MENU

16 de outubro de 2008 - 23:57Análises, Vídeos

Quem te viu, quem te vê

Mark Webber é um cara engraçado. Aliás, é o tipo de engraçado mais esquisito que existe: o involuntário. Quando tenta falar sério, acaba fazendo humor.

O australiano atirou feito metralhadora giratória sobre Lewis Hamilton em Xangai. Como dirigente da GPDA (associação dos pilotos), prometeu uma bronca ao inglês no briefing de sexta-feira por seu comportamento perigoso nos GPs da Itália e do Japão. Nas palavras de Webber:

“Você não pode se mover nas áreas de frenagem daquela maneira. Um comissário morreu em Monza porque havia gente fazendo esse tipo de coisa.”

O piloto da Red Bull referia-se à morte de Paolo Ghislimberti no GP da Itália de 2000, atingido por um pneu de uma Jordan depois de uma carambola na entrada de uma chicane. E acho até que ele tem um tanto de razão, Hamilton foi realmente agressivo demais, principalmente em Monza, e por pouco não causou acidentes graves com Alonso e Trulli.

Porém, aí é que vem a parte “engraçada”. Quem é Mark Webber para cobrar mais prudência do piloto da McLaren? Ainda mais depois da perigosa prensada que deu em Felipe Massa em Fuji?

Ouça o que eu digo, não faça o que eu faço.

Comentários do Facebook

comentários

24 comentários

  1. hamzi disse:

    O massa passou pelo lado errado, webber deu a linha da esquerda pra ele(massa) passar…..

  2. Andersson Catani disse:

    Pra vocês verem como não é só o Galvão… o narrador russo (?) chama nitidamente o webber de Couthard…

  3. Victor Hugo disse:

    Essa linha reta de vocês tão meio vesga, não? rs
    Tudo bem vocês não gostarem do Massa, mas falar algo diferente do que aconteceu já é meio que demais…

  4. Terramex disse:

    Ó Nóbrega, assim você me deixa encabulado.

  5. Nóbrega disse:

    Olhando o video da pra ver sim que o webber ainda joga o carro pra cima do massa quando o massa já estava de lado (depois que passa o muro).. mas eu acho que é até normal.. muitas vezes o piloto que está passando faz isso ainda na reta antes da curva.. joga pra fora para ter uma melhor tangência depois.. até vc vê o piloto ultrapassado “levando um susto”.

    O que quis falar que,claro que foi uma manobra arriscada, mas não seria por isso que ele não poderia chamar a atenção do Hamilton.

    Na minha opinião essa ultrapassagem do Massa foi muito bacana e não infringiu nenhuma regra para que ele fosse punido. Foi uma ultrapassagem dígna de se “levantar do sofá” como falou o nosso saudoso, emotivo e anti-massa amigo Terramex, que compara uma manobra entre dois pilotos no final de uma prova com uma manobra envolvendo vários pilotos em uma largada rsrsrs

  6. bruno disse:

    o capelli, acabei de ver uma coisa bem interesante. da uma olhada no video oficial do gp do japao no site da f1, la aparece um lance bem rapido, uns 3 ou 4 segundos da camera onboard do webber, de uma bela fechada do filipe em cima dele, acho q deve ter sido a primeira ultrapassagem do massa no webber, quando o webber tentou pegar o vacuo e reultrapassar. sera q foi o troco?

  7. Luís Morais disse:

    Capelli, me desculpe, mas acho que você enxergou mal esse vídeo. (Não entenda isso como uma ofensa)

    Seguinte, o Webber põe o carro pro lado, e segue reto, e o Massa arranja um espaço ali no meio entre o australiano e o muro. Quando acaba o muro dos boxes, o Webber da mesmo um ‘chega pra lá’ no Massa, mas ali já havia muito mais pista pro Massa, e logo em seguida o Webber recolhe pra curva.

    Por mim, manobra legal, e boa ultrapassagem do Massa.

  8. Olha, não gosto do Webber, mas não tiro a razão dele. Mudar de direção em freada é um risco alto, é perigoso, e ele tem a função de cobrar isso como representante da GPDA.

    Agora, dizer que ele agiu mal no caso do Felipe? Ele ficou na dele, na linha de dentro. Massa podia tentar passar por fora, passar por dentro na freada, não passar… mas optou por se esgueirar rente ao muro, por fora das linhas brancas e por cima da saída dos boxes. Tivesse um carro saindo ali, claro, ele teria tido chance de frear e ir pra trás do RBR, mas tomaria um susto e uma lição pro resto da vida. Se não tivesse conseguido frear…

    • Capelli disse:

      Fernando, ele não andou em linha reta. O tempo todo ele foi prensando Felipe contra o muro, até dar um empurrão mais forte já na linha dos boxes, imprensando o brasileiro contra o guard-rail.

  9. terramex disse:

    A verdade é que a F1 deu uma VIADADA geral nos últimos anos. Tem centenas de vídeos no Youtube de manobras “arriscadas” que não levaram punição, sequer foi investigado pelos stewards. Vejam década de 70, 80, 90 !!! Isso é corrida de carros, o que eu espero é algo emocionante, levantar do sofá, não ficar vendo o Schumacher passear e ultrapassar só quando os outros param no box. Para isso tinham criado regras mais ou menos claras, como por exemplo não mudar de linha duas vezes na reta, se ultrapassar pela chicane devolve a posição, etc….. Mas agora está tudo subjetivo demais, por exemplo, por que o Massa não levou punição ao cortar toda a saída dos boxes? Vai me dizer que não foi perigoso? Eles acharam que não, mas o Hamilton travando as rodas na largada foi “sim, ultra perigoso pra Ferrari”…..

  10. Carlos disse:

    Não entendi o que o Webber fez de errado nessa manobra… Ele reclama do Hamilton em relação a mudanças de direção na freada… O Webber fez isso?
    Outra coisa, quem fez algo errado ai foi o Massa, que passou pela saída dos boxes… O Webber não fez nada de errado, ou vocês queriam que ele deixasse o Massa passar só por que ele ta disputando o título (filosofia do Gavão)??

    • Capelli disse:

      Carlos, o Felipe se esgueirou pelo muro, fato. Mas, logo depois que eles passam o muro dos boxes, Webber joga o carro para a linha de dentro e empurra Felipe contra o guard-rail.

  11. Mandou bem Capelli. O Kubica é outro que critica Lewis e depois joga para cima do Raikkonen, sem falar ele e o Felipe se digladiando há um ano atrás em Fuji. O Timo Glock reclama do Lewis e jogou o próprio Lewis para fora da pista um sem número de vezes na prova da GP2 em 2006.

    Se alguém duvida é só assisitir aqui:

    http://f1around.wordpress.com/2008/10/03/lewis-hamilton-x-nelson-piquet-jr/

    Abração!

  12. Elker disse:

    Capelli

    Eu acredito que o piloto imprudente foi massa e não webber , o australiano levou o carro ate o limite da faixa branca sem massa estar ao seu lado deixando o carro do paulista atras dele ate o momento em que o brasileiro tentou na marra passar por dentro da linha que delimita a pista , Webber não fez nada, quem foi otimista de mais é postulante ao titulo que convenhamos tanto massa quanto hamilton estão se achando os donos da pista .

  13. Emmanuel disse:

    Depois da parte vermelha ele dá uma prensada no Massa sim, mas nada acintoso, tanto que ele recolhe. Nada demais aonde o Massa passou, pois foi dentro dos limites da pista, e se tem alguém saindo do boxe, é acionada a bandeira azul e quem está saindo tem que recolher.

  14. roger disse:

    Acho sofrivel como piloto ‘il canguru’…
    -dava para no máximo… uma vaguinha no V8 Autraliano que ele cansa de esnobar!
    Achei que ele deu uma jogada para a parede…para dar um ‘sacode’ nas idéias do Zacarias!

  15. Helder Cognaco de Oliveira disse:

    Irônico mesmo

    essa não foi a primeira manobra arriscada que eu vejo o webber fazendo

    e só uma correção, não foi o Trulli q o hamilton jogou pra grama em monza, foi o Glock ;)

  16. Aderson Pereira disse:

    Realmente. Webber não teve culpa nenhuma nessa manobra e fez o que era permitido.
    Massa sim, fez algo bem arriscado. Fez uma ultrapassagem num local onde havia uma faixa vermelha, isto é, local proibido. E se um carro sai dos boxes naquela hora??
    Essa manobra do Massa deveria ter levado uma punição.

  17. Nóbrega disse:

    Eu concordo com o Rafael. Acho que o Webber poderia ter recolhido o carro a mais tempo.. quando ele viu que o massa não iria sair de dentro.

  18. Rafael disse:

    acho que nessa ultrapassagem foi mais o Felipe que foi pra parede que o Webber que prensou. O Webber quiz ficar com a parte de dentro e o Felipe não quis fazer a curva por fora depois se vc reparar bem o webber continua em linha reta apos o Felipe passar, ele não prensou o Felipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>