MENU

30 de setembro de 2007 - 4:37Estatísticas, Notícias

A matemática para o título

Falta muito pouco para Lewis Hamilton garantir seu primeiro título mundial, logo em seu ano de estréia. Com 12 pontos de vantagem para Fernando Alonso, o inglês precisa apenas evitar que o espanhol desconte mais de dois na próximo domingo, em Xangai, para chegar ao Brasil com o título garantido.

Para tal, basta a Lewis terminar à frente do companheiro de equipe, em qualquer posição. O inglês poderá ainda chegar atrás de Alonso, mas desde que fora do pódio. Se o bicampeão for terceiro, Hamilton pode chegar em quarto. Se for quarto, Hamilton pode ser quinto, e assim por diante.

Em caso de vitória de Alonso, o título não fica definido, mas bastará a Hamilton marcar um ponto na corrida final, em Interlagos, para sagrar-se campeão sem depender dos resultados do espanhol. Para tanto, precisará apenas de um oitavo lugar. Se Hamilton não pontuar na China, o título só se define se Alonso terminar abaixo do sétimo lugar.

Kimi Raikkonen também ainda está na briga, mas em situação muito difícil. Para ter chances, precisa vencer as duas corridas e torcer para que Hamilton não some quatro pontos. Assim, um quinto lugar do piloto da McLaren em qualquer das últimas duas etapas, ou dois sétimos, eliminam o finlandês. Felipe Massa já não possui mais chances matemáticas de brigar pelo campeonato.

Comentários do Facebook

comentários

4 comentários

  1. Anonymous disse:

    O Massa foi pra mim uma grande decepção. Tinha teoricamente o melhor carro, Shumacher que se aposentou, Raikkonen e Alonso se adaptando a uma nova equipe e um novato “estagiário” estreiando na F1. Se o Massa fosse realmente bom, tinha levado este título. Mas ele conseguiu ficar em ÚLTIMO nesse quarteto.

  2. anderson disse:

    So lembrando a todos como foi decidido o titulo do ano passado.
    Alguem se lembra????
    Tudo pode acontecer…

  3. Café com F1 disse:

    04:22?
    Você não dorme Capelli?
    Pois é, sobre a matemática, estou torcendo para o Hamiltão ser campeão mas vou torcer para o Alonso descontar uns 6 pontos na China, pois como vou a Interlagos, gostaria de ver a decisão pessoalmente.
    Abraços!

  4. Guilherme disse:

    É, o tal do autor da biografia do Hamilton não estava tão errado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>