Tudo muito bonitinho e que pode mais fica na frente, ou seja, mclaren, red bul e braws.
    A toyotta, vai mandar embora, um piloto que se classificou em sexto lugar. Com esses da toyotta, nem alonso resolve! Eta, equipinha chinfrim! Kobayashi, tem muito pneu pra queimar, para se achar bom piloto!
    Cade, o kimi superpiloto, que não consegue ficar entre os top 10, a ferrari, em 2010, não sei não se o alonso, consegue por ela nos trilhos! Lá sem briatore, para fazer suas falcatruas, ele poderá se decepcionar! Os italianos, são bem diferentes dos espanhois. Piloto medroso que precisa de um supercontrato para correr contra outro que chamam de zacarias?!
    A F1 moderna está um pé no saco!

  24. Seu Mário disse:

    Gostaria que fosse mesmo um circuito mais mulherão, cheio de curvas longas…rsrs

  25. Seu Mário disse:

    Desculpem-me o machismo, mas esse circuito é de mulherzinha!!

  26. EdisPJ disse:

    http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    O jeito vai ser fazer como o mala bueno, elogiar o lugar, porque pista é uma porcaria sem fim…50 milhões jogados fora, poderiam ter feito coisa menor pior, né…
    A pista com o asfalto liso, junto com a noite e a progressiva baixa de temperatura é que vão determinar a emoção (será que vai haver?) da corrida.
    A obrigação de uso de jogos de pneus distintos (macios e duros) vai ocasionar a emoção da prova, com rodadas, barbeiragens e afins…se nem isso tiver, a corrida vai ser a mais monótona do ano.

  27. Ricardo Bromer disse:

    Capelli há um erro aí. A Ferrari faz pole seguida desde 1994. Ela não fez pole em 1993. No mais… perdi o treino. Agora é fuçar na internet pra achar o treino e ver.

  28. Victor disse:

    - Não diria que o complexo seja brega. Mas, “artificial” demais (principalmente na parte da marina)! Entretanto, é um complexo bem atraente.

    - Ponto negativo: O traçado da pista. Muito travado!

  29. Wellington Lucas disse:

    A corrida vai ser um saco, mas como somos fanaticos, assistimos assim mesmo.

  30. Raphael Carvalho disse:

    O circuito é muito bonito realmente. Mas não é uma pista com um traçado emocionante como é SPA, tudo culpa de só usar o mesmo cara pra projetar as pistas.

    Preferia q a F1 voltasse a correr nas antigas pistas q eram muito mais desafiadoras.

  31. Novamente estampo este comentário: a pista é “duca”, mas a corrida vai ser um pé no saco…

  32. Caique disse:

    Pois e Capelli como voce disse vai ser muito chata a corrida e vai dar tontura essas curvas de 90º

  33. Capelli disse:

    PItacos do treino chato de hoje: http://bit.ly/1fSjnE .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>