MENU

11 de janeiro de 2008 - 22:50Análises

E deu Fisico


O comentário chega um pouco atrasado, mas ainda em tempo. Giancarlo Fisichella venceu o “vestibular” para piloto da Force India e foi anunciado ontem como titular da equipe para 2008.

Numa primeira análise, parece má notícia. Mas não é. Embora concorde que Fisichella já não tenha mais muito futuro na Fórmula 1, sua contratação acena para uma visão mais profissional que Vijay Mallya traz à gerência da equipe. Nos tempos de Spyker, Midland ou nos últimos suspiros sob o nome Jordan, a contratação de pilotos fracos com o bolso recheado sempre foi a ordem do dia. O instinto de sobrevivência prevalecia sobre qualquer planejamento e, não por acaso, o time foi trocando de donos por três anos consecutivos. Com a contratação do italiano, Mallya afirma, nas entrelinhas, que a equipe trabalhará almejando algo além da simples subsistência.

Fisico, que não deve custar barato, garante experiência à Force India e pode ser o parceiro ideal para Adrian Sutil. O italiano não costuma ser constantemente rápido em corridas, mas sua bagagem de 13 anos pode ajudar no desenvolvimento do carro e na orientação ao companheiro novato. Sutil demonstrou muito talento em 2007, mas também errou além da conta. A presença de um piloto mais experiente no cockpit ao lado pode fazer do alemão um dos principais destaques da próxima temporada.

Se, por um lado, acreditava que Fisichella não tinha mais nada a acrescentar à F1, por outro entendo que é mais positiva a presença dele na categoria do que de pilotos pagantes da estirpe de Christijan Albers, Sakon Yamamoto, Yuji Ide ou Narain Karthikeyan. Dos males, o menor. Fisico pagará o mico de andar na rabeira do grid em 2008, mas pelo menos garante o bom nível de pilotos no campeonato que se inicia em março.

Comentários do Facebook

comentários

11 comentários

  1. Anonymous disse:

    Ide foi vice na F-Nippon e o Monteiro foi vice na F-Nissan, atrás do Kovalainen e na frente do… rapidissimo Karthikeyan. Que aliás, foi totalmente dominado pelo Monteiro ao fim de poucas corridas.
    O pódio foi um pouco de sorte, mas a corrida de Spa foi brilhante. Ficou na frente do Massa, que tinha um Sauber.
    O Monteiro não está na F1 porque simplsmente se fartou de estar a correr lá atrás sem objectivos.
    Não, não é um grande piloto, mas é bem melhor que estes outros e merecia mais. Mas pelo menos soube sair dignamente, ao contrário de outros que insistem em ficar e ficar…

  2. Fernando Akira disse:

    Diga-se de passagem Fisichella aonda falando mais que a boca ultimamente.
    Uma matéria do Grande Prêmio, onde ele disse que NUNCA recebeu um carro vencedor.
    Essa palavra NUNCA foi meio sem pensar, só pode ser… Os anos que o Alonso foi campeão foi porque o carro era ruim então? Esse nunca ai… olha boca Fisico… Querendo se auto proclamar primeiro piloto ainda, tá folgadinho hein.
    Não duvido que esse ano ele corra, vvá até um certo ponto reclamando a torto e direito do que tem e abandona a carreira no meio.

  3. Verde disse:

    Monteiro? O único título desse cara foi em uma categoria B da Porsche na França em 1997… ele é um desses pilotos que ninguém tem coragem de bater só porque é simpático e porque teve algum lance de extrema sorte que o deu alguns pontos. Um caso bem próximo ao dele é o do Pedro Paulo Diniz.

    Compará-lo com Albers é uma ofensa ao holandês. http://www.youtube.com/watch?v=lg3u-ts6YKQ

    Ide foi vice da F-Nippon.
    Karthikeyan foi um dos pilotos mais rápidos do automobilismo de base do começo dessa década.

    Talvez o Yamamoto esteja no seu nível. Ambos não conseguiram nada de interessante em categoria importante nenhuma do mundo.

  4. GSB disse:

    Não sei qual era o problema do Monteiro. Com um carro igual, faziam melhor? Não me parece..

  5. Anonymous disse:

    “lmpa, um pouco de cultura geral não lhe faria muito mal: Tiago Monteiro não era piloto pagante…”
    O gsb tem toda a razão, ele não era um piloto pagante, era só pagante mesmo…

  6. Felipe Maciel disse:

    Tenho duvidas de que o Fisichella vá ser tão eficiente no desenvolvimento do carro – vide o R27 – ou para ensinar algo ao Sutil. Tá certo que o alemão errou muito, mas foi no começo da temporada. Depois que se acostumou com um carro de fraca aerodinâmica, fez bonito em provas como a do Japão e de Spa. Mas concordo que dos males o menor considerando Albers, Sakon Yamamoto, Yuji Ide ou Narain Karthikeyan.

    No lugar do Mallya eu escolheria o Klien ou o Tonio, antes que o Fisico se revele um Ralf Schumacher nesta temporada. O único ponto que vejo a favor do italiano é que ele costuma render mais em times pequenos ou médios que em time grande. Enfim ,vamos ver no que vai dar.

  7. vermeulen disse:

    Concordo, a principal função do italiano será auxiliar o jovem Sutil. Para o alemão, a contratação de Giancarlo será muito bem-vinda.

    Mas alguém leu o que Fisichella declarou ontem? Disse estar decepcionado com a Renault porque “o carro vencedor que eles me prometeram nunca chegou.” Para refrescar a memória do italiano, em 2005 e 2006, ele guiou o carro campeão mundial e só venceu duas corridas. Alonso, com o mesmo carro, venceu catorze e foi bicampeão mundial. O que mais Fisichella queria que a Renault fizesse por ele?

    Há certas coisas que sou incapaz de compreender.

  8. GSB disse:

    Impa, um pouco de cultura geral não lhe faria muito mal: Tiago Monteiro não era piloto pagante…

  9. lmpa disse:

    Não incluiu o Tiago Monteiro na lista dos pilotos de bolsos cheios que nada acrescentaram à F1. Esquecimento ou algo diferente?

  10. Hans Loures disse:

    “Não é uma questão de ganhar ou perder
    É uma questão de glória e orgulho
    Algumas vezes você faz coisas apenas porque acredita nelas
    Acredite comigo, eu quero competir com os melhores do mundo
    Eu quero que o mundo todo saiba que a Índia chegou
    Eu quero que o mundo sinta a força de um bilhão de sonhos
    Junte-se à força!
    Vamos todos ser Force India.”

    vai que os indianos gostam da ideia e peguem insensos da sorte e coloquem em cima da TV sei lá né

  11. Hans Loures disse:

    Porque pagará mico??
    você nunca sabe como a FORCE OF INDIA!!!! virá, se ela vir boa, ele pode fica no meio disputando com as willians e saubers (comparando com o nivel de 2007)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>