MENU

2 de outubro de 2007 - 12:00Notícias, Vídeos

Vídeo do acidente: Vettel x Webber x Hamilton

Um fã japonês que estava nas arquibancadas conseguiu o que a Fuji TV não foi capaz: captou o acidente entre Sebastian Vettel e Mark Webber durante uma das entradas do Safety Car no GP do Japão.


Realmente, o brake test de Hamilton produziu o incidente. Lógico, somado à distração do novato Vettel.

Comentários do Facebook

comentários

28 comentários

  1. Garcia disse:

    O que eu não concordo em relação ao Webber é que por segurança poderia ter passado Hamilton e depois devolvido a posição, isso não acarretaria punição!!!

  2. Max disse:

    Seria o sonho se o Hamilton for desclassificado, assim até o Haikonen entraria na briga pelo titulo. 3 pilotos disputando o campeonado nas duas últimas corridas!!!

    Olhando esse video, realmente tem-se a impressão de que o Hamilton iria parar por problemas, algo que foi declarado pelo Vettel e Webber. Na verdade, o Webber deve ter assustado ao ver que o Hamilton não estava parando e que corria o risco de ultrapassá-lo, o que ocasionaria uma punição. Assim, reduziu muito e o Vettel (distraido) veio em cima.

    Outra coisa, conforme publicado no Grande Premio, o regulamento exige uma distância do lider em relaçao ao safety car equivalente a 5 carros. No video parece que o Hamilton até colocou o bico na frente do SC. Apesar de o Hamilton estar colado no SC, não me lembro de outros pilotos, em outras ocasiões, que tenham respeitado essa distância… Se o Capelli tiver algo em seu acervo e puder postar para gente ver se essa regra é cumprida, seria interessante.

    Pena que o japa “amarelou” e cortou um pedaço da filmagem, de toda forma, valeu demais.

  3. Anonymous disse:

    04/10/2007 – 07h44
    FIA abre investigação sobre vitória de Hamilton no Japão
    Das agências internacionais
    Em Xangai (China)
    A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quinta-feira que abriu investigação sobre a vitória do inglês Lewis Hamilton no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, realizado no último fim de semana.

    Alguns pilotos, como Mark Webber, da Red Bull, reclamaram do comportamento na pista do líder do campeonato, principalmente pelas suas manobras atrás do “safety car”.

    “Novas evidências apareceram, e a organização está analisando”, disse um porta-voz da FIA em Xangai, na China, onde acontece, neste fim de semana, a penúltima etapa do Mundial de F-1.

    A entidade não explicou quais seriam as “novas evidências”, mas especula-se que a FIA recebeu um vídeo com cenas do acidente. Nenhuma câmera oficial captou a batida.

    Na prova japonesa, Webber e Sebastian Vettel, da Toro Rosso, colidiram quando estavam atrás do inglês. Os dois chegaram a afirmar que uma freada brusca na molhada pista foi responsável pelo choque que os tirou da disputa.

    Inicialmente considerado responsável pelo acidente, Vettel foi penalizado com dez posições para a disputa do GP da China. De acordo com o site da renomada revista “Autosport”, Hamilton poderia sofrer a mesma sanção. A expectativa é que o inglês encontre os organizadores ainda nesta quinta.

  4. Anonymous disse:

    Garcia:Lógico que a camera é boa afinal é japones hehehehe!
    Mas mudadndo de assunto!
    No meio de um diluvio desafio qualquer um tentar parar sem bater no da frente,somando visibilidade precaria ew tudo mais que vcs tem direito!!!
    Isso de quem bate atras é sempre o culpado a controversias,tem que analisar todos os pontos pra dai sim apontar um culpado!
    Ta todo mundo culpando o Vettel,mas e o Hamilton eo Webber tbm tem suas culpas sim!!!
    1° o Hamilton ele sabe muito bem que sc não corre muito,ele ta uma esticada chega na curva praticamente encima do sc e freia bruscamente,quem vem atras vê oque???
    Quase nada certo?
    Quando percebe que ta encima do Hamilton,pra não ultrapassar crava os freios tbm!
    Já viram engavetamento de carros???
    Tem varios videos no youtube mostrando acidentes onde um carro para,outro não consegue frear a tempo dai vem um atras do outro!
    é a mesma coisa na F1,com chuva pior ainda!
    Agora punir o Vettel por causa disso????
    Ai sim é palhaçada!!!
    Essa fia ultimamente anda fazendo cada burrada que ta louco!!!

  5. Garcia disse:

    Eu também andei escrevendo “break” ao invés de “brake”…

    Sobre o acidente acho que a diretiva do negócio é outra, o Hamilton estava muito distante do pelotão, e não fez o brake test, tanto que quando ele percebe que vai passar o SC joga o carro praticamente para fora da pista, me pareceu muito mais que o Webber que se desesperou para não ultrapassá-lo, algo que Vettel deveria ter previsto que ele faria…

    O Webber para muito de repente, estranho…. talvez por medo… poderia ter passado o Hamilton numa boa, é só devolver posição!!!

    Piloto precisa aprender regra, não estou criticando o Webber pois ele não foi culpado sozinho pelo acidente, fez parte de um conjunto, mas deveria sim ter passado o Hamilton e devolvido a posição, diminuiria o próprio risco de ser acertado!!

    ps. Boa a câmera do cara, hein?

  6. Zé Eduardo disse:

    Bem observado, simonriemann. Errei.
    Abçs,
    Zé Eduardo

  7. Anonymous disse:

    Que safado esse Hamilton. Devia ser punido sim. Culpa toda dele.

    Lauda

  8. DOWNFORCE.PT disse:

    Não acho que o Vettel tivesse que ser penalizado mas também não é o caso de o Hamilton ser tão inocente assim! Eu entendo que aquela freada não foi inocente e o facto de ele abrir a trajectória ainda menos… se ele ficasse no mesmo sítio após o brake-test provaelmente era envolvido no embate.

    Não acho que ele tivesse de ser penalizado porque creio que o regulamento é omisso neste caso, ou pelo menos ambíguo, mas o Hamilton sabe bem o que fez e com que objectivo, gente!

  9. simonriemann disse:

    Não acho que o Hamilton tenha sido imprudente, ele até abriu a curva… Vacilo do Vettel…
    E Zé Eduardo, foi o Montoya quem bateu no Schumacher, e não o contrário. Schumi vinha em uma impressionante sequência de vitórias até ser albarroado pelo colombiano no túnel do principado. Abraços.

  10. Capelli disse:

    Claro gente, brake test… tá certo. Já corrigi, obrigado. :)

  11. Fernando Horta disse:

    foi literalmente um “break” test ;)

    acho que deviam mudar as regras quanto ao safety car, obrigando os pilotos a se comportarem atrás dele, sem ficar essa putaria de acelera-freia-acelera-freia.

  12. Felipe Paranhos disse:

    Também acho que o Vettel vacilou. Acho a manobra do Hamilton válida, mas concordo com o Galvão (aaaaaarghhh!!!) quando ele disse que ele parecia fazer esses brake tests para provocar uma ultrapassagem involuntária do segundo colocado sobre ele. Pra mim, a abertura do traçado que ele faz é por esse motivo. Mas não há nada de errado nem de desonesto nisso.

  13. Caio disse:

    Bateu atrás, tá errado, ponto final.
    É um erro primário, todo mundo que sabe dirigir uma carroça sabe que bater atrás é ridiculo, um piloto de F1 não pode cometer este erro.

    E apenas uma pequena correção Capelli:
    é Brake test e não break test okay! ^^

  14. Anonymous disse:

    odeio criticar o lewis torço muito para ele ser campeão mas ele foi um pouquinho desatento também

    ele até admitiu que não queria atrapalha los e até ficou feliz de ver os outros atrás dele ele ficou triste

    mas mudando de assunto alguém se lembra do badoer chorando quando estava em quarto? de …Minardi

    o carro quebrou e ele imediatamente
    chorou em seu carro quebrado

    cassio

  15. Marcio disse:

    Não acho que foi culpa do Hamilton. O Vettel, sim, foi muito distraído. Uma pena, o cara estava fazendo uma corrida espetacular até então.

  16. Anonymous disse:

    A realização é que foi um acidente tremendo!

  17. CaioZer0 disse:

    Concordo 100% com os 2 Eduardos acima! ;]

  18. Dr. Risardo F. Caldas disse:

    O Hamilton não fez nada demais. Ele nem estava na trajetória dos outros pilotos. O Webber poderia ultrapassá-lo e depois devolver a posição sem problemas. Dá pra ver claramente que o Vettel se distraiu, pois o Webber não freou bruscamente, mas como o Vettel estava muito perto, não deu tempo de evitar a batida.

    Tem gente que não quer perder uma oportunidade para criticar o Hamilton…

  19. Zé Eduardo disse:

    Concordo que ninguém fez nenhuma manobra ilegal. É sabido que os freios dos F1 só funcionam bem quando estão quentes (lá pra 700 graus). A culpa foi do Vettel, que se distraiu. Mas não acho que seja o caso de punição. O Schumacher quando acertou o Montoya em Monaco não foi punido. A maior punição do Vettel já foi o abandono na corrida. Não precisava mais do que isso.

  20. Eduardo Cruz disse:

    Engraçado o pessoal reclamar do Hamilton, do Webber. O próprio Vettel, quando parou, disse que o que causou o acidente foi uma distração sua. O Hamilton abriu a curva, só pra fazer um traçado diferente e sair do safety car. Ele (Vettel) disse que se distraiu olhando pro Hamilton e não percebeu o quanto estava perto do Webber. Quando percebeu, tentou frear, mas… todo mundo já sabe o que aconteceu.
    Não vi manobra ilegal de ninguém. O Vettel foi infeliz na corrida mais feliz da vida dele e só provou o que todo mundo diz o tempo todo: andar na chuva requer atenção total. Um segundo de distração pode ser fatal. Foi o que se viu.

  21. Jean disse:

    Torço pro Hamilton vencer este campeonato, mas achei no minimo estranho as manobras dele durante o Safety Car na pista. Ficar freando e reacelerando bruscamente como fez.

  22. Anonymous disse:

    não é por nada não mas acho que nessa o Hamilton não foi culpado e nem fez brake test, como fez com o Alonsoi em outros momentos da corrida, para mim , ele quase passa o safety car e dá uma reduzida, não vi nenhuma freada brusca, e abre bem a curva, se reparar ele nem fica realmente na frente do Webber e este quando freia o Vettel vem e pimba, distração pura, assim como foi com o Schummi em Mônaco com o Montoya.

    abs

    Marayl

  23. Anselmo Caparica disse:

    Eu não achei nada demais no que o Hamilton fez. Aliás, ele até abriu a curva generosamente e estava distante do Webber e do Vettel. Abraços!

  24. Zé Eduardo disse:

    E o penalizado foi o Vettel…

  25. Tempest disse:

    Acho que um dos grandes pontos fracos deste GP são as câmeras. Não pegaram direito o acidente do Alonso, o do Vettel… Deixou a desejar

  26. Thiago disse:

    o Hamilton foi é imprudente, isso sim!

  27. Kirk disse:

    Realmente o Hamilton diminuiu demais, so que o Weber tambem tem cupla no cartorio.

    O Weber culpou o Vettel dizendo que ele estava desatento e por isso houve a batida mas se voce perceber o proprio Weber ja tinha passado o Hamilton na hora da batida, ou seja, tambem esta meio desatento – senao ele teria diminuido sua velocidade antes, inves de frear de vez no meio da curva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *