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14 de abril de 2008 - 23:34Curiosidades, Notícias

Ferrari testa bico revolucionário


A Ferrari levou à pista hoje em Montmeló uma novidade aerodinâmica que deve estrear oficialmente no GP da Espanha, daqui a duas semanas. Trata-se de um novo bico, com um furo no topo, na altura da suspensão dianteira, para melhorar o fluxo de ar e gerar mais downforce na frente do carro.

O mais curioso é que esta idéia nasceu, em agosto do ano passado, de um fã de automobilismo, estudioso da área técnica. Ele postou esta sugestão de bico, na época, no fórum F1technical.net.


Alguns meses depois, uma das principais equipes da Fórmula 1 pega a idéia e aplica. Para quem ainda não se deu conta, é apenas mais uma prova da revolução digital e do poder que a Internet tem.

Felipe Massa foi o mais rápido hoje, com um tempo quase 3s melhor que o segundo colocado Alex Wurz. Mas tal diferença não se explica só pelo bico esburacado. O brasileiro fez sua volta voadora com pneus slick, novidade para 2009 que também está sendo testada.

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comentários

25 comentários

  1. Tatú disse:

    Se a Ferrari quiser pode até colocar uma radiadorzinho ali para amenizar o chulé do Raikonnen e do Massa

  2. Ituano Voador disse:

    Cara, essa idéia é mais velha do que andar para a frente. Na F1, o Lotus 80, que correu em 1979, usava exatamente esse desenho no bico do carro. E, ainda antes disso, o Chaparral de 1966 já trazia essa inovação aerodinâmica. Logo, logo, alguém vai colocar um desenho “revolucionário” de carro-asa nesse tal site e ainda vão fazer furor em cima disso…

  3. Anonymous disse:

    Bela porcaria. O desafio não era pensar nisso, era arrumar espaço pra fazer….

  4. Luciano, o B disse:

    Capelli, dê uma lida no blog do Livio, na no site do Estadão que ele conta bem de onde veio a idéia…

  5. Anonymous disse:

    A Ferrari copiar a idéia de um site, sem pagar nada por isso, pode.
    A McLaren copiar a idéia da Ferrari, sem pagar nada por isso, não pode.

  6. Victor disse:

    Não, bicho… dá pra ver a asa no topo da foto. A foto foi tirada do alto, na saída do carro da “garagem”.

  7. Rodrigo C. S. disse:

    capeli… se vc reparar o desenho da entrada de ar inovadora no bico da ferrari, parece que o ar entra de cima, para baixo, e naum de baixo para cima como mostra o esquema… foi o que me pareceu.
    abraço

  8. Anonymous disse:

    nussa gente
    quem “anda” de avião vê isso….o Slot tem o mesmo desenho!!!!
    faz com que o ar que entre, atravesse o duto e na saída acompanhe o perfil em escoamento linear (sem trubilhonamento, limpando o fluxo de ar no perfil)…simples assim

    http://www.centennialofflight.gov/essay/Dictionary/Flight_Control_Surfaces/DI104.htm
    na primeira imagem aparece o funcionamento

    pegaram um conhecimento amplamente utilizado e aplicaram de outra forma, com outra intenção, mas o funcionamento é o mesmo!

  9. André disse:

    Eu acho que ninguém pode se achar o dono dessa ideia. Trata-se de uma aplicação simples de física, da qual eu também já tinha pensado. Aposto como muitos de nós já pusemos um canundo num copo d’água e assopramos com força perpendicularmente à entrada do canudo, fazendo o líquido subir por ele. É básico, simplesmente básico. O que a Ferrari deve ter conseguido é aproveitar o fenômeno sem prejudicar outras áreas, como deve acontecer na maioria das vezes. Vocês não podem esquecer que lá existem engenheiros aerodinâmicos competentes que dominam física de fluidos. Certamente todos eles já tiveram muitas ideias simples e outras que nunca passaram pelas nossas cabeças, mas que nunca foram aplicadas por comprometerem de alguma forma outras qualidades do pacote aerodinâmico.

  10. Anonymous disse:

    putz, se é o galvão que fala isso todo mundo malha ele…

    aonde que logos da shell, alice e martini estão virados para a camera oboard ??? ta loco ?
    a ponta do bico do carro é no canto superior esquerdo, e não no canto inferior direito, como pensaram ai em cima ….

  11. Vinicius disse:

    Eu também ouvi falar que outras equipes testaram com pneus slicks. Alguém tem mais alguma informação?

  12. Natal Antonini disse:

    Me lembro que numa 4Rodas da década de 80 tinha um desenho semelhante, se não me engano era numa Lotus, vou ver se acho.

    Abraço,
    Natal Antonini

  13. Eduardo disse:

    A!!!
    Se eu soubesse desse site!
    Eu tinha tido a idéia das calotas antes da ferrari começar a usar.
    Depois tive a idéia de pintar propagandas antes deles pintarem aquela roda nojenta.
    Tenho um monte de idéias pra F1, mas é tudo segredo…

  14. Marcelo disse:

    na verdade….segundo consta num comentário feito naquele site…a ferrari copiou a idéia de um carro da década de 80
    http://fotos.vivito.net/fotosend-1230990227.jpg

    portanto…nada de cria..tudo se copia e re-copia

  15. Moss disse:

    Eu me recuso a acreditar que realmente é séria essa história de acreditar que um zé mané postou isso no F1tachnical e a Ferrari copiou. É pensar a F-1 de forma completamente amadora imginar algo assim.

    Essa idéia é antiga, como já disseram, e a Tyrrell até tentou fazer algo parecido com o bico alto do início dos anos 90…

  16. Aderson disse:

    A honda resolveu adaptar umas asas na parte superior do bico, parecido com que a BMW usa.
    Fiquei impressionado com a asa traseira da mclarem no carro do pedro de la rosa. No estilo 500 milhas de indianapolis, quase flat. E na parte debaixo dessa asa tem um “garfo” esquisito.

  17. Bruno disse:

    é. ontem eu tava olhando esse bico e fazendo uns desenhos a partir de umas fotos. esse downforce que é gerado, além de ja ser ar que vem de uma área de downforce, faz pressão onde os engenheiros querem, exatamente em cima da suspensão, e sem efeito colateral, visto que esse ar vai de encontro ao capacete do piloto, e depois passa por baixo da asa traseira. em compensação, ele “rouba” ar que iria em direção ao assoalho do carro, agora, quanto e como a ferrari resolveu isso, deve ser segredo de estado.

    feliz do engenheiro que criou isso.

  18. Leo Felline disse:

    oh capelli
    eu não acompanhei esse primeiro treino na espanha muito profundamente, mas fui ver as fotos e os tempos depois, e se você puder me confirmar…
    deu pra ver que pelo menos honda, mclaren, rbr, testaram muito com pneus slick não só ferrari.
    e outra coisa a honda apareceu com a asa traseira diferente, a mclaren com a asa que correu em monza ano passado, e a renault com o desenho “bigorna” da rbr.
    se puder me confirmar, agradeço
    abraço

  19. Diego disse:

    Eu to acompanhando isso desde o início lá naquel eforum, o cara meio que se inspirou na F50 e alguns carros de rua que tem algo parecido, pegou um pouco de photoshop e fez esta ideia.

    Ele devia trabalhar para a Ferrari!

  20. Anonymous disse:

    fala capelli… claro que nao eh novidade pra vc.. mas ha outra coisa nessa foto que mostra como a tecnologia muda conceitos… veja o logo da shell e da Alice e um pedaco do martini… todos voltados para a camera bordo.. agora desce um pouco o seu proprio blog e veja a foto dos carros das antigas… abs calloni

  21. Anonymous disse:

    Na verdade essa idéia pro bico já foi considerada há muitos e muitos anos atrás, na própria F1 aliás.

    Longe de ser uma “idéia inédita de um cara num fórum da internet”…

  22. Pezzolo disse:

    será capelli? me parece viagem demais um projetista que estudou anos copiar uma coisa de um forum na internet… mas.. tudo é possivel

  23. Bruno Said disse:

    É uma idéia meio óbivia.
    Tão óbvia que é daquelas que geram comentários do tipo “como nunca pensei nisso antes.”

    O pior que muito provavelmente o cara do fórum que teve a idéia dificilmente tirará lucros disso.

    É a velha máxima:
    Nada se cria. Tudo se copia.

    E a internet só acelerou isso…

  24. Carlos Cezar disse:

    Muito interessante essa notícia Capelli. E ela acaba servindo também de estímulo para que mais pessoas façam o que o inventor desse bico fez.

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