MENU

12 de janeiro de 2010 - 13:41Análises, Automobilismo, Box, História

Nano Rosso

Fernando Alonso foi apresentado oficialmente ontem como piloto da Ferrari. Já vestiu o boné e as cores da equipe e foi saudado pelos tifosi. Talentoso todo mundo sabe que ele é, o problema é saber se isso será suficiente para sua estada na Ferrari dar certo. No temperamento e nas artimanhas políticas, Nano lembra muito outro campeão que desembarcou em Maranello: Alain Prost. E cujo casamento acabou em briga.

Prost chegou à Ferrari em 1990, desgastado pela briga com Ayrton Senna na McLaren no ano anterior. Teve um certo êxito na primeira temporada, chegando a disputar o título até a penúltima etapa da temporada, quando foi alvejado por Senna e perdeu o título mundial. Mas como diz o ditado, por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento.

Mal chegou na equipe e Prost usou suas habilidades políticas para minar Nigel Mansell, companheiro que tinha chegado à Ferrari um ano antes. A pressão exercida pelo francês foi tão forte que o emocional Leão não aguentou. Ainda no meio da temporada, anunciou que abandonaria a Fórmula 1 ao final do ano, uma decisão “irrevogável”, no melhor estilo Aloísio Mercadante. Logo depois, assinou com a Williams e o resto é história.

Mas o momento mais emblemático do desgaste interno provocado na Ferrari aconteceu na largada do GP de Portugal de 1990. A escuderia vermelha conseguiu dobradinha na primeira fila, com Mansell na pole. Senna, rival direto de Prost na briga pelo título, vinha em terceiro. Sendo a reta final do campeonato, tudo indicava que um jogo de equipe favoreceria o francês, mas não foi bem isso o que aconteceu. Revoltado contra seu companheiro, Mansell jogou Prost contra a mureta quando a luz verde apareceu, numa largada absurda. Senna, com pista livre, assumiu a ponta. O inglês terminou vencendo a corrida com Prost em terceiro, furioso. No pódio, um debochado Mansell erguia o braço de Senna para comemorar a vitória, ignorando a presença do desafeto.

O inglês foi embora da equipe, mas o clima ruim permaneceu. O desgaste interno e a bagunça começaram a imperar, com uma disputa de poder que parecia não ter fim. Nem a chegada de Jean Alesi, também francês, ajudou para que o ambiente melhorasse. O projeto de 1991 foi um fracasso, o comando do time foi trocado e as brigas tornaram-se cada vez maiores. E foi aí que Prost cometeu o maior de seus erros. Acostumado a manipular a imprensa de forma a utilizá-la em seu favor nos tempos de Renault e McLaren, o tiro saiu pela culatra. Sendo a Ferrari sagrada para os italianos, jornalistas e torcedores revoltaram-se contra as tentativas do francês de jogar a opinião pública contra a equipe. O método Wanderley Luxemburgo que prega o “eu ganho, vocês perdem” não deu certo. E bastou Prost criticar publicamente seu carro após o GP do Japão, chamando a Ferrari de “caminhão”, para perder o emprego. Ficou a pé ainda com um ano de contrato em vigor. Saiu por baixo da equipe.

Fernando Alonso também fez coisas parecidas em seus tempos de Renault e McLaren, curiosamente, mesmas equipes pelas quais Prost também havia passado. Na Renault, quando não gostava do desempenho do carro, fazia críticas públicas. Uma vez, chegou a cobrar abertamente dedicação dos mecânicos e engenheiros. Internamente, escudado pelo diretor da equipe que era seu manager – o execrado Flavio Briatore -, sempre fez todas as manobras necessárias nos bastidores para se firmar como primeiro e quase exclusivo piloto. Quando foi para a McLaren, tentou o mesmo com Lewis Hamilton, mas se deu mal. Queimou-se internamente e também com a apaixonada imprensa inglesa, rompendo seu contrato logo após o término da única temporada em que correu com os carros prata.

Temperamento forte e comportamento destrutivo Alonso tem. E a Ferrari hoje tem problemas internos de poder semelhantes com os do começo dos anos 90, em uma escala um pouco menor. Mas duas diferenças de cenário podem fazer com que o espanhol se dê bem em Maranello. Felipe Massa está mais para Lewis Hamilton do que para Nigel Mansell. Felipe é cria da casa e goza de muito prestígio dentro da Ferrari, tal qual Hamilton. E Alonso já entendeu que nem sempre tal estratégia dá certo. Sua malfadada passagem pela McLaren pode ter-lhe ensinado tal lição.

Se aprendeu direitinho com o fracasso de 2007, Alonso pode conquistar o time, procurar ganhar apenas na pista e não se meter em políticas internas. Caso não tenha aprendido nada, pode repetir o erro de Prost, o que pode marcar definitivamente sua carreira. O coração dos tifosi não perdoa.

Comentários do Facebook

comentários

77 comentários

  1. J Yohanson disse:

    O Massa é fraco, está pagando pau para esse Alonso.
    Na Maclaren ele tomou um passeio do Hamilton, pegou o boné e saiu de mansinho.

  2. Vidente disse:

    Rosberg vai para a Ferrari e o Massa para a Mercedez

  3. Polga disse:

    Primeiras voltas do GP de Portugal de 1990 prá quem não viu..
    http://www.youtube.com/watch?v=3l81nlJaDwo

  4. Josele Garza disse:

    Eu acho que o Massa vai sair da Ferrari no final do ano e o Alonso fica na equipe. Aí colocam um Kovallainen da vida para ser seu escudeiro e o espanhol passa a reinar absoluto na escuderia de Maranello e por que não, tentar quebrar os recordes do Schumacher na Fórmula 1… A Ferrari já está de olho no Jules Bianchi, que correrá na GP2 este ano e é empresariado pelo Nicholas Todt, o mesmo empresário do Felipe… é esperar para ver…

  5. J_Moraes disse:

    Na verdade o Mansell ergueu tanto o braço do Ayrton quanto o do Prost no pódio. Para quem quiser ver está no final deste vídeo do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=JQDQZmjvmdU
    Em relação ao Alonso e Massa, acho que o espanhol terá todo o apoio necessário, inclusive do Massa, para fazer a Ferrari voltar a ser campeã entre os pilotos, me parece que o Felipe não se incomoda em ser coadjuvante (como em 2006 com Schumacher), além disso ele têm contrato até o fim do ano e acho que a Ferrari está preparando Valentino Rossi para 2011, enquanto Alonso têm contrato de três anos, e mais lógico pensar que a Ferrari realmente dará preferência ao Alonso, independente da força que ele têm nos bastidores.

  6. Bruno Tavares disse:

    Muito Legal Seu Blog,Olha O Meu E Se Quise Dar Dicas…http://www.mrbrunotavares.blogspot.com

  7. Muito Legal o blog, a template os comentários e os posts.

    Parabéns Capelli.

    PS: Dá uma passadinha no meu humilde blog por favor.

    http://www.formulabrasil.blogspot.com/

    Abraço!

  8. coutinho disse:

    fernando alonso é muito forte. se tivermos shumi com carro bom, tá entre eles e hamilton. e vettel

  9. rafael disse:

    é com tristeza e decepção que leio seu post.
    Correta a associação entre alonso e prost, realmente existem paralelos…Mas, assim como a maioria dos seus colegas brasileiros de profissao, vc escreve o post falando como se o Alonso fosse um vilão, calculista e frio, enfim vc fala do alonso em tom claramente pejorativo, pondo em dúvida o futuro do espanhol e do seu caráter. Carlos gil, o ico e vc..todos falando mal do Alonso…ts ts ts ts ts que coisa feia…

  10. boa comaração. Agora, o ALonso é sim um excelente desenvolvedor de carros, tanto que melhorou a Renault de 2008. A de 2009 foi como Ferrari de 91 e a Lotus de 88, não tinha o que fazer. E a equipe parou de evoluir o carro muito cedo, diferente da McLAren, que quase fez um carro novo, e terminou com o melhor carro do grid.

    A briga será parelha, mas eu acho que da Alonso.

  11. Eudemar disse:

    Massa vence duelos com Alonso em carros 4×4 e kart no norte da Itália.
    Felipe Massa terminou em grande estilo o evento de pré-temporada da Ferrari em Madonna di Campiglio, no norte da Itália. Nesta sexta-feira, o brasileiro ficou à frente do espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe na temporada 2010 da F-1, nas duas provas de velocidade realizadas: uma corrida com carros de tração 4×4 e outra com karts.

    Na primeira prova desta sexta, com o modelo Fiat Panda, Massa se sagrou vencedor, deixando para trás dois pilotos da MotoGP: o australiano Casey Stoner e o norte-americano Nicky Hayden, ambos da equipe Ducati. Condutor de testes da Ferrari, o italiano Giancarlo Fisichella terminou em quarto.

    Já Alonso, bicampeão mundial de F-1, não teve um bom desempenho na pista de gelo. O espanhol foi o quinto colocado do evento, ficando à frente apenas de Dudu Massa, irmão mais novo de Felipe.

    Depois da corrida com os carros Panda, os pilotos se aventuraram no kart. Dessa vez, Hayden levou a melhor e cruzou a linha de chegada em primeiro, logo à frente de Massa. Stoner completou o pódio e Fisichella fechou em quarto.

    Mais uma vez, Alonso não teve um bom desempenho. O espanhol, assim como Dudu Massa, se chocou em uma barreira de pneus a uma volta do final e não conseguiu completar a corrida.

  12. Eudemar disse:

    É Capelli, vou esperar os treinos de inicio para ver como os dois irão se comportar na pista, e qual deles, vai se sair melhor, nestes treinos.
    O bicho vai começar a pegar, mesmo, qdo a disputa for iniciada, em 14 de março, no Bahrein, onde Massa, sempre foi bem e venceu. E vamos ver se a Ferrari desenvolva um bom carro, para que um dos dois disputem o título de 2010!
    Que venha logo o Bahrein, já estou achando falta das corridas?

  13. Queridinho, realmente, acho que apenas Gilles na Ferrari. O próprio Domenicali disse: “precisávamos de alguem como schumacher no time”. Por isso da contratação de Alonso. Sei que vai ser aberta a disputa, mas não tem esta de dar mais valor pro massa não, acho que felipe pode dançar este ano.

  14. Leonardo disse:

    a gente saberá as “verdadeiras cores” do Alonso se:

    1- Massa for superior.
    2- o carro acabar saindo ridículo.

    com um carro bom ele se acomoda.

  15. Bruno Volpato disse:

    Excelente comparação, Capelli!

    Lendo o texto, lembrei de algo que pode render um post teu: em 2010, teremos quatro pilotos que já foram campeões do mundo na pista (Schumacher, Alonso, Hamilton e Button), algo que não acontecia desde 1999 (Schumacher, Hill, Villeneuve e Hakkinen). Seriam essas as temporadas com mais campeões disputando o campeonato? Um abraço.

  16. Eduardo Casola Filho disse:

    O segredo da disputa interna da Ferrari vai ser definida nas primeiras corridas. Se o Felipe conseguir começar o campeonato na frente do Alonso, o brasileiro vai conseguir se impor na briga, e daí pode sonhar com o título, caso contrário…

  17. Esteban disse:

    Além de ser um piloto excepcional, Massa é o cara mais forte psicologicamente na F1 atual. Sempre que sofre grande pressão ele vai lá e na corridas seguinte ganha, ou pelo menos consegue grandes resultados.

    Isso aconteceu em 2007 e após o início em 2008, quando muitos falavam em Vettel, no próprio Alonso, etc,etc,etc.

    Em 2008, quando era vencer ou vencer, ele venceu.

    O oposto no grid é o Hamilton, que sempre que sofre pressão arrega. Isso também é fato.

    Teria entregue 2 campeonatos seguidos devido a tremedeira se não fosse o problema com o Glock.

    E o Alonso é outro que já mostrou que, quando não tem a equipe toda trabalhando pra ele, e enfrenta um companheiro de equipe forte, também não dá boa resposta.

    • Elton Veras disse:

      pois eh esteban… ainda naum sei qual será o desempenho do Alonso sem ter um carro superior ao de todos os outros no grid.. e sem ter um escudeiro na ajuda… ganhou pela Renault mas a Renault tinha um carro que se comparava a Brawn do campeonato passado… naum tiro seus méritos… disputava contra a Ferrari e contra Michael Schumacher que fez o que podia e o que não podia (rsrsrs) pra ganhar os campeonatos de 2005 e 2006 e mesmo assim perdeu para o Asturiano… naum sei se ele vai conseguir suportar um piloto quente e extremamente veloz como o Felipe sem abrir o bico e acabar irritando a torcida italiana…
      vamos ver… a primeira corrida sempre eh extranha e naum reflete a temporada… mas a partir da segunda corrida poderemos ter uma ideia de mais ou menos o que vai ser essa temporada… se uma bela festa ou uma guerra que pode piorar ainda mais a fama da já tão desgastada e maltratada Formula 1…
      Viva Ferrari! Forza Felipe Massa!

  18. Alguém já achou no Vocênotubo essa largada do Mansell “mui amigo”? Lembro do fato, mas não lembro de como foi exatamente!

  19. Sheldonn Rêis disse:

    Realmente o texto foi muito bem escrito e as observações pertinentes. Realmente o cenário que se apresenta na chegado do Fernando à Ferrari tem semelhanças daquele que se apresentava na chegada do Alain em 90. A personalidade dos dois também se assemelham, mas como bem observou o amigo Ernesto o Alain era sincero, já o Fernando…
    Enfim o que ao meu ver reslverá a disputa interna na Ferrari serão os resultados e acima de tudo a força mental dos pilotos.
    Fernando e Felipe tem modos de pilotagem que são contrastantes o primeiro é mais cadenciado e cerebral o segundo é mais explosivo e busca os limites. Certamente será uma disputa muito, mas muito interessante e já que estamos fazendo comparações essa disputa lembrará a muitos a velha, no entanto a maior, guerra entre pilotos Alain x Ayrton. Que assim seja, muita briga na pista e na velocidade e que os bastidores não interfiram muito dessa vez (mas que utopia).
    Boa sorte Felipe.
    Abcs a todos.

  20. Ernesto disse:

    “Nano lembra muito outro campeão que desembarcou em Maranello: Alain Prost.” Em outras palavras – na minha opinião: é safadão! Aliás, tem um comentário aí por cima metendo a lenha nessa opinião, de que o temperamento de Alonso e Prost é igual.
    Concordo em parte: a diferença é que Prost não fazia a menor questão de tentar ser simpático, enquanto que Alonso é tão falso, dissimulado e articulador quanto o francês, com o agravante de ainda tentar passar a imagem de bom garoto. Prá mim, um safadão!

  21. Michel disse:

    Texto sensacional. Parabéns.

  22. Delmar Viana disse:

    Olha, estão menosprezando o Massa. Eu acredito que o Alonso vai tomar um sufoco do Felipe. Tomara que eu esteja certo…

  23. paulo vitor disse:

    finalmente vejo um colunista escrever algo sério…não aguento mais ver todo mundo falar TUDO do alonso e diminuir o FELIPE dizendo coisas como “o felipe evoluiu muito com o schunacher’, evoluiu o C…, o cara nunca perdeu nada pro alonso nem pra ninguem na f1 (não esqueço da capa da revista AUTO SPORT falando sobre o felipe chegando na f1, “NUEVO SENNA?’), se ele tivesse tido a mesma oportunidade q teve o alonso, hamilton, de terem carros e equipes pra eles para serem campeao ele tbm teria conquistado, mostrou isso em 2008, imaginem se ele tivesse tido em vez do kimi como companheiro, um Kovalainen da vida sem tirar pontos dele, teria sido campeao com o pé mas costas…o unico medo q tenho é com patrocinio q o alonso trouxe, ele exigir algo mais, assim como exigiu em todos os lugares passou e a ferrari voltar aos tempos de SCHUMY, vamos ver.

    • Daniel Ramos de Oliveira disse:

      Amigo Paulo Vitor duvido muito que a Ferrari se “renda” ao Santander,pois ela tem uma independecia na questão administriva,e o Santander poderá tentar favorecer o Alonso,mas acho muito dificil a Ferrari acatar.Minha opinião.

  24. Gustavo Oliveira disse:

    Eu acho que dá Massa!

  25. Holy Diggio Bop! disse:

    Quando falamos de Felipe Massa e de Ferrari, a palavra a ser leventada é superação. Felipe sempre se supera nos momentos de maior pressão. Não é a toa que ele anda tão bem no Brasil, diante de sua torcida.

    Agora vamos avaliar o Alonso. Ele é ótimo piloto, pra mim um dos três melhores do grid atual. Sabe como ninguém trabalhar para que as coisas saiam do jeito que ele quer, mas teve o episódio de sua conturbada passagem pela McLaren, e tenho certeza que ele aprendeu muito com o que houve lá. Acredito que Alonso não vai querer entrar em mais uma infundada guerra de egos, e acredito até que os dois irão se dar bem, poia o número de adversários diretos da Ferrari na temporada 2010 aumentou assustadoramente.

    E quanto a disputa entre os dois, total imprevisibilidade. Massa começa com vantagem por ter mais tempo de casa. Mas alonso tem talento, e logo vai equilibrar as coias. Mas acredito que tudo será levado com respeito entre as partes, desde que as tradicionais patacoadas da Ferrari não venham azedar o clima.

  26. Alencar disse:

    Capelli, com todo respeito, observo nas entrelinhas de sua resenha, uma apologia tendenciosa que visa justificar a inevitável derrocada do nosso piloto.

  27. Rafael disse:

    Massa é tão querido pela Ferrari, que a Ferrari ao inves de trazer um piloto para ajudar o massa a brigar pelo campeonato trouxe um Bi-campeão para ser o novo Schumacher

    acordem, essa coisa de “massa é querido na Ferrari” é invenção do Galvão Bueno… isso não existe…

    • Ernesto disse:

      Infeliamente sou obrigado a concordar, Rafael. Ferrari é Ferrari desde a década de 60: não tem sentimentalismo nenhum, ou desenvolve ou pula fora. Quem já assistiu ao filme “Grand Prix”, ainda que sendo ficção, viu como as coisas funcionavam (e ainda funcionam) na Ferrari. Queridinho até não ser mais interessante; daí fritam até o cara pular fora.

      • Roberto Valle disse:

        Queridinho da Ferrari só teve um: Gilles.

        • Jonatas disse:

          Até o Michael Schumacher acredito não ser tão querido assim lá dentro… e não é porque ele vai para a Mercedes não, acho até que a aposentadoria dele em 2006 foi algo meio empurrado, digamos assim. Ele tinha muita pista ainda pela forma que possuia e pelo talento que tem… Convenhamos que com relação ao Alonso em 2006, o alemão só não levou a taça por um motor quebrado em Suzuka. E seria a maior vitória/virada de um piloto, pois até o GP dos EUA, havia uma diferença de 25 pts a favor do espanhol c naum me engano (84 a 59)…

    • Elton Veras disse:

      naum sei naum hein… os mecanicos e tudo adoram o felipe… nem eh tanto Galvão assim… basta ver como o Stefano fala dele… ou mesmo as atitudes do Montezemolo… certo é… que Ferrari é Ferrari, e acima de tudo está o interesse da equipe… porém acredito que a Ferrari deve um campeonato ao Felipe, um campeonato em que o Felipe superou toda a competencia da equipe e se tornou durante breves momentos maior que a propria… Felipe criou uma paixão dentro da equipe… por sua atitude…por perder e ainda assim sair vencedor… por apesar de toda a culpa do mundo dele ter perdido o campeonato ter sido da Ferrari ele ainda assim naum abrir a boca.. e humildemente reconhecer que também errou…
      acho q existe uma paixão entre ele e a equipe… o que resta saber meus caros… eh se o Alonso conseguirá conquitar tal paixão… nenhum dos dois são bobos e vai ser uma competição de Xadrez que acabará com a conquita do título por um deles… o que ganhar certamente conquistará o coração dos italianos… pois em uma equipe como a Ferrari nem a morte é mais certa que a vitória…
      Viva Ferrari! Forza Felipe Massa!

    • Klaus Mittelstädt disse:

      Antes de postarem suas opiniões, sugiro a alguns colegas que reflitam bastante sobre o que escreverão. Opiniões isentas de paixão são sempre melhores para se ler. Assim como muitos gostam de Massa, alguns até ufanisticamente, outros aparentemente acreditam serem os maiores experts em F-1, opinando com veemência que Massa é fraco, inferior, não é amado pela Ferrari e pelos Tifosi. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Se fosse prá trazer o Alonso com a obsessão de fazê-lo campeão, a equipe deveria mendar Massa embora também, pois queiram ou não os seus “não fãs”, ele é, sim, um excelente piloto. Seria bem mais fácil deixar o Fisico como companheiro de Alonso, pois este já o foi no passado e serviu como um ótimo capacho. Além disso economizaria no salário, não haveriam essas espectativas bobas do tipo “Alonso vai humilhar o Massa”, “Alonso é muito Mais piloto”, “É bi-campeão”, “deve ter cláusula de preferência”, “O Massa está sendo prejudicado em favor do Alonso”, e por aí vai.

      • Núcio disse:

        Não sei pq ninguém NUNCA lembra que não foi só o Schumacher que teve motor quebrado em 2006. A grande diferença de pontos entre os dois poderia sim, ter sido encurtada e muito em Suzuka, mas ajudada pelo fato que o Alonso também teve um motor quebrado e uma porca perdida. Ou seja, é burrice dizer que o Alonso só ganhou em 2006 pela quebra do Schumacher. É claro que a cena do motor dele esfumaçando foi marcante, mas aquilo só anulou uma vantagem momentânea que ele havia ganho pela quebra do Alonso em Monza. Disso ninguém lembra, não é mesmo? Ou seja, motor do Alonso quebrado em Monza e o motor do Schumacher estourado em Suzuka se anulam. Ô povinho sem memória!

  28. Lucas disse:

    Capelli, parabéns pela nova cara do blog. Tá show!!!

  29. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Na minhs sincera opinião,o Alonso poderá durar um bom tempo na Ferrari,mas ele não pode de forma alguma querer fazer alguma trapaça pra tentar tirar a imagem do Felipe Massa.Por dois motivos:1ºO Massa sempre foi o querido da Ferrari e 2ºOs Italianos adoram eles,e se o Alonso fizer alguma coisa,os Italianos vão cair “matando”,isso é fato.A Ferrari reconhece o ótimo piloto que o Alonso é,mas sabe que o Massa é o aprendiz do Shumi,e viram o valor do piloto nesse ano,e eles vão valorizar muito o Brasileiro,é bom o “Dom Alonso” não tentar dar um de “Dick Vigarista” ou de Prost,se não o tiro vai sair pela a culatra,e tem muito piloto bom pra substituir ele:Sebastian Vettel e Robert Kubica,que são dois pilotos que ainda poderão chegar na equipe Italiana.

  30. Eduardo Casola Filho disse:

    Tanto o Alonso como o Massa vão ter que usar bastante a cabeça pro clima interno não acabar virando uma praça de guerra, se os dois entrarem no barril de pólvora, o campeonato vai pro vinagre.

  31. Klauss P. Tofanetto disse:

    Desde que Alonso foi Bi e levando em conta seu estilo de guiar, seu jeito cerebral e eficiente, sempre achei que ele tinha muito de Alain Prost.

    Sinceramente o paralelo é ótimo, mas acho que a relação fica mais entre Prost/Ferrari e Alonso/McLaren.

    Assim como Prost na McLaren ainda teve uma briga “de igual pra igual”, pode ser o caso do Alonso na Ferrari.

    Alonso sempre diz (e eu não tenho motivos para duvidar) que o problema dele foi com a McLaren e não com Lewis Hamilton. Penso que na Ferrari possa haver a inversa probabilidade de ele ter mais problema com o Massa que com a equipe propriamente dita.

    Mas em dias que a Fórmula 1 tem lance de espionagem, piloto batendo de propósito, ex-presidente ditador que gosta de levar chicotadas de prostitutas com fantasias NAZI, talvez uma briga na Ferrari seja apenas a cereja do bolo…

    Mas que eu ainda boto mais fé no Alonso eu boto!

  32. Gstavo Brandão disse:

    Falar q Alonso ta na Ferrari por causa do Santander eh outra baboseira, Alonso ja era cortejado pela Ferrari desde a epoca de Jean Todd, o mesmo corria pela Minardi, foi qdo ele preferiu correr pela Renault, para não se submeter a Shumacher e CIA na FERRARI o q deixou Jean Todd irritado e afastou o Bicampeão da Ferrari, porem com a briga de Alonso na McLaren (q só favorecia o Lewis), a saida de Shumacher, a saida de Jean Todd e depois as besteiras de Raikonem e Massa, o obvio era ALONSO na FERARRI! ô meu Deus… se ñ sabe ñ fala!

    • Toxa disse:

      Quem está dizendo baboseiras é vc Gustavo, afinal de contas Alonso sim só veio para a Ferrari por causa do Santander, pois, se a Ferrari não contratasse Alonso, o Santander nunca iria assinar um contrato com a Ferrari, e vc disse tbm q a Ferrari optou por Alonso por causa das besteiras q Raikkonen e Massa cometeram, que eu me lembre em 2007 Raikkonen deu um show em Alonso, em 2008 Massa brigou até a ultima etapa contra Hamilton e em 2009 Raikkonen mesmo com um carro ruim, venceu corridas e subiu ao pódio por 5 vezes, e Massa só não teve um desempenho melhor em 2009 por conta do acidente que sofreu no GP da Hungria, pois ele vim de bons resultados.

      Portanto não se pode dizer que os culpados da ida de Alonso pra Ferrari foi de sua dupla antiga de pilotos.

  33. Gstavo Brandão disse:

    esse Capelli é muito fraco, falar q o temperamento de Alonso é igual ao de Prost é uma prova cabal de que o mesmo não entende nada de F1. Acho que ele devia comentar Ginastica Sincronizada…

  34. AUGUSTO disse:

    Massa nunca brigou com Schumacher porque sabia que não adiantava. Nunca brigou com Kimi porque esse era tanquilo demais. Agora, Massa e Alonso, vai ser um pau muito grande, porque ambos estão prontos, grandes pilotos, temperamentais, e querem se firmar como primeiro piloto. O que deve acontecer é que ambos fiquem brigando apenas na pista por alguns anos, até o mais fraco perceber que é mais fraco. Mas se tiver baixaria, a coisa chegar na imprensa, então quem fica em 2011 é quem tiver melhor resultados. Mas apenas o tempo pode dizer… mas essa briga vai ser boa.

  35. MAX disse:

    Vide Rubinho nos tempos de Ferrari…

  36. Gstavo Brandão disse:

    esse Ivan Capelli é igual a Pelé, calado é um poeta!

  37. Silvia disse:

    Interessante análise Capelli, aposto que vai acontecer isso mesmo, duvido que essa dupla fique mais de um ano correndo junta. Vamos ver de que lado a Ferrari vai ficar, se do “queridinho” Massa ou do dinheiro do Santander…

    • Elton Veras disse:

      enfim… a Ferrari eh a mais vitoriosa, vistosa e rica equipe da F1… as empresas daum o cu pra ter um patrocinio estampado na Ferrari. Patrocínio este que custa dos olhos da cara…
      vc acha que uma equipe que tem a o aporte financeiro da FIAT vai precisar de merda de Santander?!?!?!
      A Ferrari vai optar pelo piloto que andar mais… naum posso dizer que vai ser um ou outro… soh vi Alonso guiar carros melhores que seus oponentes ateh agora… guia bem… mas naum sei se a diferença entre Massa e Alonso pode ser o suficiente para ser perceptivel… considerando quem em um mesmo carro a diferença entre o melhor e o pior piloto de F1 eh de cerca de 0.3 segundos segundo estatísticas, entaum a diferença entre Massa e Alonso ronda os 0.010 segundos… a partir daí naum eh mais habilidade e sim sorte…
      enfim… muito provavelmente a Ferrari vai tratar os dois iguais politicamente… mas os tecnicos, engenheiros e admnistradores sabem bem que a poderosa Ferrari DEVE um título à Felipe Massa… se naum aceitarem isso… acima de tifosi eu sou Massista… Felipe Massa > Formula 1… entaum vou passar muito tempo sem assistir este esporte… contentarme-ei com meus Red Devils…
      poir bem… como uma bela matéria do Corriere dello Sport – Ferrari é Felipe Massa…
      Viva Ferrari Forza Felipe Massa!

  38. Renato disse:

    O Massa é um piloto que vem evoluindo ano a ano. Tomou pau do Shumacher no começo de 2006 mas, no final do ano, ele que estava dando pau no Alemão. Em 2007, começou melhor que o Raikonnen mas acabou sucumbindo ao final do campeonato devido a alguns problemas e, tambem, porque naquele o ano o Raikonen ainda era melhor que ele. Em 2008 começou levando pau do Raikonen e depois deu uma verdadeira surra nele, melhorando muito seu desempenho. Provavelmente ele deve encontrar algumas dificuldades no começo dessa temporada devido ao fato de seu acidente mas, não duvido que muito em breve ele estará andando na frente do Alonso.

  39. Renato disse:

    Quando que o Massa afinou???
    Pelo contrário. Em 2008, depois que cometeu um erro na corrida da Malásia, Massa ja era dado como carta fora do baralho pelos jornalistas do mundo da Formula 1. Com isso, ele tinha que mostrar serviço o mais rapido possível ou então a pressão iria só aumentar. O que ele fez? ganhou a corrida seguinte no Bahein, quando tinha uma pressão enorme para ganhar. Só não levou o título de 2008 porque o motor da Ferrari quebrou, faltando 2 voltas, quando ele liderava tranquilamente na Hungria, por causa da trapalhada da Ferrari no Pit Stop no Canadá e em Singapura.

    • doido disse:

      Bem lembrado. O Massa só não foi campeão por causa da ferrari.

    • Felipe Guimaraes disse:

      axo q o cara falou q o massa teve OUSADIA demasiada e q o hamilton afinou. o hamilton afinou meeeeesmo, ganhando por conta do glock. agora, nao concordo com o papo de ousadia demasiada. pode até ter sido um pouco de ousadia, mas os erros da ferrari pesaram beeeem mais. nao sei como o massa nao jogou m*rda no ventilador e nao regassou a equipe dele. fez bem.

  40. Victor disse:

    Pelo menos Prost não pagou (e não teve quem pagasse) pela vaga, ao contrario do Alonso…

    Campeao-pagante não merece o minimo de respeito.
    Tomara que afunde.

    • Alencar disse:

      CALA BOCA!!!!!!!!!!!!

    • Xandu disse:

      Calma gente !!!

    • rafael disse:

      procure se informar melhor: Alonso já em 2007 qdo enfrentava um ambiente ruim na Mclaren, estava acertado com a Ferrari!!!!!

      Bem antes do Santander sonhar em ir pra lá…
      portanto ele não pagou nada..foi a Ferrari que foi atrás dele e não o contrário

      existem fontes na internet que comprovam isso. Procure, vc achará.

      • doido disse:

        Você está muito mal informado. O Alonso tinha um contrato de TRÊS ANOS com a maclarem,que foi quebrado amigavelmente devido as sacanagens que Ron Dennis estava aprontando para cima do Alonso, para proteger seu pupilo. As especulações a respeito do contrato do Alonso foram feitas após a quebra de contrato, no fim de 2007 e aí sim ele fez um pré contrato com a ferrari para 2011 já que os dois pilotos tinham contrato até lá.O resto todos já sabem que foi o santander que “ajudou” nas negociações da quebra de contrato do Raikonnen.

  41. Diogo Maia disse:

    Com certeza Massa fez dentro da pista por merecer o carinho declarado pela equipe. Fato que Kimi não foi capaz.
    Levando em consideração que ele continuou na equipe e o finlandês foi embora, podemos concluir que Alonso vai ter um grande trabalho, tão maior quanto o que teve na Mclaren.
    Resumindo é fazer igual a mineiro, conseguir os resultados para fora da pista conseguir o carinho da equipe e dos tifosis.

    • Toxa disse:

      Mas vale lembrar também Diogo, que o Kimi não conseguiu esse carinho por causa da personalidade dele, não que ele não conseguiu isso porque não demonstrou resultados nas pistas, vale lembrar que o Kimi em 2007 quando campeão fez uma segunda metade de campeonato brilhante, tirando elogios até dos próprios mecanicos da Ferrari.

      E quanto Alonso e Massa para esse ano, acho que se ambos se focarem apenas que tem que dar o seu melhor dentro das pistas, tudo indica que vão mostrar que são ótimos pilotos, mas creio que isso não ocorra afinal, ambos tem temperamento forte.

  42. Aless@ndro disse:

    Pelo que me recordo, em 2008, quando Massa e Hamilton foram para a etapa decisiva, no GP Brasil, foi Hamilton quem afinou. Massa dominou as pole-positions em relação a seu companheiro de equipe em 2008. Em 2009, Massa tinha 22 pontos contra 10 de seu companheiro de equipe até o GP da Hungria, quando ocorreu o acidente. Em 2008, se não tivesse sido tão ousado nas tentativas de superar seu companheiro de equipe no GP da Malásia teria, certamente, o ponto que lhe faltou para conquistar o título daquela temporada. Mas sabemos que ousadia demasiada não se confunde com “AFINAR”.

    Eu acho que há uma certa precipitação, pois seria melhor compararmos esses pilotos após pelo menos 01 GP, pois os 02 estarão na mesma equipe, o que torna mais fácil para o fazermos. Na minha opinião, são 02 grandes pilotos e a briga será, metaforicamente, entre cachorros grandes. Espero, entretanto, que essa briga seja apenas dentro das pistas.

  43. chulas disse:

    Nao sei nao, mas o Alonso chega para resolver, e nao para criar problemas. Tecnicamente é melhor, desenvolvedor de carro tambem é melhor, é mais rapido, ou seja, tudo leva a crer que vem para arrumar as bagunças da Ferrari. Todos nós sabemos que o Massa afina quando tem pressao em cima dele por resultado, pole, volta rapida essas coisas, foi por isso que a Ferrari trouxe o Alonso, por saber que, com o Massa nao conseguiria um titulo.

    • doido disse:

      A minha duvida em relação ao Alonso é se o cara é tão bom assim para desenvolver carros. Se fosse tão soberano tinha reerguido a renault….

      • Celso Silva disse:

        Esse negócio que o Alonso desenvolve o carro é conversa fiada. Todo mundo falou que a McLaren ia se dar mal em 2008 após a saída do Alonso, e aconteceu que o Hamilton ganhou o campeonato, e a McLaren só não ganhou o mundial de construtores por que o Kova não acompanhou o Hamilton. Quem desenvolve carro são engenheiros e técnicos, pilotos só fazem ajustes para adaptarem-se melhor a sua dirigibilidade e para obter o melhor desempenho na pista. Nenhum piloto faz milagres se o equipamento não for bom, então Alonso não é esse Deus da F1 como todo mundo pensa.

        • Neto disse:

          Então, vou tentar explicar.
          Quando não há mudança de regulamento, caso de 2007/2008, nao se precisa desenvolver carro, o bólido tem apenas que ser aprimorado, agora quando o regulamento mudou em 2009, a Mclaren começou bem, né? Exemplo da Renault, que foi muito ruim em 2007, e se reergueu no fim de 2008. Exemplos das grandes, nenhum carro foi desenvolvido bem. E foi o primeiro trabalho evolutivo do Hamilton.

  44. Arnold disse:

    Será que o Massa é tão querido assim em Maranello?
    Será que o Alonso vai ser chorão?
    Respostas daqui há alguns meses……….na sua telinha!!

  45. Excelente texto, olhem ai RT @ivancapelli Nano Rosso – terá Fernando Alonso sucesso na Ferrari? http://bit.ly/4LyCzJ

  46. alahara disse:

    RT @ivancapelli: Nano Rosso – terá Fernando Alonso sucesso na Ferrari? http://bit.ly/4LyCzJ

  47. RT @ivancapelli: Nano Rosso – terá Fernando Alonso sucesso na Ferrari? http://bit.ly/4LyCzJ

  48. Capelli disse:

    Nano Rosso – terá Fernando Alonso sucesso na Ferrari? http://bit.ly/4LyCzJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>