MENU

3 de fevereiro de 2012 - 15:03Automobilismo, Novos carros

Fórmula Ornitorrinco

Depois do lançamento da Caterham na semana passada, as novas Ferrari e Force India divulgadas hoje confirmaram a tese de que os carros da Fórmula 1 deste ano serão ornitorrincos feitos de fibra de carbono. Mas por quê essa solução aerodinâmica bizarra?

Bom, o motivo dos engenheiros terem escolhido este desenho eu realmente não sei. Mas o que provocou tal mudança foi o novo regulamento da categoria. Por questões de segurança, a FIA instituiu que os bicos dos carros este ano não poderão ter uma altura superior a 55 centímetros em relação ao solo.

VJM05, o ornitorrinco-da-índia.

A preocupação é com possíveis colisões em “T”. Na altura em que os bicos estavam até o ano passado, era possível que estes acertassem a cabeça de um piloto adversário em caso de um choque perpendicular. Com imposição da nova altura, agora o bico do carro bateria na lateral do cockpit, preservando assim o piloto que sofresse a eventual pancada. Como o regulamento diz que a altura do cockpit pode permanecer a 62,5 cm do solo, a melhor alternativa encontrada pelos projetistas, depois de simulações aerodinâmicas (creio), foi criar este degrau esquisito no bico.

Até agora, a McLaren parece ter fugido à regra, mas ainda não dá para ter certeza. Como o bico apresentado anteontem não é o que será utilizado na temporada, novidades (desagradáveis) podem aparecer nos carros prateados nas primeiras provas do ano. Uma coisa é fato: os carros da F1 estão medonhos em 2012.

Comentários do Facebook

comentários

25 comentários

  1. Lucas R disse:

    Stirling Moss sobre o novo carro da Ferrari: “Você lembra de um carro feio que já ganhou alguma coisa? Isso é o que me preocupa sobre a Ferrari”.

    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/02/vettel-e-o-fangio-moderno-elogia-moss-maior-rival-do-argentino-na-f-1.html

  2. Carlos Pereira disse:

    Já que a questão é segurança do piloto, pelo menos não dava prá fazer uma transição mais suave do bico ??? Algo como a McLaren fez no carro das fotos ???

  3. Victor disse:

    - Esse novo carro “quadrado” da Ferrari me faz lembrar um carro feito de Lego. Esse novo bico ficou bem estranho.

    - Agora esse bico da Force Indian ficou feio demais.

  4. Juca Duarte disse:

    Rapaz, curti não… e não vejo condições de uma boa aerodinâmica… e sem explicações do porque disso, ainda acho mais bizarro.

  5. Vitor disse:

    Uma vez que os chassis tem que ser homologados, a McLaren não consegue mais fazer o seu bico com degrau, uma vez que já está bem mais baixo que as alturas necessárias.

    • Vitor disse:

      Ainda sobre o degrau, a resposta sobre a razão de sua existência está exatamente na primeira figura: A Ferrari, Caterham e Force India querem todo aquele espaço sob o bico do carro, e nenhum milímetro a menos. Esse é o único jeito de conseguir.

  6. Legal que vc voltou Capelli, mas vê se fica agora, ou vai ser só no começo da temporada?
    To pagando pra ver!

  7. Leandro Pinheiro disse:

    Deviam logo proibir esse bico tubarão.

    Voltar aos bicos usados até 92/93

  8. Lucas R disse:

    Agora, que a dianteira desse carro da Ferrari com aquele bico quadrado ficou muuuito esquisita, isso ficou. Não ficou muito atrás da solução utilizada pela Williams em 2004!

  9. Lucas R disse:

    Na verdade a origem desse degrau também foi determinada pelo regulamento.

    De acordo com as novas regras, o bico – ou nariz – do carro dever ter, até certo ponto – próximo ao eixo dianteiro – altura máxima de 62,5cm. NO ENTANTO, deste ponto em diante, essa altura deve cair para 55cm num espaço de 15cm e assim continuar até o fim do bico do carro. A única solução achada pelos engenheiros foi fazer esse degrau já que o espaço de 15cm seria muito curto para fazer uma transição mais suave.

    Porém, parece que os engenheiros da McLaren descobriram alguma maneira – olha o “pulo do gato” aí – de cumprir com essa obrigação sem utilizar o degrau. Isso explica o porque eles exaltaram a beleza do carro diante dos concorrentes e disseram, um dia antes do lançamento, que o design do carro seria notavelmente diferente já no primeiro olhar e que poderia causar protestos.

  10. Lucia Pontes disse:

    Pq você voltou? Fica em casa, Capelli!

  11. Paulo Eduardo disse:

    Concerteza a mclaren escondeu o jogo vi num site q o bico está fora das regras de 2012. Estou louco para ver o rb8 da red bull, pois se tiver o bico ornitorrinco é porque ñ tem outra escapatória.

    • Doug disse:

      acredito q nao com um amigo falou ai embaixo no comentario anterior a mclaren encontrou alguma soluçao, pois se vc olhar a Ferrari e a mclaren de perfil pode ver q a ponta do bico estao na mesma altura, se comparado com o pneu, observe e vc esse detalhe nas fotos

  12. A Mercedes já tinha um bico assim em 2011, só que não tão baixo!

    Quando o Schumi levou uma atropelada do Petrov, todomundo se apavorou para baixar o bico!

  13. O bico desse jeito cria mais pressão aerodinâmica. Simples e eficientemente feio.

  14. Diego Trindade disse:

    Pow, esse “slogan’ de ornitorrinco é meu!

  15. Pablo disse:

    O que já era ruim, ficou pior

  16. ALEX disse:

    Puta, ta horrivel mesmo.. ja os novos dallara da Indy tao c/ cara de trator, batimovel, sei lá..mas mto mais bonito q esses f1!

    ps. legal a volta do blog, tava na lista de favoritos do meu e sumido ha um bom tempo…rssss

  17. Feios, mas a gente acostuma rápido, como já acostumamos nas mudanças muito mais drásticas de 2009.

    E veja só, na pista o carro da Force India nem fica tão veio. Talvez os outros ornitorrincos também fiquem mais bonitos nos seus habitat naturais.

  18. Cyrillo Augusto disse:

    Firam horríveis mesmo, a solução da Foce India ficou até menos feia que a da Ferrari.
    Uma coisa que percebi é que a Ferrari deixou de usar as rodas da BBS, depois anos de parceria, eles estão agora com a OZ. Os mesmos da Red Bull.

    Será que fará diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>