MENU

6 de fevereiro de 2011 - 21:21Análises, Automobilismo

Chato demais

É chato demais começar um domingo com uma notícia chocante como a de hoje, do acidente sofrido por Robert Kubica num rali na Itália. A pancada foi feia, o polonês sofreu sérias lesões nos membros do lado direito, principalmente na mão. Submetido a uma cirurgia que durou 7h, será preciso esperar ainda uma semana para avaliar a extensão das lesões. Na melhor das hipóteses, o piloto recupera os movimentos depois de um longo período de recuperação, de pelo menos um ano. Na pior… melhor nem pensar.

Fosse qualquer piloto a vítima, a situação já seria chata. Mas sendo Kubica, a notícia é ainda mais triste. Piloto boa praça, arrojado, bom de briga, jovem e com a carreira sempre em ascensão, primeiro e único piloto de seu país a chegar à Fórmula 1… Robert é praticamente um Guga da Polônia. Símbolo de uma nova Europa, primeiro piloto oriundo do outro lado da antiga cortina de ferro a fazer sucesso na categoria. Tem tudo para ser ídolo, fazer história. Encerrar a carreira assim tão cedo seria triste demais.

A ausência de Kubica na Fórmula 1 em 2011 não só chateia quem gosta e acompanha o automobilismo como também traz consequências bastante sérias para sua equipe, a Renault. O polonês era peça-chave no planejamento para esta temporada, sendo ele aquele a conduzir o desenvolvimento do time e a garantir os principais resultados. Vitaly Petrov, por mais esforçado que seja, não possui o mesmo talento. Está na equipe para garantir o dinheiro no caixa e para obter resultados ocasionais. Não tem estirpe de primeiro piloto, não será o novo líder. A liderança está vaga.

Kubica comemorando sua única vitória na F1 até aqui: GP do Canadá de 2008.
Foto: Mark Thompson/Getty Images

Nenhuma das opções do banco de reservas da Renault possui qualidades semelhantes às de Kubica, mesmo que o banco seja repleto de pilotos. Ho-Pin Tung, nem pensar. Romain Grosjean já andou na F1 e não aprovou. Bruno Senna tem pouca experiência e um talento que ainda precisa ser provado. Ainda que Eric Boullier, chefe da equipe, tenha manifestado no lançamento do novo carro que Senna seria o substituto imediato numa eventual ausência de titular, a circunstância é totalmente diferente. Uma coisa é substituir Kubica em uma corrida, outra é virar o novo nº 1 do time. Como nenhum dos pilotos-reserva se encaixa no planejamento atual, é provável que a Renault tenha de se reinventar.

Caso a decisão dos dirigentes seja o de manter a estrutura atual, precisará buscar um novo piloto. Nick Heidfeld, coincidentemente ex-companheiro de Kubica na BMW, está livre e possui características similares. Talvez não seja tão veloz quanto o polonês, mas tem experiência e capacidade de liderar o time. Pilotos com contrato com outras equipes também são opção, por que não? Como já disse Nelson Piquet, contratos na F1 foram feitos para serem rasgados. Eu não me surpreenderia se a Renault recrutasse Nico Hulkenberg, Timo Glock ou até mesmo Rubens Barrichello.

Mas tudo, até aqui, não passa de especulação. O importante mesmo é torcer pela rápida recuperação de Kubica e lembrar daquilo que ele é capaz. Abaixo, minha homenagem na forma do que considero seu melhor momento na Fórmula 1 até aqui: o duelo com Felipe Massa debaixo de um incrível aguaceiro no GP do Japão de 2007, em Fuji. Coisa pra macho.

Volta logo, Napa! Você vai fazer falta este ano.

Comentários do Facebook

comentários

30 comentários

  1. Danilo A. disse:

    Tudo bem que é uma frase tradicional, que seu sentido literal já se esvaiu faz muito tempo, mas não custa nada lembrar: dizer que coragem e ousadia são “coisa pra macho” continua a ser algo muito babaca.

    Não quero ser patrulha, mas que tal banir esse tipo de chavão idiota do repertório? Pois ao ler isso, Capelli, posso não concluir que você seja um machista troglodita, mas vejo-o como um mau escriba, que apela para tropos falidos.

    Convenhamos, você pode ser melhor do que isso.

  2. Leandro Lima disse:

    Uma pena! Muito triste. Não existe, disponível no mercado, piloto há altura do Robert Kubica! Um piloto que, sem sombra de dúvidas, seria campeão da Fórmula 1! Pra mim está entre os pilotos top da F1, junto com Vetel, Alonso e Hamilton. A F1 precisa do Kubica!

  3. Luis Antonio Mendes disse:

    Era o único piloto para quem eu realmente torcia, torço para que ele volte logo e mostrando que nada de essencial foi alterado.

  4. Eduardo Casola Filho disse:

    A verdade que a Renault perdeu muito sem o Kubica, e seja quem coloque no lugar dificilmente vai conseguir substituir à altura, à não ser que trouxessem um Alonso, Vettel ou Hamilton, que são pilotos do mesmo nível. Mas aí seria uma bomba atômica para rasgar esses contrátos.

  5. Maxwell disse:

    O Piquet rasgaria contratos, o Rubens não! Prefiro escolher entre Heidfield e Hulkenberg.

  6. Lucas R disse:

    Uma pena mesmo. Fico na torcida pela rápida recuperação de Kubica, de preferência antes da previsão dada pelos médicos.

    Kubica é um piloto talentoso, que me chamou a atenção desde a sua primeira corrida, o GP da Hungria de 2006. A nova Renault (não consigo chamá-la de Lotus) tem um projeto ambicioso e inovador que tem tudo para dar certo. O piloto polonês era fundamental para desenvolvê-lo.

    Quanto ao seu substituto, também sou a favor da equipe pegar alguém de fora. Não tinha parado para pensar nisso, mas concordo com os nomes citados, principalmente Nick Heidfeld.

    E que dê tudo certo para Kubica. Para quem saiu daquele assustador acidente do GP do Canadá de 2007 apenas com uma torção no tornozelo, mostra como o piloto é forte.

  7. RT: @puxina: Na torcida pela recuperação #ForçaVentão RT @ivancapelli Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  8. lucastex - f1 disse:

    Chato demais http://goo.gl/fb/AQvSF #análises #automobilismo #renault #robertkubica

  9. Muito bem Capelli! Volta Kubica!! “@ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE”

  10. RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  11. Na torcida pela recuperação #ForçaVentão RT @ivancapelli Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  12. Rafael disse:

    Na torcida pela rápida recuperação.RT @ivancapelli Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  13. Rafael disse:

    Muito chato mesmo…Na torcida pela rápida recuperação.RT @ivancapelli Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  14. EvelynHosken disse:

    #getwellkubica RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  15. aliny costa disse:

    RT @ivancapelli: Agora o blog voltou. RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  16. RT @ivancapelli: Agora o blog voltou. RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  17. análise perfeita… rt @ivancapelli Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  18. Danilo Rossi disse:

    RT @ivancapelli: Agora o blog voltou. RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  19. Luis Pereira disse:

    RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  20. Capelli disse:

    Agora o blog voltou. RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  21. RT @ivancapelli: Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  22. Capelli disse:

    Meus pitacos chateados sobre o acidente de Kubica. http://j.mp/iaqStE

  23. souzacds disse:

    Realmente é uma pena o acidente. o cara merece muito uma recuperação rapida.

    o video é muito bom, mostra que o massa já foi um cara bom. mas vamos ver o que acontece em 2011.

    abs

  24. Primeiramente que o Kubica não seja obrigado a encerrar uma carreira promissora e que recupere os movimentos da mão e braços sem sequelas. Porém, o importante é que o cara está vivo e não corre risco de morrer. Sobre o subistituto, eu penso em cinco nome na ordem de atributos: Barrichello, Heidfeld, Senna, Hulkeberg e Kimi. Barrichello, o mais experiente, ótimo acertador, ótimo líder, rápido e motivado. O contra seria o tio Frank, mas com a equipe precisando de dinheiro, acho que isso se resolveria. Heidfeld é rápido, constante e experiente. Ótima opção e não tem contrato com ninguém. Senna, já tem um ano de experiência, conhece todas as pistas, é o primeiro reserva da equipe mas, ainda com muito a provar. Porém, motivado e já da equipe, além do marketing e magia dum Senna numa Lotus Renault preta e dourada, 25 anos depois. O Hulkenberg tá no mesmo barco do Senna, porém, o Barrichello sendo o escolhido, voltaria contente pra Williams. E por último, o Kimi. Um campeão de volta, ok. Mas se o alemão, heptacampeão, profissional e motivado não deu muito certo, que dirá do Kimi, parado há um ano, desmotivado, nem aí pra nada, sem testes e ainda caro? Bem, acho que a vaga fica entre esses cinco.

  25. Franco disse:

    Lamentável sob todos os aspectos foi este acidente. Um dos melhores pilotos que surgiram nos últimos anos não merece ficar sem a chance de disputar vitórias para valer na F1.

    Sobre seu substituto para 2011, nenhum dos reservas da Renault serve para a missão de melhorar a equipe. Nico Hulkenberg, apesar de ter um grande talento latente, é muito verde para liderar a equipe. O que tem cancha para liderar uma equipe só pode ser o Heidfeld. Raikkonen poderia ser uma alternativa, mas não tem o perfil que a Renault precisa e duvido que sairia do WRC para o chato mundo da F1.

    Espero que esse acidente não seja um mau prenúncio para a temporada 2011. Já tenho um sentimento ruim sobre essas asas móveis… bate na madeira.

  26. Perfeito teu texto. A notícia foi triste e brochante, Kubica é um dos caras de mais valor que pela F1 aceleram nesses últimos anos.

    Hora de torcer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>