MENU

7 de setembro de 2008 - 16:01Vídeos

Duelo Raikkonen x Hamilton

Na íntegra, as últimas três voltas da corrida, com o fantástico duelo entre Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Logo no começo, o polêmico corte de chicane que tirou a vitória do inglês no tapetão.

Se ainda não viu, aproveite. Fim de corrida histórico.

Comentários do Facebook

comentários

50 comentários

  1. Henrique Canassa disse:

    Não tem mais o que discutir, o vídeo deixa claro que o Hamilton foi sacana, ladrão e FDP!!!!!
    Ele poderia muito bem ter freado, pois ele acabaria de qualquer jeito ultrapassando a Ferrari que estava muito mais lenta que a McLaren, acontece que o novo Dick Vigarista se afobou e fez a Lambança.
    Vai que é sua,Massa!!!!

  2. elber disse:

    Depois que escrevi li seu comentário Bruno. Achei muito bacana, com uma análise bem crítica… Ao mesmo tempo acho que tudo é uma questão de força política… Alguns tem mais, outros têm menos… E tudo que tem o mínimo de subjetividade, como é esse caso, dá margens para uma disputa de poder político, ou como vc bem escreveu, “quem chora mais”. Nesse caso temos dois pontos interessantes… um de quem é um crítico (no melhor sentido da palavra, claro) sobre F1, como o Capelli, Flavio Gomes e mesmo você, e o outro de quem gasta milhões de dólares para andar na frente… se o segundo tiver a oportunidade de ganhar todas as corridas no grito, é melhor taparmos os ouvidos… e acho que estivéssemos no lugar deles, pensaríamos da mesma forma… É o mesmo papo de que a Ferrari precisa escolher o primeiro piloto… Se o Massa estivesse atrás, mas com chance, nenhum brasileiro estaria pedindo isso, muito menos o Galvão, rs… Mas como agora ele está, então vamos tentar fazer prevalecer a época “Schumacher x Rubinho”… Não acho certo, mas é uma questão de subjetividade aliada ao “interesse”. De qualquer maneira, seu comentário foi muito bacana e concordo com ele… Abraço!

  3. Hedryk Daijó disse:

    O vídeo não está disponível, mas vou comentar mesmo assim, pois vi a corrida… O Hamilton “deu uma de migué” e concordo quando dizem que devolveu em partes… Apenas algumas observações: 01. Gostei da atitude do Kimi de ter tentando chegar em primeiro… mas no final, não tem como dizer que ele errou. Pior, o Hamilton foi punido, então com o segundo lugar, ele teria herdado a vitória. 02. Ainda sobre a atitude do Kimi, hoje ouvi muita gente dizer que o Kimi errou. E fica complicado dizer o contrário, uma vez que ele bateu. Mas e o Hamilton? Ninguém comentou do risco que ele correu. Louros da “vitória” pra ele por que deu tudo certo, mas e se ele tivesse batido? O discurso seria… “ah, mas o Hamilton não tem maturidade, poderia ter chegado em segundo, e blá blá blá”. A verdade é que ele ganhou, ou melhor, tirou terceiro, o Kimi abandonou e pronto.. .Só que temos uma diferença de 19 pontos entre o Hamilton e o Kimi, e 50 pontos em jogo. Ano passado, o Kimi tirou 17 pontos pra ser campeão… como torço pro Kimi, acho que ainda dá… mas tá cada vez mais difícil, rs… Abraço à todos!

  4. Bruno McLaren disse:

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/09/08/filminho/

    SÃO PAULO (batam à vontade) – Da esquerda para a direita, uma sequência que ilustra bem o que aconteceu nos segundos decisivos do GP da Bélgica. Pode não servir para nada, mas pelo menos mostra que esse papo de que ele devolveu “meia posição” ao Raikkonen é balela. O último quadro mostra claramente que ele estava atrás, mesmo. Na primeira foto, Hamilton corta a chicane; na segunda, “leva vantagem”, passando o finlandês; na terceira, começa a devolver a posição; na quarta, já está atrás, inteirinho atrás; na quinta, Kimi abre para fazer a tomada para a La Source (seria mais inteligente mergulhar por dentro, mas não era fácil, com Hamilton fungando atrás dele); na sexta, Lewis aproveita a avenida aberta pelo ferrarista e, claro, passa.

    A partir da quarta foto, amigo, como diria o filósofo Galvão Bueno, a corrida começou de novo. Se alguém me mostrar onde está escrito que o piloto A tem de esperar o tempo X para tentar passar o adversário B de novo, me rendo.

    Como ninguém vai achar isso em regulamento algum, despeço-me por hoje.

    Comentário: Parabéns, Capelli! Assim como o Flavio Gomes, você emitiu uma opinião técnica, desprovida de paixões. Por isso sempre acesso seu blog. Fosse qualquer outro piloto ou equipe (por mais que não goste), também acharia incorreto. Pena que a maioria acha certo aquilo que lhe convém… Isso é Brasil! Depois reclamam dos políticos, que são, nada mais nada menos que representação do pensamento da população…

  5. Bruno McLaren disse:

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/09/08/as-regras/

    Artigo interessante sobre as regras (que se aplicam somente a alguns). Bruno Senna sofreu punição em Spa por fazer exatamente o que Massa fez em Valência. Só que um deles pilota uma Ferrari e só foi multado…

    Aos 2 que disseram que não tem nada a ver o duelo Massa x Kubica: ambos levaram vantagem sim ao utilizar o asfalto localizado além da curva (tanto que é mencionado no artigo do Flavio Gomes). Tracionaram melhor, frearam mais tarde. É nítido. Só não tem chicane, mas a questão não é essa. É a vantagem em si. O Hamilton não ganhou vantagem nenhuma ao cortar, mas sim na retomada, eis o motivo da punição. A mesma que, por essa premissa, deveria ser aplicada a Massa e Kubica em Fuji. Ou só vale para posições do pódio as regras?

    Nova regra da F-1: Massa ou Ferrari chorou ao perder, punição para o autor da vitória. Vide Monza 2006. Alonso estava 300 metros a frente de Massa no treino, mas esse tratou de choramingar e puniram o espanhol por bloquear (hahaha, a 300 m!!!) o brasileiro… Essas são as “regras” da F-1: “Quem pode mais, chora menos” (qualquer semelhança com o Baasil?).

  6. Alexandre disse:

    Só uma coisa a respeito deste assunto.
    Quem é o dono da F1? Max Mosley.
    Quem foi pego em fantasias nazistas?
    Max Mosley. Quem é simpatizante do nazismo? Max Mosley.
    Na sua administração, um alemão ganhou 7 títulos e a F1 foi infestada de alemães.
    Vocês acham que um negro vai vencer em uma categoria comanda por um nazista?
    Duvido.

  7. Carlos Colangelo disse:

    Esses caras tem mto que aprende ainda… Querem um duelo em SPA sem viadagem e sem neguinho ficando nervosinho? Hakkinen X Schumi em 2000… Ali sim era duelo de gente grande…

  8. Maurobala disse:

    sobre a batida do Raikonen , tenho quase certeza que furou o pneu traseiro do lado esquerdo, ele bate de frente e o pneu tá murcho, afinal ele tinha “passeado” fora da pista …

  9. andre disse:

    uma coisa boa do aquecimento global é que várias corridas de f1 nesses últimos anos são na chuva, né?

  10. Luiz Toro Rosso disse:

    BRUNO MCLAREN, Não adianta espinafrar a Ferrari, td bem a equipe rossa sempre fez falcatruas, assim como a Benetton e a própria Mclaren.Agora que o Lewis é uma versão do Schumacher kid vigarista ele é!Queria ver ele na mesma época de Senna, Prost, Mansell, Piquet(pai)…ia tomar pau direto e se fosse dividir uma curva com o Mansell, o leão ia joga-lo lá na mureta!!
    Tomara que a Mclaren perca mesmo(depois do que fizeram ano passado em espionagem + que merecem perder campeonato por 10 anos seguidos)

    Hamilton foi punido por “Cute the chicane and gained an advantage”(como diz meu colega fabio bmw)

    Não se aplica ao seu exemplo.(2)

    Sorry

  11. Edgard disse:

    Para Massa, fatos como este são geralmente abordados nos briefings antes das etapas, “em que se deixa claro que, quem cortar a chicane tem de devolver a posição e se livrar de qualquer vantagem obtida”. E que se Hamilton tivesse contornado a Bus Stop corretamente, “nunca conseguiria passar Kimi naquela reta curta que vem em seguida”.

    Continuo com a mesma opinião, errou, agiu contra a regra e levou vantagem por isso…

  12. Anonymous disse:

    Hahaha os caras vêem o que querem ver e ignoram o que não lhes interessa. O Hamilton trapaceou e isso está muito claro.

    http://br.youtube.com/watch?v=70rXr2Mkq_M

    Este vídeo mostra MUITO claramente que ele poderia ter continuado tranqüilamente na pista. Quando ele resolve cortar a chicane o carro do Raikkonen já está inteiramente na frente dele, não cabendo desculpinhas de que “não sobrou espaço”. Ele quis claramente aproveitar aquele alibi pra cortar a curva e entrar na reta colado. Muito malandrão.

    Quem viu a corrida sabe que ninguém conseguiu fazer aquela chicane e entrar na reta colado pra passar na outra curva. O Hamilton fez essa trapaça conciente de que seria difícil ter outra oportunidade, sem contar com falhas do Kimi.

    O problema é que depois do que aconteceu em 2007, é praxte os fanzecos da McLaren se fazerem de coitadinhos e perseguidos.

  13. Anonymous disse:

    Essas porcarias de vídeos nunca funcionam!

    Arruma um jeito melhor. Youtube não dá mais.

    Se existem essas câmeras onboard, por que não temos acesso à elas ao vivo? Eu não ligo de pagar. Mesmo em dólares. O que eu tenho que fazer?

  14. FABIO BMW disse:

    BRUNO MCLAREN, vc confundiu espingarda de caçar rolinhas com espinafre de caçarolinha…

    Hamilton foi punido por “Cute the chicane and gained an advantage”

    Não se aplica ao seu exemplo.

    Sorry

  15. Roberto Sal disse:

    Esse menino anda me surpreendendo. Existiu um piloto a se temer, quando se avistava ao retrovisor, quando do meio da competição a adiante. Ah aquela listra vermelha no capacete. E não preparados para reconheçer a grandeza do professor se aceitar não estar com a maquina de melhor desempenho, e esperar e ou se fazer apenas percebido(assim incomodando apenas com sua presença) acaba por ver seus adversários se desperceberem em pista, abrindo caminho para o topo, ficavamos apenas surpresos, e até pensamos ser apenas sorte.
    Bom após seu bicampeonato, outros pilotos usaram de seu expediente para vencer. E foi isso que Felipe Massa fez ontem, contra sua própria natureza agressora em estratégia. Esse é um grande presságio e crescer tanto em dois anos na F1 não é para todos. Vitória merecida.

  16. Bruno McLaren disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=TAewJaU-8QQ

    Notem quantas vezes Massa e Kubica foram para as áreas de asfalto localizadas no lado externo das curvas…

    Houve punição aos 2? Só porque disputavam o 6º lugar ou porque um ferrarista foi o beneficiado ao final?

    Equipe nojenta a atual Ferrari… Maus perdedores!!! Perdem e vão chorar aos comissários… Tomara que ambos os carros quebrem em Monza e dê dobradinha da McLaren, que dispararia no mundial de pilotos e construtores em plena casa ferrarista…

  17. Anonymous disse:

    Capelli, várias pessoas ja notaram uma coisa:
    logo depois da ultrapassagem, HAM e RAI fazem a eau rouge; RAI sai embutido em HAM; HAM faz a Kemmel no meio da pista, e entra no retão na linha interna; em seguida, joga o carro pra fora; depois joga o carro pra linha interna novamente; então freia e deixa o carro ir pra linha externa novamente, procurando tangência pra primeira perna da Les Combes; entretanto, o carro dele vai tao pra fora, que chega a ficar na frente do carro do RAI novamente… isso caracteriza mais de duas mudanças de linha na mesma reta. ISSO sim dá punição, concorda?

  18. Marcos° disse:

    dentro do carro de Hamilton

    http://br.youtube.com/watch?v=70rXr2Mkq_M

    ele poderia desacelerar e contornar .Foi querer ser esperto

  19. Anonymous disse:

    eu duvido que o Kimi seja campeão.parece estar desconcentrado pra atropelar mecanico, fazer zigue zagues ou bater sozinho daquele jeito… só nao ta pior do que o kovalainen … a coisa é tao feia que o kubica está na frente dos 2 no campeonato

  20. Thiago disse:

    lewis claramente corta a chicane pq não queria aliviar pro Kimi, aí corta a chicane, continua acelerando sem aliviar (tá claríssimo no vídeo) e emparelha com o finlandes e menos de 1 segundo depois de ser ultrapassado… ué, que devolução é essa?

    Acho que foi correta a punição dada sim. E se foi sem graça o Massa ganhar sem ter ficado em primeiro no pódio, ver um pilantra como Hamilton receber os louros da vitória foi até pior. O Kimi merecia vencer, mas rodou e foi parar no muro, paciencia

    se não me engano é a terceira punição de Lewis no ano (canadá, frança e bélgica) – idioma francês não é com ele!

    Acho que a punição foi até branda…depois de 3 punições num mesmo ano, deviam dar DQ e largar dos boxes na corrida seguinte, pra aprender a pilotar de forma decente. O fair play foi substituído pelo resultado a qualquer preço…e faz tempo!

    fosse caixa de brita ou um muro ali, queria ver se cortava. Ia voltar pra pista todo torto, cheio de brita…isso se não ficasse atolado de novo.

    Agora, teoricamente deve ser Massa X Hamilton, ficou difícil pro Kimi. Mas, num campeonato com um nível técnico tão fraco, com os postulantes ao título cometendo vários erros tão bobos, não duvido que o Kimi seja campeão. Basta que Massa e Hamilton abandone 2 corridas que as previsões todas se desfaçam.

    Depois da recuperação de Kimi ano passado, não duvido de mais nada.

  21. Danilo disse:

    Alguém aqui reparou no Nelsinho Piquet tentando explicar o porque de seu abandono? Foi muito engraçado.. ele tem o mesmo jeito do pai pra falar.. Muito atrapalhado com as palavras.

  22. Anonymous disse:

    junte esse outro video com o onboard citado acima: http://br.youtube.com/watch?v=f2eKuDXJp04
    hamilton fez intencionalmente um caminho menor com sua habilidade. nao entendi a batida do kimi

  23. Luiz G disse:

    Acho que Hamilton é muito “sujo” na pista, mas a decisão ainda foi muito dura. Me pergunto se isso é uma certa má vontade com a McLaren…Leia-se Ron Dennis. Acho que a FIA quer que ele se aposente e joga duro com ele.

  24. bob ranson disse:

    Tapetão!!! Bem vindos à FORMULA FERRARI! Onde toda corrida é um trenzinho e as ultrapassagens são só nos pitstops! Ai de quem tentar ultrapassar na pista, se olhar feio, perde 25 segundos, se tocar rodas, perder 3 corridas e não tem sobremesa na janta! Fala sério, que vergonha que está a F1, se um piloto da Ferrari for campeão este ano será de novo na base da dúvida e decisão extra-pista!!!!

  25. Tuta Santos disse:

    Raikkonen não rodou após o encontro com Nico Rosberg, ele sim ultrapassou e se viu mal na pista, daí freou e foi tocado pelo filho do seu Keijo. Mas não achei nenhuma cena que prove. A pancada se deu aos 1:45 deste vídeo

  26. Maurobala disse:

    cockpit do Hamilton :
    http://www.youtube.com/watch?v=70rXr2Mkq_M&eurl

    devolveu posição onde ???desacelerou onde ???

  27. Rodrigo disse:

    ao anonimo que acha que eles bateriam rodas:

    não duvido disso… apenas acho que ele não deveria cortar, e sim frear… mas é fácil falar daqui, sem ter estado lá, no lugar do cara…

  28. Romário Jr. disse:

    (Podem me apedrejar, mas…) Ô saudades do Galvão Bueno!
    Onde esse vídeo começa ele já teria dito umas 20 vezes:
    – Vai que os 2 se enroscam e sobra pro Massa…

  29. andre disse:

    eu acho a punição merecida, mas o lewis iria passar o kimi de qualquer forma, então o lewis foi mais uma vez burro de não ter devolvido a posição de forma justa para ultrapassar o finlandês mais ali na frente. burrice…

  30. Anonymous disse:

    Eles iam bater roda meu deus !
    Ninguem ve isso ?
    Traseira esquerda do kimi vem fechando a dianteira direita dele.

  31. Rodrigo disse:

    pelo link colocado pelo Jonas, ficou meio claro que ele não precisava cortar por ali… ao menos é o que parece…

  32. Flavio Costa disse:

    Punição justa e merecida! O que importa é que o Felipe levou mais essa, e é um sério candidato ao título! Todo campeão precisa de sorte também! Avante Massa!!!

  33. Halle Marques disse:

    Se foi tapetão ou não, se levou realmente vantagem ou não, foi um duelo que meus filhos merecem muito ver.

  34. rpm disse:

    Dessa vez o Hamilton pagou pelo jogo sujo que ele sempre coloca em prática, desculpa de aleijado é muleta lewizinho-sem-braço. Ainda bem que dessa vez não fizeram vista grossa.

  35. antonio disse:

    mas a batida do kimi foi uma barbeiragem dele, deve ter ficado descontrolado com o vareio que levou do hamilton

  36. Elmo Rosa disse:

    Ao contrário da maioria dos que têm comentado o caso aqui no blog, estou eufórico com o fato da diferença entre os dois ter caído para 2 pontos. Entretanto (e também meio que contrariando a maioria), não consigo ver nada de errado na manobra do Hamilton. Pra mim ele devolveu a posição sim pro Kimi, ponto. Chegou a passar, por trás dele, de um lado pro outro e tudo. Bom, a McLaren já apelou da decisão dos comissários. Teremos de aguardar uma semaninha para sabermos o veridicto. Torço para que se mantenha – mesmo achando injusto -(sou torcedor mesmo), e que o Massa atropele em Monza (apesar do resultado do ano passado…).

  37. C_S_A disse:

    Marcos, o problema na vida é o “SE”!!!!

  38. Marcos° disse:

    O problema na vida é o ” S Í “

    “sÍ ” não houvesse asfalto e sim a brita , ele teria ficado por lá mesmo. Assim sendo

    PUNIÇÃO.

  39. Peter disse:

    Se quem tivesse feito a manobra e posteriormente desclassificado fosse o Massa, todos iam estar falando que foi tudo legal… Mas como não foi…

    Schumacão costumava devolver posição assim o tempo todo e passando logo depois…

    Fazer oq… Tapetão, garfado…

  40. Renato disse:

    Pelo angulo do vídeo do Jonas percebe-se claramente que o Hamilton não foi desviar coisa nenhuma, ele pegou foi um atalho mesmo!

  41. C_S_A disse:

    Claramente percebe-se que o Hamilton poderia ter recolhido para trás do Raikonnen mas prefer cortar a chincane, como você não percebeu o carro guinando pra fora da chincane Capelli? O inglês sai com mais tração, “devolve” e automaticamente arma o bote usando-se da manobra e você acha injusto? Para mim, punição merecida.

  42. Renato disse:

    Fabio Almeida:
    Que feio da parte deles em, terão que engolir um brasileiro campeão esse ano !!!!

  43. Arthur disse:

    Não devolveu a posição direito não!!!Punição merecida!!!
    Péssima transmissão alemã.Jogos de futebol com tramissão em alemão são realmente sem emoção nenhuma.
    Gritam “Tor” como se estivessem em um funeral.
    Mal deu pra ver a briga entre Bourdais,Heidfeld,Kovalainen,Vettel e Alonso.
    Por sinal,virei fã do francês.

    Os mecânicos da Toro Rosso são os mesmos que eram da Minardi????

  44. Fabio Almeida disse:

    Renato, a transmissão é da TV alemã. Eles ignoram o Massa, só serve o Hamilton e os pilotos alemães

  45. Jonas disse:

    vido de outro angulo provando a manobra suspeita do Hamilton:
    http://www.youtube.com/watch?v=70rXr2Mkq_M&eurl=

  46. Herik disse:

    Na boa!? Hamilton devolveu a posição coisa nenhuma!

    Fiquei com a impressão que o inglês já estava em plena aceleração quando os carros estavam emparelhados. Para mim, punição merecida.

    Poderiam colocar pregos nessas áreas de escape. Aí o piloto iria pensar 10 vezes antes de “preferir” escapar da pista e de não dar espaço para o outro. O sujeito que resolver espalhar o carro como Raikkonen fez – e Hamilton SEMPRE faz – deveria levar pubição também.

    Competição, só DENTRO da pista.

  47. Jonas disse:

    Capelli,não concordo que foi no tapetão,o Hamilton cortou caminho sim,não devolvou legalmente e mudou o rumo da corrida sim.

  48. Miguel Alberto disse:

    Merecia a punição sim… ele estava mais lançado na saída da curva

  49. Renato disse:

    Que droga de narração em!!!!
    Fico imaginando como eles narraram o duelo MASSA x KUBICA o ano passado em Fugi hahaheauehae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *