MENU

8 de fevereiro de 2011 - 21:07Automobilismo, História

Luizinho foi-se

Luiz Pereira Bueno, ou Peroba para os mais chegados, foi-se na manhã desta terça-feira. Aos 74 anos, morreu depois de mais de um ano lutando contra um câncer. É mais uma notícia ruim numa semana que já começou mal para o automobilismo, com o grave acidente de Robert Kubica.

Desconhecido das gerações atuais, Luizinho foi um dos grandes do automobilismo nacional. Pioneiro, foi ídolo e inspiração de gente como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet. Dizer isso, a princípio bastaria. Mas não basta. Luiz foi mais que isso.

Teve a coragem de sair do Brasil e montar uma equipe de Fórmula Ford na Europa, em plenos anos 60. Disputou e ganhou corridas. Disputou dois GPs do Brasil de Fórmula 1, em 1972 e 1973. O primeiro com March, o outro com Surtees. Mesmo com carros limitados, fez participações dignas. Mas fez fama mesmo correndo com as Berlinetas verde-amarelas da equipe Willys, com o Maverick da Divisão 3 e com Porsche nos 500km de Interlagos, no anel externo.

Anel externo este, hoje irrecuperável dadas as reformas no circuito, que ficou com a marca indelével de Luizinho. É dele o recorde do traçado. Embora este recorde geralmente seja atribuído ao evento que ele fez para promover o GP do Brasil de 1972, quebrando do recorde com um March 711 de Fórmula 1, o próprio Peroba relatava que o verdadeiro recorde fora atingido com um Porsche 908/02, fazendo as curvas 1 e 2 em inimagináveis 242km/h. Independente de com que carro, o importante é que a marca, hoje inalcançável, é dele para todo sempre.

Infelizmente, não vi Luizinho correr e não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Uma pena. Nessas horas, dá vontade de ter nascido 20 anos antes e ter mais histórias para contar. Mas tenho certeza que o historiador Pandini irá fazê-lo. Aliás, foi do blog dele que roubei a foto que ilustra este post.

Obrigado, Luizinho.

Comentários do Facebook

comentários

10 comentários

  1. Um dos gigantes do automobilismo br faleceu nesta 3ª feira. Adeus Luis Pereira Bueno! RT @ivancapelli: Luizinho foi-se http://bit.ly/hw41FP

  2. Claiton Rocha disse:

    RT @ivancapelli: Um adeus a Luiz Pereira Bueno. No blog: http://j.mp/iie5EC

  3. RT @ivancapelli: Um adeus a Luiz Pereira Bueno. No blog: http://j.mp/iie5EC

  4. lucastex - f1 disse:

    Luizinho foi-se http://goo.gl/fb/9SYoX #automobilismo #história #gpdobrasil #luizpereirabueno #march #surtees

  5. RT @ivancapelli Um adeus a Luiz Pereira Bueno. No blog: http://j.mp/iie5EC

  6. RT @ivancapelli: Um adeus a Luiz Pereira Bueno. No blog: http://j.mp/iie5EC

  7. Leo Rezende disse:

    RT @ivancapelli: Um adeus a Luiz Pereira Bueno. No blog: http://j.mp/iie5EC

  8. Capelli disse:

    Um adeus a Luiz Pereira Bueno. No blog: http://j.mp/iie5EC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>