MENU

28 de maio de 2008 - 20:46Notícias

A prova do crime


Adrian Sutil perdeu um quarto lugar praticamente garantido em Mônaco graças a uma enorme bobagem de Kimi Raikkonen. Porém, logo após a prova, a direção de prova procurou a Force India para repreender o piloto por ter efetuado ultrapassagens sob bandeira amarela. Ainda que tivesse chegado ao final, provavelmente seria desclassificado.

A imagem do lance é esta acima, quando Fernando Alonso e Nick Heidfeld se enroscaram na Loews. Formado um congestionamento no grampo, Sutil foi espertinho e, assim que surgiu uma brecha no traçado, superou Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello e Kazuki Nakajima de uma vez. Mas tudo isso enquanto uma bandeira amarela era agitada, o que proíbe ultrapassagens no local. Na manobra, o alemão saltou da 11ª para a sétima posição, já que também ganhou o posto de Alonso, que foi aos boxes trocar o bico de sua Renault.

A foto é clara e não deixa dúvidas de que Sutil agiu ilegalmente e merecia punição. Mas uma pergunta fica no ar. Se tudo aconteceu na 14ª volta, por que o piloto não recebeu um drive-trough até abandonar, na 67ª volta? Os comissários tiveram mais de 50 voltas, quase uma hora e meia, para resolver o caso e nada fizeram. Apesar de estarem cobertos de razão, uma desclassificação apenas ao término da corrida seria cruel demais. Mais até do que o acidente provocado por Raikkonen, que causou uma crise de choro no jovem piloto da Force India.

Comentários do Facebook

comentários

18 comentários

  1. Nikolas Spagnol disse:

    A punição para esse tipo de coisa tinha que ser igual quando o sujeito ganha posição cortando chicane: deixar o outro passar, ou então levar drive-through.

    Não dá pra esperar que todos fiquem “em fila” esperando a confusão lá na frente ser resolvida. Às vezes o piloto que tá mais atrás consegue sair justamente porque não está encaixotado atrás de um carro parado.

    A direção de prova comeu mosca em não ter aplicado a punição de imediato.

  2. Anonymous disse:

    Durante a Bandeira Amarela provocada pela colisão de Alonso em Heidfeld na curva Loews, na 13a.volta, Adrian Sutil(então 11.lugar) ultrapassou Piquet(10.lugar), Barrichello(9.lugar) e Nakajima(8.lugar), mesmo estando ainda a Bandeira Amarela sendo tremulada pelos fiscais.

    Foto 1:

    Alonso à caça de Heidfeld, pouco antes do Hairpin

    http://img81.imageshack.us/img81/6111/image33pn7.jpg

    Veja posição de Nakajima (8.)

    Foto 2:

    Alonso acerta Heidfeld – Bandeira Amarela tremulada

    http://img61.imageshack.us/img61/6759/image31my2.jpg

    Posição Barrichello(9.) Piquet(10.) Sutil(11.)

    Foto 3:

    Ainda sob Bandeira Amarela,

    Sutil passa Piquet, Barrichello e Nakajima

    http://img65.imageshack.us/img65/8556/image32ip4.jpg

    YouTube da colisão:

    http://www.youtube.com/watch?v=JTSHLEuEja4

  3. Saco de Gatos disse:

    A direção de prova advertiu o piloto após a corrida. E eu não vi nada demais na manobra dele. Ele foi esperto. Os outros é que “moscaram” tentando achar brechas pra passar. Notem que o Trulli, por dentro, depois entra na carona do Sutil. Então, o alemão da Force India NÃO foi o único.

  4. Gustavo Lúcio disse:

    Não tenho certeza, mas a proibição de ultrapassar em bandeira amarela não deixa de valer quando o carro ultrapassado está parado?

  5. Tempest disse:

    Obrigado pela explicação Pandini. Mas de qualquer forma, como curiosidade, gostaria de olhar de novo como foi o ocorrido em 2003.

  6. Marcelo - ChiVas disse:

    Só para criar um pouco de Polêmica e defender o pobre Kimi, que foi injustiçado, para mim o maior culpado do acidente em Mônaco foi o própio Sutil.

    http://www.youtube.com/watch?v=d3vELIMZxrA

    Notem no 16º segundo do filme… o Sutil estava escapando de traseira logo antes do Kimi acertar o carro dele. Fato, o piso estava escorregadio. Perguntas:

    1- o Sutil já estava na manobra de corrigir a escapada, que não era pouca.. será que ele conseguiria voltar ao traçado ou iria passar reto ou rodar?

    2- Todo mundo estava passando lá normalmente antes, será que o que ocasionou a escapada de Sutil e a “barberagem” do Kimi não fosse por exemplo um óleo escapando do carro do Sutil?

    3- Não parece impressão, mas parece que o Sutil já estava mais devagar que o normal naquele ponto, se reparar na Rebull vindo logo atrás do Kimi, mesmo o Kimi não conseguindo freiar, ela diminuiu a distância entre ela e a Ferrari, d´apara notar isso na última tomada do replay.

    Minha opinião, o Sutil freiou demais e errou o ponto da pista, ou por imperícia ou por algum vazamento de óleo, ele iria passar a chicane reta, o Kimi viu o carro do Sutil freiando mais que o normal para aquele ponto e pisou um pouco mais forte no freio, ou por óleo ou pela condição da pista que já estava escorregadia por ela mesmo, ele perdeu o controle total do carro (mais que o Sutil), e acabou atropelando o Sutil, antes que ficasse claro que o Sutil também estava errando aquela curva.

    Por o Kimi ser muito na dele, e também ter grande parcela de culpa no acidente (mas não 100% como todo mundo dala), ele deixou quieto, pediu desculpas, para não ficar criando muita polêmica no assunto, por mais que ele soubesse que o Sutil tinha feito merda tb. E por outro lado o Sutil jogou panos quentes no assunto: “Sutil engole choro e isenta finlandês de culpa”, ou seja, na minha opinião, ele sabia que iria fazer merda menos de um segundo depois. E se formos ver o histórico do Sutil esse ano, ele passa longe de fazer uma prova sem fazer uma lambança sequer…

    Ninguém mais teve essa impressão e opinião?

  7. antónio barbosa disse:

    A questão é que uma coisa é a eventual punição que você apenas supõe que poderia vir a acontecer (e não estamos a discutir se seria ou não justa )a Sutil e que se fica no campo da probabilidade outra totalmente diferente é que Sutil foi efectivamente abalroado e de uma forma bem infantil por Kimmi.
    Uma coisa é a pensarmos o que poderia vir a acontecer outra é o que de facto se passou e fica um pouco a impressão que ao referir isso está de certa forma a querer passar um pano por cima da forma como Sutil foi colocado de fora da corrida já que está apenas a supor o que poderia vir a acontecer.
    E a realidade é apenas uma : Sutil foi colocado fora de prova por Kimmi, o resto são hipóteses.

  8. Leilton disse:

    e mesmo assim recebe nota 10 de todos os jornalistas do grandepremio no ranking gp…
    ganhou “bri-lhan-te”, “o nome da corrida”, “o melhor piloto da corrida”, “vencedor moral”, “deu show” e “carregou o carro fraquissimo ate o 4º lugar sem se valer dos azares dos outros, na base da pilotagem e da estratégia”.
    lamentável…

  9. L-A. Pandini disse:

    Tempest, a ultrapassagem do Schumacher em Indianapolis, em 2003, foi legal. Quando entrou na zona de bandeira amarela, ele já estava à frente do Panis. Só não havia completado a manobra de ultrapassagem. Se, ao ENTRAR na zona de bandeira amarela (ou seja, passar pela bandeira) o piloto estiver um milímetro à frente do adversário, terá direito de completar a manobra.

    Discordo da sua afirmação de que só novatos são punidos por bandeira amarela. O próprio Schumacher tomou punição por bandeira amarela no GP da Áustria de 1997 – e ele também estava lutando pelo título na ocasião. Portanto, qualquer um está sujeito a esta punição, e não apenas os novatos. Abraços. (LAP)

    Abraços. (LAP)

  10. Marcelo Ivo disse:

    no final da curva é possível observar que o penultimo piloto também está ultrapassando o último carro…

    alguém falou de punição pra ele?

  11. Marcelo Ivo disse:

    A foto não oferece nenhuma opinião conclusiva.

    Aprece o fiscal balançando a bandeirinha, mas o ´Sutil já tinha passado.

    A pergunta é….antes do Sutil fazer as ultrapassagens…algum fiscal à frente dele estava balanando a bandeira?

  12. Anonymous disse:

    Como esse pessoal do site do Grande Prêmio é pagador de pau do Hamilton. Ele é muito bom, sim.

    Mas achei que as notas do Ranking GP fossem da habilidade do piloto, não da sorte. Hamilton teve antes de tudo sorte, pois fez uma cagada bem homérica.

  13. Tempest disse:

    Só pq o piloto é novato. Quero ver tirarem o título do Schumacher quando ele ultrapassou o Panis sob bandeira amarela nos Estados Unidos, corrida que era decisiva para o título daquele ano.

  14. bruno mantovani disse:

    Capelli…já q o assunto é kimi e sutil, da uma passada no meu blog e veja a charge q fiz e dê o seu pitaco hehe
    abs

  15. Tempo ao Relento disse:

    a muuuuuuuuuuuuito tempo atras, na batida de nalson piquet e andrea de csaris, o pessoal tb foi se aproveitando, é normal na historia, nao acho que houve ilegalidade..

  16. Jose disse:

    Otavio, na maioria dos acidentes, niguém bate por querer… se erra um ponto de freada aqui, erra outro ali… mas ele encheu a traseira do Sutil…e não foi falha mecânica e sim humana…

  17. Anonymous disse:

    Certa vez falei que Adrian Sutil era um bom piloto e cairam de pau em cima de mim. Sebastian Vetel também fez uma ótima corrida no japão do ano passado e saiu por um erro seu. O que está faltando é paciência com os jovens pilotos. Tem gente que entra no blog só para criticar. Não tem nenhum senso de responsabilidade com a verdade. Só quer saber de malhar piloto tal, e tal.
    Sobre esse incidente, falhas acontecem porque somos humanos e imperfeitos. Que merecia punição, isso merecia, por causa do regulamento. Mas independente de punição, ele se manteve boa parte da corrida em quarto lugar. Até aparecer o filandes desgovernado.
    Abraço a todos.
    Paulo Santos/RJ

  18. Jose disse:

    Segundo o infográfico do grandeprêmio, ele saiu de 13º pra 8º e o trulli saiu de 14º pra 7º entre uma volta e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>