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29 de janeiro de 2010 - 15:34Box, Notícias, Novos carros

A número 1

Numa cerimônia chata e sóbria como de costume, a equipe McLaren lançou na manhã de hoje o MP4-25, modelo com o qual disputará a temporada 2010 da Fórmula 1. O bonito carro rompe totalmente com o bólido do ano passado, que apesar de ter ganho corridas no final da temporada, foi responsável pelo pior início de campeonato da equipe em 25 anos.

Comparativo entre no MP4-24 e o MP4-25

Fotos: Divulgação/McLaren

Na imagem ao lado (que você pode clicar para ampliar), nota-se facilmente a diferença entre os carros. O design do MP4-25 parece mais fluido, cheio de curvas e saliências. Uma nova solução para o escapamento chama a atenção, assim como a extensão da traseira e da distância entre-eixos – em razão do maior tanque de gasolina, assim como a Ferrari.

Destaque também para a “bigorna” que se funde com o aerofólio traseiro. No ano passado, a Renault chegou a aparecer com uma solução parecida. Mas o interessante foi a pintura aplicada na tal barbatana, que dá uma impressão de relevo. Deixou o carro mais bonito.

Jenson Button foi apresentado com honras de campeão do mundo, aparecendo até mais que o queridinho Lewis Hamilton. Por sinal, a equipe fez questão de destacar o número 1 da carenagem, colocando-o mais abaixo na pintura do bico para que seja mais visível. O bico, por sinal, é mais alto e menos curvo que o do ano passado, chegando até a lembrar a segunda versão da Ferrari de 1996.

Se vencerá corridas, não se sabe. Mas que o carro é bonito pra diabo, é.

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comentários

50 comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Capelli, Pipo Derani. Pipo Derani said: aaa nova Mclaren ficou nervosa!!! o que vcs acham ? http://www.blogdocapelli.com.br/2010/01/a-numero-1/ [...]

  2. Roberto Taborda disse:

    Ainda acho que a FIA poderia regulamentar esses aerofoliod dianteiros tambem… Fica muito desproporcional, esse carro da McLaren é lindo de lado, de cima, mas de frente… uma aberração. Muita area aberta em baixo do cockpit e os spoilers gigantesxos e cheios de aletas..

  3. Rafael Mello disse:

    Vi as discussões aqui se resumirem a tal da bigorna “incorporada” a asa traseira, porém, ninguem por aqui deve ter percebido o tratamento especial que a Mclaren deu para a asa dianteira…
    Observem que visto de frente, a Mclaren acoplou uma especie de difusor de ar na parte de baixo do bico, mais precisamente na parte de tras da boca de tubarão.

    Certamente isso é pra canalisar melhor o fluxo de ar, gerando consequentemente maior downforce…

    Devemos nos lembrar que o pulo do gato desses carros está no gerenciamento do fluxo de ar que se passa por baixo do carro… E, “aparentemente” a Mclaren trabalhou esse ponto com um pouco mais de esmero que a Ferrari.

    • doido disse:

      Concordo com vc em partes. A ferrari tambem tem um tipo de difusor na parte de baixo do bico só que é menor e manos aparente por causa do contraste da cor.

    • Mauricio disse:

      No meu comentário acima me referia a Willians, é limpa como a Ferrari. Já essa Mac… Sei não.
      Parece que exageraram nos elementos aerodinâmicos, principalmente os dianteiros.
      Só na pista para saber, mas acho que o dawn-force será exagerado.
      Tudo bem que os carros mais longos tenderão a querer sair de frente, porém acho que exageraram na conta. Com certesa aquele cartucho de Mach3 que é o aerofólio dianteiro tenderá a diminuir com o passar do tempo.

  4. Guilherme disse:

    Capelli, agora tenho uma dúvida. Lembro que, no ano passado, quando anunciou o acordo com a Ferrari, o Santander afirmou que continuaria com o patrocínio à Ferrari. Na época, o Fábio Seixas até brincou falando que era a nova Marlboro.

    No entanto, o patrocinio do Santander sumiu no carro novo. Você sabe o que houve? Foi anunciado um rompimento e eu estou boiando mesmo?

  5. Jaca Voadora disse:

    Eu não sei o que vocês tão fumando, mas o design desse carro é feio demais. As cores e a pintura são bonitas mas aquela bigorna estendida até a asa é uma das coisas mais ridículas dos últimos anos.

  6. JFCVT disse:

    Ó Capelli, a bigorna ligada na asa foi uma criação do Newey, a Red Bull e a Toro Rosso usaram a meio do campeonato

    http://en.espnf1.com/f1/motorsport/gallery/4220.html

    Essa foto é dos treinos em Jerez, mas se vê bem o shark fin

  7. Caique disse:

    Como eu amo carros pratas esse esta muito lindo mesmo.

    O pior na cerimonia foi os pilotos tirando foto uns dos outros

    • Mauricio disse:

      Estilo limpo e aerodinamica simples, como a Ferrari. O design da Mac é lindo, mas será que funciona?
      Só acredito vendo nas pistas. Acho o aerofólio dianteiro do carro Mac muito exagerado, 3 asas empilhadas, marece uma lâmina Mach3. Isso provavelmente tera um arraste aerodinâmico terrivel em altas velocidades.
      Agora fica a pergnta, será que a asa vertical (bigorna) compensara a maior distancia entre eixos nas curvas?

  8. Flavio disse:

    E, até agora, nenhuma foto dos carros por trás. O tal de difusor vai dar o que falar de novo.

  9. Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse:

    Prata segue na moda.
    Apesar da rivalidade com a equipe Mercedes, McLaren lança seu carro e mantém as suas cores tradicionais. Escuderia inglesa terá os dois últimos campeões da categoria em seu cockipt nesta temporada.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

  10. Ricardo Silva disse:

    A Mclaren está com o entre eixo maior que o dá Ferrari, interessante que o bico da Mclaren está recuado com referência a asa dianteira.

    Muito legal a saída do escapamento da Mclaren.

  11. Vitor disse:

    Capelli, acho que a “barbatana” tem algum volume sim. Veja que a entrada de ar acima da cabeça do piloto está dividida no meio, na foto de frente. Supõe-se que é a parte de baixo que serve para alimentar o motor, e a de cima deve servir para algum tipo de arrefecimento. Assim, imagino que pelo menos metade desta barbatana é oca e com a sua forma interna de modo a facilitar a passagem desse ar extra.
    Que carro espetacular de bonito!

  12. Lucas R disse:

    Um carro inovador e, como sempre, muito bonito. Não vejo a hora de vê-lo na pista.

  13. Diego Teixeira disse:

    Capelli é impressão minha ou Ferrari e McLaren não irão usar aquela Carlóta nas rodas dianteiras e traseiras…!precebi isso hoje…!vc tbm notara…!

  14. Ylan Marcel disse:

    Maior entre-eixos! Mas a barbatana de tubarão colada no aerofólio traseiro trará surpresas. Fica a questão. E se quebrar a asa traseira? Troca a parte de cima do carro toda?

    • Lucas R disse:

      Obviamente que não! Vocês nunca repararam como era essa peça na RBR? A caranagem do motor e a asa não compôem uma única peça como muitos pensam. A carenagem é apenas “encaixada” sobre a asa traseira, permitindo que esta possa ser removida e trocada sempre que necessário.

      No link a seguir uma ilustração da tampa do motor que a RBR usava ano passado e que certamente é o modelo que a McLaren – e outras equipes que venham a usá-lo – seguem:

      http://www.formula1.com/news/technical/2009/813/672.html

      Ali é possível ver com exatidão a parte que se encaixa na asa. É obvio que no caso da McLaren é a mesma coisa, pois ninguém seria louco de fixar essa peça na asa – acho que o regulamento nem permite isso.

  15. Thiago Macedo disse:

    Pessoa (causa)

    Esse ano promete… Ron Dennis (sem Mosley, vai voltar a apitar) vai poder brigar com Todt (Schumacher e Ferrari), Haug (Schumacher e pé na bunda da Mercedes), Brawn (Schumacher), Montezemolo (Todt, Alonso e Schumacher) e Alonso (Ferrari e Santander).

    Até o fim da temporada acredito que vá rolar o papo que o motor da Mercedes de Brawn é melhor. Ai Brawn vai xingar a ECU da McLaren (padrão de todos os carros). E o Vijay xingando a McLaren e a Mercedes ao mesmo tempo.

  16. Mateus disse:

    Lindo o carro, mas me decepcionei quando vi a pintura “Flecha de Prata”. Esperava outra cor…
    Acho q algum narrador vai chamar McLaren de Mercedes e Mercedesde McLaren.

  17. Pablo Habibe disse:

    Chamou a atenção de todos o prolongamento da “bigorna” até o aerofólio traseiro. Já me dou por satisfeito por termos como diferenciar os carros a olho nu por algo mais que a pintura. Tenho, antes de qualquer coisa, de confessar que nem o carro, nem a dupla de pilotos campeã conseguem me empolgar mais do que a idéia de eles fazerem o próprio motor daqui a algum tempo.
    Pelo menos é o que se fala por ai, não? Esse clima de fim de relacionamento com a Mercedes acaba direcionando toda a minha atenção para o futuro da equipe. McLaren pode até bater a Mercedes esse ano usando os motores dos alemães, mas não faz muita diferença para mim. Vai sempre parecer uma troca de ressentimentos.
    Agora, a salvação da F1 no quesito tradição vai acontecer mesmo quando chegar o dia em que teremos a Mercedes, ressurgida das cinzas dos anos 50 e a McLaren com seu próprio motor, dando o ultimo passo para fora da garagem e virando um fabricante de vez, juntando-se aos italianos que estão lá desde o inicio. Quando será? Ano que vem? Vamos aguardar…

    • Roberto Abe disse:

      A Mc Laren ja produz os proprios super carros e com motores proprios,inclusive dizem q o Ron Dennis se afastou mais para cuidar dessa parte da divisao.

  18. Felipe Maciel disse:

    A última vez que um sujeito ganhou o título no ano anterior e trouxe o número 1 pra McLaren deu um escarcéu doido. Mas acho que nesse ano vai ser mais pacífico.

  19. Fabrício Passos disse:

    Se quebrar a asa traseira, vai ser uma bosta trocar isso tudo.

    • jeje disse:

      se quebrar a asa traseira, recolhe o carro que acabou a corrida. pois sem a asa traseira o carro perde a estabilidade e roda e não se encontra mais na pista oks ?

  20. Harerton Dourado disse:

    Quero ver em Mônaco… vão ter que dar ré no meio da curva rsrsrsrsrs

    • Roberto Abe disse:

      Ate 1993,os carros tbem possuiam entre-eixos maior,pois nao havia reabastecimento e os tanques eram maiores tbem,mas nem porisso se deixou de correr em Monaco.correram sempre…soh p/lhes lembrar…

  21. marcelle disse:

    Ta todo mundo falando que o carro é revolucionário, mas na minha opinião vem no mesmo embalo de ferrari e williams. a unica notavel diferença é a barbatana de tubarão na traseira ligada a asa traseira, o que ja foi usado por outras equipes tempos atras e pode não ser tao importante assim, talvez, acho….

  22. Carlos Lins disse:

    Eu que vejo muita gnt da turma “das antigas” falando o quanto os carros da F1 moderna são feios e uns iguais aos outros… ate agora os 2 carros (a mercedes não conta) mostrados desse ano são belissimos..e bastante diferentes entre si tambem, espero que venham mais novidades com os proximos lançamentos

  23. Capelli,

    É impressão minha ou o MP4/25 tem um entre eixos maior que a F10? Nos anos anteriores, era a Mclaren quem adotava essa configuração.

    Outra imrpessão é que os carros de 2010 estão mais bonitos que os de 2009, parecendo mais clean em relaçaõ ao ano anterior.

  24. Pô Capelli, o que aconteceu com o laranja? E o logo da Mercedez? Será que entendi tudo errado?

  25. Ednardo Guaitolini disse:

    Achei o carro bastante “exótico”…o modelo 2009 tinha linhas curvas, enquanto esse abusou de linhas retas….
    um carro muito diferente…..
    a, como sempre, muito lindo…

  26. Capelli disse:

    Com muuuito atraso, o lançamento da McLaren e um comparativo com o carro do ano passado. http://bit.ly/9qcdcM

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