MENU

16 de novembro de 2008 - 23:56Curiosidades, Estatísticas

Kovalainen, o rei das ultrapassagens

Foto: Divulgação/McLaren

Foto: Divulgação/McLaren

Bastante curiosa a matéria que acabei de ler no Tazio. Segundo o estatístico inglês Brian Lawrence, Heikki Kovalainen foi o piloto que mais ultrapassou na Fórmula 1 em 2008. Foram 31 manobras das 303 ocorridas em toda a temporada, mais de 10% do total. Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton ficaram em segundo lugar, com 25 ultrapassagens, contra 23 de Felipe Massa.

Se Kovalainen não trouxe resultados dignos para quem tinha uma McLaren em mãos, pelo menos demonstrou bastante combatividade no meio do pelotão, arriscando e obtendo importantes ultrapassagens.

Também é interessante como este tipo de estatística serve para quebrar alguns mitos. Um, bastante vigente até hoje entre torcedores, diz que Michael Schumacher não sabia ultrapassar e só conseguia vencer com ultrapassagens nos boxes. Outro, diz que Rubens Barrichello é lento. Pois Lawrence também levantou as estatísticas dos últimos 10 anos de Fórmula 1 e chegou a conclusões que desfazem por completo tais mitos.

Rubens Barrichello, “o lento”, foi o piloto que mais ultrapassagens fez desde 1998, com 207. E Michael Schumacher, “o que só sabia passar em pit stops”, é o segundo com 154, mesmo já estando aposentado há duas temporadas.

Confira abaixo alguns números levantados por Lawrence:

Pilotos com mais ultrapassagens em 2008
Heikki Kovalainen – 31
Kimi Raikkonen – 25
     Lewis Hamilton – 25
Felipe Massa – 23
Mark Webber – 22
Nick Heidfeld – 20
Nico Rosberg – 19
Kazuki Nakajima – 15
Robert Kubica – 14
     Timo Glock – 14
11º Nelsinho Piquet – 12
       Adrian Sutil – 12
       Fernando Alonso – 12
       Sebastian Vettel – 12
15º Rubens Barrichello – 10
16º David Coulthard – 9
17º Sebastien Bourdais – 8
       Jenson Button – 8
19º Giancarlo Fisichella – 5
20º Jarno Trulli – 4
21º Anthony Davidson – 3
22º Takuma Sato – 2

Top 10 em ultrapassagens (1998-2008)
Rubens Barrichello – 207
Michael Schumacher – 154
     David Coulthard – 154
     Ralf Schumacher – 154
Jenson Button – 132
Giancarlo Fisichella – 127
Felipe Massa – 118
Kimi Raikkonen – 112
Jacques Villeneuve – 108
10º Olivier Panis – 103

Comentários do Facebook

comentários

14 comentários

  1. Rafael Marcondes disse:

    não necessariamente quer dizer alguma coisa.

    isso pode mostrar que o kovalainen largou mal na maioria das vezes.
    o Schumacher largando e ficando sempre em primeiro não tinha muito que ultrapassar mesmo

  2. doda disse:

    mas o barrichello em primeiro não quer dizer muita coisa, quantos dos pilotos do ranking correram todos esses 10 anos de 98 a 08? para ser justo o ranking só deveria incluir os caras que correram em todas as temporadas analisadas ou deveria fazer comparativos ano a ano.

  3. José disse:

    Quem entende um pouco de automobilismo sabe que recordes não valem nada se vc não valem nada sem antes analisar como eles foram conquistados. É aquela história que eu sempre falo “se vc colocar um macaco num carro super veloz, o MACACO atingirá o recorde de velocidade”.

    1- Kovalainen foi recordista de ultrapassagens por 1 única razão: dos 4 da ponta, ele foi o que, de longe, fez mais “corridas de recuperação”. Basta ter acompanhado a temporada para perceber. Ele não tem nada de especial.

    2- Rubinho e Schumacher correram na F1 onde haviam pontos de ultrapassagem e carros que possibilitavam tais manobras. Obviamente a maior parte de seus recordes foram conquistados na época em que os F1 freavam antes de entrar nas curvas.

    Ps1: As “Schumaketes” vão dizer que isso é desculpa, mas quem acompanha F1 desde um certo tempo sabe que o Schumacher tinha um tratamento “diferenciado” nas suas corridas de recuperação. Lembro claramente de várias corridas onde ele ia parar no fim do grid e em poucas voltas já estava entre os 6 primeiros. Motivo? ninguém disputava curva com ele…já abriam alas pro alemãozinho passar.

    Ps2: Michael Schumacher fez o mesmo número de ultrapassagens que David Coulthard e Ralf Schumacher? hahahaha nossa…pouco estranho né? digamos que o talento dos 3 é parecido. Sabendo que não é, obviamente este recorde não vem de talento.

  4. Lucius disse:

    Dúvida, nessa contagem estão somadas as ultrapassagens feita nos retardatários?

  5. ArthurSimões disse:

    Olha só o Sutil!!!
    12 ultrapassagens!!!!

    Para mim é um ótimo piloto,merece um carro melhor.

  6. Eduardo disse:

    Seria cômica senão fosse trágica essa estatistica.

    Por ter uma McLaren e não conseguir andar com o pelotão da frente, é mais do que óbvio que o senhor Kovalainen fosse o piloto que mais ultrapassagem fez no decorrer do campeonato.

    Já pensaram nas acirradas disputas entre uma McLaren e os Hondas, STR’s, Super Aguris, Force India e etc.

    É de lamentar tanto burburinho por uma estatistica que só comprova a ineficiencia de um piloto que em tese, deveria estar lá frente, junto com seu parceiro.

  7. Érico disse:

    Ter guiado apenas Ferraris certamente ajudou o Schumacher nessa estatística.

  8. Eduardo Cruz disse:

    E o Rubinho já avisou: manda o link pra Honda! manda o link pra Honda!

    (É sacanagem mesmo, mas foi ele quem começou…)

  9. Gustavo Domingues disse:

    Isso pode ser interpretado como uma coisa boa ou como uma coisa ruim.
    Boa se você levar em conta que teoricamente foi arrojado, não teve medo, etc. Ok!
    Mas ruim porque quanto mais ultrapassou, não que seja uma regra, mas subentende-se que largou lá atrás e precisou fazer corridas de recuperação, que é o que eu vi mesmo, esse ano.
    Claro que, pra McLaren, tá ótimo do jeito que tá. Hamilton brigando pelo título, o segundo piloto não tem moral de reivindicar nada, tá excelente. Mas olhando pro lado de competição, Kovalainen na McLaren é piada. Sinceramente, pro lugar dele, poderia colocar um Heidfeld, um Vettel, até um Trulli, e até o Button. Não falo Alonso, Kubica, por motivos óbvios…não vão sair de suas equipes pra disputar contra Hamilton. Mas esses que eu disse, as carreiras estão num marasmo só, ou, como no caso de Vettel, em ascendência. Kovalainen é outro do mesmo pelotão que está um Ralf Schumacher, um Fisichella, etc. Serve só pra ser segundo piloto.

  10. Luiz Felipe disse:

    Como q ele chegou a esses números? posição d largada-chegada? Ultrapassagens filmadas? depoimentos do pessoal da arquibancada?

  11. Nóbrega disse:

    Isso é bom para mostrar aos entendidos de Automobilismo de plantão. Mas até sei a resposta que eles vão querer dar. Algo do tipo: “estatisticas não mostram nada”.

    Fazer o que né?

  12. salame disse:

    até que enfim nelsinho nao perdeu em alguma coisa pra alonso!
    ficaram empatados com 12 ultrapassagens cada hum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>