MENU

5 de fevereiro de 2012 - 16:50Análises, Automobilismo, Novos carros

O carro do Kimi

A Lotus lançou no começo desta tarde o E20, modelo com o qual vai disputar a temporada 2012. O carro é bonito – apesar do bico ornitorríntico – e agora tem patrocínio de xampu e desodorante. Mas a grande atração, mesmo, é o retorno de Kimi Raikkonen à Fórmula 1.

Porém, nem de longe isso é um indício de bons resultados. Palpitar é se arriscar, e me arrisco a dizer que a Lotus tende a ser uma das grandes decepções da temporada. A equipe vem numa queda livre técnica desde o acidente de Robert Kubica, há um ano. Sem pilotos líderes (Heidfeld, Petrov e Bruno Senna foram rotundos fracassos) e sem o mesmo dinheiro dos tempos de Renault, o time despencou em 2011. Começou a temporada no pódio e terminou rezando para terminar entre os dez primeiros, coisa que só conseguiu em uma das últimas quatro corridas.

Kimi chega para salvar a pátria, mas não parece ser o piloto certo para isso. Está fora da categoria há dois anos, a adaptação é difícil em razão dos poucos testes permitidos e, convenhamos, nunca foi um sujeito que soubesse unir e guiar uma equipe em torno de um objetivo comum. É talentoso, é rápido, mas deve enfrentar dificuldades semelhantes à de Schumacher na Mercedes. E quando tudo der errado, vai para o fundo do box comer um picolé e mandar o mundo às favas. Romain Grosjean, seu companheiro, ganha uma segunda chance na Fórmula 1 depois das medíocres apresentações pela mesma equipe, em 2009. Ganhou a GP2, reergueu a carreira, mas ainda assim é visto com desconfiança.

Os motores são Renault – os mesmos da campeã Red Bull, diria o fã mais esperançoso -, mas nem isso é garantia de sucesso. Com o congelamento de motores, hoje eles não fazem mais a mesma diferença do passado. Vale lembrar que a outra Lotus (hoje Caterham) dispunha dos mesmos propulsores em 2011 e nem por isso saiu da rabeira do grid. Fossem propulsores Mercedes ou Ferrari, a equipe estaria na mesma enrascada.

Durante a semana teremos uma melhor noção do potencial da Lotus para esta temporada. Mas, até que a tabela de tempos prove o contrário, é séria candidata ao meio do pelotão.

Comentários do Facebook

comentários

7 comentários

  1. Max disse:

    Raikkonen liderando heim…
    Enquanto a Williams, esta sendo ultrapassada pela Caterham

  2. Victor disse:

    O carro mais bonito até agora junto com a McLaren. As cores e o desing estão em harmonia.

  3. Nobrega disse:

    Belo carro.. ansioso pelo carro da Williams!!

  4. Lucas R disse:

    O bico em forma de “U”, quando observado de um ponto de vista longitudinal – falei bonito agora – foi uma boa tática para o degrau ficar menos aparente – ao menos quando visto de frente.

    E por falar em degrau, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, teria afirmado à imprensa de que o novo carro não terá o tal degrau no bico – a exemplo da McLaren. Se a ausência do degrau afetar positivamente no desempenho geral do carro, já sabemos quem serão as equipes que disputarão a ponta nesta temporada. É esperar para ver.

  5. ricardo domingues disse:

    É o mais bonitinho destes carros horrendos de 2012 (tirando a Mclaren). Mas desejo que esse Roman Grosjean tome um pau do Kimi, para voltar direto de onde ele veio do limbo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>