MENU

5 de fevereiro de 2010 - 8:29Box, Curiosidades, Pergunte ao Capelli

Pergunte ao Capelli: 5ª Edição

P: Qual a verdadeira cor da McLaren? by trinityalfa
R: A cor original era laranja.

P: Caro Capelli, já que a Bridgestone está abandonando o barco (mais por fora que cebola em salada de fruta), qual marca você “chutaria” para ocupar o posto de fornecedora de pneus? Abraços! KBESSA R: Por uma questão de memória afetiva, gostaria da volta da Goodyear.

P: E as charges, voltam? O blog pode continuar sério, mesmo com as charges, é a alma do Blog do Capelli.
R: O blog não é sério não… acho que nunca foi.

P: Foi você quem escreveu na página do ex-piloto Ivan Capelli na Wikipedia, que ele não deve ser confundido com o jornalista brasileiro homônimo dono do ‘Blog do Capelli’? Abraço!
R: Claro que não.

P: Capelli, vc coleciona miniaturas? Sim, não, por que?
R: Tenho algumas, mas sempre ganhei de presente. Nunca comprei uma.

P: Seria o Barrichello uma reedição do Reutemann, ou seja, bom piloto, com vice e vitórias no curriculo mas sem títulos ou a história dos dois são completamente diferentes?
R: O Barrichello me parece mais talentoso, Reutemann era um cara de personalidade forte. Se essas duas qualidades tivessem se unido em um só piloto, teria saído um grande campeão.

P: Caro Ivan Capelli, gostaria de saber se os eventuais resultados obtidos pela Lotus anglo-malaia (pole, vitória, pontos, melhor volta, etc.) serão acrescidos às estatísticas da antiga Lotus ou serão computados como se fosse de uma nova equipe? by gustavolucenaRN
R: Não deveriam. Agora como os estatísticos vão fazer, não sei.

P: Capelli, qual foi a maior zebra da Fórmula 1: Vittorio Brambilla ganhando uma corrida, o Fisichella vencendo em Interlagos ou o motor do carro do Schumacher quebrar em 2006?
R: O Fisichella foi uma zebra monumental. E o Panis em Mônaco/1996 também. Assim como Herbert em Nürburgring, com a Stewart.

P: Capelli, na sua opinião, quais pilotos atuais da Indy têm braço pra F1?
R: Gostaria de ver o Marco Andretti lá. O Tony poderia ter ido, mas agora o tempo dele já passou.

P: Li em algum lugar que o Senna queria correr em Indianápolis em 93. Tinha o apoio do Emmo e da Marlboro, mas Roger Penske alegou não ter “estrutura” para mais um piloto. Porém Senna fechou um acordo para a corrida de 1994. Existe algo de verdade nisso?
R: Não. Ele apenas fez um teste lá em 1992 como forma de pressionar Ron Dennis a renovar seu contrato do jeito que ele queria para o ano seguinte. Só isso.

P: Caso o atual campeão de F1 mude de equipe no meio da temporada, o que acontece com o número 1? Vai junto com ele e muda toda a numeração?
R: Acho que nem o Bernie sabe responder essa. A rigor, deveria ir com ele.

P: Vc sabe quantos buraquinhos pra vazar o xixi tem naqueles mictórios público ou vc fica olhando pros lados na hora?
R: Não vejo, porque perco muito tempo procurando meu pinto.

P: Ivan, eu vejo nas fotos dos carros da temporada de 1984 da F1 dois mini-aerofólios de cada lado da asa traseira em absolutamente todos os modelos daquele ano. O que eram aquilo e porque só existiram naquele ano? (não existiam em 1983 e sumiram em 1985)
R: O efeito-solo tinha sido proibido e foi uma solução das equipes para aumentar a pressão aerodinâmica na traseira. Mas eles também foram proibidos no ano seguinte.

P: Ivan, se não existia Safety Car antes de 1993 como funcionava a bandeira vermelha antes disso?
R: A corrida era dividida em duas baterias e o resultado era baseado na soma dos tempos. Isso aconteceu em provas como GP do México de 1987, GP da França de 1982, GP da França de 1992, GP de San Marino de 1989…

P: Você tem alguma noção dos piores carros que já apareceram na história da F1 em desempenho e durabilidade ?
R: Teve um carro da Brabham, acho que em 1987, que quebrou em quase todas as corridas. Chegou ao fim só 2 ou 3 vezes, em 32 tentativas. Foi um horror.

P: Por que você não volta a fazer charges? Eu era fã delas nos primórdios do blog. by estadodecirco
R: Porque eu acho que estava repetitivo demais. Melhor terminar num momento que deixe boas lembranças do que virar um Zorra Total, que ninguém aguenta mais.

Ferrari sem patrocínios e com bico preto

Ferrari sem patrocínios e com bico preto

P: Capelli, lembro da Ferrari usando pintura preta nos carros, numa corrida de alguns anos atrás. Isso aconteceu, realmente? Teria sido nos treinos do GP dos EUA, por causa do 11 de Setembro?
R: Quase. Foi por causa do 11 de setembro, mas foi no GP da Itália. O carro correu sem patrocínios e com o bico pintado de preto. Quando o Papa João Paulo II morreu, eles também pintaram o bico de preto.

P: Qual é, na sua opinião, o circuito mais chato da F1 atual? E o mais chato de todos os tempos?
R: Hungaroring é uma desgraça. Las Vegas era uma piada de mau gosto. E Abu Dhabi é um lixo.

P: Indy na Marginal Tietê. Por favor, defina isso em uma palavra.
R: Torço para que dê certo, mas acho que vai ser uma bosta.

P: Capelli, Por que hoje em dia na F1, com o aumento de custo as equipes não aproveitam o chassi do ano anterior? Exemplos: Williams FW11, FW11B, Mclaren MP4/2 que correu várias temporadas. (Pablo Neves -RJ)
R: Se alguém ficar com carro velho, vai ficar para trás. O desenvolvimento dos carros é muito grande durante uma temporada, quem dirá em duas.

P: Capelli, será a primeira vez em 2010 que a Ferrari correrá com os números 7 e 8? E houve anteriormente algum patrocínio de grupos financeiros estampados em seus carros? PS: A Benetton de 94 era bonita sim, mas cada um tem sua opinião neh… Abraço
R: Sim, primeira vez. Grupos financeiros? Sim… Moneytron na Onyx, USF&G na Arrows, Citybank na Penske. Até o Itaú deu as caras na Fittipaldi.

P: Viu q tem mensagem subliminar no carro do Rubinho em 2010? RBS = Rubens Barrichello Segundo.
O q achou dessa, eu q inventei! by digao12

R: Maldade.

P: Qual o caminho pra F1 sair da chatice, e voltar a ser empolgante como nos anos 80 e 90? R: Talvez o problema não seja com a Fórmula 1, mas sim com a gente.

P: Você já comeu frutos de hortaliças árabes adubadas com estrume de papagaios asiáticos amarelo-acinzentado?
R: Não, prefiro comer ceras Parquetina. As de lata são as melhores.

A histórica Lotus Gold Leaf

A histórica Lotus Gold Leaf

P: Qual o patrocinador que marcou a história da F1, na sua opinião? A Marlboro não serve!
R: Gold Leaf, por ter sido o primeiro. Tá, eu sei que houve os cigarros Gunston, mas a Gold Leaf na Lotus abriu uma nova era na categoria.

P: Capelli, por que você deixou acumular tantas perguntas?
R: Porque eu sou desorganizado pra cacete.

P: Capelli, o que é esse novo capacete do Massa? Só brincadeira ou coisa séria? R: Era só um teste de modelo de capacete, por isso não tinha pintura.

P: Capelli, algum piloto conseguiu vencer seu último GP na F-1? Teria sido Jim Clark?
R: Acho que sim. Não lembro de outro. Mike Hawthorn foi campeão em sua última corrida, mas não venceu.

P: Olá! onde se encontra, na internet, informações ou blogs a respeito das características técnicas dos carros de F1?
R: Tem um site muito bom: www.f1technical.net . Eu adoraria entender mais da parte técnica e mecânica, mas não nasci para isso.

P: Capelli em qual ano e qual foi a 1° equipe a utilizar o câmbio de 7 marchas? Se possível o motor q a equipe utilizava.
R: Devo estar errado como sempre, mas lembro que isso foi uma grande novidade dos motores Peugeot, na Jordan em 1995.

P: Capelli, em qual ano a Ferrari usou um carro azul e amarelo, sem vermelho?
R: Foi azul e branco. Em 1964, nas corridas da América do Norte. Birra do Enzo Ferrari com os organizadores.

P: Uma coisa eu nunca consegui entender: a FIA não é uma entidade exclusiva da F1, certo?! Então porque o pessoal fica perguntando “Cadê o Todt?” etc? O correto não seria nem ouvirmos falar dele, diferente de seu antecessor aparecidinho?
R: Não é exclusiva, mas dentro do braço esportivo da FIA, a F1 é a categoria mais importante. Mas concordo com você, prefiro um dirigente mais low profile.

P: Capelli, você assistiu o GP de Fuji 2007 ao vivo? Qual foi sua reação ao ver a disputa entre Massa e Kubica?
R: Achei que eles iam se matar.

P: Você já respondeu qual o mais bem-sucedido, mas qual o apêndice aerodinâmico dos carros de F1 preferido por vossa senhoria?
R: O dia em que eu tiver um apêndice aerodinâmico favorito, me internem.

P: Piloto bonzinho só se f…? Para ser campeão é preciso ter uma certa dose de mau-caratismo e inimizades dos demais pilotos?
R: Inimizade, acho que não. Mas uma personalidade forte que beire o mau-caratismo é bem importante.

P: Olá Capelli, gostaria de saber se o KERS será implantado 100% no grid 2010?, como li em algum, site, disseram até q por causa disso que o peso iria aumentar, mas na verdade é por causa do tanque maior. by digao12
R: Ninguém vai usar o KERS em 2010.

P: Capelli, tirando os nossos campeões mundiais, qual você acha que fez (ou está fazendo) mais bonito na F1?
R: Nossos? Eu não tenho nenhum. Como faz pra comprar?

P: Acredito e muito que o retorno de Schumy teve um dedão enorme do Sr. Bernie (Berne mesmo, de doença). Basta ver a reação das vendas dos ingressos para o GP da Spa, quando Shumy foi anunciado no lugar do Massa. O q vc acha?
R: Com toda certeza. Não sei se Bernie foi o mentor, mas certamente ele deu todo o apoio para que acontecesse. E ele está certo, é o negócio dele.

P: Capelli, qual temporada da F1 que você considerou memorável? E por que?
R: 1986, pela luta titânica entre Prost, Senna, Piquet e Mansell. 1990 também foi muito boa, apesar do fechamento infame em Suzuka. E 2008, apesar das corridas ruins, teve um desfecho hollywoodiano. Nunca vou esquecer daquele GP do Brasil.

P: Se fosse para escolher uma temporada da F1, qual você gostaria de ter participado e em qual equipe?
R: Nunca tive vontade de correr. Mas se eu pudesse escolher “uma temporada para cobrir”, escolheria 1986.

P: Por que o Senna em 1990 correu com o n° 27, sendo que ele tinha sido o 2° no campeonato anterior e o Prost no ano de 1991 também correu com o n° 27, seguindo o mesmo caso do senna?
R: Naquela época os números não eram definidos pelo mundial de construtores como hoje, mas sim pelo título de pilotos. E só mudava o nº 1, que passava para a equipe onde corria o piloto campeão. A equipe que perdia o 1 trocava de números com quem recebia. A McLaren em 1990 foi 27 e 28 porque estes eram os números da Ferrari em 1989. Prost foi para lá e levou o 1 e o 2 com ele. Quando Senna foi campeão, pegou o 1 de volta e devolveu o 27 para a Ferrari.

P: Qual carcterística em um modelo de F1, muda o nome do carro; ou isso é de livre espontânea vontade? by trinityalfa
R: As equipes é que definem. Geralmente o nome muda quando o projeto sofre alguma alteração substancial, transformando o projeto “1″ em “1B”, por exemplo. Mas não há uma “regra de versionamento” como em softwares.

P: Capelli, no embalo de uma temporada com Kubica e Buemi eu pergunto: de cabeça, qual o piloto mais Feio que você já viu correr? (O Niki Lauda pós-incêndio-no-carro não conta) by Reitano
R: O Prost era um diabo também. Um amigo meu, aliás, chama o Kubica de “o Prost de Cracóvia”.

P: Capelli, algum piloto já foi pego num escândalo por causa de drogas? tipo doping? by Reitano
R: Na F1, não. Mas na F3000, Thomas Enge perdeu o título de 2002 por causa de um teste positivo para maconha. Houve um caso de doping na Stock brasileira ano retrasado, mas o caso foi abafado por Vicar e CBA.

P: Qual seria a melhor mudança para a f1: tirar a obrigação das equipes de usar pneus duros e moles, tirar os KERS dos carros da equipe, ou tirar o Galvão do cargo e narrador da globo na F1?
R: O Galvão já é folclore, deixa ele lá. O KERS já era. A melhor mudança seria a dos pneus, mesmo.

P: Li dia desses em um site sobre o fato do Viola ter marcado gols em quatro décadas diferentes (80, 90, 00 e 10) e fiquei me questionando: Já teve algum piloto que conseguiu pontuar em três décadas distintitas?
R: Sim. Graham Hill (50-60-70), Jack Brabham (50-60-70), Riccardo Patrese (70-80-90), Jean Alesi (80-90-00).

O P: O “S” no bico da williams é uma homenagem ao Ayrton Senna,ou ao Schumacher que deixou o Hill e Villenueve serem campeões?
R: É homenagem ao Fábio Seixas, que tem um nariz tão comprido quanto o dos carros.

P: O que você tá achando da Indy em São Paulo? @Aluado83
R: Quando ela chegar, eu digo. Eu duvidei até que a corrida fosse sair. Hoje, eu não acho nada.

P: Se o carro da Indy cair no Rio Tiete, afunda, bóia ou continua correndo?
R: Bóia, porque a Indy anda uma merda.

P: Capelli, você sabe o que significa o W do nome do carro da Mercedes?
R: Wagen. Carro, em alemão.

P: Se o objetivo do dim do reabastecimento foi a redução de custos, qual foi o motivo de terem colocado ele em 1994? aumentar os custos?
R: O objetivo, na época, era adicionar mais uma variável às corridas. Hoje o custo é uma preocupação maior do que na época, embora ela também já existisse.

P: Já que se fala tanto em redução de custos, porque banir os carros clientes? A Toro Rosso teve que aumentar o orçamento e contratar mais gente…
R: Boa pergunta. Deveriam liberar a compra e venda de chassis. Seria a solução para Campos e USF1 saírem do papel, por exemplo.

P: O design do capacete do Hamilton é baseado no do Senna ?
R: Ele já disse que não. Disse que só se deu conta depois que lhe disseram que era parecido e ele não quis mudar porque também gostava do Senna. Mas foi coincidência.

P: Sou meio novo e não peguei a época dos motores turbo. Como eles funcionavam? Começaram quando e com quem ? Ganharam corridas ou titulos ? Eram eficientes e quando deixaram de ser usados e pq ?
R: Rapidamente: a pioneira foi a Renault, em 1977. Ganharam todos os títulos de 1984 a 1988. Eram muito eficientes e foram banidos por razões de segurança e corte de custos.

P: Qual a pior corrida que vc ja viu ?
R: Ultimamente tem havido corridas tenebrosas. Abu Dhabi, por exemplo, foi um lixo. Mas uma corrida ruim que me marcou foi o GP da África do Sul de 1992. Absolutamente nada aconteceu.

P: Vettel ou Hamilton ? Prefiro o Vettel.
R: O Hamilton é, atualmente, um piloto mais completo. Mas acho Vettel um cara legal às pampas. Hamilton tem um falso bom-mocismo que me incomoda.

P: O que voce acha da ESPN?
R: O único canal de esportes que faz jornalismo no Brasil.

P: Sr. “Capelli”, não lhe parece temerária a contratação de um piloto como o de la Rosa em detrimento de outro que esteve correndo até recentemente, como o Fisichella? Não se estaria correndo o risco de um novo Badoer?
R: O De la Rosa vinha testando com alguma frequência pela McLaren, diferentemente do Badoer. E ele disputou corridas em 2006… Badoer não corria há 10 anos.

P: Tu é feio?
R: Pra caralho.

P: Fuçando por aí vi que a Renault usou três carros em 1985. Qta equipe tiveram três ou mais carros num mesmo grid e qual a última? by MarcusLins
R: A última foi a Renault, que fez esse experimento em 1984 e 1985, com fins promocionais. Mas várias equipes no passado inscreveram 3 carros: Lotus, McLaren, Ferrari…

P: Capelli, Com esta nova regra de usar os pneus do Q3 na largada, tenho a seguinte pergunta: Geralmente os pilotos usavam dois jogos no Q3! Vão poder continuar usando e depois larga com o último ou terão que usar apenas um jogo no Q3? Thiago Raposo
R: Eu acho que só vão poder usar um jogo só. Senão o cara faz uma volta rápida e depois volta aos boxes só para colocar pneus fresquinhos.

P: No ano passado foi postado um artigo em homenagem ao glorioso Red 5 do Mansell. Alguém comentou que ele sempre tinha um vermelho no carro quando venceu. A pergunta é: Por que o Mansell usava macacão vermelho quando o padrão da equipe era azul? Hercule
R: Na verdade, Piquet usava branco. Mas creio que o vermelho foi uma escolha pessoal, não havia padronização nos macacões até então.

—————————–

Para enviar a sua pergunta, preencha o formulário em www.formspring.me/ivancapelli e aguarde a resposta. Lá eu respondo quase tudo, no blog só entram algumas selecionadas.

Comentários do Facebook

comentários

82 comentários

  1. Jeferson disse:

    No corcurso de piloto mais feio da temporada 2010, pode incluir o Buemi… putz.

  2. Robson disse:

    Capelli, o Piquet também pontou em 3 decadas distintas, 70-80-90.

  3. tom ferreira disse:

    Capelli, ja que a USF1 nao mostra o carro e o grande premuo tava chamando ela ate de “ghost” que e ja que todos os carros tem essa “boca” pra entrar o ar na frente que tal essa foto aqui como apresentacao do USF1? Eh criacao americana (hollywood claro) e tem a cor branca que provavelmente vai ser uma das cores do carro americano se ele exisitir. Rs. http://www.trutv.com/graphics/photos/criminal_mind/psychology/movies_made_me_kill/Scream-mask200.jpg

  4. OMAR MELO disse:

    gostaria de saber por que o thierry boutsen não foi punido em 89, quando o senna fo desclassificado no Gp do Japão de 89, quandobatu em prost e saiu pela chicane?.

  5. Paulo -SC disse:

    Capelli, já que se fala tanto na chuva que vem atrapalhando os testes de Jerez, e que, o Sebastian “Baby Schumi” Vettel, disse que também é importante treinar na chuva, uma vez que, podem se encontrar com esta situação em GP’s lhe pergunto:

    Qual foi a temporada em que mais GP’s foram disputados sob a malvada água cadente?

  6. Vinícius disse:

    Capelli, você não acha que o trio parada dura(Andrea Moda, Life e Coloni) eram BEM piores do que a Brabham?

  7. Bruno disse:

    Capelli, tenho uma pergunta: O que aconteceria na seguinte situação: Vamos supor que Schumacher ganhe o título deste ano, e encerre sua carreira após o fim da temporada. Só que em 2011, na quarta corrida, Schumacher aceita uma proposta da Ferrari para entrar no lugar de Felipe Massa, que suponhamos, tenha sido demitido. Schumacher correria com o carro #1, por ter esse direito, ou teria que correr com o número que antes era de Felipe Massa?

  8. Nilton Marcelino disse:

    Capelli, em 1983, o Piquet foi campeão com uma Brabham BMW-turbo, portanto, o domínio dos turbos foi de 83 à 88.
    Abraço

  9. AURÉLIO FERRY disse:

    Porque a Toyota não colocou o Koba no lugar do Timo Glock na prova do Japãp ano passado? Correu só com um carro, mesmo o Koba tendo treinado ( e bem) na sexta. Não entendi.

  10. AURÉLIO FERRY disse:

    Capelli lembro que nos anos 80 Nigel Mansell tentou empurrar a Lotus para completar a volta. Pudo desespero. Mas, se ele tivesse conseguido, pela regra, tava valendo?

    • Jeferson disse:

      Lembro dessa corrida, GP dos EUA. Na verdade ele conseguiu, empurrando o carro chegar se nao me engano em 4o e ate desmaio ao ter cruzado. Valeu sim, pois a regra é clara. O Carro é que tem que cruzar a linha de chegada. Houve outros casos em que assistir, mas nao me arrisco lembrar.
      Capelli, lembra voce lembra de outro caso como esse na F1?

  11. Gabriel de Amorim disse:

    Cara, me parece ter ouvido falar que alguma equipe nos anos 60, ou sei lá quando, usou 5 carros (ou teriam sido 5 pilotos?) em uma mesma temporada. Sabe de algo?

  12. Wagner Ponce disse:

    Vendo um anuário de 1986, descobri que a Brabham que utilizava motores BMW, chegou a utilizar um câmbio com 7 marchas. Não sei se foi em todas as etapas, mas existiu!

    Abraço

  13. Eric disse:

    Caro Capelli, não houve corrida no Canadá em 1987, então, como pode ter havido bandeira vermelha neste grande premio?

  14. Elvis S.de Oliveira disse:

    pq o gp do brasil de 93 tinha um fiat tempra como o safety car e em 97 na hungria, o damon hill perdeu a corrida na última volta para villeneuve e ainda mais com a fraca arrows ?

    me explique direitinho que eu nao estou lembrado!!!!!!!!!!!

  15. Buteco Racing disse:

    Sobre a regra do uso dos pneus na classificação e corrida, ficou assim:
    O piloto deverá largar com o jogo de pneus que ele tenha feito seu melhor tempo no Q3. Não necessariamente o jogo em que terminou o Q3.

    A questão que fica é: e se ele se classificou para o Q3 mas não andou no Q3? Acho que aí ele pode escolher o pneu que quiser.

  16. Felipe Fugazi disse:

    Capelli, não houve GP do Canada em 1987.

  17. Érico disse:

    Algumas perguntas são idiotas, mas valeu a leitura. Espero que minhas perguntas sejam respondidas na próxima edição.

  18. Cara a coluna do Capelli 5ª Edicao esta demais…até mensagem subliminar no carro do Rubinho tem….RBS? http://tinyurl.com/yc3xd93

  19. Zeevpoli disse:

    Nessa foto aparece uma Ferrari com o numero 8. E tb uma azul e amarela.
    Alias alguem sabe dizer exatamente q carro e de q ano?

    http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ferrari_Formula_1_lineup_at_the_N%C3%BCrburgring.jpg

  20. denilson disse:

    Prezado Capelli;
    Não houve GP do canadá em 87, e o GP da França em 82 não foi interrompido, e sim o de 81 em Dijon (primeira vitória do Prost)

  21. Adriano Santi disse:

    Quanto aos grupos financeiros, você esqueceu do Superfund na Minardi. A Superfund inclusive estava financiando a proposta de equipe do Alexander Wurz para 2010.

  22. Rodrigo Monassa disse:

    Sobre equipes que usaram 3 carros, lembro que , se nao me falha a memória, a Williams, em 1983, disponibilizou um terceiro carros em uma ou mais provas pra um sujeitinho chamado Rupert Keegan. a Lotus teve um carro rpa Desiré Wilson, eu acho (ous eria osella?) e teve um janotinha chamado Jeoff Lees que usou uma lotus em 81 ou 82..

  23. Diego Teixeira disse:

    qual melhor grenal que você já viu?

  24. Rogerio Nogueira disse:

    Capelli,em 1983 o Piquet foi campeão usando motor BMW TURBO.Portanto os campeões de 83 a 88 usaram turbo.

  25. Stephano disse:

    Não teria sido o câmbio semi-automático da Ferrari, que estreou em 1989, o primeiro a ter sete marchas? TEnho uma revista da época que dizia isso, pelo menos…

    • Adriano Santi disse:

      Exato, foi o câmbio da Ferrari de 89, que quando funcionava (raramente), era uma maravilha, mas era só olhar torto que ele quebrava. O Mansell levava tão pouca fé no câmbio que tinha planejado voltar do GP do Brasil mais cedo para a Inglaterra. Acabou ganhando a corrida e perdendo o vôo.

  26. Maxwell Barbosa Medeiros disse:

    Cappeli, de qual equipe é esse carro azul que aparece no início da página?

  27. Luiz disse:

    Na última pergunta, por que a resposta é sobre o Piquet, e não sobre o Mansell? Achei que a pergunta tivesse sido sobre o Mansell…

    (de todo jeito, keep up the good work!)

    • Flavio disse:

      Luiz,

      O Capeli respondeu sobre o padrão azul da equipe Williams, onde tanto o Mansel, quanto o Piquet usavam outras cores. No caso ele exemplificou que o Piquet usava branco (tb fora do tal padrão.)

  28. Ainda não li todas as perguntas, mas tenho um palpite sobre a pergunta 11, sobre o último campeão trocar de equipe no meio da temporada. Acho que poderia continuar a numeração como começou o campeonato, com apenas uma alteração: o piloto substituto do campeão ficaria com o número 0, como foi com o Damon Hill em duas temporadas na Williams (1993/94). Lembrando que no caso do Hill, o campeão do ano anterior não disputou a temporada seguinte (Mansell em 92 e Prost em 93).

  29. Mari disse:

    Finalmente alguém concorda comigo sobre a falsidade do bom-mocismo do Hamilton!

  30. Luiz G disse:

    Ooops…achei que Alesi tinha estreiado em 1990 em Phoenix.
    Desculpe, Capelli.

    Mas por quê a implicância com o jeitão do Rosberguinho??

    Cheers.

  31. Daniel disse:

    Além do Clark, o Mansell também ganhou sua última corrida na Formula 1, em 1994!

  32. Ed Carlos disse:

    Capelli, a RBS (Royal Bank of Scotland) patrocina a Willians, semcontar o Credit Suisse que patrocinou durante alguns anos a Sauber.

  33. A Minardi em 85, 86 e 87 só terminou 2 corridas em cada temporada. Inclusive, há uma ligação entre a Minardi de 86 e a Brabham de 87: Andrea de Cesaris. De Cesaris, o campeão de ambandonos na F-1, disputou 15 corridas de 86 pela Minardi e as 16 pela Brabham em 87, só terminando uam única em 86 pela Minardi. Em 87 conseguiu um pódio com a Brabham, mas não cruzou a linha com pane seca na volta final.

    Mas o carro campeão em quebras foi a Osella de 87. O chassi FA1I disputou as 16 corridas de 87 (3 delas com dois carros) e mais a primeira de 88 sem nunca ter visto a bandeira quadriculada e sempre andando no fundão.

    Andrea Moda e Life não andaram masi de 20 km sem quebras, mas só andrea moda largou uma única vez, então não sei se conta.

  34. Pablo disse:

    já tô esperando a 6a edição!!! :D

  35. Luiz G disse:

    Capelli, Alesi não pode ter pontuado nos anos 80, pois ele só estreou em 1990.

    Você não respondeu minhas perguntas. Algum motivo pessoal?
    Perguntei por quê você implica o Rosberguinho (Rosberg Jr.)?

    Abraços.

  36. Leandro disse:

    Só uma correção,não teve GP do Canadá em 87.

  37. Cléber Porto disse:

    Sobre os pilotos que pontuaram em três décadas diferentes, depois da corrida do Bahrein você pode atualizar o post: Schumacher!

  38. Tempest disse:

    Na verdade Viola não fez nenhum gol na década de 10, já que esta só começa em 2011. Cuidado com a credibilidade deste site, quem tenha feito a pergunta.

    • Capelli disse:

      É verdade, mas é só a gente interpretar como “anos 10″ e tá resolvido.

      • Thiago Christao disse:

        Nao comecaria a decada no ano 0 ??
        Seria o ano 2000 o final da decada de 90 ou o inicio do seculo 21 ? Eis a questao…rsrsr
        Eu acredito que tudo começa do 0…

        • Bertolo disse:

          A década começa no ano 1…

          Na virada para o ano 2000 diziam que era o início do novo milênio, mas isso foi exaustivamente comentado por historiadores, que afirmaram que o início do milênio dar-se-ia (naquela ocasião) em 2001.

          É explicação é simples: não existiu ano 0. Tivemos 1 a.C. e 1 d.C.

          Portanto, próxima década só ano que vem…

  39. Gustavo disse:

    Não sei se pode se classificar como piloto da Ferrari, mais esse belga ai correu com uma Ferrari amarela: http://f1-facts.com/overview/person/OGendebien

  40. Rodrigo Rocha disse:

    Pior equipe: Pelo menos em 87 os Brabham andavam junto com o bolo… Os Lola de 97, o Life de 90 (senão me engano) e o Andrea Moda de 92 eram terríveis… Acredito que para fins Estatísticos, Lola e Life não sejam equipes de F1, porque seus carros não largaram, então o pior não seria a Andrea Moda de 92?

    PS: A Coloni era ruim demais também… A Pacific de 94 largou pouquissimas vezes e, após o GP de San Marino, só largou quando algum piloto sofreu acidente nos treinos e não correu. E apenas dois carros ficavam fora do grid!

  41. Mattos disse:

    O primeio campeão com motor turbo foi o Piquet, em 83. No início os motores quebravam demais, e o Nelsão sacrificou o ano de 82 batalhando no desenvolvimento do motor. Em 83 foi campeão.

    Sobre os pneus do Q3, o piloto deverá largar com o pneu que fez sua melhor volta válida no Q3, independente de quantou usou, ou trocou.

  42. Harerton Dourado disse:

    Complementando as informações, os pequenos aerofólios anexados ao aerofólio principal surgiram em 1983, snme criação da Ferrari. Já quanto ao câmbio de 7 marchas, não sei se foi o primeiro, mas a primeira vez que ouvi de uma equipe que usou foi a Brabham em 1986 com o carro “skate” BT55.

  43. Capelli, o Piquet também marcou pontos em 70-80-90.
    Os motores turbo também ganharam tudo em 1983.
    A Brabham de 1987 teve 5 corridas completas, contando os 2 carros, mas não deixa de ser uma droga. Vai ver por isso abandonaram 1988…

  44. Jonas Martins disse:

    Capelli, quanto aos carros com câmbio de 7 marchas, se eu não me engano, a Ferrari testou essa tecnologia o Prost em 1991… lembro de ter lido isso no meu álbum de figurinhas da Formula 1 daquele ano…

  45. Aurélio Ferry disse:

    Futurologia (a depender de 2010). Qual equipe pode ser considerada como opção de Felipe Massa caso o negócio na Ferrari desande este ano?

  46. Aurélio Ferry disse:

    Valeu Capelli. Perguntas e respostas muito boas. Adoramos os detalhes das respostas. Abraço.

  47. Mensagem subliminar na Williams! RBS = Rubens Barrichello Segundo! @ivancapelli http://bit.ly/aCAQTr

  48. Capelli disse:

    Agora que o servidor voltou, finalmente o post de ontem entrou no ar. Insanidades no "Pergunte ao Capelli". http://bit.ly/bZczeW

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>