MENU

22 de abril de 2012 - 11:59Análises, Automobilismo

De volta ao topo

Campeonato legal demais este de 2012. Sebastian Vettel e a Red Bull fizeram um belíssimo trabalho hoje e venceram o GP do Bahrein. De quebra, ainda assumiram a liderança do campeonato, graças à inacreditável sequência de bobagens protagonizada pela McLaren nos pit stops de Lewis Hamilton.

A corrida de Vettel foi do jeitinho que ele (e todo piloto) gosta: partiu da pole, abriu uma boa vantagem no começo e tratou de ficar administrando. Porém, a vida do bicampeão não foi tão fácil quanto o resultado pode levar a imaginar, principalmente no terceiro quarto da corrida, quando sofreu uma forte pressão da Lotus de Kimi Raikkonen. O finlandês esteve muito perto de ultrapassar e coube a Vettel se utilizar da tranquilidade que só alguém que já é bicampeão do mundo tem. Com inteligência e sem afobação, manteve os traçados defensivos certos e não permitiu que a Lotus, que vinha bem mais rápida, pudesse consumar a ultrapassagem.

Foi uma vitória maiúscula, de quem tinha um bom carro, mas não tão superior assim. Foi nos detalhes (boa largada, consumo de pneus, bela defesa de posição) que Vettel virou a sorte a seu favor. O campeonato está aberto e divertido pra burro. Pela primeira vez na história, quatro líderes diferentes nas quatro primeiras etapas, segundo levantamento feito pelo Almanaque da F1. E, desde 1983, é a primeira vez que quatro pilotos de quatro equipes diferentes ganham as quatro primeiras corridas.

Até que alguém coloque o ovo de Colombo em pé, será assim, corrida a corrida. A McLaren foi melhor na Austrália e na Malásia, mas só conseguiu vencer a primeira. A Ferrari deu uma sorte danada na Malásia e levou. A Mercedes foi a melhor em Xangai e hoje foi o dia da Red Bull. Ainda não dá para saber quem vai andar na frente na Espanha daqui a três semanas, até porque vem muita novidade por aí. Haverá uma sessão de testes nesse intervalo e muitas equipes devem aparecer com evoluções de seus carros.

A Red Bull chega à Europa com a vantagem de estar na liderança, ainda que só tenha sido realmente competitiva em uma prova. E a McLaren, que poderia estar folgada na frente, vai ter que tirar o atraso. É o melhor início de campeonato dos últimos tempos.

Comentários do Facebook

comentários

7 comentários

  1. Ivanilson disse:

    Gostaria, na verdade é que a Williams que já andou na frente da Ferrari em algumas corridas
    vencesse pelo menos uma e de Preferência com Bruno Senna, ai sim pra mim o campeonato estaria bem legal

  2. Carlos Kassulis disse:

    Esse campeonato …vai dar o que falar….

    vou ver se consigo ver uma corrida….

    parabens pelo trabalho!!!!

    valeu!!!

  3. Gerhard Berger disse:

    O campeonato promete!…Mas para ser mais legal, tinha que dar Raikkonen hoje…

  4. Gabriel Fabiano disse:

    Acho que ninguém imaginava que o Raikkonen mandaria tão bem em seu retorno

  5. Leandro disse:

    Capelli, a próxima corrida será na Espanha. Geralmente o melhor carro vence lá, já que é um circuito bem conhecido por todas as equipes. Assim, o piloto e a equipe que vencerem esta próxima corrida, podem ser considerados os favoritos ao título?

  6. Vinícius Lucas disse:

    Achei que a Mclaren iria disputar forte com a Red Bull essa corrida e me decepcionei, corrida decepcionante de Hamilton e Button.
    Rosberg também não fez muito.

    Basicamente a Red Bull tá bem forte no páreo e a Lotus pode beliscar algo como a Mercedes fez.

  7. E ainda acho que na Espanha não vai dar pra falar muita coisa… ainda bem!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>