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7 de janeiro de 2010 - 20:34Box, Pergunte ao Capelli

Pergunte ao Capelli: 2ª edição

P: Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais pq é fresquinho?
R: Nada disso. É fresquinho porque dá o biscoito.

P: O que você acha da regra que obriga os pilotos a fazerem troca de pneus, alternando compostos?
R: Idiota.

P: De todos os capacetes que ja apareceram na f1, qual o seu preferido?
R: Gosto muito de desenhos mais simples e limpos, como do Senna, do Prost e do Mansell. O do inglês, particularmente, era espetacular.

P: O que estará escrito em seu epitáfio?
R: “Eu não era o ex-piloto Ivan Capelli, cacete!”

P: Capelli, vc acha que a USF1 vai correr próximo ano?
R: Não. Mas quase sempre eu erro…

P: Tô sem imaginação pra uma pergunta… fala qualquer besteira aí que agradeço rs
R: Em briga de saci, pontapé é voadora.

P: Capelli, o McLaren MP4-10 (não sei se o “puro”, o B, ou o C), com aquele pequeno segundo aerofólio traseiro, pode ser considerado o primeiro “carro-bigorna” da história da F1? (chicocougo)
R: Mais ou menos… ali o objetivo era outro. Parece que aquela asa objetivava mais jogar ar de volta para dentro do motor (a carenagem tinha um buraco ali embaixo) do que criar mais downforce.

P: Será que com o fim dos reabastecimentos as corridas vão seguir com disputas por posição (inclusive na frente) ou depois de algumas voltas vão virar o desfile que vêm sendo há alguns anos?
R: Eu acho que vão seguir com disputas, porque o comportamento dos carros vai variar. Talvez determinada equipe ande melhor no começo, com tanque cheio e outra ande melhor no final, com tanque vazio.

P: Capelli, houve alguma dobradinha entre dois dois pilotos do mesmo país e da mesma equipe fora aquela do Piquet e do Moreno em 1990, no GP do Japão, na corrida do bicampeonato do Senna?
R: Sim… vários italianos nos anos 50 (Alfa, Ferrari), ingleses nos 60 (Lotus) e franceses nos 70/80 (Renault e Ligier). De 1990 pra cá é que não lembro de cabeça.

P: Por que a Williams correu sem o patrocínio da Camel do GP Brasil de 1991?
R: Tinha o patrocínio, mas só na frente do carro. Depois a Camel comprou também as laterais que estavam vagas.

P: Qual foi a primeira corrida inteira que você lembra de cabeça?
R: Acho que foi o GP da Alemanha de 1986, quando o Piquet ganhou e o Senna cruzou a linha de chegada balançando o carro para achar combustível no tanque.

P: Baseando-se no estilo de pilotagem de cada piloto, quem você acha que vai se destacar de forma positiva (vai andar mais que no regulamento antigo) e negativa (vai andar menos que no regulamento antigo) com o novo regulamento, em relação ao combustível?
R: Difícil. Acho que Massa pode se dar mal. E Alonso pode se dar bem.

P: Quanto tempo até o Barrichello falar mal da equipe e levar um cartão amarelo do Willians?
R: Se ele demonstrar a maturidade que apresentou no segundo semestre de 2009, não vai acontecer.

P: Se o Rosberg estiver em 1° e o Schumacher em 2°, você acha mandam ele deixar passar? Se ele não deixar, o cachorro dele corre risco de ser sequestrado?
R: Eu acho que sequestram a Dona Nica e botam pra conversar com ele no rádio.

P: Na sua opinião qual o capacete mais feio e o mais bonito da F1?
R: Feios: Timo Glock e Adrian Sutil. Bonito: Felipe Massa.

P: Capelli, os carros “tubarões” (com o bico levantado e a asa suspensa embaixo dele) surgiram no final dos anos 80, início dos 90 pelo que me lembro. Mas quem, precisamente, testou em pista essa idéia primeiro? Se possível também o nome do projetista.
R: Tenho a impressão de que foi a Tyrrell, em 1990. O projetista era o Harvey Postlethwaite. No entanto, a March de 1988 usava muito do conceito, embora a asa não fosse “tubarão”.

P: Capelli, li no GP que o nome “BMW Sauber” será mantido no ano que vem. Mas se a Sauber vier com motor Ferrari, é permitido ou já existiu alguma vez duas montadoras formarem um mesmo time, ou pelo menos o nome de uma equipe?
R: Vai ser bem engraçado se isso acontecer. Acho que será a primeira vez. A Brabham, em 1982, correu com motores Cosworth e BMW, um em cada carro.

P: Capelli, quando foi introduzida a regra que, em falta do campeão, o time campeão de constutores usa o #0 e #2?
R: Em 1993, quando Mansell foi campeão do ano anterior e foi para a Indy.

P: Dentre todas as trocas de pilotos, quem você acha que se deu melhor? Eu acho que foi o Rubinho (LWxJB) (FMxFA) (NRxMS)…
R: Se levar em conta o companheiro de equipe, o Barrichello. Se levar em conta o equipamento, o Alonso.

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comentários

28 comentários

  1. Cassio disse:

    Eu acho que todos os pilotos deveriam se unir e bater nesse tal de Marcelo Marchesi, Aqueles desenhos são muiiiiiiiiiito ruins, da até dor na vista de olhar, VOLTA Montovani. Pilotons é obra de arte!!!

  2. Kristian disse:

    Só para completar a informação sobre o primeiro carro-tubarão: a foto mostrada é da Tyrrel, que apesar de ter o bico elevado, não ficou conhecida como “tubarão” e sim “asa-de-gaivota”. O promeiro a ser denominado de “tubarão” foi a Benetton/1991, se não me engano projetada por John Barnard.

  3. Fábio Jaqueire disse:

    Quanto as Dobradinhas.
    Nos anos 90 só aconteceram mais 2 de Pilotos do Mesmo País e Equipe.
    Sendo que a equipe em questão também era a mesma dos pilotos.
    Foi Hill e Coulthard – Portugal 94 e Hungria 95.
    Porém essa é uma conta pra Inglês ver, pois eles postulam antes mesmo de serem Inglês e Escocês, da Grã-Bretanha.
    Ai Vem outra pergunta.
    Pra você, Grã-Bretanha vale como um País????

  4. Paulinho disse:

    Acho q o Rubens se deu melhor .. mas mudando de assunto,posta uma foto tua aeow Capelli ;DD

  5. Kimmi Haikkonen disse:

    Eu estava cagando.

  6. Josele Garza disse:

    Quem foi melhor: Élio de Ângelis ou o Ivan Capelli????

  7. Thyago Rafael disse:

    em 94, Hill foi #0 e Senna foi o #2, porque Prost venceu em 93 e se aposentou (pela segunda vez)

  8. Pergunta para o próximo “Pergunte ao Capelli”

    Qual a sua Paixão? (automobilismo)

    Abraços

  9. Denes Brito disse:

    Olha, Capelli, parabéns, acompanho vc desde a primeira versão do blog. Muito bacana, camarada. Olha, cara, te considero uma pessoa próxima, como um alguém da rapaziada do shop, de tanto passar por aqui.

    Abração, cara!!!!

  10. Bruno Fontenele disse:

    Porque eles não aumentam a potência dos motores e voltam ao cambio manual. Aí sim,a vitória poderia ser considerada no braço. Queria ver também eles correrem em Monaco com o manual…

  11. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Amigo Capelli eu respeito a tua opinião.Mas na minha,eu acredito que o Felipe Massa irá mandar bem,pois ele aprendeu muita coisa com o “Professor” Shumi,e sem duvida,ele deu umas aulas para ele não ser tão agressivo.Na minha opinião o Massa,ele amadureceu muito de 2007 pra cá,e acredito que esse ano é a volta dele e da Ferrari,e ele junto com o Alonso,sem duvida irão tentar ganhar o campeonato,e agora com essa declaração do Hamilton que ele o tinha “detonado”,acredito que o Alonso,vai tentar ficar na frente dele no campeonato,e isso pode ser bom pro o Massa.Imagina se o Espanhol e o Inglês se esbarram,e o Massa ganha a primeira corrida?Vou mandar uma real:A F1 2010 vai ser a melhor!!!!

    • Sincero, até demais. disse:

      Uma Formula 1 com umas pistas tipo Abu Dhabi, Hockenheim fatiada e Valencia, é de chorar. Sem chance, melhor não vai ser mesmo. Além disso, motor V8, aerodinâmica dos carros pífia, não, não vai dar certo. A Formula-Asia tá a cada ano mais decadente.

      Pronto, falei.

  12. Ever Rupel disse:

    em 1991 a Lotus não tinha nenhum Camel durante todo o ano…
    seus pilotos ostentavam logos da Marlboro nos seus cascos

  13. Harerton Dourado disse:

    Esse bico da Tyrrell, snme foi obra do Jean Claude Migeot, que era o responsável pela aerodinâmica da equipe na época.

  14. Sheldonn Rêis disse:

    “Em briga de Saci pontapé é voadora”. Hilário Capelli!
    Agora no sério: Por que você acha que o Felipe se dará mal com o novo regulamento?

    • Capelli disse:

      Ele sempre pilotou agressivamente, isso tende a deteriorar rápido os pneus. Agora, com a possibilidade de fazer apenas uma parada em algumas ocasiões, poupar os pneus será vital. Alonso tem uma tocada mais suave.

      • LMP disse:

        Respeitando a opinião de todos, mas eu, particularmente penso o contrário. Quando os carros eram comandados por muita eletrônica, existiam um certo tipo de pilotos que se sobressaiam, por pilotarem mais suavelmente. Os pilotos mais agressivos queriam andar mais que o carro, resolver tudo no braço, mas a eletrônica não permitia. Quando boa parte da eletrônica foi abolida, outros pilotos se destacaram, no caso do F. Massa (vide 2007 com eletrônica quando o Kimi supertou o Massa) e em 2008 (quando Massa supertou Kimi no braço). Ou mesmo o Kubika, com eletrônica ele não era nada, sem eletrônica, o cara mandou ver no braço… Para mim, Alonso está acabado, Massa vai detonar ele. Para o Alonso superar Massa, só se a politicagem e patrocínio ajudarem, mas se eu bem conheço o Massa, ele nao vai deixar barato, e pode até deixar a equipe, se achar que está sendo prejudicado por politicagem/dinheiro/patrocinio.

        • Erick disse:

          Li uma vez que o Alonso tende a ser mmuito brusco com o volante, e também um tanto inquieto, sempre balçançando muioto o mesmo, acho que isso não é um fator que vai ajudar ele a economizar pneus, dos que eu ja li, o button é um ods caras mais gentis com o volante, o Massa eu concordo, pneu vai durar muito pra ele não…uma pena não ter o kimi esse ano, logo com a volta do alemão.

        • AUGUSTO disse:

          Eu particularmente acho que na média essa diferença de agressivo ou suave fará diferença dependendo das condições da pista, do carro, etc. Na história da F1, acho que sem sempre o mais suave levou vantagem em todas as corridas, e vice-versa. Isso dependerá de quanto agressivo ou suave um piloto pode ser em relação ao outro. O mais agressivo tende a disparar no início e o mais suave no final, mas na média a coisa pode ficar empate. Também nem sempre um piloto foi sempre agressivo ou sempre suave. Seria a reedição de disputas como Senna (foi agressivo?) x Piquet(suave?) ou Senna (agressivo?) x Prost(suave?) ou Mansell(agressivo?) x Piquet(suave?)?

        • Sheldonn Rêis disse:

          O que podemos esperar é um duelo muito acirrado entre os dois pilotos da Ferrari. De fato concordo com o Capelli quando diz que poupar os penus nessa nova conjuntura é vital para um bom resultado em corrida. Também concordo que o Fernando historicamente, tem uma condução mais suave do que o Felipe e isso lhe daria uma certa vantagem em relação ao desgaste dos pneus.
          Como brasileiro que sou e torcedor dos nossos pilotos me resta acreditar que o Felipe fará um ajuste em sua condução e travará um duelo de gigantes com o Alonso. É essa a minha expectativa ao entorno desse grande embate.

      • Eduardo Casola Filho disse:

        Eu acho que um piloto que certamente vai apanhar no começo, será Lewis Hamilton, é um piloto que não tem o menor juízo com o equipamento e pode penar com quebras e problemas durante a temporada.

  15. Bernardo Magalhães disse:

    Concordo plenamente que a regra dos compostos dos pneus não passa de uma idiotice.

  16. Capelli, carros bigorna tinha aos montes nos anos 70, nada de McLaren dos anos 90. Aliás, os atuais nem são bigorna, os apêndices são ao estilo barbatana.

  17. Mandruwá disse:

    O primeiro gp q me lembro de cabeça realmente é alemanha 86

  18. Capelli disse:

    Novas insanidades capellescas no ar. Vocês é que perguntam, a culpa é toda de vocês… http://bit.ly/6A1I2S

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