MENU

27 de março de 2010 - 5:34Análises, Box

Rapidinhas da Classificação: Austrália

- O treino de classificação para o GP da Austrália confirmou aquilo que já se imaginava no Bahrein: a Red Bull é o melhor carro nas condições de tanque vazio. Em Sakhir, a Ferrari pareceu melhor em ritmo de corrida, mas teve dificuldades de ultrapassagem em razão das características do traçado.

- A corrida de amanhã vai tornar mais clara essa avaliação. Mas, pelo que se viu nos treinos, a Red Bull é disparada a favorita.

- Mas Capelli, quem fez a pole afinal? (linha em homenagem ao mala do Ciro Bottini)

- Sebastian Vettel, de novo, ficou com a pole position. E, dessa vez, ainda tem o companheiro de equipe ao seu lado. O herói local, Mark Webber, completa a primeira fila.

- O alemão dominou todas as etapas no treino. Em sua melhor volta, foi um décimo mais rápido do que Webber. Porém, vale ressaltar que Vettel cometeu um erro e escapou numa curva, indo além da zebra. Ali, deve ter perdido de dois a três décimos. O que significa que sua Red Bull estava sobrando.

- O melhor não-Red Bull foi Fernando Alonso, que sai em terceiro. O espanhol andou sempre perto de Webber e pareceu até que poderia arrumar um lugar na primeira fila. Caso os carros da equipe austríaca não confirmem o domínio que podem impôr na corrida, parece o único capaz de encará-los, em condições normais.

Felipe Massa teve problemas com os pneus. (Foto: AP Photo/Rob Griffith)

Felipe Massa teve problemas com os pneus.
(Foto: AP Photo/Rob Griffith)

- Felipe Massa não foi bem, ficando apenas com a quinta posição. Mais preocupante ainda para ele foi a distância com relação a seu companheiro Alonso, sete décimos. Porém, realista e honesto, admitiu que tem problemas de aquecimento nos pneus e que seu modo de guiar exige uma temperatura mais alta. Assumiu que Alonso está mais adaptado às condições que a pista ofereceu hoje e é isso, sem dramas, choradeiras ou bravatas.

- Outro que não foi nada bem foi Lewis Hamilton. Não conseguiu passar do Q2, ficando na 11ª posição no grid. Nesta fase do treino, levou um toco de 0.6s de Jenson Button, algo surpreendente. O atual campeão do mundo vai largar na quarta posição. Inegavelmente, Button se dá muito bem no traçado do Albert Park.

- Em sexto e sétimo, a dupla da Mercedes, com Nico Rosberg novamente à frente de Michael Schumacher. A diferença entre eles, entretanto, já diminuiu, ficando abaixo de um décimo de segundo. A briga entre os dois alemães vai ser bem interessante.

- Fora as dominantes Red Bull, o grande destaque da classificação foi Rubens Barrichello. Foi até o Q3 e ainda conseguiu uma oitava posição. Foi muito além do que a Williams é capaz. Seu companheiro Nico Hulkenberg não passou do 15º lugar.

- Outro que vem extraindo mais do que o carro é capaz é Robert Kubica. Larga em nono e deve marcar seus primeiros pontos pela Renault amanhã.

- Adrian Sutil colocou, mais uma vez, a Force India entre os top 10. Tonio Liuzzi também foi bem e sai em 13º. Estão muito bem os carros indianos, é uma grata surpresa.

- Não há muito mais o que destacar no pelotão do meio, aqueles que ficaram à frente das equipes novatas com muita facilidade. A sensação de uma F1-B é cada vez maior.

- Vamos aos tempos. Vitaly Petrov, 18º e último da “F1-A”, ficou a 1.7s do melhor tempo no Q1. O 19º, Heikki Kovalainen, ficou a 2.3s do russo. Numa grosseira metáfora, caberiam mais uns 20 carros entre os dois. A diferença é muito grande.

- E a ordem das coisas nessa segunda divisão da F1 continua a mesma. Lotus na frente, Virgin no meio e Hispania no fim da fila. Dessa vez, pelo menos, os carros da equipe espanhola passariam na linha de corte dos 107%. Aplicando 7% sobre a melhor volta do Q1, o corte seria em 1’30.708. O tempo do último colocado, Karun Chandhok, foi 1’30.613. Passaria raspando.

- Proporcionalmente, portanto, a Hispania melhorou. O que é uma boa notícia para Bruno Senna, que abre a última fila na 23ª posição. Porém, ainda falta muito para seu time subir de divisão. Uma pena.

- Corridas na Austrália são sempre imprevisíveis, então fica difícil cravar que vá realmente dar Vettel. Intervenções do Safety Car são comuns e pode até chover amanhã. Se nada de anormal acontecer, a Red Bull deve levar. Mas Alonso e até Button podem brigar pela ponta. A largada será muito interessante.

GRID DO GP DA AUSTRÁLIA

Comentários do Facebook

comentários

39 comentários

  1. alf disse:

    Capelli, quero ver as célebres “Rapidinhas” do GP da Austrália.

    Não demore, “ocride”?

  2. ELF_TL72 disse:

    E devido aos problemas de manutenção da BoçalWeb, não haverá atualização do blog após a corrida.

  3. ALEX disse:

    ai ai ai… lá vai o massa indo pro saco..

    tudo é questão de postura, nao tem q ser amiguinho do alonso nao..

    vide postura do senna c/ o prost, desse jeito o brasil vai continuar alguns anos ainda só torcendo pelo esporte, piloto pra torcer mesmo nem sinal a vista!

  4. Klauss Tofanetto disse:

    Aliás, chega a ser uma ironia: Nos anos 90 tivemos pilotos como Fisichella, Ralph Schumacher, Trulli, Coulthard…

    Melhorou tanto a atual geração de pilotos que o Raikkonen já está fora e o Kubica não consegue um carrinho melhor!

  5. Klauss Tofanetto disse:

    Não é a primeira vez que eu digo isso, mas Hamilton pra mim cada dia mais dá provas de vir a repetir o feito de Jaques Villeneuve: chega já em equipe grande, botando panca, moendo, brigando por campeonatos logo nos primeiros anos na categoria e depois se apagando… Tenho a impressão que será esse o destino dele…

    Ainda boto mais fé na Ferrari em ritmo de corrida, mas nunca se sabe! Parece que a Ferrari tem tendência a se dar melhor com clima quente.

    Se chover o Sutil fica entre os 5 primeiros, no mínimo!

    Eu tinha mais uma consideração, mas esqueci o que seria, heuehuu…

    Acho que eu queria dizer que dá pena de ver o Kubica na Renault… Espero que em uma ou duas temporadas a sorte sorria para ele!

  6. Lucius disse:

    Dos novatos, o Hulk vem sendo o pior.

  7. KBK disse:

    Haha….Ivan Bottinni…boa.
    Alonso pode ser problema pros touros…

  8. pedrin disse:

    na transmissao oficial aparece RBR e STR tambem…

  9. Danilo disse:

    Se fizer calor, arrisco dizer que a Ferrari ainda pode obter a vitória, seja com Alonso ou Massa (este poderá surpreender).

    Se chover (como apontam as previsões), ninguém tira do Vettel.

    Schumacher vai pra cima do companheiro: vão acabar se enroscando.

  10. Eduardo disse:

    Capelli, talvez você já tenha notado, mas experimente comparar (na base do alt+tab) as posições de largada da Austrália e do Bahrein. Mesmo acostumado com a certa previsibilidade dos grids da F1, fiquei impressionado com a pequeníssima variação. Abs!

  11. Vanderlei Julio disse:

    Que legal, voltarei a ver Barrichello e Schumacher na mesma fila no grid. Das vezes que Schummy largou no pelotão do meio, não me lembro de se dar tão bem quanto na primeira ou segunda fila, lugar que foi praticamente a casa de 94 à 2004. Esperar pra ver.

  12. Rubens bem.

    Como vc disse tempos atrás, quando o carro é ruim, é bom pro Barrichello.

    • Eduardo disse:

      Pois eh…. o Rubens tá do jeito que gosta: com um carro mediano…. sem pressão de ganhar corrida… tentando marcar uns pontinhos… e escutando elogios do tipo: “Ele fez o que a equipe possibilitou” .

      Sem dúvida a temporada está perfeita pra ele!!!!!

  13. Eduardo Casola Filho disse:

    Dos comentários do Galvão, até o Nelsinho escrachou com ele, depois de ele ter ficado inconformado do Massa levar 0,7s do Alonso

    http://msn.lancenet.com.br/noticias/10-03-27/725016.stm

  14. Emmanuel disse:

    Tomara que seja uma corrida com muitas alternativas, se possível com chuva. Vou torcer para as diferenças da turma nova diminua em relação a turma mais antiga. Fica claro que as mas novas mereciam ter recebido um tratamento diferenciado, pelo menos na pré-temporada, ou nas sextas-feiras de GP.

    • Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

      Tem razão, mas cá entre nós: chamar os carros de Di Grassi e Senna de “carroças” é um crime, pois carroças são veículos leves. Virgin e Hispania estão mais para caçambas cheias de entulho.

  15. Jonas Martins disse:

    O Galvão chamou, finalmente, a Virgin de Virgin… devem ter se tocado da besteira de VRT…

    • Erik disse:

      Na notícia sobre o qualify (classificação), o Globoesporte.com ainda usa VRT….

      • Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

        E no blog do Rafael Lopes não se publica nenhum comentário que reprove a prepotente diretriz de transformar a Red Bull em RBR e a Toro Rosso em STR e por aí vai…

        • Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

          E curiosamente “O Globo” traz, na internet, as expressões “Red Bull”, “Toro Rosso” e “Virgin”.

        • Lucas R disse:

          Quanto a transformar a Red Bull em RBR e a Toro Rosso em STR, a Globo não é a única a fazer isso. O problema começa na própria FOM, que traz o nome das referidas equipes escritas dessa maneira no GC durante as transmissões.

          PS.: Não tenho certeza, mas parece que a RBR voltou a aparecer no GC como Red Bull, mas a STR continua da mesma maneira. Aliás, desde que estreou na Fòrmula 1, a Toro Rosso sempre apareceu no GC como STR. Tanto que quando ouço falar em “Toro Rosso” eu levo um certo tempo para me dar conta que estão se referindo à STR.

    • Roberto Magno disse:

      É verdade isso que dizer que o GB da RGT está vendo o Blog do Capelli e todos estão ridicularizando ele (com toda razão, claro). O GB tem que entender que ele inventa essa sopa de letrinha para não deixar a marca famosa no Brasil, ele é um simples funcionario e não o dono. RIDICULO.

  16. Pedro M disse:

    Desde Monza 2005, os amigos Schumacher e Rubinho não dividiam uma fila no grid. Curiosamente, 7. e 8. lugares para a prova da Itália também.

  17. Moy disse:

    Grande Capelli!
    Treino legal. Tudo normal.
    Mas o que chamou a atenção foram 2 comentártios do tio galvão:

    1 – Pediu pro reporter falar depois pro Di Grassi e pro Senna o que era “bump” e “qualify”, em português, pois a galera em casa poderia não saber. (pois é, pra ele, somos o típico expectador global … burrinhos)

    2 – Dizer que o treino da Stock às 08:15 não era horário conveniente. (acho que ele queria que fosse depois do bbb ou dentro do globo esporte).

    Dentre outros …

  18. [...] This post was mentioned on Twitter by Capelli. Capelli said: Demorou, o sono é forte, mas saíram as rapidinhas da classificação. A quem interessar possa, pitacos bestas aqui: http://bit.ly/dtZV88 . [...]

  19. Dennis disse:

    Acredito que a corrida será muito acidentada amanhã, o japones voador certamente fará algo. E os carros mais lentos poderam causar problemas para os lideres, se chover então será muito pior. Sei não, mas acho que será umas dessas corridas como muito safety car . Até o Hamilton pode ganhar mesmo saindo muito atrás.

  20. Capelli disse:

    Demorou, o sono é forte, mas saíram as rapidinhas da classificação. A quem interessar possa, pitacos bestas aqui: http://bit.ly/dtZV88 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>