MENU

9 de junho de 2012 - 16:09Análises, Automobilismo

Rapidinhas da Classificação – Canadá

- A temporada 2012 vem sendo muito equilibrada, principalmente nos treinos de classificação, quando menos de meio segundo geralmente separam os seis ou dez primeiros. O único problema é que esqueceram de contar isso para Sebastian Vettel no Canadá. O que ele fez hoje foi assombroso.

- Vettel cravou a pole position, sua segunda no ano, com mais de três décimos sobre a concorrência. Foi o único piloto a virar voltas, em todo o final de semana até aqui, abaixo da casa de 1min14s. E foram duas na casa de 1min13s. Monstruoso.

- Mandaram a Red Bull tapar os furinhos do assoalho. Mandaram a Red Bull mudar o desenho do seu cubo de roda. E, mesmo assim, Vettel fez o que fez. Fico pensando como não seria se os elementos do carro da equipe austríaca não tivessem sido proibidos. O banho, provavelmente, seria maior.

- A Lewis Hamilton, que sempre se dá bem no Canadá (quando não bate), só restou a segunda posição. Mas não há nenhum demérito ao inglês, que também andou muito bem. Foi Vettel quem foi fenomenal e destruiu todo mundo.

- Da segunda fila, partem Fernando Alonso e Mark Webber. A Ferrari faz um bom trabalho no Canadá, parece que as evoluções do F2012 surtiram efeito, tanto é que Felipe Massa conquistou um bom sexto lugar no grid, sua melhor classificação na temporada.

- Bruno Senna fez uma classificação razoável e vai largar em 16º. Pelo tempo que fez no Q1, tinha chances até de largar entre os dez, mas não conseguiu uma grande volta no Q2. Para sua sorte, vai sair à frente de seu companheiro Pastor Maldonado, 17º. O venezuelano vinha fechando uma volta para chegar entre os dez, mas errou na última curva e bateu de traseira no “muro dos campeões”. Este é Maldonado: win or wall. Hoje foi o dia do muro.

- Romain Grosjean comprova cada dia ser ótimo em treinos de classificação. Hoje, conseguiu um bom sétimo lugar, à frente de Kimi Raikkonen, 12º. Agora só precisa aprender a não bater nas primeiras voltas da corrida. Até porque a Lotus, por sinal, parece estar perdendo o fôlego.

- Nico Rosberg, quinto, e Michael Schumacher, nono, garantiram as duas Mercedes entre os dez primeiros. Porém, se esperava mais da equipe alemã.

- Como se esperava mais de Jenson Button, que vem numa acentuada curva descendente. Conseguiu o décimo lugar hoje, mas nem arriscou volta rápida no Q3. Preferiu poupar pneus para a corrida.

- No Canadá, a estratégia pode até dar certo. Largar na frente tem sido a melhor opção (cinco vencedores das seis primeiras corridas de 2012 saíram da primeira fila), mas em Montreal a situação é um pouco diferente. Por ser um circuito com poucas áreas de escape e guard-rails próximos, acidentes são bastante comuns, o que permite prever no mínimo uma entrada do Safety Car durante a prova. Em circunstâncias assim, uma estratégia ousada como a de Button pode até dar certo.

- A corrida tende a ser divertida, com ultrapassagens e acidentes. Porém, se nada de anormal acontecer, Sebastian Vettel é o grande favorito à vitória. É o mais rápido do final de semana, com sobras.

- Mas admito que torço para Lewis Hamilton amanhã. Sete diferentes vencedores em sete corridas seria legal demais. Mas se der Vettel, pelo que se viu hoje, será mais do que merecido.

Comentários do Facebook

comentários

7 comentários

  1. Todo mundo aproveitando o domingo para descansar… Menos a Fórmula 1 que está no Canadá.

  2. gilles disse:

    Como disse ao Flavinho, para mim fora o “monstruoso” Wetell, Button e um dos favoritos, ja que na turma da frente vai ser um “pega pra capar” com Alonso e Hamilton no cangote do alemaozinho. Vai ser um corridao.Abraços.

  3. M. disse:

    Uma pena que o alemão idoso não conseguiu realizar sua segunda volta no q3….foi atrapalhado na volta por uma Ferrari….não conseguiria a pole…muito menos a primeira fila….mas largaria mais na frente….em quarto ou quinto….
    Com tanta gente de má vontade com o queixudo….bem que seria legal ele dar um show amanha….
    Ps: adorei o comentário do Villeneuve filho…..sobre os filhos de papai na f1….irretocavel…

  4. Vinícius Lucas disse:

    A corrida promete muito, tomara que continue tendo várias ultrapassagens, só achei estranho essas análises de fazer apenas uma parada, o normal lá sempre não foi 2 ou 3?

  5. Lucas R disse:

    “Por ser um circuito com poucas áreas de escape e guard-rails próximos, acidentes são bastante comuns, o que permite prever no mínimo uma entrada do Safety Car durante a prova”.
    Torcendo para haja o mínimo de Safety Cars, bandeiras vermelhas ou qualquer outra coisa que possa atrasar a prova ou não poderemos ver o final da corrida para a Globo passar futebol!

  6. Erick Breder disse:

    Comentando só a parte da Williams.. pois de resto foi isso mesmo… com Vettel “mostruoso” como você disse e Hamilton (pra mim os dois melhores em volta rápida da F1) em segundo.

    A Williams estranhamente, conseguiu fazer tempos muitos bons no Q1, e não consegue fazer os tempos caírem no Q2. Não foi a primeira vez que isso ocorreu.

    Quanto ao Maldonado vir pra fazer tempo para entrar no Q3. Eu tenho minhas dúvidas, pois embora viesse com duas parciais muito boas, a Williams perdia tempo exatamente no “trecho final” onde tem aquele retão, então teria que ver. E já é sabido de todos que o Maldonado tenta tirar mais que o carro exatamente pode dar. E aí, não deu outra, muro.

    Pra uma equipe que tinha virado 1min14s9 no Q1, a Williams penou pra conseguir virar 1min15s2.. no Q2… ou seja com os pilotos precisando ir no limite do limite, pra achar tempo.

    • Frederico Kurmann disse:

      Eu não me recordo totalmente, mas no Q1 muitas equipes médias usam pneus macios para se garantirem no Q2, enquanto as equipes grandes (Ferrari, Mclaren, RedBull e Mercedes) usam a opção mais dura de pneu. Será que os tempos bons das duas Williams não foram conquistados com pneus macios? Isso explicaria porque eles vão bem no Q1 e depois perdem performance no Q2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>