MENU

17 de outubro de 2009 - 21:07Análises

Rapidinhas da classificação: Brasil

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Foto: Reprodução/Adrivo.com

- E eis que, depois de cinco anos sem sentir o gostinho de uma pole position, Rubens Barrichello encerra o jejum. E logo em Interlagos, praticamente o quintal de sua casa, num treino caótico num dos finais de semana mais importantes de toda a sua carreira.

- O treino foi de uma loucura ímpar. Se há quinze dias, em Suzuka, tínhamos visto um treino bastante peculiar, com três bandeiras vermelhas, o de hoje foi um dos mais longos da história. Quase três horas separaram a abertura da sessão da bandeira quadriculada, com diversas interrupções em razão da forte chuva em Interlagos.

- O circuito, no entanto, não deve ser criticado. A chuva era forte demais. Em Nürburgring, há dois anos, uma tromba d’água fez a curva do final da reta virar um verdadeiro rio. Interlagos não chegou a tanto, o sistema de drenagem parece ter funcionado muito bem.

- E quem tirou melhor proveito das circunstâncias chuvosas foi Rubens Barrichello. A tocada do brasileiro debaixo d’água é impressionante. Segura, rápida, eficiente. Dentro das condições de pista instável e carro ameaçando escapar o tempo todo, Barrichello é um dos melhores, senão o melhor. Protagonizou uma disputa eletrizante com Mark Webber nas voltas finais e saiu, merecidamente, vencedor.

- A pole position, somada ao mau desempenho de Jenson Button e Sebastian Vettel (14º e 15º, respectivamente), traz um certo alento ao brasileiro quanto à disputa do título. Ele precisa de uma corrida de exceção – vitória combinada à uma péssima pontuação dos adversários – para ir a Abu Dhabi com chances reais de título. E ela pode acontecer em Interlagos, os prenúncios são os melhores.

- Digo isso até porque a sorte que historicamente deixou Barrichello na mão nos GPs do Brasil sorriu para ele hoje. A Brawn errou na escolha dos pneus no Q2, mandando seus pilotos para pista com compostos para chuva forte. Nos minutos finais de treino, quem estava de intermediários começou a virar os melhores tempos e o brasileiro correu sério risco de não passar à fase final da classificação. Um a um, os adversários vinham derrubando seu tempo. Quando já era décimo, perderia a última vaga na superpole para o estreante Kamui Kobayashi, da Toyota. Mas o japonês perdeu a traseira no “S do Senna”, fazendo a equipe Brawn suspirar aliviada.

- A partir daí, Barrichello não precisou mais de sorte, apenas a competência que tem de sobra. E vai largar na pole.

- A estratégia era essa mesmo. Rubens é o mais leve de todos os carros do grid e preparou-se para largar na frente. Conseguiu, agora precisamos ver como seu carro vai se comportar na corrida.

- Particularmente, tenho minhas dúvidas com relação a uma estratégia de largada leve em uma corrida com previsão de chuva. Entradas do Safety Car são bastante previsíveis e elas geralmente arruínam quem larga leve. Na brincadeira de chove-para que deve acontecer amanhã em Interlagos, Barrichello precisará torcer muito para que a sorte lhe sorria novamente.

- Quem aposta no contrário, no seco, é a McLaren. Seus carros treinaram com acerto para tempo bom e fizeram um dos piores treinos da história da equipe: Kovalainen larga em 16º e Hamilton, em 17º. Se secar, podem se dar bem. Se chover, farão fiasco.

- Adrian Sutil, de Force India, apareceu muito bem hoje de novo. Apesar de um enrosco evitável com Nick Heidfeld no Q1, foi brilhante na fase final do treino e larga em terceiro lugar. Ao seu lado, Jarno Trulli, com a Toyota.

- Na terceira fila, Kimi Raikkonen e o surpreendente Sebastien Buemi, com a Toro Rosso. O suíço, bem mais pesado que os carros à sua frente, poderá fazer alguma graça na primeira fase da prova. Como fez Vettel, com um carro da mesma equipe, no ano passado.

- Nico Rosberg, minha aposta para pole position, fraquejou no treino final. Mesmo com o carro bem leve, não conseguiu ir além da sétima posição. Se beliscar um pódio, será muito. Ao seu lado, o narigudo Kubica.

- Não arrisco apostas para amanhã, com chuva tudo pode acontecer. Inclusive nada. Mas acho que as circunstâncias apontam para grande possibilidade da corrida de exceção que Barrichello tanto espera.

- Porém, um alerta: ainda que Barrichello precise vencer a todo custo, não seria boa para ele uma corrida confusa demais, como aconteceu na Malásia este ano. Caso a prova seja interrompida antes de completadas 75% das voltas, valerá apenas metade da pontuação. E vencer levando somente cinco pontos seria desastroso para o brasileiro. Seria bom apenas pelo gosto de ganhar em casa, porque suas chances no campeonato estariam praticamente arruinadas.

Classificação Treino GP do Brasil

Comentários do Facebook

comentários

31 comentários

  1. JP disse:

    Agora,lamentável é ver O Galvão & cia secando o Button.ô gente me ajuda aí. campeonato se ganha na pista.agora vai começar a campanha vamos secar Sebastian Vetel,para o Rubens ser vice campeão.lamentável né Galvão!

  2. Alf disse:

    Capelli!
    Eu quero ver as rapidinhas do GP do Brasil e a avaliação positiva e negativa da corrida…
    Se eu fosse você eu faria a avaliação:

    Positivo: Kamui Kobayashi
    Por quê? Segurou Button por algum tempo, meteu um “X” no inglês e driblou Fisichella, com Ferrari e tudo!

    Negativo: Jaime Alguersuari
    Por quê? Nem apareceu na TV. Eu, hein?

    Agora, só você para dar a verdadeira avaliação positiva e negativa, Capelli.

  3. ELF_TL72 disse:

    @Kibeloco: Se o Rubinho fosse bom mesmo, a equipe mandaria o Button parar. Não é, Schumacher?

  4. Leonardo Borges disse:

    Concordo com o Leandro largada tem que ser com SC já pensou o carro dele travar na largada dele no brasil que pode mudar o rumo do cmpeonato , que fiasco que seria?…
    Agora se tudo der certo ele vi pra abu dbhi com 4 pontos de desvantagem pro button numa pista que ninguem conhece ai pode acontecer de tudo …

  5. Sérgio disse:

    Espero que Button e Vettel se enrosquem no “S”

  6. Leandro disse:

    Previsão é pra chuva no meio da corrida!
    Se chover, tem que ser antes do Pit do Rubinho ou depois do Pit do Button! Se chover entre o Pit do Rubinho e do Button, ferrou!
    Se der tudo certo na largada e o rubinho sair em 1º do S do Senna, acho que as chances serão boas!

    Enfim… VAMOS SECAR O BUTTON! \o/

  7. Rangel disse:

    Bruno, o GP da Europa esse ano foi em Valência. E a pole foi do Hamilton. Nuburgring foi o GP da Alemanha, e a pole foi do Webber. O Rubens não fazia a pole desde 2004 mesmo…

  8. Iron disse:

    Não entendi por que meu comentário aguarda “moderação”????

  9. Lucius disse:

    Rubens não está tão mais leve do que os outros que largam nas primeiras filas. Diferença de 3 voltas. Vai ser loteria mesmo.

  10. Bruno A. Tomczyk disse:

    Capelli:

    É a segunda pole de Rubens esse ano
    A primeira foi no grande prêmio da Europa em Nuburgring

    • Capelli disse:

      O GP da Europa foi em Valencia, com pole do Hamilton. A corrida de Nurburgring foi o GP da Alemanha, com pole do Webber. Barrichello não tinha feito poles ainda em 2009.

  11. Fred disse:

    Corrigindo: Os tempos do Q3 melhores do que os do Q2 e estes melhores do que os do Q1

  12. Fred disse:

    E a chuva causou uma classificação retrô hoje: Talvez pela primeira vez desde que foi instaurado esse sistema de classificação, tivemos os tempos do q3 melhores do que os do q2, por sua vez melhores do que os do q3! Todo mundo ordenado por seus melhores tempos, sem importar a quantidade de combustível…

  13. Rob disse:

    Perfeito fred, concordo com esse raciocinio tb.

  14. Fred disse:

    Capelli,

    Essa sua ponderação sobre largar leve em corridas com chuva valia pro ano passado, quando havia a proibição de entrar nos boxes quando entrava o safety car. Neste ano, acaba que todos (leves e pesados) entram na mesma hora pra fazer o pit se há um SC. Isso equaliza as estratégias e é melhor pra quem está na frente no momento. Acho uma boa estratégia, portanto, para a provável chuva de amanhã em Interlagos…

  15. Sheldonn Rêis disse:

    Mas no caso a transmissão n é gerada pela FOM? N é ela q espalha câmeras ao longo do circuito todo? A Globo certamente tem algumas câmeras posicionadas, mas acho q o “grosso” das imagens são geradas pela FOM e ela n tem nada a ver com cerveja S ou I. Mas pensando por esse lado realmente Marcos a bronca do Galvão foi um pouco desproporcional mesmo, apesar de eu concordar c o q ele disse. Vai ver o q aconteceu mesmo, eu é q n duvido de nada na F1.

  16. Szeliga disse:

    eu nao notei nada de angulos estranhos… nao tem como esconder aquele nome gigante da Itaipava… se sobressai aos demais

    o que nao da pra ver, nem com ângulo bom é Banco do Brasil.. hehehe…

  17. Iron disse:

    Fique sabendo no Blog do fábio Seixas que o Rubinho seria demitido caso a Honda permanecesse na F1. O Rubinho vai ser no mínimo vice-campeão este ano e aumentou seu número de vitórias. Um tremendo golpe de sorte.

  18. Iron disse:

    Devemos torcer para o Rubinho vencer e só… o campeonato está praticamente decidido. Na minha opinião o Button não vai perder essa porque se não ele vai entrar para a história como o piloto mais incompetente a disputar um título já que abriu 14 pontos do ser rival mais próximo. Eu torço pro Button já que ele me parece um cara legal e não um neurado e bobo feito o Fernando Astúrias. O rubinho é o único brasileiro com vitória na F1 que não ganhou no Brasil. Tá na hora e tem que ser agora já que não se sabe se ele vai ter um bom carro no ano que vem, seja na própria Brawn ou na Williams…

  19. MARCOS COSTA disse:

    Pessoal, o que acharam da bronca do Galvão ao Nick Fly durante a transmissão?

    Ainda não vi ninguem falando sobre o assunto. Só o Flavinho que anunciou o patrocínio da Itaipava nos carros da Brawn há algumas semanas.

    Bem, a turma de Itu (leia-se cerveja Schincariol) está pau da vida pois, apesar de patrocinar a transmissão da F1/Globo, a Brawn fechou parceria com a Cervejaria Petrópolis (leia-se Cerveja Itaipava / TNT). Vocês repararam nessa semana que a TV Globo falou pouco de F1, ou bem menos que nos anos anteriores? Notaram que os carros da Brawn quando apareciam eram sempre em angulos que não pegassem a marca da cerveja nos carros? Mesmo durante os treinos, quando as imagens eram da Globo, os carros da Brawn apareciam com angulos ruins? Notaram?

    Talvez seja isso que fez o Galvão ficar prostituto da vida quando Nick Fly apresentou uma lata do energético para a TV. No mínimo a cervejaria deu uma bronca neles, pois apesar de andarem e viverem F1 não perceberam e, muito menos, fizeram algo para impedir.

    Que foi uma rasteira linda dos caras de Petrópolis, foi sim! Genial. Entrou e minou o campo do inimigo.

    O que diz o “feeling” de vocês a esse respeito?

  20. Ever Rupel disse:

    da-lhe Barrichello!!!

    PS: tá faltando um post falando dos cascos do Barrica durante o ano!

  21. Szeliga disse:

    o button levar esse campeonato largando do pelotão de merda e chegando longe do pódio vai ser uma tristeza

  22. Szeliga disse:

    Interlagos ja teve largada com SC uns anos atrás aí, não lembro quando foi.. começou e terminou com SC, inclusive havia uma dúvida sobre quem ganhou de fato, pois o regulamento falava que valia quem havia cruzado em primeiro na volta anterior à entrada do SC como vencedor, ou algo assim…

  23. Szeliga disse:

    se a largada fosse com SC e o pole position deixasse o carro morrer… o que acontecia? relargada? ou deixa o cara pra tras? não pode ultrapassar, né?!

  24. RT @ivancapelli: Pitacos, atrasados pra cacete, sobre o treino de hoje. http://bit.ly/2kr50S

  25. Felipe disse:

    “Mas o japonês perdeu a traseira no “S do Senna””
    Quem sabe não foi uma ajudinha divina? hehehe

  26. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Rubilnho foi mesmo soberbo, sensacional! Além de excelente piloto, é experiente e conhece bem o carro. Se não fossem os erros de largada de algumas corridas, poderia estar mais folgado nessa agora. Mas vida que segue…

    É acelerar que não vai ter pra ninguem.

    Abraço a todos.

  27. Leandro disse:

    Sinceramente, eu torço para uma largada com Safty Car… a embreagem do Barrichello sempre da merda quando ele vai largar bem assim… e, com Safty Car, a chance da embreagem falar é menor! Fiquei eufórico e feliz pela pole do Rubinho! To torcendo como nunca pra ele! Aliás, nunca sequei tanto um piloto como eu sequei o Button hoje… mas, não sei porque, a frase “a embreagem deu problema” martela na minha cabeça… saco!

  28. Capelli disse:

    Pitacos, atrasados pra cacete, sobre o treino de hoje. http://bit.ly/2kr50S

  29. Sheldonn Rêis disse:

    Agora escrevendo com calma assino em baixo o que você falou Capelli. A pilotagem do Rubens foi laureada de genialidade hoje, muito me lembrou a pole do Senna no ano de 91 em Interlagos, ambas as voltas foram alucinantes, porém cerebrais. E o prognóstico para amanhã não se pode fazer, mas se tivermos uma chuvinha aposto até meu amado Chevrolet Monza no Rubens, pois se ele repetir a gressividade e a racionalidade demonstrada hoje não terá adversários.
    Go Rubens Go!

  30. Sheldonn Rêis disse:

    Pilotagem soberba do Rubens. 1º comentário é inédito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>