MENU

2 de novembro de 2009 - 10:52Curiosidades, Estatísticas, História

Hamilton: primeira quebra na F1

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Vice-campeão e melhor estreante da história da Fórmula 1 em 2007. Campeão do mundo logo na segunda temporada, em 2008. Apesar da temporada não tão boa em 2009, quando terminou em quinto, Lewis Hamilton não pode reclamar muito da sorte que tem na categoria. Afinal, pela primeira vez em três anos, o inglês experimentou ontem a sensação de abandonar uma corrida por falha mecânica.

Parece surreal, mas é verdade: até o GP de Abu Dhabi, em 51 corridas, o inglês jamais havia sofrido uma única quebra durante uma prova. Hamilton já tinha abandonado quatro corridas, mas todas por acidentes ou erros. Na China, em 2007, errou e ficou preso na caixa de brita na entrada dos boxes. No Canadá, em 2008, bateu na traseira de Kimi Raikkonen no pit lane. Na Bélgica, este ano, acidentou-se na largada. E na Itália, rodou e bateu sua McLaren na última volta.

Agora, em Yas Marina, o inglês teve sua primeira quebra mecânica. Seus freios traseiros apresentaram problemas e a equipe o orientou a abandonar. Sempre existe uma primeira vez, mas ela demorou bastante para Lewis Hamilton.

Comentários do Facebook

comentários

36 comentários

  1. Rose disse:

    Realmente o Hamilton é muito, muito bom piloto!
    Por começar numa equipe de ponta, ao lado de um bi-campeão mundial, acredito ter sido mais difícil para ele e só sendo um talento ímpar para se impor como fez. Toda vez que entra na pista dá um show e um banho nos concorrentes.
    Realmente o tamanho do seu talento ofusca os demais corredores e os torcedores desses corredores. Para poder vislumbrar toda a sua competência tem que gostar dele e acima de tudo ser imparcial.
    Hamilton bi-campeão em 2010!!!

  2. Olhando o circo disse:

    Hamilton é a maior farsa da história da formula 1., hoje em dia 90% é o carro, não me venham com piloto bom, e se o piloto for exelente e o carro ruim?

  3. Isto acontece com todo mundo.hamilton e um campeão

  4. ana claudia disse:

    a equipe é boa, o piloto é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    da-lhe hamilton

  5. Olhando o circo disse:

    ^^^^
    Boa pergunta.

  6. Ron disse:

    Por gentileza, cite-me então qual foi um dos grandes que esteve no melhor carro/equipe em seu primeiro ano de F1.
    Eu não sou tão ligado a história da F1, então me esclareça, por favor.
    E que não seja apadrinhado pelo dono da equipe.

  7. F1Slick disse:

    Acho que ai tem meritos tanto da equipe quanto do piloto!!

    Hamilton já cometeu erros bizarros, como parte do seu aprendizado mas
    também ja teve performances brilhantes!

    Quanto a começar no melhor carro (ainda que a MacLaren só foi melhor em 2007), te dou uma lista de pilotos experientes que estiveram no melhor carro e o que eu vi não foi tão “Hamilton”!!

    Qualquer piloto que peita o Alonso (bi-campeao) ou o Prost (bi-campeao) no primeiro ano numa equipe e faz o cara se esmerar pra supera-lo tem meu respeito!

  8. Olhando o circo disse:

    Se Hamilton fosse tão bom não perderiamos tempo com esta discusão, ele por ser o primeiro negro na categoria já chamou a atenção, e daí houve um lobby gigantesco, inclusive dinheiro árabe para faze-lo campeão, até um livro da biografia com o cérebre titulo Hamilton o rei do mundo já tinha sido editado, acordem que este circo tem manipuladores, e muuuiiito dinheiro.

  9. Ron disse:

    Para iniciar, o que eu disse do Hamilton se referia às quebras (confiabilidade do carro).
    Mas já que tocaram no assunto, eu acho mesmo que é absurdamente privilegiado na McLaren, veja essa novela de quem vai ser seu companheiro ano que vem e a rebelião que o Alonso, mesmo sendo barraqueiro, fez lá.
    Ele é talentoso? É, mas não o tanto que aparenta (pode ser até que eu mude de opinião no futuro se ele fizer grandes façanhas) da mesma forma que acho que ao Massa ainda falta alguma coisa.
    Quanto a ser o campeão mais jovem e maior número de pontos no ano de estréia, recai na estória dele ser protegido ou de estar na McLaren. Tivesse começado numa Force India teria feito quantos? Quantos pontos fizeram Senna, Piquet, Schumacher e tantos outros grandes no primeiro ano e com que carro?
    Qualquer piloto pode cair logo em uma das melhores equipes? Pode, mas fica bem mais fácil conseguir resultados, não é? Quem sabe se ano que vem o Kobayashi não cai na McLaren e ganha o campeonato em cima do próprio Hamilton? Seria muito engraçado.

  10. Felipe Fugazi disse:

    O talento desperta não só admiração, mas também uma boa dose de inveja dos fracassados.
    Falam tanto que “o Hamilton começou na Mclaren…”
    Mas será que isso é algum pecado?
    Tem algum item no regulamento que proíba algum piloto de iniciar sua carreira por uma equipe grande?
    Sem contar o fato que ele poderia ter se sentido pressionado e se omitir, mas não foi isso que ele fez, ele foi pra cima.
    Errou em 2007? Errou, mas será que Schumacher, Senna, Prost e tantos outros considerados grandes nunca erraram?
    Sem contar que seus principais concorrentes (Alonso, Raikkonen e Massa) são mais experientes todos com mais de 100 GP’s enquanto ele foi campeão com apenas 34 GP’s.
    Campeão mais jovem, primeiro campeão em categoria de base (GP2 ou F-3000) a ser campeão na categoria principal.
    E acho que isso não ocorre por mero acaso ou proteção de alguém.

  11. Gleidson disse:

    “Falando sinceramente, diferente da esmagadora maioria dos pilotos, o Hamilton já entrou na F1 pela McLaren. Eu queria vê-lo iniciar numa equipe pequena para ver o que aconteceria.”

    Acho desnecessário esses comentários a respeito do Lewis Hamilton.
    O piloto mostrou que é bom, mesmo com carro ruim, este ano. Logo de cara, ele arrancou um 4° lugar no GP da Austrália, com um carro ruim,ruim,ruim. Lembra-se? Não.

    Outra.” Ah, ele só é bom porquê teve apoio da mclaren, senão, seria seria bom assim. ”

    Ele bom, porquê tem talento, e isto não foi a mclaren que deu a ele, nasceu consigo. Sem este talento, a mclaren nem teria investido na carreira dele.

    Só pra calar a boca dos falastrões, de uma vez, Hamilton é o campeão mais jovem da história da formula 1; é o que mais conseguiu pódios consecutivos, 9 no total; entre vários recordes quebrados por ele, é o piloto que mais marcou pontos em seu ano de estreia, 109.

    Silence, please.

  12. djow disse:

    Hamilton causa uma inveja enorme nos frustrados pós Interlagos 2008.

  13. Olhando o circo disse:

    Quem nasceu grande foi Vetell, que fez de uma carroça tipo Toro Rooso, ganhar um grande premio tipo monza no aguaceiro, este não precisa de padrinho e nem lobby,
    Você entende?

  14. JEJE disse:

    BRILHANTE DEDUÇAO RON!! O HAMILTON JA NASCEU GRANDE NA F1 E NUMA EQUIPE DE PONTA COMO A Mc LAREN, NÃO TERIA TEMPO DE APRENDER SEM A PRESSÃO DE VENCER AS CORRIDAS, LEMBREM QUE MESMO NESTE ANO , A Mc LAREN CONSEGUIU VITÓRIAS E POLES COM O CARRO QUE ELES TINHAM MESMO NÃO SENDO O MELHOR DO GRID TEVE SUAS VEZES DE BRILHANTISMO.

  15. Ron disse:

    Falando sinceramente, diferente da esmagadora maioria dos pilotos, o Hamilton já entrou na F1 pela McLaren. Eu queria vê-lo iniciar numa equipe pequena para ver o que aconteceria.

  16. Marcelo Brum disse:

    Muitos dos críticos de Hamilton querem compará-lo com pilotos bem mais experientes na F1. É engraçado constatar isso, já que muitos dos grandes vencedores da F1 já tiveram seus dias de barbeiragens e má sorte. A F1 é isso: não se forja um grande piloto sem experiência. Para quem só está há três temporadas na categoria, um campeonato e um vice já está muito bom. O Rubinho, por exemplo, teve duas oportunidades de ser campeão tendo equipamentos confiáveis em mais de uma década de F1, mas parece que o azar só andava ao lado dele, pois só o seu equipamento é que quebrava – perder até para o Button, francamente… Nada contra o Barrichello, mas parem de criticar demasiadamente um piloto excepcional como esse jovem britânico. Assim como o Massa errou feio, ele também tem o direito de errar, pois está aprendendo.

  17. Hamilton: primeira quebra na F1 em 51 corridas http://bit.ly/2S3LnJ

  18. Sidewinder disse:

    Isso mostra como a McLaren possui o melhor conjunto motor/mecânica desde 2006.
    E o Hamilton é o tipo de piloto que tem um estilo “sujo” de pilotagem e é comum vê-lo fritar o pneu dianteiro em curvas de baixa.
    Ano que vem tem tudo p’ra McLaren voltar a disputar o título.

  19. Sérgio disse:

    Capelli, desculpe-me por fugir do assunto deste tópico, mas acho que vale a pena recordar que amanhã pela manhã o Sportv transmitirá a “Corrida dos Campeões” ao vivo. Button, Schumacher, Vettel, Coulthard e vários outros grandes pilotos participarão da competição, que neste ano acontece em Pequim, no estádio do ninho do pássaro.

  20. O Hamilton sempre teve um carro que não quebrava, como piloto nº 1, mas acho que o mérito não tem que ser somente para o piloto e sim também para a Mclaren.
    Hamilton errou em muitas coisas nesses 3 anos, mas sempre estava com um material confiavel

  21. KBK disse:

    A sorte está ao lado dos bons. Boa equipe nesse caso.
    Mas pensando bem, Hamilton errou muito pouco nos seus primeiros 3 anos de F1.

  22. Gustavo disse:

    Oswald, acho que parte da monotonia da F1 esta nos motores. 2.4 litros giradores. Giram muito, mas não existe uma “explosão” de torque (força) nesses motores. São muito lineares, muito doceis. O que quero dizer é que no final dos anos 80 os motores tinha 6 ou 8 cilindros, giravam perto de 12 mil rpm e chegavam a 1300 cv (isso com turbo e 1.5 litro). Hoje, giram 50% mais e tem metade da potencia. Para quem já “pilotou” carro turbo (Audi A3 e Gol 1000 não vale pois o turbo entra muito cedo) sabe que quando o turbo entra, entra de uma vez e ai, precisa ter muita sensibiliade (e carinho) com o acelerador para não destracionar muito. Acho que falta isso na F1. Motores que girem menos e que empurrem mais. É muito dificil ver alguem rodar porque as rodas patinaram na saida de curva. Acredito que hoje seja mais facil guiar um F1 do que no final dos anos 80, inicio de 90. O regulamento da F1 hoje é feito para que o carro que vai a frente, não atrapalhe o que vem atras e não para que os carros sejam rápidos. No meu ver, falta muita coisa, para a F1 voltar a ser aquela categoria que empolgava e que animava a assistir uma corrida.

  23. Oswald K. disse:

    Pra mim, eh o retrato de uma Formula 1 chata pra caramba.
    Dias desses estava vendo o GP dos EUA de 1991, Berger, Mansell, Alesi, todos abandonaram com falhas mecanicas.
    Aí no Brasil, Senna e Patrese tiveram problemas de cambio…

    Não que eu queira um GP de Monaco de 1996, mas faz parte do jogo!

  24. Jonny'O disse:

    Incrivel isso, nunca tinha prestado atenção ao fato ,deve ser um recorde.

  25. Mirax, não lembro se foi no GP da China ou do Japão, mas o Kovalainen já teve uma quebra de motor sim pela McLaren. Lembro disso por que a fumaça saiu por um lugar incomum: a entrada de ar encima da cabeça do piloto.

  26. Mirax disse:

    Pelo menos não foi motor. Acho que desde 2007, não há uma só quebra do motor Mercedes nos carros McLaren. Pelo menos eu não lembro de nenhuma.

    Corrijam-me se estiver errado.

  27. Ingmar biberg disse:

    RT @ivancapelli: Pela primeira vez na carreira, Hamilton abandonou por falha mecânica. http://bit.ly/15oQ6S

  28. LDS disse:

    Interessante notar que dos 4 abandonos causados por ele todos (com exceção do da Bélgica 2009) foram de formas bizarras.

  29. Rodrigo Rocha disse:

    E ele erra bastante, apesar de ser realmente um piloto com um talento excepcional e que terá uma carreira brilhante pela frente.

    A Brawn GP não quebrou em nenhum GP no ano (OK, Barrichello abandonou na Turquia por um suposto superaquecimento, o que eu dúvido que aconteceria se ele estivesse em segundo, sua posição real se o anti-stall não falhasse na largada).

  30. André Muraro disse:

    @msleal Bahh meu velho, sabia que foi a primeira vez na carreira do LH que ele abandonou por falha mecânica? http://bit.ly/15oQ6S

  31. É o novo Schumchaer! RT @ivancapelli Pela primeira vez na carreira, Hamilton abandonou por falha mecânica. http://bit.ly/15oQ6S

  32. Felipe Maciel disse:

    Fosse na era Newey, teria o carro tanta confiabilidade assim?

  33. rafael disse:

    Taí mais uma prova que a equipe só trabalha para ele….

    Kovaleinen já quebrou algumas vezes…até o alonso teve problemas mecânicos em 2007…agora o carro do hamilton??? tá seeempre perfeito…

    assim fica fácil…

  34. João Marcelo disse:

    equipe competente?
    um bom piloto que sabe preservar o equipamento?
    sorte?
    fico com uma mistura da primeira e última opção.

  35. Capelli disse:

    Pela primeira vez na carreira, Hamilton abandonou por falha mecânica. http://bit.ly/15oQ6S

  36. Sheldonn Rêis disse:

    Fato interessante esse. Existem estatísticas a respeito disso Capelli?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>