MENU

24 de agosto de 2008 - 11:11Notícias

Imagem mostra: Felipe saiu com luz verde


Imagens da transmissão oficial da corrida desfazem as dúvidas com relação à saída perigosa de Felipe Massa ao final de seu segundo pit stop. O brasileiro arrancou enquanto Adrian Sutil passava pelo pit lane e os carros quase se chocaram. Ficou a dúvida se Felipe teria arrancado antes da hora por afobação – como ocorreu com Kimi Raikkonen – ou se a equipe o teria liberado antes da hora.

Pelas imagens da corrida, extraídas da câmera onboard da Ferrari, percebe-se que o sinal do “pirulito eletrônico” italiano está verde. Logo, quem deu ordem para que o brasileiro arrancasse foi a própria equipe.

Comissários estão investigando o incidente, mas o regulamento desportivo é omisso com relação a punições nestes casos. A única orientação presente no texto está no artigo 23.1, que rege sobre o pit lane. Diz o item “i”:

“It is the responsibility of the competitor to release his car after a pit stop only when it is safe to do so”.

Numa tradução livre: “É responsabilidade do competidor liberar seu carro de um pit stop apenas quando for seguro fazê-lo”. Pelos parágrafos anteriores, entende-se como competidor não apenas o piloto, mas sim piloto e equipe.

Não há indicativos de punição ou multa para casos como este.

Comentários do Facebook

comentários

9 comentários

  1. jorpaes disse:

    Essa tal luz tem a ver com o reabastecimento. Assim que o mecânico pára de reabastecer e puxa a mangueira a luz acende. Isso é para evitar do “homem do pirulito” fazer cagada. Ou seja, agora que lambuza tudo é o computador.

  2. diego disse:

    se uns acham que isso tem cheiro de proteção a Ferrari, eu acho que a tentativa de querer criar polêmica no assunto tem cheiro de trairagem britânica e seus asseclas tentando desestabilizar o ambiente para favorecer o robinho

  3. david disse:

    na alemanha, vettel saiu pra cima do alonso, PASSOU o alonso, alonso saiu do traçado, passou a linha branca, mas eles nem ficaram sob investigação.

  4. Henry disse:

    Lima, no caso da França concordo com você, mas nesse caso, acho que, até pelo Massa recolher e efetivamente, as coisas ficarem só no quase e de fato terem seguido sua normalidade em pista, o bom senso prevaleceu.

    Que eu me lembre, o caso Vettel x Alonso não rendeu nem advertência dos comissários:
    http://www.youtube.com/watch?v=Un41Y-82vvY

  5. Capelli disse:

    Lima, acho que você não entendeu a matéria.

    Me refiro à luz verde da equipe, o “pirulito eletrônico” da Ferrari. Isso mostra que ele saiu orientado pela equipe, não por afobação própria.

  6. Lima disse:

    Capelli, me desculpe, mas a decisão da FIA não tem nada a ver com a luz, mas sim com a confusa aplicação da regra no artigo 23.1 (It is the responsibility of the competitor to release his car after a pit stop only when it is safe to do so.”) e do precendente aberto pela FIA horas antes na prova da GP2 quando Karun Chandhok foi penalizado pela mesma manobra que fez o Felipe.

    Depois houve uma confusão quanto a aplicação da regra na redação da FIA, que era referente à segurança, mas que eles estranhamente relacionaram a obtenção de uma vantagem. A FIA errou e errou feio nessa…

    Eu sinto cheiro de proteção a Ferrari, meu amigo, de novo esse ano. Na França o pessoal da FIA já havia “esquecido” de penalizar o Kimi por correr uma perna inteira da corrida com peças do carro soltas, pondo em risco a integridade física dos outros pilotos, algo completamente fora do regulamento, agora essa, que fez os caras se enrrolarem todos na hora de livras a cara dos vermelhos!

    Apenas um detalhe: Max pôs um sujeito chamado Alan Donnelly, para “auxiliar” os comissários e ao Charly Whiting em decisões que envolvam controvérsias na pista.

    A decisão de por o home lá foi tomada esse ano:

    http://www.grandprix.com/ns/ns19972.html

    Quer saber quem é o sujeito?

    Leia essa entrevista dele:

    http://www.euractiv.com/en/pa/interview-alan-donnelly-executive-chairman-sovereign-strategy/article-139242

    Abraços

  7. Henry disse:

    Capelli, essa foto é um excelente registro jornalístico. Parabéns!

  8. Ricardo Lacerda disse:

    Uma corridinha realmente lamentável, deu sono, quase não consegui resistir

  9. Fabio Almeida disse:

    Na entrevista pós-GP da TV alemã, tanto o Lauda quanto o Norbert Haug da McLaren acharam que não deve dar em nada, porque o Massa fez certo ao recolher no final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>