MENU

24 de maio de 2008 - 10:11Análises

Rapidinhas da classificação – Mônaco


- Felipe Massa, surpreendentemente, foi o melhor da classificação em todas as fases do treino. Pole position mais do que merecida, talvez a mais importante da carreira até aqui. Primeiro, por todos esperarem um domínio da McLaren, que não aconteceu. Segundo, pela forma dominante como ocorreu, batendo todos os concorrentes em todas as fases. Depois, por ter sido em uma pista na qual ele tradicionalmente não se dá bem. Como já disse algumas vezes, Felipe não é gênio. Mas é um exemplo de superação.

- Kimi Raikkonen, que sempre anda forte em Monte Carlo, não conseguiu ser superior a Felipe e larga em segundo. Pode ser diferença na estratégia? Pode. Mas pole em Mônaco é meia vitória. Se não chover ou não houver nenhum imprevisto com o Safety Car, o brasileiro deve levar a corrida. Seria uma vitória para esquentar o campeonato.

- Dupla da McLaren sai na segunda fila, com Lewis Hamilton em terceiro e Heikki Kovalainen em quarto. Pelo que a equipe havia demonstrado nos treinos livres, foi pouco.

- Robert Kubica é o quinto com a BMW, num final de semana no qual a equipe não vinha bem. Nick Heidfeld, em pleno inferno astral, sai apenas em 13º.

- Williams é a grande surpresa do final de semana. Nico Rosberg andou sempre entre os mais rápidos e larga em sexto. E, se chover, é nele em que aposto para a vitória. Monte Carlo com chuva é zebra na certa, e nenhuma zebra seria melhor que um retorno da Williams ao topo do pódio.

- Fernando Alonso, com um carro muito ruim no principado, ainda assim conseguiu vaga entre os dez primeiros, sai em 7º. Um verdadeiro feito. Não por menos, é um bicampeão mundial.

- Nelsinho Piquet, cada vez mais na berlinda, foi apenas 17º, à frente apenas de uma Toro Rosso e das duas Force India. Mas verdade seja dita, a Renault não vem bem. Na primeira classificação, Alonso foi 13º, somente três décimos mais rápido que o brasileiro.

- Rubens Barrichello sai em 15º, prejudicado pelo acidente de David Coulthard em sua volta mais rápida. Mesmo assim, precisava melhorar sete décimos para chegar à superpole, o que dificilmente conseguiria. O brasileiro ainda pode sofrer punição por ter bloqueado Giancarlo Fisichella na primeira parte do treino. A conferir.

- O companheiro de Rubens, Jenson Button, é o 12º.

- Fisichella, em seu GP de nº 200, larga em 20º. Pode ser a última posição, mas pelo menos o número combina.

- Que beleza ver os carros escapando de traseira e trabalho dos pilotos para corrigi-los em Mônaco. Nesta prova os pilotos sentirão bastante a falta do controle de tração. Em 78 voltas, muitas escapadas devem acontecer. E alguns podem ir parar no guard-rail.

- Terceira pole de Felipe em seis corridas. Se ocorrer a terceira vitória, o brasileiro passa a ter vencido metade das corridas do ano. O campeonato vai ganhando contornos muito interessantes.

Comentários do Facebook

comentários

11 comentários

  1. Elmo Rosa disse:

    Raikkonen se não chover. Com chuva, não faço idéia; qualquer um, hehehe.

  2. edubuchholz disse:

    Além dos números já ditos, Frank Williams chega ao seu GP de número 600

  3. Mr Stripes disse:

    Chove! Chove! Chove!
    Se não chover, acho que dá Massa. Nunca fui fã do Felipe tb, mas hoje ele me surpreendeu. McLarens decepcionaram, e concordo qto à aposta na zebra em caso de chuva: acho que o Rosberguinho não é “pato”. Hummm, aposto em Alonso ou Kubica em caso de chuva, mas daí não seria zebra né?
    Por falar em zebra…
    http://subindonazebra.blogspot.com
    Abração a todos e boa corrida!

  4. daniel borgo disse:

    kirk, mais nao foi so hoje que ele errou né? eu n gosto desse tipo de comparacoa mais o hamilton andava igual o alonmso qnd os 2 estavam na mclaren, é claro que o alonso é mais piloto e teria levado o cmapeonato se a mclaren tivesse apostado nele…mais seila, eu quero ver o nelsinho deslanchar, ele em todas as categorias de base foi muito bem, nao entendo tantos erros de principiante…

  5. Kirk disse:

    Coitado do Nelsinho – o carro da Renault e’ pessimo, o proprio Alonso reclamando durante a primeira fase que o carro estava saindo de traseira e que faltava tracao. Ele ficou so a 0.3s do Alonso entao mostra que o problema nao e’ so’ com a pilotagem nao.

  6. Marcos Antônio Filho disse:

    Massa realmente se superou.Se vencer entrará de vez na disputa do campeonato.
    Já fico satisfeito com uma Williams no pódio,ela vencer seria bom demais,prefiro não torcer pra isso pra não me decepcionar depois…

  7. José A. Matelli disse:

    Ok, a Renault não vem bem. Mas o Nelsinho vem pior ainda. Em meia dúzia de corridas, já errou mais que o Rubinho — para citar um que gostamos de pegar no pé — em toda a carreira. Sou fãzaço do Piquezão, mas essa blindagem ao Nelson Jr. (sempre tem um “mas…” quando se trata dele) não se justifica.

  8. HF disse:

    Nunca fui fã do Massa. Fiquei bem surpreso com a pole em Mônaco. Ele se superou.

    Só não entendi a aposta no Rosberg se chover. Pelo que sei, o retrospecto dele na chuva não é muito bom:

    2006 – Hungria – Rodou (ele foi içado da pista dentro do carro)
    2006 – China – Foi só o 11º
    2007 – Europa – Rodou
    2007 – Japão – Problema electrónico

    Acho que quem está se desempenhando muito bem é o Bordais. Superar o companheiro mais experiente conta bastante no ano de estréia. Não o acompanhei na Champ Car, mas parece que o cara é esperto.

    E uma certa turminha (Honda, Nakajima, Heidfeld, Fisichella e Piquet) precisa (re)encontrar-se. O Coulthard bateu mas pelo menos foi pra superpole. E o Sutil e o Vettel andam devendo.

  9. André disse:

    A pole position do Massa foi certamente inesperada. Como ele andou mais rápido que o Kimi durante toda a classificação, eu acho que a estratégia deles é idêntica e o Massa foi simplesmente mais rápido que todos. Eu acho que as McLarens não estão mais pesadas por causa dos tempos durante a Q1 e a Q2 que mostraram as Ferraris mais rápidas. É só isso.

  10. Anonymous disse:

    Eu acho que as maclaren estão mais pesadas. E que o masssa foi melhor mesmo que o kimi. Também acho que o kimi ainda não aqueceu no campeonato, igual ao ano passado.
    Se o massa largar bem, pode vencer sim.
    Abraço a todos.
    Paulo santos/RJ

  11. Anonymous disse:

    Se existir diferença de estratégia entre Raikkonen e Massa, Massa pode perder a liderança como perdeu na Malásia, e você lembra no que deu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>