MENU

7 de novembro de 2007 - 11:16Análises, Notícias

Novas peças se movimentam


No jogo de xadrez “o destino da McLaren e de Alonso após o rompimento”, novas peças se movimentaram hoje. Frank Williams confirmou sua promessa de manter Nico Rosberg e o anunciou oficialmente como piloto principal da equipe em 2008, ao lado do novato Kazuki Nakajima. A notícia traz em si alguns significados:

1) Alonso não vai mais para a Williams (a hipótese era mesmo remota);
2) Rosberg não assume a vaga do espanhol na McLaren;
3) Nelson Angelo Piquet não correrá pela Williams no ano que vem. Nem Fisichella.

O torcedor brasileiro que espera ver o filho de Nelson Piquet na F1 no ano que vem, terá que torcer para que Alonso não assine com a Renault. Se assim o fizer, o brasileiro deve ficar mais um ano no banco de reservas, a menos que Heikki Kovalainen assuma um cockpit da McLaren.

A vaga na equipe prateada também tem Adrian Sutil como candidato, que tem a seu favor o fato de ser veloz, alemão e amigo de Hamilton. Mas tenho minhas dúvidas se Ron Dennis desejaria ter dois titulares tão jovens e inexperientes. Os erros de Lewis nesta temporada devem ter ensinado alguma lição para o dirigente.

Justamente por isso, cresce a possibilidade da McLaren contratar alguém mais calejado e segundo piloto por natureza. Numa associação direta, muitos cogitaram Barrichello no time, o que acho improvável. Giancarlo Fisichella seria até uma opção mais plausível. Possível mesmo é a ida de Nick Heidfeld caso Alonso acerte com a BMW, mas o alemão está longe de representar um bom companheiro que não ameace. Por isso, julgo que a vaga ficará é com Pedro de la Rosa. Além de ser experiente, ter total confiança do time e não assustar Hamilton, ainda agradaria os patrocinadores espanhóis que permanecerem na equipe mesmo com a saída de Alonso.

E o bicampeão, como fica? Sem Williams e muito provavelmente sem Toyota (que, talvez numa cortina de fumaça, confirmou hoje a negociação com Timo Glock), restam Renault, BMW e Red Bull. O ultimato de Briatore vence hoje, mas na prática isso não quer dizer que o espanhol está fora do time francês caso nada seja anunciado. O cerco vai se fechando e vejo Alonso cada vez mais vestido de branco, amarelo e laranja.

Comentários do Facebook

comentários

17 comentários

  1. Guilherme Daroit disse:

    E o Liuzzi? Vai ser piloto de testes?

  2. Janus disse:

    Sobre o DLR, fico pensando na importância que ele tem para os patricinadores, e só posso chegar a uma conclusão, na verdade: se depois de todas as, desculpe, ca-ga-das que ele aprontou ano passado, ainda assim teve o seu contrato renovado, acho que a presença dele é muito importante sim para o Santander. Claro, tem também o lado da McLaren precisar dele para desenvolver o carro, agora que o Alonso saiu e sem poder contar com Hamilton para isso. Mas me parece que tem dedo espanhol forte nessa renovação também. E não vamos esquecer que, por exemplo, em 2007 o DLR faturou mais que o Hamilton.

  3. Nahuel Ibañez disse:

    i’m with gustavo lucena..

    bmw have 2 drivers officialy..

    alonso is oput of bmw in 2008..taht’s sure..

    i think redbull in the next season..

    abraço!

    Nani,.,,

  4. André disse:

    Capelli, o que vou escrever não tem nada a ver com a noticia, mas não vi outro modo de me comunicar com voce…
    Queria sugerir que voce fizesse mais uma de suas famosas pesquisas capelianas, desta vez para descobrir quais foram e são os pilotos canhotos de F1. Digo isso, porque o Senna dava enorme importancia ao fato de ser canhoto estar relacionado com o seu talento. Pode ser que varios outros bons pilotos eram canhotos também, será que tem algum a relação?

    Valeu, abraço!
    André

  5. Eduardo disse:

    Capelli,

    O Nelsinho com certeza vai ser titular ano que vem na Renault. E é 99% de chances do Fisichella aposentar. Informações direto do staff da Renault.

  6. Gustavo Lucena disse:

    Capelli, eu apostaria nas seguintes combinações:

    Ferrari/Ferrari-V8
    1-Raikkonen
    2-Massa

    BMW/BMW-V8
    3-Heidfeld
    4-Kubica

    Renault/Renault-V8
    5-Alonso(?)
    6-Piquet(?)

    Williams/Toyota-V8
    7-Rosberg
    8-Nakajima

    Red Bull/Renault-V8
    9-Coulthard
    10-Webber

    Toyota/Toyota-V8
    11-Trulli
    12-Glock

    Toro Rosso/Ferrari-V8
    14-Vettel
    15-Bourdais

    Honda/Honda-V8
    16-Button
    17-Barrichello

    Super-Aguri/Honda-V8
    18-Sato
    19-Davidson(?)

    FOI/Ferrari-V8
    20-????
    21-????

    McLaren/Mercedes-Benz-V8
    22-Hamilton
    23-Kovalainen(?)

    (?)= a confirmar

  7. Capelli disse:

    Leah, sei da notícia sim. Mas eu, sinceramente, duvido que Briatore se desfaça de Kovalainen se não arrumar bom cockpit para ele.

    Se o finlandês não for para a McLaren, duvido muito que Nelsinho seja promovido a titular e Kovalainen volte para o banco.

    Posso estar errado, mas duvido.

  8. Anonymous disse:

    A verdade é que se alonso for para a Renault e a equipe mantiver o Nelsinho,teremos que ver mais uma vez um brasileiro fazendo escolta para outro piloto.Muito menos pelas qualidades do brasileiro,mas pelo fato de Alonso não querer mais correr riscos e exigir ser primeiro piloto inconteste.

  9. Herik disse:

    Não acredito em De La Rosa na McLaren. Além de não ser um piloto de primeira linha (em termos de F1, claro) ele foi, ao que parece, o único aliado de Alonso dentro da equipe, inclusive no caso dos e-mails. Portanto, penso que seria um erro colocar o “Mini-me” do Alonso para correr.
    Depois de tudo o que aconteceu nesse ano, claro está que a McLaren tem um 1º piloto, Hamilton. E para ele todos trabalharão. E acredito que Dela Rosa não seria esse companheiro.
    Piquet deve ficar na Renault mesmo.

  10. Leah disse:

    Ola Capelli,

    Faz alguns meses desde que sigo assiduamente ao teu blog. Meus parabens. Voce por caso ja deu uma olhadinha nessa noticia?

    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL172470-1311,00.html

  11. Anonymous disse:

    Não tem problema pro Nelsinho o Alonso na Renault, se vc leu as ultimas noticias Alonso e Nelsinho estariam na Renault e Kovalein na Mclaren.

  12. André disse:

    Eu acho que se o Alonso tiver uma cabeça mais voltada aos negócios, vai escolher ou Toyota ou Renault. São as únicas equipes atrativas dentre as disponíveis, e são as únicas que podem bancar o salário do espanhol. A BMW já está ocupada e a Red Bull apesar de ter desempenho mediano, não é uma empresa com o potencial de negócios das duas primeiras. A Renault tem a possibilidade de ter um carro melhor no ano que vem, assim como a Toyota, e o Alonso pode muito bem querer gastar um ano na equipe nipônica para desenvolver o carro. A não ser que seja uma questão de dinheiro, acho que o Alonso não quer voltar para a equipe onde esteve, simplesmente pela ambição de querer ganhar em outra equipe.

  13. Janaina disse:

    De la Rosa não!! Como já disseram, ele não tem bom ritimo de corrida… seria então: Hamilton contra as Ferrari. Até que ponto isto é bom pra Mclaren?? Se bem que que as chances do espanhol são enormes mesmo…

  14. Capelli disse:

    Calloni, a notícia do Barrichello andou circulando pela Internet, na onda da boataria. Para mim, é uma hipótese risível.

    A do De la Rosa eu não acho tão improvável assim. Óbvio, ele não é o Alonso, mas pelo menos haveria um piloto da nacionalidade do patrocinador correndo. Melhor do que apoiar dois gringos.

    Lembrando que, durante alguns meses, o mesmo De la Rosa foi cotado como provável companheiro de Alonso em 2007. Hamilton só apareceu mais tarde.

  15. calloni disse:

    capelli quem ta chutando essas coisas pra vc? nao sei o que eh mais engraçado… barrichello na mclaren ou de la rosa agradar patrocinador… vem ca, imagina o santander, foi la meteu grana preta na mclaren em funcao de um BI CAMPEAO… ai a mclaren entrega DE LA ROSA… nao sei como isso iria agradar qualquer empresa viu… Eh igual na epoca Senna, Piquet e Gugelmin, alguem investir no Senna e levar um Gugelmin no cockpit… abs

  16. Smirkoff disse:

    A McLaren tem mais opções na casa: Gary Paffett e Bruno Spengler. Duvido que a equipe fechasse com dois ingleses, mas o franco-germano-canadense Spengler pode ser uma surpresa; além disso, descontando as duas últimas corridas, Hamilton já mostrou que pode se comportar como um veterano.

  17. Don Corleone disse:

    Capelli, o de la Rosa seria a opção mais natural. Mas 2007 foi ano desastroso p/ Woking. E o espanhol não tem um bom ritmo de corrida. Longe disso, fica sempre do meio p/ trás. Vale a pena? Eu acho que nessa estória toda, quem pode se dar bem é o Kovälainen. Se for p/ a McLaren, não terá a obrigação de andar na frente, nem de Hamilton. Se for melhor que Hamilton, o mundo cairá em cima do inglês. Se for pior, vão falar que é boicote. Esse finlandês pode dar um bom salto no ano que vem…

Deixe uma resposta para Anonymous Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *