MENU

14 de outubro de 2008 - 20:28Vídeos

Novas dos lances polêmicos

O site oficial da Fórmula 1 divulgou um vídeo de alta qualidade, mostrando todos os lances polêmicos do GP do Japão por diversos ângulos, incluindo câmeras inéditas.

Para assistir e fazer seu julgamento, clique na imagem, ou aqui.

Comentários do Facebook

comentários

21 comentários

  1. Acho que fiscais deveriam ser ex-pilotos para melhorar o julgamento. Ninguém merecia punição. Imagina se eles fossem assim na briga de Arnoux e Villeneuve

  2. joao freire disse:

    o kovalainen fecha o kimi,o hamilton perde o ponto da freada e empurra o kimi ou seja uma sucessao de erros.
    po massa freia meu filho ,tu quer encontrar espaço onde nao tem,e o hamilton faz a curva como se fosse o dono do mundo.
    pra mim o frances tinha que uma folguinha pro massa ele ta disputando o titulo.
    esses ficais errao tudo.

  3. José disse:

    Legal as imagens.

    No onboard do Hamilton mostra como, por pouco, e infelizmente, ele não bate roda com roda com Kimi e joga ambas corridas no lixo.

    No Massa x Hamilton fica claro que o Massa errou e tentou buscar na força, e não fez nada de errado, até pq vendo pelo onboard do Hamilton, fica claro como ele foi “folgado” e fez a curva como se fosse um rei a ser respeitado. Tomou.

    No Massa x Bourdais, o video foi absolutamente esclarecedor e mostrou que o fancesinho é um idiota em falar tanta merda sobre o Massa. O cara simplesmente não conseguiu ver ele saindo do box, por isso fez a curva como fez. Já o francesinho folgado deveria se tocar de que o cara estava disputando o campeonato e facilitar um pouco, ao menos pra impedir jogar ambas corridas no lixo.

    É nessas horas que você vê como as categorias americanas são ridiculas. O cara é inúmeras vezes campeão de uma categoria e na F1 se mostra um completo iniciante, típico da maioria dos que vem da Indy para a F1.

  4. Alexandre disse:

    Pela imagem do carro do Massa, achei a punição ao Bourdais justa. Reparem que o Massa o ultrapassou e iniciou a freiada. O Bourdais deveria ter aliviado, mas não, deixou pra frear no limite e entrou na trajetória da Ferrari.

  5. Alexandre disse:

    Acho que as 3 punições foram injustas:

    1) Na largada, lance normal de corrida: Hamilton erra a freada, leva um monte de gente com ele e…acabou! Qual é o problema do cara errar a freada?

    2) No lance do Felipe x Hamilton: O Felipe pedeu a curva e tentou se recuperar colocando 2 rodas na grama, o Hamilton fez a curva como se não tivesse ninguém ao lado dele, azar dele ué!

    3) Na volta do Bourdais do boxe, pra mim o Felipe tinha que ser punido, e não o Bourdais. Quem sai do boxe tem a preferência da curva, então porque o Massa se jogou pra cima dele? Além de tudo, foi uma atitude perigosa, que poderia causar um acidente mais grave.

  6. Felipe disse:

    Lance da larga do Hamilton – Achei normal na medida do possível. Ele atacou o Kimi de forma limpa mas perdeu a freada. A intenção dele não era jogar todo mundo pra fora. Aconteceu… A punição, na minha opinião, deveria ficar com o Kovalainen, esse sim fechou Raikkonen de forma absurda.

    Hamilton X Massa – Hamilton ultrapassou de forma limpa, mas ignorou totalmente o fato do Felipe estar ao lado dele na segunda curva e ter preferencia do lado. Na hora até achei que o Felipe tivesse atacado o Hamilton de forma covarde, mas com o vídeo deu pra ver que ele tenta contornar a curva e o Hamilton não dá nem chance. Pra mim foi lance de corrida, não cabia punição.

    Massa X Bourdais – Pela regra, quem sai dos Boxes tem preferencia da curva. O Felipe ignorou o Bourdais ali, mas o Bourdais também não tentou aliviar. Pra mim foi outro lance normal de corrida, e que diga-se de passagem, mesmo que o Felipe tivesse passado não teria alterado o resultado da corrida, já que o ele teria que parar de novo. Achei injusta a punição do Bourdais também.

    Resumindo. Três punições injustas, três cagadas fenomenais dos comissários, e otimismo demais dos dois pilotos que brigam pelo título.
    O negócio é torcer pra nas proximas corridas os comissários não errarem tanto, e que Hamilton e Felipe parem de fazer cagada, ou o caneco vai acabar ficando com o Kubica.

  7. Doriva disse:

    3 lances de corrida e juiz truncando o jogo toda hora – deixa o jogo correr !!!

  8. Anonymous disse:

    Sou do tempo em que meio carro na frente dá o direito ao piloto tomar o traçado ideal, e acredito que isso ainda valha alguma coisa hoje em dia. O Hamilton jah tinha meio carro a frente e fez certo mesmo. O Massa ao invés de tirar o pé prefere atacar pela zebra. Aliás, o Hamilton fez a mesma coisa que o Kimi fez no GP da Bélgica. Fechou da mesma forma. O Hamilton teve que se virar pra não bater, não bateu e puniram o cara. Agora os papéis se invertem, o Massa bate nele e vcs querem que fique de graça???

  9. Dirceu Macedo disse:

    Eu acho que os fiscais tão acabando com essas últimas corridas (desde de SPA tão interferindo demais)

    Agora qualquer toque, rodada, fritada de pneu ou disputa é precedida pela faixa no rodapé da TV que carros numeros tal e tal estão sendo investigados….tem que deixar a corrida rolar, e punir algo realmente escandaloso!

    Francamente os 3 epsódios passariam batido anos atras (talvez o lance do Massa poderia ser questionavel), mas sinceramente eles estão na disputa, e disputas são acaloradas mesmo…salvo, como comentei, se ficar muito claro que algum piloto agiu com má-fé explicita..que, convenhamos…não existiu em nenhum dos 3 epsódios citados…

  10. Carlos SJCampos disse:

    Alguns pontos curiosos: 1 – o pneu do Lewis ficou quadrado por causa da fritada da largada (chegou na faixa verde), inclusive isto deve ter sido o problema que o fez sair da pista qdo estava em 3º, pois foi em uma curva que apoiava aquele pneu. 2 – a “embarrigada” na curva do Massa foi para desviar do Truli (achei que ele tinha errado a freada), após isso não aliviou o pé e o Lewis fechou demais a curva. 3 – O Massa nem tomou conhecimento do Bourdais (câmera lateral) fechando a curva e o francês tb não aliviou. Minha opinião? Nenhuma punição nos 3 casos. Porém, os problemas Massa x Hamilton e Massa x Bourdais foram idênticos com o brasileiro em papéis invertidos, pelo menos os comissários mativeram o mesmo critério, erradamente é verdade, mas o mesmo critério.

  11. andre disse:

    a única em que há alguma dúvida é o toque do massa sobre hamilton, pois para evitar o choque, o brasileiro teria de tirar o carro completamente da pista. como não o fez (direito seu) houve o choque. mais uma vez hamilton guiou como se fosse um dono do mundo imprudente, jogando os outros para fora.

  12. calloni disse:

    capelli… acabei de ver um replay da ultrapassem do hamilton e toque do massa… o que percebi agora foi que aquele contador de numero de voltas no centro superior da tela estava amarelo indicando bandeira amarela… sera que aquele trecho estava sob bandeira amarela (lembra do acidente do coulthard?) e isso tb poderia dar uma punicao ao hamilton?
    abs

  13. Rodrigo Dias disse:

    O video mudou minha opinião….

    Eu achava certas as Punições pro Massa e pro Hamilton, agora vejo que o Hamilton não foi imprudente como pensei, apenas errou o ponto.

    Quanto ao Massa, achava que tinha jogado sujo na hora do desespero, agora percebo que ele tentou fazer o traçado, foi pra grama por não ter espaço, ai o Hamilton fez a curva como se não tivesse ninguém ali e levou…

    Quanto ao Bourdais, mantenho a opinião de punição injusta, pois acho que os dois pilotos podiam ter aliviado e dado espaço, mas não foi o que houve, segue normal… sem punição…

    Essa é MINHA modesta opinião…

    Valew Capelli..

  14. Arthur disse:

    Minhas opiniões:

    -Na largada foi tudo normal,acho que só o Kovalainen deveria ter sido punido por fechada.ele saiu completamente do trçado e impediu a passagem de outros carros.

    -Massa deveria ter sido punido severamente pela manobra com o Hamilton.LEMBRAM DA MANOBRA DO SCHUMACHER EM CIMA DO VILLENEVUE??,A DO MASSA FOI PARECIDA E ELE SÓ RECEBEU UM DRIVE-THROUGH!!!!

    -Massa e Bourdais foi normal.

  15. Leo Milhomem disse:

    Terramex?

    Você só falou Besteira!!!!

    Deveria ser mais imparcial e não deixar transparecer a RAIVA que vc sente pelo o MASSA.

    Esse é o cara que só tem as melhores ultrapassagens na temporada (CANADÁ, sobre o Barrica e o Kova, e na HUNGRIA em cima do Hamilton) e a melhor volta em Classificação (CINGAPURA), então não me venho com “CHORUMELAS”. Sem contar que tbm é o maior vencedor deste ano. para que isso?

    AS DUAS PUNIÇÕES FORAM JUSTAS, Tenho dúvida na questão do BOURDAIS. Mais na dúvida, eles vão optar pelo oq dá mais pimenta no campeonato.

    PS.: não vejo F1 para ver Brasileiro correr, vejo pq amo akelas baratinhas deslizando no asfalto, não protegi ninguem no post acima, mas na hora de criticar vms utilizar um pouco mais de fundamento, só criticar por criticar acaba ficando chato.

  16. Claudio disse:

    concordo com o Alexandre Salvador e além de perguntar what do you think deviam tb deixar um espaço pra gente comentar lá como comentamos aki

  17. Anonymous disse:

    Não sei qual foi a intenção da Fia, mas se foi justificar as punições, o tiro passou longe, pois o caso do Hamilton, veja q todos os pilotos passaram do ponto, inclusive Alonso e Kubica, então podemos analisar q a cagada do Hamilton ta fedendo menos.

    A do Massa, essa sim ficou escandalosa, pois vemos q ele erra a tomada, e no desespero se atira contra o carro do Hamilton.

    A Sebastian, te sacaneram…

    Fui

  18. Anonymous disse:

    Chega a ser estranho o site oficial da categoria expor seus “excelentíssimos” comissários assim. No vídeo fica mais clara ainda a lambança deles. Agora ficou evidente que a categoria quer faturar com polêmicas baratas e emoção artificial.

    Terrível esse caminho tomado pelos homen$ que comandam a F1. Claro, terrível para nós, que gostamos do esporte…

    VItor, o de Recife

  19. Alexandre Salvador disse:

    Curto e grosso: o que fez o Hamilton de errado? NADA. O que fez o Massa de errado? NADA. O que fez o Bourdais de errado? NADA. O que fazem os Comissários? TUDO para estragar a disputa esportiva. Que se acabe o Automobilismo e se crie o Campeonato Mundial de Procissões. Ou então o Desfile Internacional de Carros de Corrida. (falei…)

  20. Anonymous disse:

    minha opinião no lance massa X hamilton…

    o Hamilton nem sequer pensou na possibilidade do Massa tentar retomar a posição…

    ele já acelera com o volante virado pra dentro depois q o massa dá aquela sambada..

    ou seja… não houve má intenção do massa… houve excesso de otimismo… de ambos..

    agora, não tem camera do bourdais?

  21. terramex disse:

    Bom, minha humilde opinião: O Hamilton fez cagada na largada, perdeu o ponto de freiada, mas não acertou ninguém. O Raikkonen podia ter freiado um pouco antes e dado um X nele. Mas como foi jogado pra fora, até que foi justa a punição.

    O Massa é um tosco mesmo. Não é um piloto no nivel de uma Ferrari. Se perdeu na curva, o Hamilton passou ele limpamente, e o que o Zacarias fez? Jogou o carro de volta pra pista em cima do Lewis. Justíssima a punição.

    Já o Bourdais: o Massa não tem percepção espacial não? Ele ultrapassa um carro um pouco mais lento que ele e puxa o carro pra linha de dentro no fim da reta? Sacanearam o Bourdais, o Massa pode até ser brasileiro, mas convenhamos, se juntar todas as cagadas deles deste ano dá pra fazer um filme cômico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>