MENU

21 de outubro de 2007 - 21:11Curiosidades, História

Problema com combustível já aconteceu em 1995


A decisão tomada hoje pela FIA, de não desclassificar os pilotos da Williams e da BMW por irregularidades no combustível, não pode ser chamada de incoerente. Caso semelhante já havia ocorrido, também no GP do Brasil, em 1995.

Naquela ocasião, Michael Schumacher havia vencido a prova, com David Coulthard em segundo e Gerhard Berger em terceiro. Os dois primeiros, de Benetton e Williams, utilizavam o mesmo combustível, da francesa Elf. Comissários da prova detectaram que a composição da gasolina extraída dos tanques diferia daquela que tinha sido enviada para homologação antes da corrida.

No final da tarde, os dois pilotos foram desclassificados e a vitória foi atribuída a Gerhard Berger, que chegou a comemorar com champanhe nos boxes, com certo constrangimento. Dias depois, a FIA analisou os recursos da Williams e da Benetton e devolveu a vitória a Schumacher e o segundo posto para Coulthard. As equipes apenas não puderam somar estes pontos no mundial de construtores.

Julgo que a decisão de hoje foi acertada. Regra é regra, mas precisa ser avaliada dentro de contexto. Não fosse assim, juízes não seriam necessários: pegaria-se a lei e aplicaria-se a pena. Dentre todas as subjetividades presentes na aplicação de uma pena, destaca-se a avaliação de tamanho do crime x tamanho da pena.

Os pilotos deveriam ser desclassificados caso os comissários tivessem entendido que houve benefício com a irregularidade. Mas não foi o que ocorreu. Ficou entendido que a diferença de temperatura não influiu no resultado da corrida e que não havia certeza quanto ao processo de medição. Duas empresas diferentes avaliaram as amostras e os resultados foram bem distintos. Sem certeza do crime e sem ganho comprovado, sem punição. Bastante simples e correto.

Comentários do Facebook

comentários

15 comentários

  1. Anonymous disse:

    Eu discordo acerca do Massa ser segundo piloto da Ferrari indefinitivamente. Nesta temporada acabou por o ser mas acredito que comece a nova temporada em pé de igualdade com o Kimi. Com o decorrer do campeonato o piloto que ganhar vantagem deverá ser considerado o primeiro piloto, devendo o seu colega de equipa ajudá-lo a ser campeão. E acredito que se o Massa estiver à frente o Kimi irá o ajudar.

    Hugo Agostinho

  2. Hamilton disse:

    FAZ-ME RIR, DEPOIS QUE RAIKKONEN ADAPTOU-SE AO CARRO FELIPE QSE SEMPRE ESTEVE ATRÁS DELE.

    E DIGO MAIS

    ATÉ QUE FELIPE MASSA PROVE O CONTRARIO, HOJE, PARA MIM, ELE NÃO PASSA DE UM SEGUNDO PILOTO TAL QUAL RUBENS BARRICHELO FOI NA EPOCA SCHUMACHER. NÃO ADIANTA DISCUTIR, ELE ABRIU PARA KIMI IGUALZINHO AO RUBENS EM RELAÇÃO AO MICHAEL. SÓ ELE E MAIS NINGUEM PODE FAZER-ME ENGOLIR AS PALAVRAS. HOJE, NO ENTANTO, ELE É SEGUNDO PILOTO DA FERRARI, NADA MAIS, SEM CHANCES DE TITULO.

  3. tonhito disse:

    já ví que para a boca desse povo aqui, pra ter o minimo de respeito, o piloto brasileiro tem que ser um senna ou piquet da vida.
    nunca ví ninguem aqui falar mal de berger, patrese, moss ou tantos outros grandes nomes da históris da F1 que nunca foram campeões…
    kimi foi campeão foi, eu o acho um grande piloto, porem inconsistente,
    e tb não fez uma grande temporada!
    se analizarmos bem, o finlandes no meio do campeonato foi dado como fora da disputa, tamanha sua apatica temporada. porem teve o merito de crecer num momento turbulento com os dois pilotos da mclarem, e tambem dos erros bobos da equipe com relação a massa, alijando o brasileiro da temporada.
    brilhante como em outras temporadas, kimi não foi, mas foi ao final campeão com o titulo dado de bandeja pelo hamilton. esse sim para mim foi a decepção! enquanto todos já o declararam campeão, o mesmo cometeu erros crassos e jogou seu titulo fora. agora muitos estão usando esse titulo do kimi para menospresar o massa, como de praxe, nossos compatriotas comem o pão que o diabo amassou na boca dos “experts” de F1 daqui. e agora, estão com o prato cheio para malhar o pobre do felipe… por enquanto.

  4. Anonymous disse:

    Um esclarecimento ao anónimo…
    A FIA deu o título à Ferrari ao desqualificar a marca branca da Ferrari (Mclaren para os desatentos)no campeonato de construtores.
    Raikkonen ganhou o título mundial de Pilotos, tendo o maior número de vitórias este ano. Quem tem Massa como companheiro de equipa tem uma grande vantagem em relação à concorrência.

    Hugo Agostinho

  5. Anonymous disse:

    A única coisa que não me sai da cabeça: quem deu o título à Ferrari, o Raikkonen ou a FIA? Teoria da conspiração à parte, este foi um campeonato muito sinistro…. acho que a McLaren saiu sem pagar um tostão com essa corrida-armação….

  6. Anonymous disse:

    É gasolina Petrobrás batizada !!! ahhaahahaha

  7. Paulo Cleber disse:

    O PROBLEMA DA GASOLINA É SÓ COM OS CARROS DA WILLIANS.O CASO É QUE POR SER FORNECIDA PELA PETROBRÁS,O COMBUSTIVEL É MUITO CARO E AINDA POR CIMA DE QUALIDADE DUVIDOSA.

  8. CaioZer0 disse:

    Fernando agora bateu o recorde da imbecilidade… mais derrotado que Rubens? É piada viu, impressionante como há gente louca nesse mundo!

  9. Fernando disse:

    QUERIA VER A FIA DAR ESSE CAMPEONATO PRO LEWIS. MERECIA SER CAMPEAO EM UM CAMPEONATO CHEIO DE INTERFERENCIAS DA FIA. E FELIPE SOH FICA FAZENDO CARETA. CORRER QUE É BOM ELE NAO CORRE. TOMOU PAU DO FINLANDES E VIU ELE SER CAMPEAO. FELIPE FICOU CHUPANDO DEDO AUEHAUHEAUHAUEH AGORA ELE EH MAIS DERROTADO QUE RUBENS

  10. Anddrey Ascari disse:

    Felipe Massa ja mostrou que come poeira de Raikkonen. Somente cego não enxerga isso.
    Felipe pensava que seria campeão, que seria idolo, que seria tudo… não foi nada.
    Acabou cedendo a posição igualzinho ao que fazia Barrichello… e ano que vém pode ser pior… basta Kimi continuar colocando ele pra comer poeira…

  11. andre disse:

    inacreditável a mclaren apelar da decisão. não bastasse ter saído barato o julgamento da espionagem (deveria ter sido excluída do campeonato, com perda dos pontos dos pilotos inclusive), agora quer levar o título de piloto com recursos jurídicos. ron dennis, aposente-se!

  12. Arthur disse:

    Putz, olha a cara (quadrada) de adolescente do escocês nessa foto!

  13. Herik disse:

    E quem disse que acabou?
    Informa Fábio Seixas, em seu blog, que a McLaren vai recorrer da decisão dos comissários que confirmaram o resultado da corrida.
    Ou seja, como diria o Burti, o título de Raikkonen não está 100% garantido. Graças à cara de pau da McLaren, que deveria enfiar a viola no saco e sair de fininho.

  14. tonhito disse:

    ponto final, vamos a próxima temporada e que a ferrari na cague com o felipe tanto como esse ano.

  15. CaioZer0 disse:

    Com o uso do bom senso e da razão as coisas sempre terminam sendo justas, o problema é quando faltam inteligência e boa vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>