MENU

8 de maio de 2010 - 12:07Análises, Box

Rapidinhas da classificação: Espanha

- O GP da Espanha, primeiro da fase europeia do campeonato, costuma ditar o tom da temporada da Fórmula 1. E, a julgar pela classificação de hoje, não vai ter para ninguém. Red Bull na cabeça.

- É certo que a equipe austríaca ainda não conseguiu converter sua supremacia em vitórias – foi apenas uma nas quatro corridas até aqui -, mas a vantagem das Red Bull sobre as demais equipe nunca foi tão evidente.

- Sebastian Vettel e Mark Webber dominaram todos os treinos e foram alucinantes na classificação. Há tempos não se via uma vantagem tão grande. Para se ter uma ideia, Webber marcou a pole position com um tempo de 1’19.995, enquanto que as demais equipes tiveram dificuldades em baixar da casa de 1’21.

- No fim das contas, foi praticamente um segundo de vantagem na classificação. É muita coisa. Só perdem essa corrida se tiverem novos problemas de confiabilidade ou fizerem alguma bobagem. Nem a McLaren, que vem andando bem em ritmo de corrida, tem condições de alcançar a Red Bull.

- Sendo o circuito de Montmeló aquele que as equipes mais bem conhecem, com possibilidades de acerto mais que mapeadas, não há muito espaço para surpresas. E isso aponta para uma corrida bem chatinha amanhã.

Schumacher esboça reação na Espanha (Foto: Divulgação/Mercedes)

Schumacher esboça reação na Espanha (Foto: Divulgação/Mercedes)

- Na terceira posição, larga Lewis Hamilton, ao lado de Fernando Alonso. Jenson Button sai em quinto e, grata surpresa, o sexto lugar foi de Michael Schumacher.

- No final do treino, o alemão fez uma volta perfeita e vai largar pela primeira vez à frente de seu companheiro Nico Rosberg, oitavo colocado. Será que o velho Schumacher está de volta?

- Robert Kubica enfiado em sétimo foi outra surpresa, assim como a décima posição de Kamui Kobayashi com a Sauber. O japonês fez um temporal no final do Q2 e levou sua equipe pela primeira vez à fase final da classificação.

- Quem ficou devendo foi Felipe Massa. A Ferrari não anda com essa bola toda, mas a nona posição no grid é um resultado ruim, principalmente se comparado com o quarto lugar de Alonso.

- Os brasileiros, em geral, não foram muito bem. Rubens Barrichello caiu logo no Q1 e utilizou umas alegações meio ridículas, como “meu rádio é ruim”. Vai sair em 18º e torço para que instale uma nova antena. Lucas di Grassi fez o 22º tempo, mas vai sair em último por causa de uma punição recebida pela Virgin por não cumprir alguns trâmites burocráticos. E Bruno Senna foi o lanterninha da classificação, mas deu sorte e ganhou duas posições por causa da pouca familiaridade da Virgin com bobagens organizacionais.

- De resto, um treino sonolento como de hábito na Espanha. E amanhã a 20ª procissão em Barcelona. Se você não quiser dormir, recomendo um café bem forte ou um energético. Mas não Red Bull, porque esse vai fazer todo mundo dormir na corrida.

RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO – GP DA ESPANHA

Comentários do Facebook

comentários

16 comentários

  1. Rodrigo Rocha disse:

    Barrichello perdeu tempo com a saída do Hamilton. A do rádio, confesso que ainda não entendi…

  2. Luiz Felipe disse:

    O Kamui tbm foi para o Q3 no aguaçeiro da Malásia.

  3. Lucas disse:

    Finalmente, Schumacher!

  4. Eu acho que todas as corridas da Formula 1 de hoje, com a pista em condições normais, são chatas. Emoção mesmo só quando chove.

  5. Max disse:

    Engraçado como você Capelli e o pateta do FG adoram deturpar o que o Barrichello diz. Em nenhum momento ele colocou a degola dele no Q1 como sendo motivada pelo rádio, mas sim, que o rádio não funcionou a contento e ele não ouviu o engenheiro dele dizendo que havia um carro mais lento à frente. E mais engraçado ainda é que nenhum dos dois faz a mínima questão de esconder o fato de que não gostam dele.

    • ELF_TL72 disse:

      Escutei claramente ele falando para a Globo que o rádio era ruim e que o engenheiro o atrapalhou quando falou com ele durante a volta. Só depois ele pegou o Bruno Senna pela frente em uma volta lenta. Ele colocou sim a culpa no rádio e no engenheiro que o desconcentrou.
      Uma coisa não se pode negar: as desculpas do Rubinho estão cada vez mais criativas.
      Essa do “rádio” eu vou usar no trabalho. Vou trocar por “telefone” e ver se meu chefe acredita da próxima vez que eu errar.

      • Jonas Martins disse:

        Pois é Max, como o ELF comentou acima, o Barrichello disse que o rádio é ruim e reclamou sim do engenheiro ter falado com ele numa hora errada. A única coisa que poderia dar margem a interpretações seria: quando ele disse que “o rádio é ruim”, ou ele se referia ao equipamento, ou ele se referia a pessoa que fala com ele pelo rádio, no caso seu engenheiro. Mas que ele colocou a culpa em outra pessoa ou coisa, isso ele colocou!

  6. luda disse:

    Apesar de a corrida espanhola ser realmente chata, aposto na maclaren. Acho que o button vencerá e o webber, como sempre, vai ficar atrás do vettel.
    E o Massa…. tá no caminho certo… para a aposentadoria

  7. Leandro Neves disse:

    Além dos problemas com o tráfego e de comunicação, eu não entendi o que Barrichello estava fazendo com pneus duros na última volta lançada do Q1, enquanto, nessa fase, quase todos andam de pneus macios, exceto os carros muito competitivos. Principalmente nessa pista, onde a diferença de tempo entre os dois tipos de pneu supera 1 segundo. Acho que houve uma falha de estratégia da equipe e do piloto que não foi comentada por ninguém.

  8. Leonardo Borges disse:

    A piada do energetico foi boa , mas mesmo assim vou assistir a corrida num tem nada melhor pra fazer , não tenho mania de dormir até tarde mesmo >>

  9. Diego Miranda disse:

    Sensacional Capelli. Direto e preciso como nunca.

  10. Na Espanha, dizem, há dois fatores determinantes na corrida: o desgaste dos pneus e o vento. Dizem que este último, se soprar em algum sentido inesperado, pode estragar até o melhor setup. Por outro lado, o histórico da corrida mostra que as surpresas são raras, principalmente na liderança.

    Eddie Irvine, uma das bocas mais soltas do paddock, já chegou a dizer, ao final do GP da Espanha em 99, que a corrida foi tão chata que se arrependeu de não ter ido pra pista com seu walkman. É assim que eu vou ver a prova amanhã: sem expectativas de grandes emoções após a primeira curva.

  11. arnold disse:

    eu vou ver só os melhores momentos da corrida pela internet de tarde…. meu sono vale mais q essa corrida chata!!!

  12. [...] This post was mentioned on Twitter by Capelli, Leonardo Pimenta. Leonardo Pimenta said: Rapidinhas da classificação: Espanha http://bit.ly/amCYqO #F1 [...]

  13. Capelli disse:

    Pitacos da classificação lá no blog. Red Bull vai fazer todo mundo dormir amanhã. http://bit.ly/bS5Kt7

  14. Rapidinhas da classificação: Espanha http://bit.ly/amCYqO #F1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>