MENU

31 de janeiro de 2010 - 15:06Box, Notícias, Novos carros

Renault retrô

O ar de nostalgia toma conta da Fórmula 1. Depois da Mercedes prateada com números vermelhos e da Sauber branca e sem patrocínios, a Renault apresentou hoje em Valencia o mais retrô dos modelos da temporada 2010 da Fórmula 1. No que diz respeito à pintura, lógico.

O layout amarelo e preto do R30 faz referência direta aos modelos vencedores da equipe no final dos anos 70 e começo dos 80, os pioneiros carros turbo. Que, se não conquistaram nenhum título mundial, ao menos fizeram história com várias vitórias. Robert Kubica e Vitaly Petrov foram confirmados como pilotos titulares, o que tornará Petrov o primeiro russo a disputar uma corrida de Fórmula 1 em toda a história.

Comparativo R29 x R30

Fotos: Divulgação/Renault

Mas, se na pintura a nova Renault tem novidades, o mesmo não se pode dizer com relação ao carro. O R30 é muito parecido com seu malfadado antecessor, apresentando apenas pequenas diferenças. Como é possível comparar na imagem ao lado (clique nela para ampliar), o carro ficou pouca coisa mais comprido, com o cockpit ligeiramente disposto mais à frente. O desenho em geral e a distância entre-eixos permaneceu praticamente a mesma, estando as alterações mais visíveis no desenho do assoalho, nos defletores e nos escapamentos.

É leviandade prever o desempenho de um carro apenas por sua foto, mas como sou cara-de-pau, vou arriscar. Está com cara de que não vai andar nada… Pobre Kubica.

Comentários do Facebook

comentários

63 comentários

  1. Lucas R disse:

    Acredito que o artigo a seguir – em inglês – explique o fato do carro não ter “crescido” tanto em relação às rivais.

    http://www.formula1.com/news/technical/2010/0/714.html

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by Capelli, Rodrigo Dias and Raphael Pinheiro, Victor Serrão. Victor Serrão said: RT @ivancapelli: Lançamento da nova Renault e comparação com o carro do ano passado. Tudo lá no blog. agora vou curtir meu domingo. http://bit.ly/b1XLZn [...]

  3. Edgar Guediguian disse:

    Com relação à pintura, como alguns colegas já disseram, ficou muito parecida com as aplicadas pela Jordan no final dos anos 90/ começo desta década. Talvez tenha faltado um pouco de cuidado dos responsáveis na distribuição das cores no carro pra evitar tal enorme semelhança.

  4. Pablo Habibe disse:

    Curiosa a F1. A pintura retrô da Renault etá ótima, mas um tanto falsa. Quem manda lá agora? Quem é o dono?
    O simulacro acaba denunciando a falta de substancia. Dos fabricantes que estiveram na categoria até 2009, a francesa é a que mais historia tem pra contar.

    A Renault não só já está em sua segunda passagem pela F1 como foi uma equipe vencedora nas duas, chegando a inaugurar a “era turbo”. Sem Alonso, os franceses parecem ter se agarrado a este passado representado na pintura como único lastro restante para manter a equipe de pé. Por que só lembraram disso agora? Espero que não seja tarde demais…

    PS: do que é feito Robert Kubica? Ele agora tem a mesma chance que Senna teve em 85. O brasileiro deu um sopro de vida numa Lotus aparentemente sem rumo, será o polonês capaz do mesmo?

  5. E falando no @ivancapelli, foi no blog dele que vi a nova Renault. Tá lindona. http://www.blogdocapelli.com.br/2010/01/renault-retro/

  6. Marco Oliveira disse:

    Que boca em Capelli, vc falou e disse, o pobre Kubica ficou a eternos 2.5 segundos do Massa!!!!!
    A primeira impressão é que essa Reanault vai se arrastar durante o ano inteiro, o que pode salvar de num ficar em ultimos são as quatro novatas….

  7. Rommel disse:

    Esse é realmente o R30. O carro já foi apresentado em Valencia e é exatamente este das fotos, ou seja, o velho Renault “paralelepipedo” com algumas melhorias e na minha opinião ainda horroroso, a começar pela pintura horrenda, parece um abelhão. O Renault azul da Mild Seven e amarelo é o modelo mais bonito já feito pela equipe. Ah, Kubica fechou o dia em último hoje, tá com cheiro de fiasco!!

  8. R.CASAGRANDE disse:

    Agora que eu me lembrei de uma coisa: em 1997, a Jordan teve o carro 11, que era amarelo e tinha um adesivo vermelho de algum patrocinador, não sei qual. Tá mais para uma Jordan dos bons tempos de Ralf e Fisichella do que para uma Renault de décadas atrás. Mas tábonito assim.

  9. Marcelo Ribas disse:

    A jordan também voltou à Fórmula 1???

  10. Jonatas disse:

    Acho que é um carro que pode andar bem em circuitos travados, como Mônaco e Hungaroring, por ter menor entre-eixos, portanto – teeoricamente – mais ágil. Deve ser o carro mais compacto dessa temporada, mas fica a dúvida Ivan: Aonde eles arrumaram espaço para colocar um tanque maior? Seria um lance de consumo muito menor dos motores Renault nessa temporada, e consequentemente um tanque menor também? Se der, responde aí. Abraços

  11. Heitor disse:

    Esse carro me deu saudades da Jordan.

  12. Mário Campos disse:

    A impressão ue me dá é de que, apesar d ser um carro um pouco mais longo, está parecido demais. Pode ser que tenham utilizado a mesma tática da Ferrari, se não me engano, de colocar o bico do 2009, e talvez tenham utilizado mais peças aerodinâmicas do carro antigo. Nunca nos esqueçamos de que é o primeiro teste e devem ter mais uns 3 pacotes aerodinâmicos para testar na pista e comparar a telemetria.

  13. Felipe F. disse:

    - Ih la vai a Réno queimar a carreira de mais um iniciante !

    uahauhauah

    que merda.

  14. Ylan Marcel disse:

    Carro horroroso. Mas a contratação do Petrov é uma grande notícia!

  15. From Suzuka disse:

    A pintura realmente está bem mais bonita do aque a do ano passado.
    A primeira vez que olhei,logo me veio na cabeça as Jordan’s amarelas.

  16. Aless@ndro disse:

    Conforme o Rafael observou, deve ser o R30 mesmo. Observem que as aletas externas da asa do R30 não são agressivas como a do R29, todavia as aletas internas (ou barbatanas) da asa são bem mais agressivas que as do modelo anterior. A suspensão dianteira possui mais eixos e nas entradas de ar existe um artefato preto.

  17. Vanderlei Julio disse:

    O carro está com uma pintura linda. Mas sem o branco que tinha nos carros 70′s e 80′s tá parecendo um bocado com a Minardi da época de Pierluigi Martini e Ukyo Katayama. Se mantiver o rendimento do ano passado, vai confirmar minha tese.

  18. Wagner Dezordi disse:

    Acredito que seja o R30 mesmo, com o cokpit mais para frente em relação ao R29, o tanque de combustivel foi aumentado

  19. Ever Rupel disse:

    achei até q fosse o carro de 2009 com outra pintura…pobre Kubica =/

  20. [...] http://www.blogdocapelli.com.br/2010/01/renault-retro/O ar de nostalgia toma conta da Fórmula 1. Depois da Mercedes prateada com números vermelhos e da [...]

  21. Rodrigo Dias disse:

    Só eu achei essa Renault bonita pra caramba? http://www.blogdocapelli.com.br/2010/01/renault-retro/ (via blog do @ivancapelli)

  22. Ricardo disse:

    Pela pintura também lembra as Minardi do final do anos 80.

  23. Gabriel Vargas disse:

    Ao meu ver, o problema é que com as restrições de 2009, alguns projetistas interpretaram que o desenho seria pobre e incomplexo. Foi o que houve com a BMW e com a Renault, que apresentaram carros com desenhos incrivelmente primários. Por outro lado, Newey, por exemplo, explorou bem as possibilidades com o Reb Bull. Podemos encarar este R30 como uma evolução do R29. Parece óbvio isto, dada a semelhança entre os dois, mas observando as fotos que o Raphael postou, vemos como o bico do R29 era simples e despretensioso, enquanto há muito mais cuidado e astúcia no desenho do R30, mas sem arriscar grandes mudanças. Pelo conjunto entreeixos curto + motor Renault (desempenho e economia), acho que a Renault vai se sair melhor do que tem sido esperado. O problema pode estar na gestão e nos pilotos: não boto muita fé em Petrov e tenho minhas ressalvas quanto ao desempenho do Kubica com um carro imperfeito, apesar de seu incrível talento.

    • Raphael disse:

      Com certeza gabriel que esse é o R30.

      O assoalho é completamente diferente.

      Teve mudanças na suspensão, tanto dianteira quanto traseira.

      O aerofolio dianteiro é nitidamente mais bem elaborado.

      O cockpit foi empurrado um pouco para frente e o carro cresceu apenas 25cm, o que é relativamente pouco. Isso se deve ao baixo consumo do motor Renault.

      Por enquanto é o menor dos carros apresentados.

  24. Fabrício Passos disse:

    Capelli, você notou que o macacão do Petrov não tinha o nome dele nem a sua nacionalidade. Como não apareceu nenhum patrocinador russo na carenagem do Renault e como diziam que ele levaria dinheiro para equipe que entrasse, acredito que o acordo foi fechado de última hora. Muito provavelmente deverá aparecer algum detalhe diferente na pintura do R30.
    Ah, com essa dupla, a Renault vai entrar para a história com a primeira dupla de pilotos oriundos do Leste Europeu. E ainda tem um chinês de piloto reserva, putz.

  25. Rafael disse:

    É óbvio que é mesmo o R30, repara bem no comparativo: o novo é mais estreito, o formato da tomada de ar bem mais agressiva, os braços da suspensão dianteira são bem diferentes e até o assoalho é diferente(repare na foto ampliada próximo ao pneu traseiro)…

  26. doido disse:

    Para mim o carro parece mais uma abelha.É horroroso pois tem o mesmo nariz de caixote do R29.É um adaptação do carro do ano passado só para façar que estão lá.Coitado do Kubica.

  27. ELF_TL72 disse:

    Tá com uma cara de Jordan…

  28. Aderson disse:

    O que surpreende no comparativo R29xR30 é que a Renault pouco alterou a distançia entre eixos.
    Será que o motor Renault é tão econômico que não necessita de um tanque muito grande??

  29. Raphael disse:

    Ola Capelli,

    segundo o diretor técnico James Allison, o R30 tem diferenças consideráveis em relação ao R29:

    “It’s very different and even my Mum could tell the exterior differences! The R30 is a considerably more svelte and attractive car than its predecessor. These changes are not made for aesthetic appeal however; they are the result of the intensive aerodynamic development that the R30 has benefited from. Under the skin too the changes are considerable. The largest differences are the result of accommodating the much larger fuel tank for the 2010 rules and re-optimising the car without KERS, but there are hundreds of other improvements across the whole of the vehicle.”

    De acordo com a Renault, o R30 é 25cm mais longo q o R29 devido ao aumento do tanque de combustivel.

    http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/01/renault_r30_3qr.jpg

    http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/01/renault_r30_top.jpg

    http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/01/renault_r30_front.jpg

    • Lucas disse:

      Mandou bem Raphael.

      Acho que o problema tá nessas fotos mesmo. Decerto esqueceram de deixá-las na mesma propoção, pois eu não vejo nunca 25cm de diferença entre um e outro.

      Mas, caso as fotos estejam corretas, eles podem ter feito algo muito bom, pois um carro mais curto pode ser muito mais rápido nas curvas não?

  30. MAX disse:

    sei nao heim..se for realmente um modelo novo,pode ser uma surpresa! conseguir colocar o tanque bem maior sem aumentar o tamanho do carro .significa um equilibrio bem maior..!Se andar na frente sera muito bom! Alonso tomando pau do Kubica!! hehe

  31. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    A Renault acertou a mão na pintura,essa é a pintura mais bonita que ela já usou,e finalmente ela virou oficial.Mas deculpem a sinceridade da pergunta:Mas a Renault é burra!????Porque fez um carro TÃO parecido com o R29,que era um lesma(literalmente),que quando entrava nos 320km/h parecia que ia quebrar ao meio,e ficava todo desequilibrado?
    Até hoje eu não entendi por qual motivo,a Renault não vai até na RBR e pede uma “ajudinha” pra desenvolver um bom carro,junto com o Adrian Newey,ou pelo menos copiar alguma coisa deles,como fez Ferrari e Mclaren?Isso seria orgulho???Ou alguma coisa do tipo????

  32. Danilo disse:

    Tanto é que já está com o novo difusor, que foi escondido por um tapume nas fotos que tiraram da traseira!

    • Flávio disse:

      Danilo, realmente eu achei muito estranho mesmo quando li isso noutro site, porque a Renault divulgou o media pack, como disse o Capelli, com o título “fotos do R30″. Mas se formos analisar bem as fotos (R29 e R30 lado a lado como neste post acima), não tem como ser o novo carro: como vai ser acomodado um tanque de combustível que ocupa praticamente o dobro do volume do tanque do ano passado sem que o entre-eixos seja drasticamente aumentado como nos outros 3 carros já apresentados? Os engenheiros da Renault não são mágicos para tanto. Certamente foi uma bobeada ou mesmo uma falta de cuidado da assessoria de imprensa da Renault, já que nem Renault é mais (ela só é dona agora de 25% da equipe). Vai lá se saber o que esses caras farão com a equipe.

      • doido disse:

        Como foi dito por outra pessoa vale lembrar que o fusca-renault do ano passado tinha KERS então por isso conseguiram acomodar um tamque maior.E tem mais: leia o post do consumo dos motores e verá que o renaut é o mais econômico podendo ter um tanque menor.

        • Thiers disse:

          Perai, raciocine o que você falou, dizer que a Renault conseguiu acomodar o novo tanque porque usou o espaço deixado pelo KERS é falar sem pensar, pois as outras equipes tambem estão sem o KERS e nem por isso conseguiram evitar o alongamento dos carros, seria a Renault tão inteligente assim e as demais tão burras? E não tem como esse motor da Renault ser tão mais econômico assim, senão ano passado, ela poderia fazer corridas praticamente sem abastecer, concorda? Pense nas coisas antes de postar…

  33. Danilo disse:

    Não é o R-29 não! É o R-30. Só o bico é o do carro do ano passado.

  34. Ficou animal essa pintura nova da Renault! Linda mesmo. Pena que a equipe deve andar lá no pelotão intermediário pra trás. E espero que o Petrov não seja um fiasco retumbante como foram seus antecessores Nelsinho e Grosjean..

  35. Danilo disse:

    Só não gostei do bico (acho que é o do ano passado ainda) e da pintura de zebra na “barbatana” (ô modinha feia essa).

  36. Flávio disse:

    Exatamente Ednardo. A Renault fez um evento parecido com o da Mercedes: só apresentou as novas cores e pilotos da equipe. O carro é o R29 (o fracasso de 2009) pintado com o novo layout. Só depois – quem sabe amanhã com o primeiro dia de carros na pista – é que a Renault mostrará o R30, que certamente será muito distinto de seu antecessor.

  37. racelike disse:

    esse nariz (nose cone) ainda é meio antigo, não é nao? Aquela “caixa” ainda está em baixo.

  38. Thiers disse:

    Capelli, será que a Renault não mostrou só a pintura nova emcima do R29 não? Está identico demais, todos os demais carros apresentados estão muito mais longos e esse dai esta com o mesmo comprimento do R29, mesmo bico feio até, tou achando que esse carro ai de novo, só tem a pintura mesmo, o novo de fato ainda não foi apresentado…

  39. Eduardo Casola Filho disse:

    Essa Renault é bem mais bonita que a do ano passado, agora acho que o desempenho não deve ser diferente da temporada passada. Pelo menos vai levar uma grana dos russos.

  40. Capelli, li em um link europeu,que a renault só apresentou as cores, porém, o carro só aparecerá amanhã, no momento do teste com o kubica….é esperar pra ver a diferença!

  41. jugger disse:

    Parece demais com o R29… até o bico de pato…
    Creio que o logo da Renault vai acabar saindo, entrando o nome da cia… Já que não dá para identificar direito o diamante dos franceses…
    Quem torce para o Criciuma já tem o carro para torcer esse ano… Tigre..

  42. Flaviz disse:

    Capelli, todo mundo inovando com carros mais compridos. Vai saber se algum gênio da Renault não descobroiu a fórmula mágica para manter o carro igual ao ano passado e assim conseguir o milagre de andar na frente. Vai saber!

    tá, pouco provável. rs

  43. Glauco disse:

    Capelli o carro não alongou muito nem aumentou a distancia entre os eixos, acho que é porque agora sem o KERS sobra mais espaço e o motor da Renault é o que menos consome. Será que eles podem se dar bem nisso ?
    Se bem que levando em conta o do ano passado ta muito parecido mesmo, e o carro era horrivel.

  44. Excelente post! Custei a crer que era mesmo o R30. Nesse caso, em que pese a pintura mais bonita até agora, vai ficar difícil pro polaco…

  45. Finalmente a Renault acertou na pintura. Agora sim, um carro diferente de todos os outros e que dá gosto de olhar.

    O que estraga é esse vermelho do patrocinador Total nos aerofólios, mas ainda é melhor que o horroroso branco-laranja do patrocinador anterior.

  46. Felipe Maciel disse:

    Plano da Renault em 2010: sair do nada e chegar a lugar nenhum.

    Será que os engenheiros tiraram férias até a última sexta-feira? O desenho é idêntico ao anterior…

  47. RT @ivancapelli: Lançamento da nova Renault e comparação com o carro do ano passado. Tudo lá no blog. agora vou curtir meu domingo. http://bit.ly/b1XLZn

  48. Capelli disse:

    Lançamento da nova Renault e comparação com o carro do ano passado. Tudo lá no blog. agora vou curtir meu domingo. http://bit.ly/b1XLZn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>